Bairros, Blog

Confeitaria e padaria no Leblon

março 26, 2020
Confeitaria e padaria no Leblon

Todo bairro tem uma confeitaria ou padaria do coração. Já o Leblon, tem muitas. Conheça as principais opções em confeitaria e padaria no Leblon: desde as mais tradicionais, com doces e pratos típicos de outros países, até as mais modernas.

Padaria Leblon: Rio-Lisboa

A Rio-Lisboa é, com toda certeza, a mais tradicional confeitaria e padaria no Leblon, quase um marco no bairro.

O próprio nome já faz referência à origem de seus donos e a loja, criada em 1943, ainda carrega sua configuração inicial.

A proposta é misturar padaria com confeitaria e mercearia, num ambiente com mesas e balcão, aberto 24 horas, todos os dias da semana.

É o lugar ideal para quem quer tomar o seu café da manhã ou fazer uma refeição na madrugada, depois de curtir toda a noite.

Em uma localização privilegiada, na Avenida Ataulfo de Paiva, próximo da praia e da Estação Antero de Quental, é um dos lugares mais frequentados do Leblon.

Simples, mas histórico – e muito saboroso.

Rio Lisboa padaria no leblon

A parte de mercearia da Padaria Rio-Lisboa comercializa alguns produtos alimentícios em um formato de minimercado: biscoitos, sal, açúcar, achocolatados, leite e demais produtos.

Os destaques do seu cardápio, bem informal, são o Pão Petrópolis, misto quente com ovo (geralmente acompanhado de uma média), e o frango assado com batata bolinha, para os finais de semana.

Padaria Leblon: Talho Capixaba

Vizinha da Rio-Lisboa, a Talho Capixaba é uma padaria no Leblon que também traz consigo a herança portuguesa, mas com uma proposta mais elaborada e uma história com início bem diferente: passou de açougue para uma das mais celebradas delicatessens do Rio.

Tudo começou quando Alberto Abrantes veio para o Brasil no início da década de 50, acompanhado da família, de Portugal.

Chegando no Rio ainda garoto, aprendeu o ofício de açougueiro com os tios, que residiam no bairro da Gávea.

No começo da década de 60 abre seu próprio açougue no Leblon: o Talho Capixaba, famoso por vender carnes e cortes especiais.

Na década de 90, Alberto era sócio da Padaria Rio-Lisboa e adquiriu outra padaria na Barra, iniciando assim um novo esboço para o Talho Capixaba: de ser uma delicatessen com pães especiais.

A nova proposta foi firmada no ano 2000, já com Luiz (filho de Alberto) tendo parte no comando da loja.

Luiz se empenhou em estudar panificação e realizar cursos em outros países, aprimorando-se em escolas francesas e portuguesas.

No início, Luiz oferecia seus pães para restaurantes, com o propósito de se tornar fornecedor.

A ideia deu certo e o Talho Capixaba Leblon produziu pães para diversos estabelecimentos.

Um dos exemplos mais lembrados é o pão do Suddog, cachorro-quente servido pelo food truck da chef Roberta Sudbrack.

Foi em 2009 que o Talho Capixaba se consolidou como um espaço para saborear guloseimas e quitutes com os amigos, sobretudo após a construção do seu mezanino.

O sucesso é garantido pelo cuidado com as massas, todas produzidas de forma artesanal e com fermentação natural e prolongada, que leva pelo menos 12 horas para ficar pronta.

O cardápio do Talho Capixaba é bastante atraente:

  • Pães grandes e médios: Francês, Italiano, Australiano, Preto com passas e nozes, Campanha, diversos tipos de Baguetes, Focaccia, Ciabatta, Artesanal e Terroir;
  • Pães embalados: Brioches, Petrópolis, 9 grãos, pão de Hambúrguer, Battard, sírio e árabe;
  • Folhados e semi-folhados: Banana, maçã, Danish, chocolate, amêndoas, Romeu e Julieta, Croissant e Fradinho;
  • Tábua de frios com queijos nacionais, importados, surubin, salmão e outras iguarias.

Talho Capixaba também atende eventos, oferecendo tábua de frios, blinis, vol au vents, mini-sanduíches e outros pratos.

O Talho Capixaba integra a gama gastronômica diversificada do bairro, conhecido por ser um dos mais requintados do Brasil.

Rodeado por vários espaços de lazer e estabelecimentos comerciais, o Leblon tem os imóveis residenciais mais luxuosos do Rio. Apartamentos de Luxo no Leblon com acabamento de alto padrão, localização privilegiada e condomínios com lazer completo.

areia-bloco-banner.jpg

Confeitaria Kurt

A confeitaria Kurt faz parte do rol das mais tradicionais confeitarias do bairro.

Criada por Kurt Deichmann, alemão que veio para o Brasil no período da Segunda Guerra, a confeitaria Kurt tem mais de 60 anos e é uma tradição na região.

Muito perto da Rio-Lisboa – a mais tradicional padaria no Leblon – a Kurt tem foco na produção de doces e diariamente vende seus tradicionais biscoitos, tortas, mousses e bolos com mais de 30 variedades.

Desses mais de 30 tipos de receitas, as que recebem maior destaque são:

  • Spekulatios – biscoitos alemães que levam cravo e noz-moscada para saborizar;
  • Basler Läckerli – biscoito suíço feito com kirsh, amêndoas, mel e avelãs;
  • Palmiers – biscoito francês feito com massa folhada e açúcar;
  • Tortas austríacas – de amora, damasco e morango;
  • Stollen – pão doce com nozes e frutas, parecido com o panetone;
  • Streusel – torta de frutas coberta com farofa doce e crocante;
  • Bienenstich – bolo picada de abelha, feito com mel, recheio de creme de baunilha e cobertura crocante;
  • Dobos – torta húngara de creme de café, chocolate e caramelo;
  • Rocamboles, strudel de maçã e muitos outros.

Recentemente a Confeitaria Kurt também abriu espaço para doces diet, pensando em seus clientes que possuem restrições mas que não querem abrir mão do sabor tradicional da doceria.

Esse menu apresenta torta de morangos, torta de chocolate, rocambole de damasco e strudel de maçã, todos elaborados sem açúcar.

Kurt padaria no leblon

O cardápio tradicional também apresenta versões sazonais, com opções para pessach (páscoa judaica) e outras festividades.

Todos os doces são vendidos nos tamanhos mini, pequeno, grande ou por quantidade de fatias. A fabricação é 100% artesanal.

A Kurt Leblon é uma confeitaria premiada, que já conquistou o Prêmio Veja Rio (em consecutividade), Prêmio Rio Show e foi citada em diversos meios de comunicação importantes do Rio de Janeiro e do Brasil.

A confeitaria fica localizada na Rua General Urquiza, próximo a Avenida Ataulfo de Paiva.

Colher de Pau

Com mais de 40 anos de história, a Colher de Pau faz parte da lista de confeitarias do Leblon, sendo uma célebre doceria no bairro.

Muito conhecida por seus brigadeiros e tortas, a loja de Gimol Kaner conquistou muitos prêmios e corações.

Atualmente administrada por Lucy Kaner, filha de Gimol, a loja situada na Rua Rita Ludolf já começa chamando atenção pelo visual: apesar de pequena, dispõe de mesas e cadeiras na área externa, com uma decoração muito aconchegante, combinando com o clima doce do lugar.

Nas paredes, várias colheres de diversos lugares diferentes do mundo (todos presentes de amigos de Gimol).

Seu brigadeiro já foi premiado como melhor da cidade (Veja Rio, 2009 e 2010) e como melhor doce (Veja Rio, 1999, 2003, 2006, 2007 e 2008).

A Colher de Pau Leblon é um lugar frequentado por famílias, em suas diferentes gerações: de avó para neta, seguindo uma tradição.

colher de pau padaria no leblon

O cardápio consiste basicamente em tortas, bolos, brigadeiros e outros tipos de doces:

  • Tortas: Limão, maracujá, damasco, nozes (com damasco ou baba de moça) brigadeiro (com opção de baba de moça), crocante, merengue, torta de mousse de chocolate, Delícia de chocolates (com 3 tipos de chocolate);
  • Bolos e outros doces: Toalha felpuda, Charlote (morango ou chocolate), cheese cake de amoras, bolo negro e strudel de maçã;
  • Opções diet: Torta de maracujá e torta de limão.

Há outros doces no cardápio e os sabores de brigadeiros podem ser conferidos mediante contato com a loja, que também atende encomendas para festas de casamento, aniversários e outros eventos.

Padaria Leblon: Pain Perdu Boulangerie

A Pain Perdu é uma padaria no Leblon que produz pães de forma artesanal, com uma proposta que mescla o rústico ao contemporâneo.

É uma loja nova, criada em 2018, mas com um conceito especial, que oferece produtos de alta qualidade.

pain perdu

O menu é bastante variado, apresentando diversos tipos de pães, folhados, sanduíches, opções para o café da manhã, doces, combos, cafés, drinks e muitos outros pratos:

  • Pães: Baguete e minibaguete, diferentes tipos de brioches, campanha, diferentes tipos de ciabata, integral, rabanada, pão de cacau, e focaccia;
  • Café da manhã: panquecas, baguete na chapa, ovos, musli, queijo, presunto, café e tartelete;
  • Folhados: Croissant (com opção de amêndoas), sabores doces e salgados;
  • Porções, ovos, geleias, sanduíches, doces e combos;
  • Cafés, cappuccinos, café gelado, drinks, espumantes e cervejas artesanais.

A Pain Perdu realiza entregas em alguns horários e dias da semana específicos. Fica localizada na Rua General Urquiza, esquina com a Rua Dias Ferreira.

Confeitaria e padaria Leblon: saiba mais

Agora que você já conheceu as principais opções em confeitaria e padaria no Leblon, aproveite também para ler mais sobre o bairro no nosso blog e conferir tudo que esse lugar pode oferecer em gastronomia, compras, serviços e lazer.

Confira os apartamentos de luxo à venda no Leblon da INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

imoveis residenciais no Leblon

Compartilhe este artigo



Perguntas Frequentes

Qual o telefone da Rio-Lisboa Leblon?

O telefone da Padaria Rio-Lisboa é (21) 2294-4860.

Qual é o cardápio da Confeitaria Kurt Leblon?

A Confeitaria Kurt tem foco na produção de doces e diariamente vende seus tradicionais biscoitos, tortas, mousses e bolos com mais de 30 variedades.

Onde fica o Talho Capixaba Leblon?

O Talho Capixaba fica na Av. Ataulfo de Paiva, 1022 – Leblon, Rio de Janeiro.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário