Dicas

Quais são as melhores cidades para se viver no Brasil?

dezembro 5, 2018
Balneário Camboriu - Uma das melhores cidades para morar
Tempo de leitura 4 min

Os estados de São Paulo e Santa Catarina são maioria na lista das melhores cidades para se viver no Brasil. Descubra a lista completa e as características de cada cidade.

Encontrar o lugar ideal para morar não é tarefa fácil, seja para se mudar sozinho ou com toda a família. Os principais critérios na hora da escolha são: estrutura e economia, se os vizinhos costumam ficar muito tempo em um bairro e ainda como está a violência na região.

Para entender quais são as melhores cidades para morar aqui no Brasil, os órgãos responsáveis – como a Organização das Nações Unidas (ONU) – consideram o IDH referente a cada município. Essa métrica é escolhida porque representa o progresso das cidades referente à educação, renda e saúde.

Melhor cidade do brasil?

  • São Caetano do Sul – SP
  • Águas de São Pedro – SP
  • Florianópolis – SC
  • Vitória – ES
  • Balneário Camboriú – SC
  • Santos – SP
  • Niterói – RJ
  • Joaçaba – SC
  • Brasília – DF
  • Curitiba – PR

Quer saber quais são as cidades que lideram o ranking? Confira as 10 primeiras posições, aquelas com IDH acima de 0,820:

Melhor lugar para morar no brasil

10 – Curitiba (PR)

Famosa por ter as 4 estações em um dia só, a capital do Paraná está na décima colocação do ranking com um IDH de 0,823, o maior do estado. A cidade se destaca por ser planejada, com boa conservação e infraestrutura, grandes parques e um bom sistema de transporte – por ônibus – que atende todo o município.

09 – Brasília (DF)

A capital do Brasil é uma cidade para quem quer aliar a modernidade e infraestrutura. Com IDH de 0,824 também se destaca por sua segurança, a grande variedade e disponibilidade de serviços e ainda vias largas que permitem a boa circulação do trânsito da cidade.

08 – Joaçaba (SC)

Com crescimento progressivo de seu IDH, que hoje está em 0,827, Joaçaba é um grande alvo para quem procura fugir do agito das cidades populares. A cidade catarinense não possui praias, mas oferece grande calmaria e é destaque para os setores agrícola e agropecuário.

07 – Niterói (RJ)

Além das belas praias, a cidade de Niterói possui destaque em educação e renda, acumulando um IDH de 0,837. Altas taxas de alfabetização chamam atenção junto da longevidade, que fez com que a cidade fosse considerada uma das melhores para envelhecer com saúde.

06 – Santos (SP)

Localizada perto da capital, Santos é também considerada uma boa opção para aqueles que querem envelhecer sem deixar de ser ativo. Com IDH de 0,840, a cidade mescla a beleza das praias, com grandes ciclovia e as características das cidades grandes.

05 – Balneário Camboriú (SC)

A conhecida como “Dubai brasileira” ocupa o quinto lugar no ranking das melhores cidades para se viver, com um IDH de 0,845. A cidade ganhou o apelido por sua estrutura moderna com prédios altos espalhados em uma ótima divisão urbana que divide espaço com as belíssimas praias.

04 – Vitória (ES)

Com destaque para educação e cultura, a capital do Espírito Santo ocupa o quarto lugar com um IDH de 0,845 também. Outros pontos que são aconchegantes e chamativos para quem quer morar por lá são a vegetação, as praias da ilha e também seus monumentos históricos.

03 – Florianópolis (SC)

Além das mais de 100 praias e muita área verde, a cidade tem se tornado, cada vez mais, um grande polo de tecnologia que atrai muitos empreendedores e diversos profissionais. Com IDH de 0,847 é a terceira melhor cidade brasileira para morar e se destaca ainda em educação e baixo índice de violência.

02 – Águas de São Pedro (SP)

A segunda colocação do ranking ficou com uma pequena cidade de São Paulo, que tem o alto de IDH de 0,854. O alto grau de expectativa de vida é um dos grandes diferenciais do município que possui ainda diversas atrações de entretenimento para toda família.

01 – São Caetano do Sul (SP)

A campeã da lista das melhores cidades para morar no Brasil é a tranquila São Caetano do Sul, com IDH de 0,862. Os valores em renda, educação e longevidade também são altos e ainda oferecem um custo de vida menor que outros município do mesmo estado.

Agora que já tem posse das informações sobre as melhores cidades para se viver no Brasil, que tal encontrar o apartamento ou casa que mais combina com seu perfil? Escolha seu lugar e acesse o nosso site para encontrar opções no Rio de Janeiro!

Você também pode gostar

1 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 5 (1 avaliações, média: 5,00 de 5)
Você precisa ser registrado para avaliar.
Loading...

Sem comentários

Deixe um comentário