Tempo de leitura 8 min


Quem é que resiste a uma rodada de cerveja gelada e deliciosas porções em um dia de sol? Se você é desses que amam dar aquela passadinha no bar após pegar uma praia, o Veloso Leblon certamente é o lugar.

Hoje falaremos um pouco sobre a trajetória, o menu e todas as características desse clássico carioca. Confira este artigo e saiba mais! Próximo ao Posto 12, o popular gastrobar fica na Rua Aristides Espínola, esquina com a Avenida General San Martin, um concorrido point da região e bastante frequentado por jovens.

O lugar é procurado por quem frequenta a Praia do Leblon e o Mirante do Leblon durante o dia, mas a boemia e a diversão vão noite adentro. Localizado estrategicamente perto das melhores atrações do bairro, o Bar do Veloso virou uma parada obrigatória para quem deseja conhecer o Rio de Janeiro.

O Veloso Bar é um lugar muito nostálgico para quem aprecia os anos de ouro da MPB, pois ele faz parte da gama de estabelecimentos que formaram muitos artistas na orla do Rio de Janeiro, já conhecido como cidade cultural na época da Bossa Nova.

Aliás, foi no Bar do Veloso que tudo começou quando o assunto é Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Isso porque os artistas naquela época já frequentavam o prédio do proprietário, que se chamava Veloso. Há especulações de que o nome do bar tenha sido uma homenagem ao artista Caetano Veloso, e isso não deve ser ignorado, porque uma coisa não exclui a outra. Afinal, estamos falando do Leblon e Ipanema, os bairros da Bossa Nova.

Bares no Leblon

Apesar de estar localizado no Leblon, foi no lendário Bar Garota de Ipanema, em Ipanema, onde de fato tudo começou, pois os donos se inspiraram nas histórias que se cruzam sobre os artistas cariocas daquela época. O estabelecimento, que fica na Rua Vinicius de Moraes, era conhecido antigamente pelos artistas como Bar Veloso, por conta do nome do proprietário.

Achei o clima do local super agradável, em uma ruazinha arborizada, próximo à praia do Leblon. (…)

Recomendo: pedir a batata com queijo e a carne com gorgonzola.

Ticiana Xavier no TripAdvisor

Foi em Ipanema que Tom Jobim e Vinicius viram passar avistaram Helô Pinheiro em “seu doce balanço a caminho do mar” e compuseram o hit internacional “Garota de Ipanema” que acabou por rebatizar o bar Garota de Ipanema, que já na década de 1970 foi comprado pelos donos atuais.

Reza a lenda que certa vez Tom Jobim estava no já renomeado Garota de Ipanema e recebeu um telefonema. O proprietário o chamou e Tom atendeu e respondeu: “Eu estou no Veloso”.

E foi desse incidente que surgiu a inspiração de usar, ou manter, o nome no Bar do Veloso Leblon, que viria a ser inaugurado em 2008 pelos mesmos donos. Há quem diga também que o nome é uma homenagem ao cantor e compositor Caetano Veloso.

Especulações à parte, fato é que Veloso Leblon é um lugar carioquíssimo e amado por que lá frequenta. A tradicionalidade o bar se mescla com a história do antigo bairro da Zona Sul, proporcionando aos moradores a experiência única de viver em um bairro tão tradicional e nobre do Rio.


O que está achando do conteúdo?



Oportunidades únicas de imóveis exclusivos no Leblon. Siga nosso canal no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região.

Rodeado por vários espaços de lazer e estabelecimentos comerciais, o Leblon tem os imóveis residenciais mais luxuosos do Rio. Conheça os imóveis de luxo no Leblon com acabamento de alto padrão, localização privilegiada e condomínios com área de lazer completa.

Imóveis de luxo à venda no Leblon

Bar Veloso Leblon

O ar descontraído e descolado, as mesas ocupadas na calçada e o público bebendo chope na varanda aberta já é um cenário corriqueiro para quem passa lá por perto. Além do ótimo custo-benefício, é justamente esse espírito festivo que há mais de 15 anos faz do Veloso Leblon a parada ideal para aquele farto almoço pós-praia ou para uma resenha de boteco.

Em 2017, a casa fechou por alguns meses para uma reforma. Já repaginado, o local ganhou tratamento acústico, novos banheiros, grafites nas paredes e outros aspectos na decoração. O resultado foi um ambiente muito bem balanceado entre o Rio de Janeiro dos tempos da Bossa Nova e o contemporâneo.



Atualmente, além do salão para 80 pessoas no andar de baixo, a casa também conta com um segundo andar com capacidade para 40 pessoas. Ou seja, seja pelo ambiente em si ou pelo tamanho, o Veloso Leblon é o bar ideal para eventos, festas, shows e lançamentos.

comida de boteco bar veloso

Dentre as facilidades do Bar do Veloso, destacamos os seguintes:

  • Comida para levar;
  • Reservas;
  • Mesas ao ar livre;
  • Televisão;
  • Acesso para cadeirantes;
  • Bar completo;
  • Wi-fi;
  • Serviço de mesa.

Cardápio Veloso Leblon

Como não poderia deixar de ser, o Veloso Leblon também faz bonito no quesito gastronomia. A cozinha oferece o que há de melhor no universo da comida de botequim, mas também inova em algumas ocasiões. Junto com a reforma, o bar ganhou uma repaginação no menu. Agora o cardápio oferece uma ampla gama de pizzas, hambúrgueres e espetadas, como a de filé, acompanhada de farofa e molho à campanha.

O chef Alexandre Giacomazzi, que estudou na Scuola Di Arte Culinária Cordon Bleu em Firenze, na Itália, aposta nas pizzas, além de espetos e grelhados para o cardápio. Entre as opções de espetos, todos acompanhados de farofa e molho à campanha, estão as de frango, filé, salsichão e camarão. Outra boa pedida é o crostini, uma espécie de bruscheta, nos sabores parmesão e ragu de linguiça.

Também são elogiados outros itens do cardápio, como a porção de bolinho de bacalhau, de croquetes e também a casquinha de siri. Entre os pratos do Veloso Leblon, vale mencionar a generosa picanha na pedra, que serve mais de duas pessoas e vem acompanhada de farofa de ovos, fritas, arroz e molho à campanha.

bebidas bar veloso

Por fim, no setor das bebidas, o carro-chefe não poderia deixar de ser o indispensável chope Brahma e “a mais gelada cerveja Original no Rio de Janeiro”, como afirmam os proprietários. A variedade de cachaças também chama atenção. Vale muito a pena conferir a carta de drinks assinada pelo premiado mixologista Alex Mesquita.

Menção especial para o Spritz do Veloso feito de Aperol, bitter de laranja e espumante Brut. O destaque também vai para outras criações, a exemplo das gin tônicas refrescantes e aromatizadas à frio, como a de Bombay Sapphire com coentro, laranja bahia e água tônica. Outro grande hit do bar é o Clericot em jarras de 1,5 litro que leva espumante, cointreau, lima da pérsia, maçã verde e pêssego.

Bares no Leblon: Como chegar no Veloso

De fato, este é um bairro que se destaca quando falamos sobre variedade e lazer, já que já muitas opções de o que fazer no Leblon. Mas se tem uma coisa que o bairro faz qualquer um ficar de queixo caído é a quantidade de excelentes bares no Leblon. Fica até difícil escolher um só. Aqui estão o endereço e horário de funcionamento do Bar do Veloso no Leblon:

Endereço: Rua Aristides Espínola, 44, Leblon, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 11h à 01h.

Enquanto alguns desses estabelecimentos apostam na informalidade e na gastronomia tradicional de botequim, outros têm como o seu ponto forte as belezas naturais desse charmoso bairro da Zona Sul. E isso por si só vem ao encontro da identidade do bairro: uma região que abriga estabelecimentos sofisticados, tais como os famosos restaurantes do Leblon, mas que muitas vezes também carregam uma dose de despojamento na medida certa.

Seja mais tradicional e com características com Rio antigo (Veloso, Jobi, Belmonte e Bracarense), seja mais contemporâneo e sofisticado (Jeffrey e Yndú Lounge), no Leblon você com certeza encontrará o bar perfeito para seu dia ou sua noite. Tradicional e charmoso, o Leblon está repleto de atrações sociais e culturais.

Trata-se de uma região repleta de sofisticação e belas paisagens naturais, como o Morro Dois Irmãos, ideal para quem quer viver com muito conforto e segurança. Na verdade, não é nenhum exagero dizer que o bairro tem tudo que você precisa para viver bem e em grande estilo. No Leblon você pode encontrar excelentes restaurantes, bares, lojas de roupa, supermercados no Leblon, farmácias, cafés, teatros, livrarias e demais serviços.

Além disso, os imóveis disponíveis no bairro dão um show à parte. São apartamentos e coberturas de alto padrão, com metragens amplas, cômodos bem distribuídos e muito requinte nos acabamentos e ambientes. Enfim, o Leblon conta com opções para quem busca comodidade e localização privilegiada e o que há de melhor.

Oportunidades únicas de imóveis exclusivos no Leblon. Siga nosso canal no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região.

O bairro da Zona Sul possui o m² mais valorizado da cidade, sendo considerado também o bairro mais nobre do Rio. Confira os imóveis de luxo à venda no Leblon com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

imoveis residenciais leblon rio de janeiro rj morro dois irmaos

O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.






    Perguntas Frequentes


    Similar Posts