Bairros, Blog

Praia do Arpoador Ipanema RJ

julho 15, 2021
arpoador ipanema

Com certeza você já ouviu falar em Arpoador Ipanema e sua beleza sem igual. Trata-se de um dos lugares mais espetaculares da Zona Sul do Rio de Janeiro, seja pelo visual arrebatador ou pela atmosfera divertida que permeia o ambiente.

Arpoador Ipanema Beach

Localizada entre a praias do Diabo e Ipanema, Arpoador é o nome de uma praia e de uma formação rochosa.

Situada no bairro de Ipanema, na Cidade Maravilhosa, Arpex, que é como os cariocas chamam a Praia do Arpoador mais intimamente, é um local com certo ar de exclusividade por ser menor que o usual, com cerca de 500 metros de comprimento.

Point de surfistas, o trecho de praia entre os bairros Copacabana e Ipanema é também o local favorito dos cariocas para assistir ao pôr do sol. Para muitos, é uma tradição local apreciar o espetáculo natural.

Historiadores atribuem a origem do nome ‘Arpoador’ ao fato de que, no período colonial, o local era utilizado por pescadores (arpoadores) para visualização e pesca com arpões das baleias que se aproximavam do local.

No entanto, outros dizem que o nome surgiu da observação aérea da Pedra do Arpoador, que sugere a alguns a visualização de uma pessoa segurando um objeto semelhante a um arpão.

Podemos dizer que o Arpoador é pop. O local é tema recorrente de várias produções artísticas, em composições de grandes nomes da música brasileira, como Cazuza e Skank em “Faz parte do meu show” e “Te ver”, respectivamente.

Aliás, mais uma curiosidade: Arpoador foi a praia escolhida pela alemã radicada no Brasil Miriam Etz para usar, pela primeira vez em terras brasileiras, o biquíni, peça que causou uma série de polêmicas naqueles tempos. O fato ocorreu em 1948.

Hotel Arpoador Inn Ipanema Rio de Janeiro

O Hotel Arpoador Inn é uma combinação de elementos que traduz a vida carioca, ou seja: elegância, sofisticação, beleza e alegria.

O antigo Arpoador Inn, que funcionou entre 1974 e 2016 e reabriu em 2019 apenas como hotel Arpoador depois de uma repaginação total e muito bem sucedida, tem 49 quartos espalhados por 7 andares.

Segue sendo um hotel independente e tem como grande trunfo uma das localizações mais cobiçadas pela Cidade Maravilhosa.

No Arp, o restaurante do hotel, tem ainda a cozinha saudável e o cardápio de drinques cheios de infusões, assinados por duas grandes pesquisadoras da gastronomia e da mixologia brasileiras: Roberta Sudbrack e Néli Pereira, respectivamente.

O topo do edifício onde ficava a casa de máquinas se transformou em um rooftop onde ficam a piscina com serviço de bar, a sauna a vapor e um guarda-corpo de vidro que entrega a vista para o Arpoador e a Praia de Ipanema.

O hotel não conta com uma estrutura de academia, mas oferece aulas de yoga e mantém uma parceria com a Body Tech, que garante desconto no valor da diária.

A proximidade com o mar inspirou o arquiteto Thiago Bernardes a pensar o edifício como uma embarcação. E, de fato, é justamente essa é a sensação quando atravessamos os corredores brancos com janelas que lembram escotilhas.

Assim como as cabines dos navios, o projeto de marcenaria integra móveis que se encaixam uns nos outros, de modo que seja aproveitado ao máximo o espaço dos quartos.

Vale dizer que os apartamentos próximos ao Arpoador também são tão fabulosos quanto as hospedagens que encontramos nas redondezas. Tratam-se de unidades luxuosas, cada uma com aquele ar de exclusividade tão marcante na região.

Os apartamentos contam com projetos arquitetônicos arrojados e apresentam espaços amplos, acabamento de primeira e condomínios repletos de itens de segurança e opções de lazer.

Os imóveis residenciais em Ipanema fazem parte da identidade rica, bela e cultural desse bairro, considerado um dos mais charmosos do Rio de Janeiro.

Ipanema Arpoador

Há muito mais que assistir ao espetáculo promovido pelo pôr do sol na Pedra do Arpoador nessa região.

Assim, um dos destaques do local é o Forte de Copacabana, que fica a menos de 500 metros da Pedra do Arpoador.

Por lá, a entrada é gratuita às terças-feiras. Nesse passeio você também pode visitar o Museu Histórico e o Café do Forte, uma filial da famosa Confeitaria Colombo.

O Parque Garota de Ipanema também fica bem perto da Praia do Arpoador. Sendo assim, é uma boa opção para quem gosta de praticar esportes ao ar livre, andar de bicicleta ou apenas contemplar a natureza.

O parque conta com uma quadra poliesportiva, playground para crianças e ringue de patinação.

Recentemente, o parque passou por uma revitalização. Foi realizada a manutenção do mobiliário urbano e a limpeza de pichações.

Houve ainda, além disso, pintura de postes, recuperação do fraldário, reparos em brinquedos e solda no alambrado.

As ondas da Praia do Arpoador costumam atrair surfistas e também aqueles que não têm familiaridade com a prática. Isso porque há no local algumas escolas de surf.

Para quem curte andar de bicicleta, recomendamos pedalar sobre a orla para aliviar o estresse e ter um momento reflexivo no dia. É uma ótima pedida!

Tradicionalmente, as lojas da Galeria River eram bastante frequentadas pelos surfistas da Praia do Arpoador. Mas além disso, com o passar dos anos, foram abertas opções também aos adeptos do skate, da escalada, dos patins, do trekking, das lutas e da tatuagem.

Hoje, com espaço inclusive para a gastronomia, o local reúne os jovens após um grande dia de praia.

Confeitaria Colombo

Já a Feira Hippie, que é de fato a maior feira de artesanato e artes do Rio de Janeiro, funciona desde 1968. No local se vende desde telas de artistas plásticos, roupas e biquínis até lembrancinhas e comidas.

Restaurantes Arpoador

Assim como em grande parte da Cidade Maravilhosa, a região do Arpoador conta com ótimas opções gastronômicas. Abaixo, alguns dos principais restaurantes do bairro:

Broth Restaurante — em um sistema de buffet por quilo, o Broth, na Avenida Rainha Elisabeth, 480, conta com mais de 120 opções, incluindo pratos saudáveis, veganos, carnes e sobremesas. O atendimento é ágil, a comida está sempre fresca e o ambiente é bastante acolhedor;

Vezpa Pizzas — localizado na Rua Farme de Amoedo, 75, o ambiente é descolado e perfeito, sobretudo para se refrescar e ter aquela resenha pós-praia. Além da pizza inteira, a casa trabalha também com o sistema de fatias, incluindo o combo de almoço (dois pedaços e uma bebida);

Gero — por fim, com perfil eclético, o Gero está no aclamado Hotel Fasano. O ambiente acolhedor e sofisticado combina muito bem com a experiência gastronômica requintada, digna de prêmio. É uma boa pedida para quem aprecia um toque de luxo.

Como ir ao Arpoador

Existem várias formas de ir para a Pedra do Arpoador. Por exemplo, é possível alugar uma bicicleta, pedir uma corrida por aplicativo, pegar metrô ou ônibus.

Mas se estiver em Copacabana ou Ipanema, você pode ir caminhando pela orla até atravessar o Parque Garota de Ipanema. Dessa forma, é possível chegar ao calçadão da praia sem grandes dificuldades.

Além disso, são várias as linhas de ônibus que param perto da Praia do Arpoador.

Já para usar as linhas de metrô L1 e L4, basta descer na estação General Osório e virar para a esquerda ao chegar no calçadão, de frente para o mar, até avistar a Pedra do Arpoador.

Morar na região do Arpoador

Como pode perceber, morar na região do Arpoador é uma ótima pedida para quem não abre mão da sofisticação.

Além disso, como não poderia deixar de ser, o Arpoador conta com uma ótima infraestrutura. Isso significa que os serviços disponíveis no local são diversos e completos. O transporte é eficiente e tem tudo que uma região nobre pode dispor.

Por fim, a região conta com ótimas opções de imóveis residenciais, cada uma com seu estilo, completa em termos de acabamento, segurança e infraestrutura. Com certeza no Arpoador você encontrará o imóvel dos seus sonhos!

Conheça os imóveis residenciais que contam com o lifestyle de Ipanema na INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

bloco ipanema

Perguntas Frequentes

Onde está localizada a Praia do Arpoador?

O Arpoador está localizado entre o Forte de Copacabana e a Praia de Ipanema. Com uma formação rochosa característica, trata-se de uma praia pequena, com cerca de 500 metros de comprimento e ondas fortes.

Qual é o endereço do Hotel Arpoador Inn?

O Hotel Arpoador Inn fica na Rua Francisco Otaviano, 177 –Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22080-046.

Você também pode gostar

1 comentário

  • Avatar
    Responder Carlos julho 15, 2021 at 12:27 pm

    Prezados(as), boa tarde.
    Primeiramente já peço desculpas por utilizar esse canal para tal dúvida sem estar relacionado com o assunto da matéria. Entretanto, como encontrei esse link (https://invexo.com.br/lancamento/rua-noemia-nunes-fernandes-araujo-olaria-rio-de-janeiro-rj/) em vosso site. Como percebi que aqui no blog há uma “maior atividade” do que nas redes sociais, optei por enviar aqui.

    Quanto ao link citado, há alguma informação nova sobre o empreendimento? Não consigo dado algum sobre ele, nem no site da Fernandes Araújo. Vejo que o foco maios de vocês é nos bairros da Zona Sul, Tijuca e Barra. Mas ficarei imensamente grato se tiverem alguma informação sobre esse de meu interesse.

    Fico no aguardo da resposta.
    Agradeço antecipadamente a atenção e apresento meus melhores cumprimentos.

  • Deixe um comentário