Blog, Decoração

Aprenda a organizar o quarto com Feng Shui

abril 20, 2021
como organizar o quarto com feng shui

Sob o olhar do Feng Shui a nossa casa é um território sagrado, uma extensão de nosso corpo. Dessa forma, é importante saber como organizar o quarto com Feng Shui.

Este paralelo reforça a ideia do cuidado com a saúde do local onde passamos ao menos um terço de nossas vidas, eleito para descansarmos, relaxarmos e desfrutarmos de nossa intimidade.

Melhor cor para quarto de casal segundo o Feng Shui

As cores das paredes do quarto são grandes aliadas para alinhar energias, evitar conflitos e o excesso de melancolia.

É necessário cautela e buscar o equilíbrio entre a energia das cores quentes e a introspecção das cores frias.

Cores quentes como o amarelo, o vermelho e o alaranjado promovem agitação, criatividade e comunicação, e isso não favorece o descanso.

A dica, caso queira aplicar estas cores nos tons fortes, é aplicar apenas na parede da cabeceira da cama ou em pequenos detalhes.

posição da cama no feng shui

O ideal para quartos de casal, segundo o Feng Shui, é o equilíbrio de tons pastel. Porém, a filosofia chinesa também indica cautela no uso dos tons frios, como o azul claro ou o lilás, que podem levar ao excesso de introspecção.

Já o “salmão” é uma cor pastel que nos engana, infelizmente promove brigas e discussões.

O gelo também não é indicado, por ser muito frio. Já o branco, o bege, o amarelo claro, tons de verde e cinza mais aquecidos são bem vindos.

Cores frias em tons fortes que sejam contrapostas com detalhes em suas cores complementares somam uma enorme gama de possibilidades.

Quer saber como organizar o quarto com o Feng Shui? Confira!

Já falamos anteriormente sobre o fluxo de energia vital, o Chi, e os locais onde a energia estagnada, o Sha permanece.

O Sha está presente no pó acumulado, na roupa empilhada, nos lençóis puídos, nos objetos trincados, nos eletrodomésticos sem uso, nos relógios parados.

organização do quarto

Identificar a fonte do Sha presente em seu quarto e eliminar esta energia através da limpeza e descarte é o primeiro passo para arrumar o quarto com o uso do Feng Shui.

Imóveis com bom fluxo de Chi, bem iluminados e arejados contribuem para nossa saúde física e mental. Ter espaços de lazer e facilidades no entorno são pequenos luxos que definem os imóveis residenciais do Leblon no Rio de Janeiro.

A localização e posição do imóvel também são pontos favoráveis para as boas vibrações do lar.

Os imóveis residenciais no Leblon são privilegiados nesse sentido: possuem face Norte, Leste e muitas outras características positivas do Feng Shui.

Como usar o Feng Shui no Quarto

Utilize esse modelo de Baguá para aplicar em sua planta. Divida a planta baixa do seu quarto em nove partes através da divisão dos lados em 3 partes iguais.

feng shui no quarto
  • Com o Baguá e com a planta baixa de seu quarto em mãos, alinhe o Guá da Carreira e Trabalho com a parede da porta de entrada do quarto, da mesma forma em que foi feito na entrada de sua casa.
  • Identifique os nove setores.
  • Avalie e escolha alguns setores para trabalhar.
  • Observe se há Sha para ser eliminado 
  • Verifique as cores, os 5 elementos –  água, metal, madeira, terra e fogo, os formatos indicados para o Guá relacionado a aquele local
  • Ative o Guá inserindo itens de ativação, seja um vaso na cor ou no elemento daquele Guá.
  • Por exemplo, no Guá da saúde, incluir um pendente amarelo. No Guá do sucesso, objetos vermelhos ou que remetem ao fogo como abajures ou velas ou objetos triangulares. Plantas e pedras daquele Guá também ativam.

Feng Shui: posição da cama e qualidade de sono

O móvel mais importante do dormitório é a cama. Ter esta consciência na distribuição dos móveis é uma das principais formas de como organizar o quarto com o Feng Shui, melhorando a qualidade do seu sono e a harmonia do casal.

Busque a melhor posição da sua cama em relação às paredes do seu quarto, considerando a porta e a janela, conheça algumas regras:

  • Tenha uma cabeceira em sua cama, sólida, preferencialmente em madeira, fixada na cama. Ela favorece a sensação de segurança, proteção e estabilidade. Evite cabeceiras em ferro ou outros metais devido a sua frieza. Também evite aquelas com elementos vazados.
  • A cabeceira da cama não deve ser encostada na parede do banheiro, pois o esgoto irá drenar o seu Chi. Também não deve ficar embaixo de prateleiras e nem de vigas, pois causam sensação de opressão. Atente a isto quando for encomendar seus móveis planejados.
  • Evite que a cabeceira da cama fique debaixo de janelas ou sem parede alguma. A exposição e a vulnerabilidade não permitem um sono tranquilo. Procure uma parede sólida para encostá-la.
  • Não armazene objetos debaixo da cama, exceto lençóis e toalhas, desde que limpos e dentro dos baús ou gavetas para este fim. Não armazene sapatos ou brinquedos. O Chi deve transitar livremente por debaixo da cama.
  • Alinhe a cama de forma oposta à porta do quarto. Deitado na cama, você precisa estar numa posição de comando, com visão direta para quem entra pela porta, porém sem ter os pés da cama voltados diretamente para a porta, desta forma a energia vital não é carregada para fora.
posicionar cama feng shui
  • Mantenha acesso livre ao redor da cama para deitar-se dos dois lados. Outra dica é cuidar com camas excessivamente grandes, elas acabam bloqueando a circulação das pessoas pelo quarto.
  • Tenha mesas de cabeceira e luminárias nos dois lados da cama, preferencialmente iguais. Escolha lâmpadas de luz quente para maior aconchego. Inclua objetos de decoração aos pares, elas contribuem com a simetria e promovem equilíbrio. Fotos do casal, objetos românticos e frases de amor criam um clima acolhedor.
  • Eletrônicos: OUT! Sabemos que é muito difícil, mas tente deixar o celular carregando em outro cômodo durante a noite. Programe seu despertador com o volume mais alto e levante-se para desligá-lo.
  • Evite também a televisão no quarto. Suas ondas eletromagnéticas e a luz azul atrapalham na produção natural da melatonina, o hormônio do sono. Se não tiver como retirá-la, ao menos cubra com um tecido durante a noite.
  • Também retire do quarto computadores e estantes de livros. Tenha somente o necessário para dormir bem.

Espelhos no quarto de acordo com Feng Shui

Sobre espelhos: evite ter seu corpo deitado refletido enquanto dorme. Os espelhos são uma importante ferramenta de cura no Feng Shui, devido ao poder de duplicar a energia.

O uso deve ser cauteloso, esta energia demasiada pode perturbar o sono do casal.

Se ainda não tiver adquirido o seu imóvel, verifique a face do quarto de casal em relação ao sol. O sol da amanhã é enérgico e suave. Já o sol da tarde tem mais energia e vai demandar o uso cortinas de tecido nas janelas, que agem como filtros.

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas sobre como organizar o quarto com o Feng Shui. Nosso blog está repleto de sugestões preciosas para o seu lar ou para quem está procurando uma nova casa.

Agora que você conhece um pouco mais sobre Feng Shui, aproveite para conferir os imóveis residenciais no Leblon, com plantas e estruturas perfeitas para aplicar essa técnica milenar.

Conte com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro, e desfrute das boas energias que só o Leblon pode proporcionar!

imoveis residenciais no Leblon

Compartilhe este artigo



Perguntas Frequentes

Como organizar o quarto com Feng Shui?

Evite objetos quebrados ou empoeirados, não deixe entulhos debaixo da cama e verifique a posição dos móveis em relação a paredes, portas e janelas.

Qual a melhor cor para o quarto com Feng Shui?

Procure equilibrar tons pasteis como branco, bege, amarelo claro, verde e cinza. Evite cores quentes pois estas causam agitação e não favorecem o descanso. Cores frias trazem excesso de introspecção e podem atrapalhar a relação.

Qual a melhor posição para a cama no Feng Shui?

A cama não deve estar debaixo de prateleiras ou vigas, nem encostada em paredes que façam divisão com o banheiro. Procure posicioná-la oposta à porta, mas sem que fique diretamente de frente, para evitar que a energia vital escape.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário