Tempo de leitura 9 min


O Calçadão de Ipanema é um símbolo carioca, considerado um dos maiores representantes do Rio no Brasil e no mundo. O seu desenho pode ser visto em revistas, filmes e propagandas. Ele também está presente em músicas e poemas e é percorrido todos os dias por milhares de pessoas. É realmente extraordinário.

Não importa o dia, o mês, nem a estação do ano, o Calçadão sempre está cheio de pessoas passeando por suas belas pedras portuguesas. Ele fica localizado entre a Praia de Ipanema, uma das mais famosas e belíssimas praias, e a movimentada Avenida Vieira Souto.

No Calçadão, muitas atividades podem ser feitas, principalmente esportivas. Mas ele só se tornou o que é hoje por conta dos jovens da década de 70, que fizeram dele mais do que um simples Calçadão: e sim um ponto de encontro para conversar sobre a vida, tomar uma cerveja ou simplesmente aproveitar o dia.

Foi assim que o Calçadão de Ipanema passou a atrair diversos turistas que anseiam por um encontro com a sua celebridade favorita, com seu cantor adorado ou com algum atleta famoso, que utilizam o local como um lugar para exercício ou para diversão.

O Calçadão de Ipanema é um dos mais conhecidos do Brasil e do mundo e a sua imagem em fotos ou em vídeos é muito admirada por todos, pois é uma obra de arte, ainda mais com toda a paisagem ao seu redor. É realmente deslumbrante.

Quem passeia pelo Calçadão de Ipanema pode apreciar o que há de melhor na região. O local é realmente um tranquilizante para os olhos de seus frequentadores, que encontram uma grande variedade de opções de lazer e uma forte diversidade cultural.

Ipanema Calçadão

O Calçadão da Praia de Ipanema possui três Postos famosos em sua extensão, vários quiosques e até mesmo Casas de Cultura. Cada Posto tem sua característica particular e abrange a um determinado grupo de pessoas. Quem quer caminhar, passear com o cachorro, andar de bicicleta, correr, comer, namorar ou divagar sobre a vida vê no Calçadão uma excelente alternativa. E enquanto você faz tudo isso pode aproveitar uma das vistas mais bonitas do mundo e um pôr do sol como poucos.

A Praia de Ipanema, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, está situada entre o Arpoador e o Jardim de Alah. Ela é uma das praias mais famosas, não só do Brasil, mas do mundo e está sempre movimentada. Ao todo, a praia possui 2,6 km de extensão. Além disso, é na Praia de Ipanema que turistas e cariocas aproveitam para se exercitar, tomar sol ou dar um mergulho. É um excelente lugar para aproveitar a vida e se divertir.

Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.

São diversos os lançamentos residenciais e imóveis prontos em Ipanema, tais como o Helo Ipanema! Com acabamentos de alto padrão e infraestrutura completa, Ipanema é um dos bairros com os melhores imóveis de luxo do Rio de Janeiro. Conheça agora mesmo os melhores imóveis de luxo à venda em Ipanema!

Imóveis de luxo à venda em Ipanema RJ

Calçadão de Ipanema: Rio de Janeiro

Os cariocas em Ipanema possuem o hábito de aplaudir o pôr-do-sol. Esse costume foi lançado pelo jornalista Carlos Leonam, que em uma tarde no Posto 9, no verão de 68/69, com mais amigos célebres, como o Glauber Rocha, João Saldanha e Jô Soares, entre outros, ao ver o pôr-do-sol, disse:


O que está achando do conteúdo?



“Essa tarde merece uma salva de palmas!” 

E pronto. Imediatamente eles estavam em pé e aplaudindo a beleza da natureza. Depois, o publicitário Roberto Duallibi, da Agência DPZ, recriou essa icônica cena e a imortalizou em um comercial de bronzeador para a TV.

Outra tradição do Rio é a existência de blocos de Carnaval. O mais famoso é o “Simpatia É Quase Amor”, criado em 1985, e a Banda de Ipanema, ambos homenageados no metrô de Ipanema. Mas não é só isso. O bairro ainda conta com importantes Espaços Culturais, como a Casa de Cultura Laura Alvim, a Estação Ipanema de Cinema e o Teatro Ipanema. Opções para todos os gostos e de altíssimo nível.

Não é novidade para ninguém que Ipanema é um bairro que atrai turistas de todo o mundo, não apenas pela beleza de sua praia, mas também por sua história. Vários pontos de Ipanema são marcados por personalidades, como o Bar Garota de Ipanema, que era bastante frequentado por Vinícius de Moraes, sendo o local de criação da música de mesmo nome.

Praia de Ipanema: Calçadão de Ipanema

Não é segredo para ninguém que a beleza e o charme da Praia de Ipanema foram e são cantados em músicas, citados em poemas e textos. Não foram poucos os artistas que se inspiraram nas maravilhas presentes ali para escrever.



O principal exemplo disso é Garota de Ipanema, um clássico da Bossa Nova, que dispensa apresentações, foi escrita pelos gênios Vinícius de Moraes e Tom Jobim. O Posto 9 é considerado o principal ponto de encontro para os jovens e é muito frequentado por celebridades.

posto 9 praia de ipanema

A praia também costuma ser bastante utilizada para a prática de esportes como futebol, surf, frescobol, futevôlei (além de ser palco das suas principais competições) e skiboard.

E as atividades não se resumem só ao dia. Durante a noite a agitação é a mesma ou ainda maior, especialmente no Boteco Belmonte e nas opções de Pubs em Ipanema. Afinal, ali acontecem muitos shows ao ar livre para todos os públicos, desde concertos que apresentam música clássica até apresentações dos artistas famosos da atualidade.

Todos os brasileiros, mesmo que não tenham ido à Praia de Ipanema, certamente já escutaram falar desse local tão requisitado e buscado por turistas e pelos próprios cariocas.

Calçadão Ipanema: história

Ipanema foi fundado em 1894 e é um dos bairros mais nobres e renomados do Rio de Janeiro. Mas foi anos depois, mais precisamente na década de 60, que o calçadão que conhecemos hoje ganhou forma.

Atualmente, o bairro é considerado residencial, de classe média alta, com uma grande presença de bares e espaços culturais. O Calçadão de Ipanema possui uma história muito bonita, pois foi desenvolvido da década de 60 com pedras portuguesas pelo paisagista e arquiteto Renato Primavera Marinho.

Desenho do Calçadão de Ipanema

Anteriormente falamos que o calçadão como o conhecemos foi construído na década de 60. O arquiteto e paisagista Renato Primavera Marinho, criou esse belo projeto em comemoração ao quarto centenário da cidade do Rio de Janeiro.

desenho calçadão de ipanema

O desenho é exuberante, muito bem apreciado e utilizado em diversas aplicações, desde versões artísticas da obra até estamparias. As pedras portuguesas tornaram-se um símbolo do Rio de Janeiro, seja em Ipanema, em Copacabana, no Leblon, na Barra ou no Recreio. Todos os calçadões são feitos com esse material, só o que muda é o desenho. No caso da Barra, por exemplo, o desenho é de peixes e não ondas.

Hoje, o Rio possui mais de 1.200 milhões de metros quadrados de calçamento em pedras portuguesas. O cuidado é tanto que a Prefeitura até conta com uma equipe de calceteiros, que é a responsável pela recuperação e fixação das pedras.

Essa equipe é formada por 40 profissionais que participaram de um curso feito por profissionais portugueses. Os serviços na Orla de Ipanema incluem reparos e substituições das pedras desgastadas e são realizados regularmente.

O que fazer em Ipanema

Mesmo sendo um bairro badalado, ele também traz sossego para seus moradores. E não é só pela belíssima praia que ele é conhecido. A península da Pedra do Arpoador é um ponto muito procurado por surfistas, que também oferece trilhas e vistas belíssimas do pôr do sol.

Em direção ao centro, as ruas são muito arborizadas, proporcionando um contato direto com a natureza. Além disso, em Ipanema não faltam requintadas lojas, restaurantes em Ipanema e bares descontraídos onde, é claro, além de vários outros ritmos, se ouve principalmente bossa nova.

E, falando da grande oferta de bares e restaurantes sofisticados de Ipanema, alguns deles são premiados internacionalmente, tais como o Gero Ipanema, e são considerados como umas das grandes apostas da gastronomia carioca. Com vista para o mar, o Restaurante Galani, que fica no hotel Sofitel Ipanema, possui um cardápio com pratos muito bem elaborados e uma vista panorâmica de tirar o fôlego.

ipanema rj praias mais bonitas para morar

Outro renomado restaurante é o refinado Espaço 7zero6, que é aberto ao público e proporciona uma maravilhosa refeição em uma das mais espetaculares vistas da Praia de Ipanema. O restaurante está localizado no terraço do Praia Ipanema Hotel e é aberto tanto os para hóspedes quanto para os visitantes que contratam o day use.

Venha morar em Ipanema

Como se não bastasse tudo o que Ipanema proporciona, quem decide morar no bairro ainda está perto da praia; nada como morar pertinho do mar e ter aquele clima praiano e de tranquilidade em sua vida.

Além de toda essa calma, o bairro proporciona um contato direto com a natureza, algo mais do que necessário para quem quer recarregar as energias depois de um dia estressante de trabalho.

Com infraestrutura completa, como você pode ver, Ipanema é um dos bairros preferidos para quem procura por bairros nobres do Rio de Janeiro para morar. Saiba mais sobre os imóveis em Ipanema, acessando o site da Invexo Imobiliária, especialista em imóveis de luxo no Rio, atuando sempre com exclusividade.

O bairro também é conhecido por ser muito seguro e este, com certeza, é um dos maiores atrativos para quem quer investir em um imóvel residencial. Afinal de contas a proteção e a segurança são dois dos principais requisitos ao comprar um imóvel.

E o melhor: em Ipanema os imóveis são para todos os tipos de pessoas, sejam elas sozinhas, casais ou famílias, opções não faltam. O bairro é a escolha certa para quem não aceita nada menos do que o melhor.

Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.

Ipanema, localizada na Zona Sul carioca, é um dos melhores e mais nobres bairros para se viver no Rio de Janeiro. Conheça hoje mesmo os imóveis residenciais de luxo em Ipanema com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

Imóveis de luxo à venda em Ipanema RJ

O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.






    Perguntas Frequentes


    Onde está localizado o Calçadão de Ipanema?

    O Calçadão de Ipanema fica localizado entre a Praia de Ipanema e a Avenida Vieira Souto.

    Quantos postos fazem parte do Calçadão de Ipanema?

    No Calçadão de Ipanema há 3 Postos: Posto 8, Posto 9 e Posto 10.

    De qual material é feito o Calçadão de Ipanema?

    O Calçadão de Ipanema é feito de pedras portuguesas, assim como o Calçadão de Copacabana.

    Similar Posts