Blog

A história da música Garota de Ipanema

dezembro 2, 2019
Praia de Ipanema Rj
Tempo de leitura 3 min

Conheça a história de uma das músicas mais famosas da era de ouro da Música Popular Brasileira

“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ela, menina, que vem e que passa, num doce balanço a caminho do mar”. Quem já ouviu essa famosa música, sabe que sua inspiração veio da belíssima praia de Ipanema.

Na verdade, parte da inspiração vem da própria “Garota de Ipanema”, a carioca Helô Pinheiro, que caminhava de encontro com as águas litorâneas.

E essa música até hoje registra um saudoso período naquela região da Zona Sul carioca, onde o mundo era mais tranquilo e as pessoas contemplavam as pequenas belezas da vida. De fato, a inspiração foi tanta, que o momento foi eternizado por Tom Jobim e Vinícius de Moraes na década de 60.

Quer conhecer mais sobre a história da Garota de Ipanema? Então confira o conteúdo que preparamos!

A breve história da música

O ano é 1962 e os músicos Tom Jobim e Vinícius de Moraes caminhavam tranquilamente pela praia de Ipanema, quando se depararam com uma cena, aparentemente, comum. Uma bela moça caminhava pela areia e trilhava seu caminho até o mar.

Apesar de ser uma coisa normal, já que outras pessoas compartilhavam o local, a beleza estonteante da jovem chamou a atenção dos compositores, que prontamente decidiram compor uma canção para registrar o momento.

Nascia ali uma das maiores músicas brasileiras, concebida pelo simples andar de uma bela jovem no bairro de Ipanema, um dos melhores cenários do litoral carioca.

Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Antônio Carlos Jobim é considerado, até hoje, um dos expoentes da MPB, bem como uma das grandes forças da Bossa Nova, estilo bastante apreciado no Brasil e também no exterior.

Teve uma carreira bem sólida na época, chegando a compartilhar o palco com Frank Sinatra, um dos maiores artistas do planeta.

Já Vinícius de Moraes teve uma carreira dedicada à escrita de canções brasileiras. Como compositor, emplacou vários sucessos com seus parceiros Tom Jobim, Toquinho, Pixinguinha, Ângela Maria, entre outros famosos.

A poesia, outra de suas atividades, permitia que enxergasse o mundo de um jeito mais delicado, o que ajudou na grandiosa parceria com Tom Jobim.

Praia de Ipanema no Rio

Helô Pinheiro

A eterna Garota de Ipanema alcançou a fama dois ano após a composição da canção, que possibilitou uma carreira de modelo nacional e internacional. 

Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto Pinheiro, ou simplesmente Helô Pinheiro, atuou como modelo para comerciais e revistas, e também participou em novelas, além de apresentar o programa “Ela” já em 1984. 

Também atuou como empresária e escritora de sua autobiografia, chamado “A Eterna Garota de Ipanema”. Atualmente, mora na cidade de São Paulo.

A praia de Ipanema eternizada

Com pessoas tão geniais envolvidas nessa canção tão conhecida, é claro que a praia de Ipanema só poderia ser eternizada na história do país. Até hoje, o local atrai visitantes curiosos em saber mais sobre a música para, assim, tentar reviver um pouco daquela época.

É fato que Ipanema jamais deixará de encantar os turistas ou residentes do local. Com tantas opções de lazer em Ipanema para aproveitar, é praticamente impossível não se apaixonar pelo lugar que ajudou a nos presentear com a canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Você também pode gostar

0 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 5 (0 avaliações, média: 0,00 de 5)
Você precisa ser registrado para avaliar.
Loading...

Sem comentários

Deixe um comentário