Tempo de leitura 14 min


A Praia de Ipanema é um ícone de beleza natural, que faz parte da Zona Sul da Cidade Maravilhosa. Sua orla se situa no bairro de Ipanema, conhecido pela belíssima infraestrutura, que reflete sua fundação e cultura. 

Com cerca de 2,6 km de extensão, a praia abrange toda a faixa de areia entre a região conhecida como Arpoador até um trecho do Jardim de Alah, na divisa com o bairro Leblon. A orla é subdividida em Posto 8, Posto 9 e Posto 10. Cada posto difere entre si, tanto em localização como em público frequente.

O famoso calçadão que emoldura o entorno da praia também acrescenta imensa beleza e ajuda a atribuir um típico clima tropical para a região.

Na verdade, a praia é somente um dos destaques de Ipanema. O bairro de Ipanema em si também oferece um rico polo gastronômico e atrações que só podem ser encontradas na região, como mirantes e feiras.

Todos que decidem se aventurar por Ipanema ficam deslumbrados pelas impressionantes paisagens naturais e pelas experiências inesquecíveis que só esse bairro nobre e peculiar pode proporcionar.

A praia mais nobre da Zona Sul

A praia de Ipanema é considerada hoje uma das mais deslumbrantes orlas de toda a capital carioca, sendo rica não somente em beleza, mas também em cultura e tradição.

Poucos sabem que a verdadeira história da fundação de Ipanema está atrelada a linhagens nobres. Até meados do ano de 1894, a região em torno da praia era uma grande chácara que pertencia a José Antônio de Moreira, conhecido por ser o Conde de Ipanema. 

Ele também era dotado de outros títulos nobres, como barão com grandeza e visconde com grandeza. Toda essa região que pertencia ao conde era denominada “Vila de Ipanema” e já reunia belas construções históricas, com arquiteturas características da época. 

Atualmente, mais de 128 anos depois, o bairro Ipanema ainda apresenta alguns traços de sua herança cultural ilustre. Afinal, não é à toa que a praia é tida como a mais nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro.

A orla de Ipanema é consagrada por seus três postos: o Posto 8, Posto 9 e Posto 10. Cada espaço é frequentado por um tipo específico de público, com a inclusão de uma parte destinada ao público LGBTQI+. 

Assim, a praia tem características que justificam a sua grande fama. Com areia clara e fofa, água transparente e cercada de áreas naturais encantadoras, a Praia de Ipanema virou parada obrigatória para os visitantes que se aventuram pela capital. 

Além disso, a área residencial e comercial nos arredores da praia é completa. Há opções variadas de lojas requintadas, restaurantes e bares badalados, serviços essenciais e condomínios luxuosos. Ou seja, uma infraestrutura completa para aproveitar melhor os leves momentos de lazer na praia. 


O que está achando do conteúdo?



Assim, todos esses diferenciais atraem turistas de todo o mundo ansiosos por conhecer a inconfundível Praia de Ipanema, amplamente elogiada em produções cinematográficas e melodias.

Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.

São diversos os lançamentos residenciais e imóveis prontos em Ipanema, tais como o Helo Ipanema! Com acabamentos de alto padrão e infraestrutura completa, Ipanema é um dos bairros com os melhores imóveis de luxo do Rio de Janeiro. Conheça agora mesmo os melhores imóveis de luxo à venda em Ipanema!

Imóveis de luxo à venda em Ipanema RJ

O que fazer no Calçadão da Praia de Ipanema?

Um dos mais consagrados símbolos do solo carioca é o estilo genuíno dos calçadões espalhados pelo litoral da Cidade Maravilhosa.



Vez por outra, essa particularidade aparece em trechos de novelas, filmes, séries e até de poemas e músicas. E, ao ver essas cenas, a memória dos telespectadores sempre remete às especiais praias do Rio de Janeiro.

O calçadão da Praia de Ipanema segue o mesmo design característico da orla carioca. Seu desenho artístico foi criado por Renato Primavera Marinho, arquiteto e paisagista convidado para esse projeto, feito em comemoração ao quarto centenário do Rio.

Com pequenas pedras portuguesas nos tons de preto e branco, o calçadão exibe desenhos de ondas que são um charmoso complemento da praia. Além disso, o calçadão dispõe de excelente espaço para caminhadas e corridas ou para sentar em um dos bancos dispostos e, simplesmente, desfrutar da incrível vista para o mar. 

Estátua de Tom Jobim

A beleza da Praia de Ipanema também serviu de inspiração para uma das músicas mais conhecidas de todo o país, “Garota de Ipanema”. Tão famosa é a música que, ao redor do mundo, é a melodia que vem à mente quando as pessoas pensam na cultura musical brasileira. Inclusive, alguns cantores famosos se aventuraram em realizar versões da melodia, como Frank Sinatra, Amy Winehouse, Madonna e Tim Maia.

Tom Jobim foi o compositor da melodia, juntamente com o cantor e poeta Vinícius de Moraes. Tom nasceu e foi criado na capital carioca, e era, com certeza, apaixonado pelas paisagens naturais de sua cidade natal.

Pela imensa admiração que os cariocas nutrem por Tom Jobim, em 2014, foi inaugurada uma estátua em homenagem ao legado do músico. A estátua de Tom Jobim fica localizada em um ponto nobre na Avenida Vieira Souto, perto da Praia do Arpoador. 

Estátua Tom Jobim Praia de Ipanema Rio de Janeiro

A representação artística é feita de bronze e retrata o compositor com aparência jovem, por volta de seus 35 anos de idade, quando a música o elevou ao auge de sua carreira.

Tom é representado com seu violão apoiado no ombro. Uma curiosidade interessante faz parte dessa retratação, já que se baseia em um momento real do escritor, quando ele e Vinicius de Moraes fizeram uma sinfônica em Brasília. 

Aos pés da estátua, há uma placa com um trecho da letra de “Samba do Avião”, outra música famosa do compositor. E, como plano de fundo, há o encontro do azul do céu com a imensidão do mar de Ipanema, que era carinhosamente citado nos versos de suas músicas.

A estátua foi estrategicamente inserida em área que, diariamente, exibe uma trilha sonora ao fundo. Diversas melodias nos ritmos bossa nova e as composições que imortalizaram Tom embalam o dia a dia dos que passam pelo local.

Praia de Ipanema: Posto 9

A Praia de Ipanema é perfeita para descanso e lazer, seja para dar um mergulho, fazer uma caminhada na orla ou praticar esportes, como futevôlei, stand up paddle, skimboard surf ou vôlei de praia.

Em sua orla, o Rio de Janeiro dispõe de diversos postos, destinados para descanso e lazer na praia. Cada posto da Praia de Ipanema apresenta suas próprias características e públicos variados. Por exemplo, o Posto 8 é o posto localizado próximo da Praia do Arpoador e é ponto de encontro de surfistas e outros aventureiros em busca de ondas altas. 

A Praia do Arpoador também abrange o Posto 7. A região dispõe de uma localização privilegiada para contemplar um magnífico pôr do sol. Inclusive, desde o final dos anos 1960, os visitantes e moradores locais se reúnem para um ritual bem autêntico: “aplaudir o pôr do sol”.

Pôr do sol praia de Ipanema Morro Dois Irmãos Rio de Janeiro RJ

Essa tradição se iniciou com o jornalista Carlos Leonam que, ao presenciar o sol se pondo lentamente no mar de Ipanema, sugeriu que aquela tarde merecia uma salva de palmas. Desde então, esse singular ritual passou a se repetir todos os dias.

Já o Posto 9 é o local mais disputado de toda a extensão de praia, sendo badalado para a turma LGBTQI+ e para o público jovem no geral. Diariamente, é possível encontrar até celebridades curtindo um período de descanso na praia.

Por fim, no lado oposto da Praia de Ipanema se situa o Posto 10, o espaço que oferece menos agitação da orla. Por conta disso, a região é frequentada, em sua maioria, por famílias e outras pessoas que privilegiam maior tranquilidade.

O posto fica bem próximo da Praia do Leblon, assim é possível aproveitar dois ambientes no mesmo dia e desfrutar de fácil acesso para restaurantes, bares e outros estabelecimentos. 

Onde comer e beber na Praia de Ipanema?

Ao aproveitar os momentos de descanso e lazer na Praia de Ipanema, vale a pena conhecer o autêntico polo gastronômico do bairro. As opções agradam até os gostos mais singulares e contam com um agradável clima boêmio. 

Os restaurantes e bares em Ipanema são preenchidos com boa música, com estabelecimentos que tocam desde rock até bossa nova. As ruas arborizadas do bairro ganham um ritmo agitado no período noturno, fato que atrai tanto moradores como visitantes para a região. 

Alguns restaurantes próximos à Praia de Ipanema apresentam avaliações altas. Um deles é o Restaurante e Bar Garota de Ipanema, conhecido por ser o local em que Tom Jobim e Vinicius de Moraes escreveram a icônica canção “Garota de Ipanema”.

Já o Masserini Osteria di Mare é um restaurante italiano refinado que se situa em frente à orla. Os clientes do estabelecimento se deliciam com as iguarias locais ao mesmo tempo em que desfrutam de vista frontal para o mar.

Entre os bares mais famosos da região estão o requintado Boteco Belmonte e o Bar Astor, ambos situados à beira-mar, próximos ao Posto 8. 

Além disso, a Praia de Ipanema dispõe de inúmeros quiosques espalhados por toda a sua extensão de areia e calçadão. Com agradáveis espaços na orla, os quiosques mais frequentados são o Geneal Ipanema e a Barraca do Uruguay.  

Assim, na hora de escolher onde comer e beber, inúmeras opções de estabelecimentos marcam presença. Afinal, um polo gastronômico sem igual se encontra ao redor da Praia de Ipanema.

Passeio de barco nas Ilhas Cagarras

A apenas 5 km da costa da Praia de Ipanema é possível avistar o belíssimo Arquipélago de Cagarras, um verdadeiro paraíso ecológico. Trata-se de um conjunto composto por três ilhas e duas ilhotas que se tornaram monumentos naturais de preservação ambiental.

Apesar de não existir possibilidade de visitar as ilhas, algumas empresas especializadas abrem oportunidade de um passeio de escuna, com direito até a mergulho. Assim, diariamente saem barcos tanto da Praia de Copacabana como da unidade da Marina, situada no bairro Glória. Visto que o arquipélago se localiza em frente à Ipanema, é a última parada do passeio.

Os visitantes podem realizar mergulhos na água transparente ao redor das ilhas e observar de perto a vida marinha e a vegetação própria do local. Além disso, o passeio também oferece uma vista panorâmica da Cidade Maravilhosa, de um ângulo singular.

Dicas de hotel à beira-mar na Praia de Ipanema

Ipanema é uma das regiões preferidas entre os turistas, tanto em períodos de temporada como durante o Carnaval. O bairro concentra opções de hospedagem modernas, aconchegantes e de frente para o mar. Entre os hotéis e pousadas de Ipanema, há opções que conectam os visitantes às paisagens incríveis à beira-mar, como:

  • Hotel Arpoador: É um hotel 4 estrelas que fica situado na região do Arpoador, em avenida beira-mar que oferece vista privilegiada para pôr do sol;
  • Hotel Fasano: Trata-se de um famoso hotel de luxo que se situa na área do Posto 8. Os quartos sofisticados exibem vistas deslumbrantes para o mar e na infraestrutura do hotel também há área de lazer e um refinado restaurante mediterrâneo;
  • Hotel Sol Ipanema: Localizado próximo ao Posto 9, o hotel é conhecido por apresentar quartos com vistas para o mar e contar com um restaurante renomado em sua infraestrutura;
  • Praia Ipanema Hotel: O hotel se localiza em área com fácil acesso ao Leblon e em frente à orla de Ipanema.

Além de hotéis sofisticados, outras atrações naturais e até comerciais são exclusivas do bairro.

Conheça as proximidades da Praia de Ipanema

Os visitantes podem gostar muito de conhecer outras atrações interessantes nas proximidades da Praia de Ipanema. Por exemplo, Ipanema faz divisa com regiões cariocas como o bairro que concentra a famosa Lagoa Rodrigo de Freitas.

A atração é escolhida por famílias que optam por passeios de pedalinho, de bicicleta na ciclovia ao redor ou por visitar os parques que contornam a lagoa. No bairro de Ipanema, também há o Mirante da Paz, situado no Complexo Rubem Braga, a apenas três quadras da praia e com proximidade ao metrô da Praça General Osório

Para conhecer o Mirante, é necessário acessar as duas torres altas que exibem vista em 360 graus de toda a região de Ipanema. O ponto turístico não costuma estar cheio e possibilita fotos panorâmicas incríveis.

Além disso, na Praça General Osório, ocorre a chamada Feira Hippie, um tipo de feirinha repleta de artesanatos e outras artes, como quadros, pinturas, esculturas e outros tipos de artesanatos da melhor qualidade.

feira hippie ipanema

A atração é tradicional na região, visto que ocorre desde o final dos anos 1960. Um grupo de jovens artistas hippies marcou encontro na praça e transformou a região em ponto que reúne expositores de toda a cidade. Hoje em dia, a feira reúne artistas vindos de vários lugares do mundo.

Outro destaque é a folia que ocorre no Carnaval carioca, quando toda a cidade entra em ritmo de festa. Em Ipanema, as ruas são ocupadas por diferentes blocos temáticos que esbanjam um clima contagiante de festa por uma semana inteira. 

Por esses e outros motivos, o bairro tem conquistado o coração de muitas pessoas que, por fim, decidem morar em Ipanema. Há diversos apartamentos luxuosos bem localizados no bairro e que oferecem vista para a Praia de Ipanema.

Apartamentos com vista para a Praia de Ipanema

Por reunir tantas belezas naturais, o bairro Ipanema tem cativado a preferência de muitas famílias que optam por se estabelecer definitivamente na região.

Por isso, uma das áreas mais nobres e cobiçadas para moradia se tornou a via beira-mar, a Avenida Vieira Souto. Assim, é possível viver com luxo, conforto e sofisticação em um imóvel situado em localidade altamente privilegiada. 

Os apartamentos e coberturas oferecem vistas livres para a Praia de Ipanema, bem como para outras belezas naturais cariocas, como o Morro Dois Irmãos e a Lagoa Rodrigo de Freitas. 

Além de uma vista invejável e a apenas alguns metros da praia, os imóveis contam com localizações que agregam maior funcionalidade para a rotina. Um centro comercial repleto de lojas, estabelecimentos, serviços, opções de lazer e muito mais se situam no bairro.

Todas essas comodidades se inserem nos arredores das principais áreas residenciais de Ipanema, próximas tanto da praia como dos bairros vizinhos.

Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.

Ipanema, localizada na Zona Sul carioca, é um dos melhores e mais nobres bairros para se viver no Rio de Janeiro. Conheça hoje mesmo os imóveis residenciais de luxo em Ipanema com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

Imóveis de luxo à venda em Ipanema RJ

O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.






    Perguntas Frequentes


    Qual a extensão da Praia de Ipanema?

    A extensão da Praia de Ipanema é de 2,6 km.

    Quais são as praias perto da Praia de Ipanema?

    As praias perto da Praia de Ipanema são a Praia do Arpoador, a Praia do Diabo, Praia de Copacabana e a Praia do Leblon.

    Similar Posts