Blog

Quais as melhores escolas particulares no Rio de Janeiro?

janeiro 24, 2019
escolas particulares no rio de janeiro

Quem deseja garantir uma educação de qualidade para os filhos tem excelentes opções de escolas particulares no Rio de Janeiro. Essa escolha, afinal, pode ser uma das mais determinantes para garantir um futuro cheio de conquistas para os pequenos, tendo como base uma educação exemplar e que estimule os jovens à leitura, ao questionamento, ao raciocínio lógico e ao sucesso.

Quais Colégios no Rio de Janeiro Particulares?

Neste artigo, vamos listar algumas das melhores instituições de ensino cariocas para ajudar você a decidir qual se encaixa melhor no perfil da sua família. Confira as melhores escolas particulares no Rio de Janeiro!

Colégio Santo Agostinho

Para iniciar a nossa lista com algumas das melhores escolas particulares no Rio de Janeiro, não poderia ficar de fora o Colégio Santo Agostinho, com unidades no Leblon e Novo Leblon na Barra da Tijuca.

Fundado em 1946 e apoiado na filosofia agostiniana de seu fundador, o colégio acompanha o desenvolvimento da educação com preocupações pedagógicas intensas, que levam seus alunos aos primeiros lugares nos vestibulares.

Este é um colégio de origem católica e que, até os dias atuais, cultiva os valores cristãos em sua forma de educar, como bondade, respeito ao próximo e com uma proposta pedagógica interna bastante intensa, que cuida de formar desde crianças até alunos que se preparam para o Enem e o vestibular – que neste caso, estudam muito para passar nas melhores universidades do país.

O investimento em educação é um dos pilares para a construção de um futuro seguro e tranquilo para nossas crianças. Por isso, é de extrema importância a realização de uma pesquisa aprofundada antes de realizar a matrícula.

Vale lembrar, ainda, que o ideal é fazer um bom planejamento orçamentário para isso, destinando cerca de 20% do orçamento familiar para essa escolha.

Colégio Santo Agostinho Leblon

O Colégio Santo Agostinho Leblon, ou CSA, é uma das escolas mais tradicionais do bairro localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro. São mais de 70 anos de trabalho voltado para a educação.

O ensino do Colégio Santo Agostinho no Leblon é idealizado para atender objetivos bastante nobres, para formar um cidadão completo, com foco na capacidade dos direitos e deveres de cada aluno, respeito às liberdades e dignidades do homem, do amor à verdade e apreço ao estudo, capacidade de discernimento, relacionamento melhor com Deus e com a Natureza.

Para conhecer a proposta do Colégio Santo Agostinho no Leblon, basta procurar a unidade e marcar uma visita guiada por um dos pedagogos.

Colégio de São Bento

Um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, com mais de 150 anos de história, o Colégio de São Bento, no Centro, tem monges beneditinos em seu comando, aliando renovação ao ensino religioso voltado exclusivamente para meninos.

Suas salas de aula não ultrapassam os 35 alunos, que entram no colégio após uma avaliação cuja disputa é de, em média, três candidatos por vaga.

Entre as disciplinas obrigatórias estão o inglês e o francês, mas os estudantes também podem optar pelo estudo da língua espanhola.

Colégio Notre Dame

A Rede Notre Dame tem atuação em diversos municípios do país e, no Rio de Janeiro, também figura entre as escolas mais tradicionais da cidade.

A sua inspiração pedagógica tem base em Santa Júlia Billiart, precursora da Congregação das Irmãs de Notre Dame, na França, mas foram os padres franciscanos que, em 1933, propuseram a abertura da nova escola no Rio, que hoje tem unidades em Ipanema e no Recreio.

Os alunos podem ser matriculados desde a Educação Infantil até o Pré-Vestibular em uma das unidades instaladas na cidade. Em destaque está a valorização de atividades artísticas, sociais, culturais e esportivas oferecidas pelo colégio, sempre com o envolvimento da família.

Colégio e Curso Ponto de Ensino

Mais conhecido como PENSI, o Colégio e Curso Ponto de Ensino, historicamente, tem sido classificado entre os mais bem ranqueados do país pelo Ministério da Educação. Ele pertence ao grupo Eleva Educação, holding que oferece à instituição todo o material didático e a plataforma online completa.

A qualidade do conteúdo e do corpo docente está entre as grandes preocupações dessa escola, que tem alguns dos professores mais renomados do Rio de Janeiro.

O colégio é, ainda, pioneiro na aplicação de habilidades socioemocionais junto aos alunos, oferecendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com unidades no Recreio, em Madureira, em Copacabana, na Tijuca e na Freguesia.

Carolina Patrício São Conrado

O Colégio Carolina Patrício São Conrado é uma das mais conceituadas escolas na Zona Sul do Rio de Janeiro. Em um lindo e tradicional casarão carioca, a unidade se destaca por oferecer ensino de qualidade e atendimento atencioso e humanizado para crianças do Berçário 2, com foco no desenvolvimento motor e sensorial dos bebês, através de práticas que melhoram a afetividade e a confiança.

A infraestrutura do berçário é completa e segura, com absoluta higiene e salas específicas para cada atividade. Além das berçaristas, a equipe é formada por enfermeiras e professoras que sabem expor gradualmente as crianças aos estímulos externos, com o objetivo de formar os esquemas cognitivos típicos dessa idade.

O Colégio Carolina Patrício em São Conrado também oferece a Educação Infantil, com ensino de Língua Portuguesa, Artes e Movimentos, Matemática, Sociedade e Natureza. A escola também trabalha com formação bilíngue e prioriza a educação interativa, com jogos, brincadeiras, desafios, trabalhos interdisciplinares, manifestações culturais e vivências em grupo.

O Colégio Carolina Patrício São Conrado RJ também tem o Fundamental I, que corresponde do 1° ao 5° ano. Nesta fase, o ensino é preparado para uma sociedade multicultural e globalizada, com a finalidade de ampliar as habilidades e disciplinas em espaços especiais, como Biblioteca, Laboratório de Ciências, pesquisa em Educação Ambiental, investigações sistemáticas e resoluções de problemas completos.

O colégio tem excelente infraestrutura e recebe os pais interessados para uma visita monitorada, assim é possível conhecer melhor a proposta pedagógica da escola Carolina Patrício em São Conrado!

Colégio Santo Inácio Ipanema

O Colégio Santo Inácio em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, também tem tradição católica e mais de 115 anos de existência, sendo um dos mais tradicionais da cidade. De origem jesuíta, a proposta pedagógica visa à formação completa do aluno, inclusive com valores cristãos e cidadania.

Atualmente, a escola tem mais de 4 mil alunos matriculados, graças a sua seriedade e comprometimento com a educação de boa qualidade. Podem se matricular na unidade alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, do Ensino Fundamental 1 e 2, do Ensino Médio e também para o curso noturno de EJA – Formação de Jovens e Adultos.

A unidade tem, além das aulas tradicionais, inclusive com foco no Enem e vestibular, projetos complementares em Dança, Esportes, Idiomas, Música e Robótica Educativa.

Com mais de um século dedicado à formação integral de seus alunos, o Colégio Santo Inácio Ipanema se destaca pela arquitetura tradicional dos jesuítas, mas tem uma proposta pedagógica totalmente atualizada para o mundo atual, com educação de idiomas estrangeiros, programas de incentivo à arte e cultura e desenvolvimento da criatividade.

A escola Santo Inácio em Ipanema RJ também prioriza a atividade física e a educação física, para fomentar o trabalho em equipe e para os alunos terem consciência do próprio corpo. Os valores cristãos fazem parte da proposta pedagógica, como justiça, paz, respeito e solidariedade.

Colégio PH Barra

O Colégio PH Barra, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe alunos do Ensino Fundamental I e II, além de oferecer o Ensino Médio e o Horário Integral, para aqueles que precisam passar o dia todo na escola.

Com grande tradição no ensino pré-vestibular, o Colégio PH Barra RJ tem um time pedagógico de primeira e altamente qualificado. A proposta pedagógica da escola deixa espaço para descobertas e estímulo do aprendizado pela autonomia do aluno, com exercícios e desafios que facilitam a fixação dos conteúdos das matérias.

Todo o material pedagógico do Colégio PH Barra na Zona Sul do Rio de Janeiro é estruturado e adaptado pela unidade, a fim de oferecer o ensino mais completo possível e personalizado para os alunos.

Além das aulas com os professores, os alunos recebem suporte dos monitores para desenvolverem seus exercícios, tirarem algumas dúvidas e receberem orientação individualizada sempre que necessário.

A escola tem um programa de aprendizagem socioemocional chamado “O Líder em Mim!”, que busca o desenvolvimento das habilidades necessárias para o cidadão do século 21 e que faz parte de um programa de mais de 3 mil escolas em cerca de 50 países ao redor do mundo. Conheça pessoalmente o Colégio PH Barra Zona Sul do Rio de Janeiro!

Colégio PH Ipanema

O Colégio PH Ipanema Zona Sul do Rio de Janeiro também possui infraestrutura para receber alunos do Ensino Fundamental I e II, além de oferecer o Ensino Médio e o Horário Integral.

O Colégio PH Ipanema tem ótimos índices de aprovação no Enem e em vestibulares concorridos no Brasil, como o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, uma das instituições de ensino de maior prestígio do país.

Com uma proposta pedagógica completa e material estruturado para atender às demandas dos alunos do século 21, a unidade faz parte da rede PH, que se diferencia pela educação de qualidade para o ENEM e vestibular, monitoria para os alunos, material didático contextualizado, momento de trocas e descobertas semanais chamados de PH’s, programa “O Líder em Mim!” para desenvolver a autonomia de cada aluno, tutoria para turma MED para os alunos que querem fazer o curso de Medicina, além de diversas atividades em campo.

O Colégio PH Ipanema é um dos mais modernos do Rio de Janeiro, conheça pessoalmente a proposta da rede!

Onde ficam as melhores escolas do Rio de Janeiro?

Veja aqui a localização das melhores escolas particulares no Rio de Janeiro:

  • Colégio de São Bento tem unidade no Centro do Rio.
  • Colégio Notre Dame possui unidades em Ipanema e Recreio dos Bandeirantes.
  • Colégio Santo Agostinho possui unidades no Leblon e Barra da Tijuca.
  • Colégio e Curso Ponto de Ensino tem diversas unidades, sendo nos bairros do Recreio, em Madureira, em Copacabana, na Tijuca e na Freguesia.
  • Colégio Carolina Patrício fica no bairro de São Conrado, na Zona Sul da cidade.
  • Colégio Santo Inácio fica em Ipanema e é uma das escolas católicas mais tradicionais da cidade.
  • Colégio PH tem unidades na Barra e em Ipanema, além das escolas que ficam em Botafogo, Alfabarra, Icaraí, Freguesia, Recreio, Piratininga e Tijuca.

E você, já conhecia algum desses colégios? Então, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e peça a opinião dos seus amigos sobre as melhores escolas particulares no Rio de Janeiro para matricular os seus filhos!

Conheça também imóveis próximos a Colégios no Rio de Janeiro.

Perguntas Frequentes

Quais as melhores escolas particulares?

Separamos as 7 melhores redes de ensino particulares do Rio de Janeiro neste artigo. Confira!

Educação de qualidade para os filhos

Quem deseja garantir uma educação de qualidade para os filhos tem excelentes opções de escolas particulares no Rio de Janeiro. Essa escolha, afinal, pode ser uma das mais determinantes para garantir um futuro cheio de conquistas para os pequenos, tendo como base uma educação exemplar e que estimule os jovens à leitura, ao questionamento, ao raciocínio lógico e ao sucesso.

Qualidade do conteúdo e corpo docente

A qualidade do conteúdo e do corpo docente estão entre as grandes preocupações na hora de escolher uma escola. Colégios com alguns dos professores mais renomados do Rio de Janeiro. Saiba mais lendo o artigo.

Você também pode gostar

1 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 5 (1 avaliações, média: 5,00 de 5)
Você precisa ser registrado para avaliar.
Loading...

Sem comentários

Deixe um comentário