Dicas

Quais são as melhores cidades para se viver no Brasil?

dezembro 5, 2018
Balneário Camboriu - Uma das melhores cidades para morar

Encontrar o lugar ideal para morar não é tarefa fácil, seja para se mudar sozinho ou com toda a família. Os principais critérios na hora da escolha são: estrutura, economia, se os vizinhos costumam ficar muito tempo em um bairro e ainda como está a violência na região.

Para entender quais são os critérios de definição das melhores cidades para morar aqui no Brasil, os órgãos responsáveis – como a Organização das Nações Unidas (ONU) – consideram o IDH referente a cada município. Essa métrica é escolhida porque representa o progresso das cidades referente à educação, renda e saúde.

Os estados de São Paulo e Santa Catarina são maioria na lista das melhores cidades para se viver no Brasil. Descubra a lista completa e as características de cada cidade.

Descubra a lista completa e as características de cada cidade, com destaque para o que cada município oferece de melhor em termos de saúde, educação, comércio e lazer.

Quer saber quais são as cidades que lideram o ranking?

Confira as 10 primeiras posições, aquelas com IDH acima de 0,820, e conheça também o melhor bairro para viver em cada uma das cidades.

Separamos aqui uma indicação de bairro para cada município. São áreas privilegiadas das cidades, que oferecem excelente qualidade de vida, vários comércios, serviços, restaurantes e opções de lazer para toda a família. Confira!

Melhor lugar para morar no brasil

10 – Curitiba (PR)

Famosa por ter as 4 estações em um dia só, a capital do Paraná está na décima colocação do ranking com um IDH de 0,823, o maior do estado. A cidade se destaca por ser planejada, com boa conservação e infraestrutura, grandes parques e um bom sistema de transporte – por ônibus – que atende todo o município.

Em Curitiba, o melhor bairro para morar é o Água Verde, uma região bastante tradicional na cidade, com grande oferta de comércios, supermercados, escolas e outras comodidades. A região é belíssima e conta com áreas verdes, imóveis com arquitetura clássica, ruas limpas e bem conservadas e muita segurança.

O bairro Água Verde está estrategicamente localizado em Curitiba, fazendo limite com outras regiões importantes na cidade, como os bairros Batel e Centro. É uma área predominantemente residencial, mas que possui dois pontos de interesse importantes de Curitiba: o Shopping Água Verde e a Arena da Baixada, que é a sede do time de futebol Atlético Paranaense.

A região garante uma rotina tranquila e prática às famílias, com fácil acesso a serviços de saúde, educação e mobilidade urbana. Além disso, Curitiba é considerada uma cidade bastante sustentável e moderna, ótima para quem valoriza uma vida saudável e com diversas comodidades. Por isso, é uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

09 – Brasília (DF)

A capital do Brasil é uma cidade para quem quer aliar a modernidade e a infraestrutura. Com IDH de 0,824, também se destaca por sua segurança, a grande variedade e disponibilidade de serviços e ainda vias largas que permitem a boa circulação do trânsito da cidade.

O melhor bairro para morar em Brasília é a Asa Sul, considerada uma região tranquila e dinâmica, com várias opções de restaurantes, comércios e bares. A Asa Sul é uma área tradicional da Capital Federal e possui apartamentos espaçosos.

Um diferencial importante da Asa Sul em relação às outras áreas de Brasília é que ela é a única região do Plano Piloto atendida pelo metrô. É um bairro bonito, seguro e bem planejado, onde vivem algumas famílias de alto poder aquisitivo.

O famoso Parque da Cidade de Brasília, que inspirou a música “Eduardo e Mônica”, da Banda Legião Urbana, fica na Asa Sul. A região tem muitas opções de lazer e foi considerada o sexto bairro mais cobiçado do país pela Revista Época, dentro de uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

08 – Joaçaba (SC)

Com crescimento progressivo de seu IDH, que hoje está em 0,827, Joaçaba é um grande alvo para quem procura fugir do agito das cidades populares. A cidade catarinense não possui praias, mas oferece grande calmaria e é destaque para os setores agrícola e agropecuário.

O melhor bairro para morar em Joaçaba é o Flora da Serra, uma área da cidade densamente arborizada, com perfil residencial e muita qualidade de vida. A região tem excelente infraestrutura de educação e creches, ótima mobilidade urbana e serviços de saúde.

Além disso, o bairro Flora da Serra também garante fácil acesso às principais áreas de lazer da cidade, como o Teatro Alfredo Sigwalt e o Parque Municipal. Com ruas limpas e muita segurança, a região é ideal para famílias que buscam uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

07 – Niterói (RJ)

Além das belas praias, a cidade de Niterói possui destaque em educação e renda, acumulando um IDH de 0,837. Altas taxas de alfabetização chamam atenção junto da longevidade, que fez com que a cidade fosse considerada uma das melhores para envelhecer com saúde.

Lembrando que no Rio de Janeiro existem regiões como São Conrado, Leblon, Barra da Tijuca que oferecem qualidade de vida, conforto e segurança para moradia no estado que mais atrai turistas do Brasil.

O melhor bairro para morar em Niterói é o Ingá. A região faz limite com outro bairro importante da cidade, o São Domingos.

Nesta região, as pessoas encontram várias opções de imóveis, além de diversos departamentos da Universidade Federal Fluminense. Um dos destaques do bairro é o campus da faculdade de Direito.

O Ingá também conta com ótima qualidade de vida, muitas atrações de lazer e excelente infraestrutura. Os moradores da região podem aproveitar os passeios culturais ao Museu de Arte Contemporânea, ao Museu Janete Costa de Arte Popular e ao Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro.

Outra opção de entretenimento é a Praia das Flechas, que fica localizada nesta região. É um bairro dinâmico, com bons restaurantes e muita segurança, localizado em uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

06 – Santos (SP)

Localizada perto da capital paulista, Santos é também considerada uma boa opção para aqueles que querem envelhecer sem deixar de ser ativo. Com IDH de 0,840, a cidade mescla a beleza das praias, com grandes ciclovias e as características das cidades grandes.

Um dos melhores bairros para morar em Santos é o Gonzaga, uma região com muita tradição e qualidade de vida. Há vários imóveis à beira-mar neste bairro, com excelente infraestrutura.

O Gonzaga é um bairro dinâmico, com comércio, clínicas médicas, prédios comerciais, cinemas e shoppings. A região também tem ótimas opções de restaurantes e bares. O acesso ao Hospital de Santos também é facilitado nesta região, tornando a rotina dos moradores muito mais prática e confortável em uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

05 – Balneário Camboriú (SC)

Conhecida como “Dubai brasileira”, Balneário Camboriú ocupa o quinto lugar no ranking das melhores cidades para se viver, com um IDH de 0,845. A cidade ganhou o apelido por sua estrutura moderna com prédios altos espalhados em uma ótima divisão urbana, com perfeita integração com as belíssimas praias da região.

O melhor bairro para viver em Balneário Camboriú é o Barra Sul, uma região residencial belíssima, com muitas opções de lazer. O bairro tem imóveis que ficam de frente para a praia, com lindas paisagens.

É uma região charmosa, com excelente planejamento urbano, muitas árvores e uma vista deslumbrante do Oceano Atlântico. Além disso, o Barra Sul, em Balneário Camboriú, tem excelentes restaurantes, bares, áreas para caminhadas e práticas esportivas, farmácias, supermercados e outros serviços essenciais.

Um destaque deste bairro é a presença do famoso teleférico do Parque Unipraias, um passeio imperdível na cidade catarinense. Do alto do teleférico, é possível avistar as praias da cidade. Para complementar o lazer, a região ainda abriga o tradicional Barco Pirata de Camboriú, uma atração turística popular nesta que é uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

04 – Vitória (ES)

Com destaque para educação e cultura, a capital do Espírito Santo ocupa o quarto lugar com um IDH de 0,845 também. Outros pontos que são aconchegantes e chamativos para quem quer morar por lá são a vegetação, as praias da ilha e também seus monumentos históricos.

O melhor bairro para morar em Vitória, no Espírito Santo, é, certamente, o Jardim Camburi. A região é muito bonita, moderna e conta com o Shopping Norte Sul, um dos centros de compras mais importantes da cidade.

Além disso, neste bairro há várias opções interessantes de restaurantes, bares, padarias e comércios em geral. Os moradores também encontram ótimas escolas, rede bancária completa e muitos escritórios e prédios comerciais.

O deslocamento pela região é fácil e os imóveis do bairro são excelentes para famílias ou pessoas solteiras que estão com a vida profissional ativa.

03 – Florianópolis (SC)

Além das mais de 100 praias e muita área verde, a cidade tem se tornado, cada vez mais, um grande polo de tecnologia que atrai muitos empreendedores e diversos profissionais. Com IDH de 0,847 é a terceira melhor cidade brasileira para morar e se destaca ainda em educação e baixo índice de violência.

O melhor bairro para morar em Florianópolis é o Agronômica, que fica estrategicamente localizado entre o Centro, o bairro Trindade e o Morro da Cruz. É um bairro bonito, majoritariamente residencial, com ótimas escolas, supermercados, hospital infantil, lojas e restaurantes.

A região também oferece várias atrações de lazer, o que é ótimo especialmente para famílias que têm crianças e pets. No bairro, os moradores podem aproveitar a Avenida Beira-Mar Norte, que conta com um grande calçadão, quiosques, uma ciclovia e área para atividades físicas ao ar livre.

Neste bairro está localizado o famoso Palácio da Agronômica, que é a residência oficial do governo do Estado. No campo da cultura e da arte, o bairro Agronômica conta com o Centro Integrado de Cultura (CIC), o Museu de Arte de Santa Catarina, o Cineclube, o Museu da Imagem e do Som, o Teatro Ademir Rosa, entre outras opções. Essa é uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

02 – Águas de São Pedro (SP)

A segunda colocação do ranking ficou com uma pequena cidade de São Paulo, que tem o elevado IDH de 0,854. O alto grau de expectativa de vida é um dos grandes diferenciais do município, que possui ainda diversas atrações de entretenimento para toda família.

O melhor bairro para morar na Estância Hidromineral Águas de São Pedro, em São Paulo, é Jardim Porangaba, que está próximo ao Relógio de Sol e possui imóveis de alto padrão, como casas de condomínio com suítes, área gourmet e terrenos amplos. A região é bastante arborizada, calma, limpa e segura.

Os prédios na cidade não podem ter mais do que três andares. As principais atrações do município são: o Thermas Water Park, a Casa do Fundador, o Parque das Águas, o Relógio de Sol e o Lago das Palmeiras.

O pequeno município, de apenas 3,2 mil habitantes, é muito tranquilo e oferece excelente qualidade de vida e alto índice de segurança.

É uma cidade simpática e famosa por suas águas com propriedades medicinais, consideradas ideais para tratamentos renais, estéticos e terapêuticos. A expectativa de vida no município é de aproximadamente 90 anos, um diferencial desta que é uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

01 – São Caetano do Sul (SP)

A campeã da lista das melhores cidades para morar no Brasil é a tranquila São Caetano do Sul, com IDH de 0,862. Os valores em renda, educação e longevidade também são altos e ainda oferecem um custo de vida menor que outros municípios do mesmo estado.

O melhor bairro para morar em São Caetano do Sul, São Paulo, é o Barcelona, uma região com excelentes opções de restaurantes, lazer e passeios para toda a família. O bairro é tranquilo e bastante procurado por quem deseja viver em São Caetano do Sul, no ABC Paulista.

É uma região tradicional da cidade, onde vivem vários descendentes de espanhóis. Um ponto positivo dessa região é o fácil acesso à Capital Paulista, com deslocamento rápido para a Zona Leste de São Paulo.

Além disso, o bairro Barcelona abriga o campus da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). A região tem muita oferta de comércios e serviços essenciais, como cartórios, bancos, supermercados, fórum trabalhista, entre outros.

É uma área ótima para viver com a família, com ruas bem limpas e tranquilas na parte residencial. A região tem uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, com excelente infraestrutura urbana.

É um bairro considerado seguro, com boa oferta de escolas, clínicas médicas, lojas e prestadores de serviços. Além disso, tem fácil acesso ao centro e a outras regiões dessa que é uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

O melhor lugar para se ter qualidade de vida no Brasil é o Rio de Janeiro

“O Rio de Janeiro continua lindo”, como cantou Gilberto Gil. E além de lindo, é considerado o melhor lugar para morar no Brasil, por diversas razões: natureza vasta e exuberante, cultura, infraestrutura, excelentes espaços residenciais, praias, entre outros atrativos incríveis.

Com altos índices de IDH, os bairros do Rio de Janeiro que mais se destacam são Leblon, São Conrado, Gávea, Ipanema e Lagoa (Zona Sul da cidade). Os dados se baseiam em estatísticas positivas de longevidade, educação e padrão de vida, sendo que todas essas regiões atingem números acima de 0,800, com uma média total de 0,95.

Isso é resultado da soma de vários fatores, como a presença de uma natureza deslumbrante e o respeito ecológico; a existência de instituições de educação e ensino com valores e metodologias eficazes; a existência de uma infraestrutura que atende todas as necessidades dos moradores; transporte público variado e completo; segurança nos espaços residenciais e perimetrais; construções de alto padrão com medidas sustentáveis e inteligentes. Esses são os principais atributos entre vários proporcionados por esses locais tão valorizados no Rio de Janeiro.

A seguir, confira uma lista com os destaques de cada bairro. Conheça as principais atrações de lazer, entretenimento, gastronomia, compras, supermercados, conveniências, saúde, serviços essenciais e muito mais.

São Conrado

Lar de muitos famosos, bairro conhecido por sua tranquilidade e pela natureza que o cerca quase que integralmente, São Conrado é um paraíso em meio a metrópole. Começando pelas atrações naturais fantásticas do bairro, como a Pedra da Gávea e Pedra Bonita. A Pedra da Gávea é um cartão-postal do Rio muito famoso, que já serviu de inspiração para filmes e outras obras. Sua curiosa forma desperta várias teorias, mas a beleza e as trilhas é que são os pontos fortes dessa atração. Dali se pode acessar a Pedra Bonita, com sua rampa para voo livre e asa-delta.

A praia de São Conrado é de uma beleza inconfundível, com águas azuis e ondas fortes, sendo um local muito procurado para prática de surf.

Com fácil acesso para outras regiões da Zona Sul através da Autoestrada Lagoa-Barra e Av. Niemeyer, São Conrado também tem uma rede de serviços e compras bastante completa, incluindo shoppings, concessionárias, clínicas, escolas, supermercados e muito mais.

Seus edifícios e condomínios residenciais são de altíssimo padrão, com apartamentos em metragens grandes, coberturas duplex e triplex. Todos contam com segurança 24 horas e estrutura completa, garantindo uma experiência integral de bem-estar e qualidade de vida. Os condomínios mais notórios da região são o Condomínio Village São Conrado, Condomínio Costa Verde, Praia de São Conrado, Residencial Pedra da Gávea e Port of Spain, todos com vistas maravilhosas para a praia ou para a Pedra da Gávea.

Leblon

Bairro célebre, que serviu de cenário e tema para filmes, novelas e séries. O Leblon é o bairro mais cobiçado do Rio de Janeiro, porque sua fama condiz com a realidade que Manoel Carlos (autor de novelas) eternizou em suas obras. Toda região exala elegância de mãos dadas com a multiculturalidade, que se expressa, sobretudo, em seus espaços gastronômicos variados e culinárias de todos os lugares do mundo. O bairro abriga cafés, restaurantes e padarias diversas, sendo grande maioria desses locais premiados e administrados por chefs de tradição e prestígio mundial, caso de Claude Troisgros, que escolheu o Leblon para instalar seus restaurantes.

Diversos cinemas e teatros ocupam lugares privilegiados no bairro, dividindo espaço com centros comerciais, shoppings e lojas de marcas consagradas. Serviços essenciais e vários tipos de comércios asseguram o conforto e a facilidade aos moradores, que costumam ter um perfil bastante exigente. A maioria dos estabelecimentos possui critérios elevados, premium, o que acontece também com os espaços residenciais. 

O Leblon é lar do Jardim Pernambuco, um dos mais famosos condomínios do Brasil, que concentra mansões de influentes políticos, artistas e outras personalidades. Além disso, a região atualmente apresenta diversos lançamentos residenciais da Mozak, em alto padrão, localizados em pouca distância da lindíssima praia e dos principais atrativos do bairro.

Ipanema

Berço da Bossa Nova e de diversos patrimônios do Rio, Ipanema está na lista dos bairros mais visitados da cidade. Não é a toa que Vinícius de Moraes e Tom Jobim encontraram no lugar – e na Garota de Ipanema – inspiração para suas composições e poesias. Sua praia famosa possui uma vista incrível para a Pedra do Arpoador e é um dos pontos mais procurados para apreciar o pôr do sol. 

A Praia de Ipanema está localizada entre a Praia do Leblon e Praia de Copacabana, com uma acessibilidade fácil para todos os pontos da Zona Sul do Rio de Janeiro. Ipanema tem diversos locais para visitação, como mirantes, parques e seu badalado calçadão. Vale a pena conhecer os vários pontos gastronômicos do bairro como o Terzetto Café (frequentado por Chico Buarque), Le Vin Bistrô, Quitéria Restaurante, Rancho Português, entre outros. A região também possui vários bares: Bar Garota de Ipanema (onde foi criada a icônica canção), Barzin e Canastra Bar. 

Há uma grande variedade de locais para visitar e apreciar esse que é um dos melhores lugares do Rio para se viver. Seus edifícios residenciais são muito luxuosos, apresentando muitos lançamentos com projetos arquitetônicos inteligentes e sustentáveis. São plantas concebem diferentes tipos de apartamentos, coberturas e opções de apartamentos garden, em harmônia com a beleza e sofisticação do bairro. Um exemplo é o Nove Ipanema da Mozak Engenharia, que certamente é uma opção interessante em imóvel de alto padrão na região.

Lagoa

Com um IDH de 0,959, a Lagoa está presente na seleção dos melhores bairros do Rio de Janeiro por possuir diversos atributos. Primeiramente as numerosas opções em locais para práticas esportivas, o que é o principal destaque da região. Contornando a Lagoa Rodrigo de Freitas, há espaço para caminhar, andar de bicicleta, correr e praticar diversos exercícios. O Parque do Cantagalo é rodeado por natureza e possui diversas quadras para prática de futebol, basquete, vôlei e outras, sendo um espaço adequado para se exercitar e passear com toda a família.

As opções residenciais na Lagoa são impecáveis e luxuosas, com apartamentos, coberturas duplex e triplex em amplas metragens e muito requinte. Um exemplo é o Edifício Giácomo Puccini na Av. Epitácio Pessoa, uma das avenidas mais belas e elegantes do Rio de Janeiro.

Além de contar com estrutura premium, os edifícios e condomínios são, em sua maioria, agraciados pela esplendorosa vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas e toda a magnífica paisagem que a cerca. A forte presença de vegetação da mata atlântica, sendo uma área de preservação, faz da Lagoa o local perfeito para viver em harmonia entre a natureza e a cidade, com todas as vantagens que ela tem a oferecer.

Gávea

Bairro tradicional do Rio de Janeiro, o Gávea está em uma localização privilegiada que permite acesso a outras regiões da Zona Sul e para a praia do Leblon. Atualmente está nos primeiros lugares do índice IDH da capital e possui uma vista privilegiada para o Corcovado. 

Abriga diversos pontos famosos como o Instituto Moreira Salles, Museu da Cidade (Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro), Planetário e o Parque Natural Municipal da Cidade. O Jockey Club está situado no bairro, bem como diversos espaços culturais e teatros: Teatro Maria Clara Machado, Teatro Clara Nunes e Teatro Vanucci são só alguns exemplos. 

O bairro da Gávea tem uma infraestrutura completa, contando com shoppings, supermercados, clínicas, hospitais, escolas e tudo que é necessário para proporcionar conforto e qualidade de vida aos seus moradores. Também é bastante reconhecido por seus pontos gastronômicos e bares, como Braseiro da Gávea, Guimas Bistrô, L’Entrecôte, Simpatia Bar e Bar Gávea.

Agora que já tem posse das informações sobre as melhores cidades para se viver no Brasil, que tal encontrar o apartamento ou casa que mais combina com seu perfil? 

Lembrando que no Rio de Janeiro existem regiões como São Conrado, Leblon, Barra da Tijuca que oferecem qualidade de vida, conforto e segurança para moradia no estado que mais atrai turistas do Brasil.

Escolha seu lugar e acesse o nosso site para encontrar opções no Rio de Janeiro!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário