Bairros

Conheça o CT Boucherie Leblon

fevereiro 29, 2020
fachada do ct boucherie leblon

CT Boucherie Leblon é um restaurante integrante da poderosa família de Claude Troisgros, renomado chef francês radicado no Brasil desde 1979. O chef fez sucesso mesclando sua tradicional cozinha francesa aos sabores nacionais, tornando-se um dos mais famosos chefs do país.

Como é o CT Boucherie Leblon

O CT Boucherie Leblon é a proposta gastronômica mais ligada às carnes dentro da família CT.

Já na entrada se vê a influência na decoração, semelhante às boucheries francesas: toldo bicolor, flores, embutidos e frios pendurados no balcão do salão.

Criado por Claude Troisgros em 2010, o CT Boucherie Leblon fica na Rua Dias Ferreira, famosa por ser uma rua gastronômica e com alta movimentação noturna, entre bares e restaurantes.

restaurante ct boucherie leblon

O propósito de Claude é que a casa seja um misto entre bistrô e açougue francês, servindo carnes como ponto de destaque, mas não nos mesmos moldes de churrascarias ou steak houses.

Essa aura sofisticada combina perfeitamente com o clima do Leblon, um dos bairros mais nobres do Brasil.

Rodeado por vários espaços de lazer e estabelecimentos comerciais, o Leblon tem os imóveis residenciais mais luxuosos do Rio. Apartamentos de Luxo no Leblon com acabamento de alto padrão, localização privilegiada e condomínios com lazer completo.

apartamentos de luxo no leblon

Cardápio do CT Boucherie Leblon

O visual charmoso e simpático acolhe desde a entrada até o salão interno.

O cardápio do CT Boucherie Leblon tem preço fixo e, como dito anteriormente, aposta fortemente nas carnes, oferecendo acompanhamentos e sobremesas. Há opções que agradam também vegetarianos.

Funciona da seguinte forma: selecione uma opção de carne ou um prato do dia; ambos permitem se servir do rodízio de acompanhamentos.

Há entradas, petiscos, molhos à escolha, sobremesas e um menu executivo servido no almoço de segunda a sexta.

prime ribe ct boucherie leblon

Os pratos do dia são variados, com opções saborosas como penne de carne assada com cogumelos, escalope de mignon à parmegiana e iscas de peixe à belle meunière.

Opções de carnes:

Chateaubriand: coração do filé mignon
Bife de ancho (Black Angus)
Escalopines de filé mignon
Prime Rib especial
Costelinha de porco
Coxas de pato
Filé mignon em crosta de ervas finas
Bife de chorizo, com opção fatiada (Black Angus)
Bife de tira (picanha maturada Black Angus)
Fraldinha (bavette)
Polvo de Cabo Frio
Filé de peixe do Dia

Opções de petiscos e entradas no CT Boucherie:

Pastel de filé mignon
Pastel de vatapá
Pão de queijo Minas curado
Pão de queijo e linguiça artesanal
Bruschetta de queijo de cabra, tomate e manjericão
Patê de fígado e geleia de pimenta
Mini linguiça artesanal com cebola
Croquette de carne e pimenta dedo de moça
Steak tartare Tia Madeleine

São seis molhos oferecidos pela casa: Bordelaise vinho tinto, Ao poivre, Chimichurri, Sauce Bèarneaise, Mostarde de Dijon e Thomas BBQ (em referência ao chef Thomas Troisgros, filho do chef Claude).

No CT Boucherie Leblon, os acompanhamentos são fartos, com opções diversificadas servidas em rodízio, apresentando pratos como polenta, purês, pratos gratinados, risotos, entre outros.

São seis pratos de sobremesas oferecidos à parte do rodízio, com destaque para a mousse de chocolate e o petit gateau de doce de leite com sorvete de tapioca.

O CT Boucherie também tem um cardápio especial para entregas que, inclusive, foi eleito campeão da categoria Delivery pela VEJA Rio Comer e Beber.

Breve História da Família Troisgros

A tradição na cozinha iniciou com Jean Baptiste e Marie Badaut, avós de Claude Troisgros, nos anos 30.

A França ainda guardava muitos tabus dentro da culinária, porém o pioneiro Jean não temia em lançar mão de propostas ousadas em seus pratos e criações.

Marie ficava na cozinha e Jean administrava o salão e cuidava da adega. A culinária era “sincera e verdadeira”, coroada com os vinhos da Borgonha.

O primeiro estabelecimento que o casal possuiu foi o “Café des négociants” na comuna de Chalon-sur-Saône.

Depois mudaram-se para Roanne, onde adquiriram o “Hôtel-Restaurant des Platanes”, de frente para a estação rodoviária.

A notoriedade chegou rapidamente para a família Troisgros, que rebatizou o empreendimento com o nome de “Hôtel Moderne”, no ano de 1935.

cozinha francesa ct boucherie leblon

Os filhos Jean e Pierre estudaram e trabalharam em várias cozinhas de Paris e Normandia até obter a titulação profissional.

Os meninos e a família como um todo adquiriram respeito e prestígio dentro do segmento culinário com o passar do tempo, atingindo o status tão precioso que possuem até hoje.

Além disso, a família Troisgros criou a Nouvelle Cuisine Française, assim chamada por romper com os moldes tradicionais e rígidos da cozinha francesa na apresentação dos pratos.

Os responsáveis por essa espécie de “movimento” foram os filhos de Jean Baptiste, Pierre (pai de Claude) e Jean.

Com o propósito de estender o “comer” para uma experiência envolvendo outros sentidos além do paladar, a nouvelle cuisine apostava em outros elementos que estimulassem toda a parte sensorial: uma decoração inusitada e envolvente, aromas, incensos, texturas e outros.

No caso, os pratos passaram a ter uma apresentação mais leve, preservando todo o sabor que, agregado aos elementos citados anteriormente, transformava um simples jantar em uma experiência.

A inspiração veio de Fernand Point, pai da culinária francesa moderna.

CT Boucherie Leblon: a história de seu criador

Claude Troisgros pertence a uma família com tradicional envolvimento gastronômico, iniciando como aprendiz de Paul Bocuse aos 16 anos.

Veio para o Brasil em 1979 para assumir o restaurante carioca Le Pré Catelan do Hotel Rio Palace, a convite de Gaston Lenôtre.

Família Troisgros

Seu primeiro negócio próprio no país foi o restaurante Roanne (nome em homenagem à sua terra natal), montado em São Paulo nos anos 80: um pequeno espaço de 30 m², com poucas mesas e cadeiras.

O local tinha direção de Emmanuel Bassoleil e, com sua saída, somada à dificuldade de Claude em transitar entre dois estados (SP e RJ), teve suas portas fechadas.

Nesse época Claude já tinha um restaurante homônimo no Rio de Janeiro.

As coisas foram se encaixando e, agregando à tradição da família com o saber e a culinária única de Claude Troisgros, hoje seu nome imprime a marca de sete casas, algumas em sociedade com o filho Thomas e a filha Carolina.

Além do CT Boucherie Leblon e o CT Boucherie Barra, chef Claude Troisgros e família tem outros empreendimentos gastronômicos no Rio, premiados e altamente conceituados dentro da área.

Cada um com uma proposta distinta, apresentam diferenciais marcantes e belos cardápios:

  • Le Blond: Inaugurado em 2018, oferece a já singular cozinha franco-brasileira do chef Claude, com uma apresentação que lembra um pouco as brasseries de bairro, porém com um toque moderno. Fica na Avenida Ataulfo de Paiva, Leblon.
  • Olympe: Considerado o melhor restaurante francês do Rio, o Olympe é comandado desde 2014 por Thomas Troisgros, filho do chef Claude. O foco é alta gastronomia francesa com apelo autoral e moderno. O Olympe fica na Rua Custódio Serrão, na Lagoa.
  • Chez Claude: O Chez Claude é o sétimo restaurante aberto por Claude Troisgros. Sua proposta é apresentar um ambiente diferenciado, como um teatro de arena onde a cozinha fica aberta ao centro do salão. Algo talvez inédito dentro dos moldes brasileiros, mas que oferece um cardápio interessante com pratos à base de frutos do mar, carnes, aves, cordeiro, acompanhamentos e sobremesas. Fica na Rua Conde de Bernadotte, Leblon.
  • CT Brasserie: com um dos menus mais extensos dentro das casas da família Troisgros, o CT Brasserie procura reproduzir a atmosfera das brasseries francesas, mas com um visual moderno e toques de requinte. A brasserie fica na Barra, dentro do VillageMall.
  • Atelier Troisgros: serviço de buffet e eventos da família Troisgros, administrado por Thomas e Carol, filhos do chef Claude. Oferece serviço completo para eventos corporativos, casamentos, confraternizações, entre outros.

Claude Troisgros também é apresentador de programas culinários, estreando em 2004 com o quadro “Adivinha o que tem para o Jantar?” dentro do programa “Armazém 41” no canal GNT.

claude troisgros

Fez mais seis programas, incluindo “Menu Confiança”, “The Taste Brasil” e “Que Marravilha!” (este que teve posteriormente uma versão com a participação de crianças).

Seu último programa foi para a TV aberta, na Rede Globo, comandando o reality show “Mestre do Sabor”.

Qualidade de vida no Leblon

CT Boucherie Leblon é uma das opções gastronômicas famosas desse bairro que é rico em sabor, arte e beleza.

Não é a toa que o chef Claude Troisgros escolheu essa região para abrigar uma parte de seus restaurantes: um local agradável, acolhedor e elegante.

Agora que você já sabe tudo sobre a CT Boucherie Leblon, aproveite para conhecer mais sobre o bairro.

Confira os apartamentos de luxo à venda no Leblon da INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

imoveis residenciais no Leblon

Perguntas Frequentes

Onde fica a CT Boucherie Leblon?

A CT Boucherie fica na Rua Dias Ferreira, 636 – Leblon, Rio de Janeiro.

Cardápio da CT Boucherie Leblon

A CT Boucherie tem foco nas carnes. Há rodízio de acompanhamentos e, à parte, entradas, petiscos e sobremesas.

Qual o telefone da CT Boucherie Leblon?

O telefone da CT Boucherie Leblon é (21) 2529-2329.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário