Blog

Pedra da Gávea: veja o RJ de cima

fevereiro 27, 2020
Vista da pedra da Gávea

Saiba como visitar um dos locais com a vista mais incrível da cidade maravilhosa

Para um passeio se tornar uma aventura, ele precisa ter emoção, superação e te entregar uma vista de tirar o fôlego como prêmio. Sabe como viver tudo isso? Visitando a Pedra da Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro. 

Como se já não bastasse a exuberante natureza da cidade maravilhosa, encarar a trilha do maior bloco de pedra à beira mar do mundo pode ser surpreendente! Continue a leitura e descubra o que te espera pela frente nessa aventura.

Histórias e curiosidades

A Pedra da Gávea leva esse nome devido ao seu formato parecido com uma gávea, que nada mais é que um cesto de observação posicionado no ponto mais elevado de uma embarcação. 

Batizada dessa forma em 1502 por navegantes portugueses, a sua forma também chama a atenção devido à escultura de rocha, encontrada na pedra, que recorda muito traços de um rosto humano. Tal característica torna a Pedra da Gávea um local carregado de folclores e mitologias.

Como chegar até lá

Por ser bastante visitada, o caminho que leva até o topo da Pedra da Gávea parece até simples para iniciantes, mas tenha em mente que é preciso um certo preparo antes de partir para essa aventura.

A melhor hora para visitação é no período da manhã. Não deixe pra sair de casa tarde, já que nos horários de forte sol o trajeto acaba se tornando bem mais complicado.

Outro cuidado essencial é levar somente o básico com você. Nada de mochilas carregadas de itens. 

Pense que será difícil encarar trechos de escalada levando uma bolsa pesada, então, escolha levar apenas algumas frutas, muita água e equipamento de proteção e primeiros socorros. 

Lembre-se de realizar um aquecimento antes de ir, já que um bom alongamento pode fazer toda diferença na hora de passar pelas subidas que virão no caminho. 

Confira também: opções de apartamento na Gávea!

Pedra da Gávea RJ

A trilha da Pedra da Gávea

O trajeto completo costuma levar, em média, três horas de duração. Mas tudo depende da intensidade que for realizado. Se parecer muito difícil, não esquente a cabeça, não faltam trilhas no Rio de Janeiro com todos os níveis de dificuldade possíveis.

A trilha tradicional que leva ao topo possui o primeiro trecho “leve”, com um caminho bem nivelado e sem grandes dificuldades. Passado essa etapa, inicia-se um percurso entre raízes e pedras, que leva até a parte mais íngreme e complicada, chamada de Carrasqueira.

Caso você queira fugir da Carrasqueira, a opção é seguir por uma segunda alternativa de trilha, conhecida como Trilha Pico dos Quatro. Porém, não significa que será mais fácil. Na verdade, os trechos de escalada e o nível de dificuldade serão maiores na P4.

O Rio de Janeiro visto por cima

A vista da cidade maravilhosa tida no topo da Pedra da Gávea compensa todo suor da trilha. Não à toa, a quantidade de turistas dispostos a conhecer a natureza que se vê ali é grande, pois encanta qualquer pessoa.

Se você é amante da aventura e gosta de fortes emoções, que tal descobrir o RJ de outra maneira? Descubra ainda mais o que a cidade tem para te oferecer em um voo de asa delta, por exemplo. Aproveite!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário