Bairros, Blog

Estação de Metrô no Leblon

abril 18, 2020
Estacao Metro Leblon

A Estação Metrô Leblon compreende duas paradas distintas: a Estação Antero de Quental e a Estação Jardim de Alah.

Criadas em 2016, ambas são modernas, equipadas com várias funcionalidades, serviços e comércios que facilitam a vida de quem trafega no bairro pela Linha 4 do MetrôRio.

O metrô é um dos meios de transporte mais utilizados atualmente para facilitar a mobilidade urbana, que a cada dia exige maior rapidez em todos os seus processos.

A ausência de obstáculos e cruzamentos em sua via única faz desse meio um dos mais acessados no Rio: alivia o tráfego na superfície e favorece a agilidade dos passageiros, que chegam em poucos minutos de uma estação a outra.

Acompanhe nosso artigo e saiba mais!

Estação Metrô Leblon

O metrô do Rio de Janeiro foi inaugurado no ano de 1979, atendendo uma distância curta (menos de 5 km), contando com poucos pontos pela cidade e operando em horário limitado.

As expansões iniciais aconteceram entre 1980 e 1984. Em 1998 o metrô já era de concessão da MetrôRio.

Atualmente o metrô carioca possui 41 estações, sendo duas conhecidas por Estação Metrô Leblon: Estação Jardim de Alah e Estação Antero de Quental.

Ambas foram inauguradas em 2016 para atender a demanda dos jogos olímpicos e são integrantes da Linha 4, que atinge um percurso de 16 km.

A Linha 4 liga a Zona Sul à Zona Oeste, da Estação Jardim Oceânico até Estação Nossa Senhora da Paz.

Com um tempo de viagem rápido, de pouco mais de 10 minutos, a criação da linha e das estações facilitou muito a vida de quem precisa se dirigir até o bairro, seja a trabalho ou mesmo para quem mora na região e precisa circular por entre esses diferentes pontos.

Todas as estações de metrô do Rio são muito bem equipadas e apresentam serviços e estabelecimentos comerciais de segmentos distintos, para facilitar o cotidiano de todos os seus passageiros.

Além disso, se encontram em pontos estratégicos, o que vem a favorecer principalmente quem trabalha ou precisa se deslocar para os principais comércios e serviços do bairro.

Muitos moradores também se beneficiam do transporte via metrô, pela rapidez e agilidade, itens essenciais na rotina de quem reside no Leblon.

Rodeado por vários espaços de lazer e estabelecimentos comerciais, o Leblon tem os imóveis residenciais mais luxuosos do Rio. Apartamentos de Luxo no Leblon com acabamento de alto padrão, localização privilegiada e condomínios com lazer completo.

apartamentos de luxo no leblon

Estação Metrô Leblon: Antero de Quental

A Estação Antero de Quental está localizada na praça de mesmo nome e possui dois pontos de entrada: o Acesso A, pela Avenida Bartolomeu Mitre e Acesso B pela Rua General Urquiza.

Dispõe de diversas facilidades e possui acesso para PCD.

Para proporcionar uma acessibilidade ampla, a estação tem piso tátil, marcação em braille, escada rolante, rampas e elevadores.

As entradas têm horários diferentes de funcionamento e a estação permite diferentes tipos de integrações, como metrô na superfície (Antero de Quental/Gávea) e vans que circulam pela região.

antero de quental Estacao de Metro no Leblon

Facilitando a rotina de todos os passageiros, a Estação Antero de Quental também disponibiliza de comércios e serviços, tais como:

  • Máquina de cartão MetrôRio (carga e recarga, aceitando diversos tipos de pagamento);
  • Comércio de cartões de transporte RioCard;
  • Caixa Eletrônico 24 horas;
  • Lockers da Clique e Retire;
  • Patinetes Yellow;
  • Mobi Box (vending machine de acessórios para celulares);
  • Megamatte;
  • Kidoguinho;
  • Starbucks;
  • Oakberry Açaí.

Rodeada por diversos espaços de lazer, compras e gastronomia, a Estação Antero de Quental está em uma localização privilegiada no Leblon.

Essa fração do bairro abriga preciosos lugares:

  • Padaria Rio-Lisboa: famosa padaria criada no início da década de 40 por uma família portuguesa;
  • CDPI Leblon: Centro de Diagnóstico por imagem;
  • Mirante do Leblon: um dos principais cartões-postais do Rio, com vista esplêndida para orla do Leblon e Ipanema, perto do Posto 12;
  • Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos: parque com jardins, passeios e mirantes para observar os mais famosos e belos pontos do Rio;
  • Jardim Pernambuco: um dos condomínios mais restritos e conhecidos do Leblon, fica a poucos metros da Estação Antero de Quental. Residência de artistas e pessoas públicas como Hélio de La Peña, Armínio Fraga e o autor de novelas Manuel Carlos;
  • Essência Leblon Mozak: lançamento no Leblon, o condomínio tem previsão de entrega para 2023 e fica a poucos minutos da estação.

A estação também atende a região do Alto Leblon, com uma localização bastante próxima do Supermercado Zona Sul, do Hotel Promenade Palladium, Giuseppe Grill e CT Boucherie.

Vários bares, pubs e outros restaurantes estão presentes nesse perímetro.

Estação Jardim de Alah Leblon

A Estação Jardim de Alah possui quase a mesma configuração da Estação Antero de Quental.

O Acesso A fica na Av. Borges de Medeiros e o Acesso B na Rua Almirante Pereira Guimarães.

Permite integrações com vans circulares e fica próxima dos principais comércios da região.

Seu horário de funcionamento, para ambas as entradas, é de Segunda-feira a Sábado das 5h à meia-noite, Domingos e feriados das 7h às 23h.

Oferece acessibilidade ampla para PCD, com piso tátil, rampas, marcação em braille, elevadores e escada rolante.

jardim de alah Estacao de Metro no Leblon

Além dessas comodidades, a estação possui uma pequena rede de serviços e comércios bastante funcional, semelhante aos da Estação Antero de Quental.

Além das máquinas de cartão, caixa eletrônico 24 horas e vending machines, a Estação Jardim de Alah apresenta:

  • Game House;
  • Nhô sorvetes;
  • Maria de Minas (cafeteria e pão de queijo);
  • Tijukapas (acessórios para celular).

A Estação Jardim de Alah é circundada por diversos tipos de comércios e atrações diferentes, como por exemplo:

  • Shopping Rio Design Leblon: Inicialmente atendendo somente ao mercado de design de interiores, o local passou a servir como ponto varejista em 2004. Suas lojas são de marcas consagradas e os restaurantes entram para a lista dos melhores avaliados no Rio, como o Irajá e Zazá Bistrô;
  • Shopping Leblon: Inaugurado em 2006, é um dos espaços de compra, gastronomia e entretenimento mais famosos do bairro, contando com um mix de lojas surpreendente, restaurantes premiados, cinemas e teatro;
  • Tita Bistrô: Bistrô vegano, requintado e com ambiente aconchegante. Localizado a poucos metros da Estação Metrô Leblon;
  • Werner Leblon: um dos mais procurados salões do Rio está em uma distância de poucos minutos da Estação Jardim de Alah;
  • Posto 11: ponto na orla do Leblon de onde se pode ver cartões-postais do Rio, como o Cristo Redentor e Morro Dois Irmãos. É muito frequentado por famílias, sendo um bom local para levar as crianças. Posto conhecido também por oferecer práticas de esportes como treino funcional, meditação, yoga e outras atividades coletivas.

O perímetro ao redor da Estação Jardim de Alah também possui supermercados, como o Supermercado Zona Sul, o Hortifruti (loja Leve) Leblon, farmácias, petshops e os bancos mais conhecidos e utilizados (Safra, Pine, Itau Personnalité, Bradesco, Santander, Caixa Econômica e Banco do Brasil).

Conheça um dos melhores bairros do Rio

A Estação Metrô Leblon, que na verdade compreende as estações Antero de Quental e Jardim de Alah, possui atributos que combinam com a região onde está situada: é moderna, com uma estrutura completa, grande quantidade de serviços, facilidades e comodidades.

O Leblon é um dos melhores locais para morar no Rio de Janeiro, por unir tradição e inovação.

A alta qualidade de vida do bairro é resultado de suas paisagens naturais exuberantes, de sua ampla rede de comércios e dos melhores imóveis disponíveis na cidade.

A região oferece opções para todas as ocasiões, desde quem pretende encontrar uma moradia solo até quem busca por grandes metragens para abrigar a família inteira.

A maioria dos edifícios e condomínios possuem uma estrutura premium, de alto padrão, oferecendo segurança 24 horas (maioria incluindo vigilância perimetral), quadras esportivas, piscinas, salões de festas, espaços gourmets, spa, playground e outras opções fantásticas.

Se você gostou do nosso artigo e se interessou por todos os grandes benefícios oferecidos por essa região, fazemos um convite para conferir nossa seleção especial de apartamentos no Leblon em nosso site.

São diversos tipos de metragens (entre 30m² até mais de 500m²), em localização privilegiada de frente para a praia ou com vista para outros maravilhosos pontos da cidade.

Você poderá encontrar opções com garden, cobertura triplex e outras com direito de uso de laje, contando sempre com infraestrutura condominial completa e moderna.

Confira os apartamentos de luxo à venda no Leblon da INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

imoveis residenciais no Leblon

Perguntas Frequentes

Onde fica a Estação Metrô Leblon Antero de Quental?

A Estação Antero de Quental está localizada na praça de mesmo nome e possui dois pontos de entrada: o Acesso A, pela Avenida Bartolomeu Mitre e Acesso B pela Rua General Urquiza.

Onde fica a Estação Metrô Jardim de Alah?

A Estação Jardim de Alah possui quase a mesma configuração da Estação Antero de Quental. O Acesso A fica na Av. Borges de Medeiros e o Acesso B na Rua Almirante Pereira Guimarães.

Qual é o horário da Estação Metrô Leblon?

Estação Jardim de Alah: horário de funcionamento, para ambos os acessos, é de Segunda-feira a Sábado das 5h à meia-noite, Domingos e feriados das 7h às 23h.

Estação Antero de Quenta:

  • Acesso A Bartolomeu Mitre : Segunda a Sábado das 5h à meia-noite; Domingos e feriados das 7h às 23h
  • Acesso B General Urquiza: Segunda a Sábado das 5h às 22h; Domingos e feriados não abre

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário