Bairros, Blog

Veloso Leblon: reduto da boemia no Posto 12

março 24, 2021
bar veloso leblon

Quem é que resiste a uma rodada de cerveja gelada e deliciosas porções em um dia de sol? Se você é desses que amam dar aquela passadinha no bar após pegar uma praia, o Veloso Leblon certamente é o lugar.

Hoje falaremos um pouco sobre a trajetória, o menu e todas as características desse clássico carioca. Confira este artigo e saiba mais!

História do Veloso Leblon

Próximo ao Posto 12, o popular gastrobar fica na Rua Aristides Spínola, esquina com a Avenida General San Martin, um concorrido point da região e bastante frequentado por jovens.

Apesar de estar localizado no Leblon, foi no lendário Bar Garota de Ipanema onde de fato tudo começou.

O estabelecimento da Rua Vinicius de Moraes era conhecido antigamente pelos artistas como Bar Veloso, por conta do proprietário.

Inclusive, foi lá que Tom Jobim e Vinicius viram passar avistaram Helô Pinheiro em “seu doce balanço a caminho do mar” e compuseram o hit internacional que acabou por rebatizar o bar, que já na década de 1970 foi comprado pelos donos atuais.

Reza a lenda que certa vez Tom Jobim estava no já renomeado Garota de Ipanema e recebeu um telefonema. O proprietário o chamou e Tom atendeu e respondeu: “Eu estou no Veloso”.

E foi desse incidente que surgiu a inspiração de usar o nome no bar Veloso Leblon, que viria a ser inaugurado em 2008 pelos mesmos donos.

Há quem diga também que o nome é uma homenagem ao cantor e compositor Caetano Veloso. Especulações à parte, fato é que Veloso Leblon é um lugar carioquíssimo e amado por que lá frequenta.

A tradicionalidade o bar se mescla com a história do antigo bairro da Zona Sul, proporcionando aos moradores a experiência única de viver em um bairro tão tradicional e nobre do Rio.

Rodeado por vários espaços de lazer e estabelecimentos comerciais, o Leblon tem os imóveis residenciais mais luxuosos do Rio. Apartamentos de Luxo no Leblon com acabamento de alto padrão, localização privilegiada e condomínios com lazer completo.

apartamentos de luxo no leblon

Ambiente do Veloso Leblon

O ar descontraído e descolado, as mesas ocupadas na calçada e o público bebendo chope na varanda aberta já é um cenário corriqueiro para quem passa lá por perto.

Além do ótimo custo-benefício, é justamente esse espírito festivo que há mais de 13 anos faz do Veloso Leblon a parada ideal para aquele farto almoço pós-praia ou para uma resenha de boteco.

comida de boteco bar veloso

Em 2017, a casa fechou por alguns meses para uma reforma. Já repaginado, o local ganhou tratamento acústico, novos banheiros, grafites nas paredes e outros aspectos na decoração.

O resultado foi um ambiente muito bem balanceado entre o Rio de Janeiro dos tempos da Bossa Nova e o contemporâneo.

Atualmente, além do salão para 80 pessoas no andar de baixo, a casa também conta com um segundo andar com capacidade para 40 pessoas.

Ou seja, seja pelo ambiente em si ou pelo tamanho, o Veloso Leblon é o bar ideal para eventos, festas, shows e lançamentos.

Cardápio Veloso Leblon

Como não poderia deixar de ser, o Veloso Leblon também faz bonito no quesito gastronomia. A cozinha oferece o que há de melhor no universo da comida de botequim, mas também inova em algumas ocasiões.

Junto com a reforma, o bar ganhou uma repaginação no menu. O chef Alexandre Giacomazzi, que estudou na Scuola Di Arte Culinária Cordon Bleu em Firenze, na Itália, aposta nas pizzas, além de espetos e grelhados para o cardápio.

Entre as opções de espetos, todos acompanhados de farofa e molho à campanha, estão as de frango, filé, salsichão e camarão. Outra boa pedida é o crostini, uma espécie de bruscheta, nos sabores parmesão e ragu de linguiça.

Também são elogiados outros itens do cardápio, como a porção de bolinho de bacalhau, de croquetes e também a casquinha de siri.

Entre os pratos do Veloso Leblon, vale mencionar a generosa picanha na pedra, que serve mais de duas pessoas e vem acompanhada de farofa de ovos, fritas, arroz e molho à campanha.

Por fim, no setor das bebidas, o carro-chefe não poderia deixar de ser o indispensável chope Brahma e “a mais gelada cerveja Original no Rio de Janeiro”, como afirmam os proprietários. A variedade de cachaças também chama atenção.

bebidas bar veloso

Vale muito a pena conferir a carta de drinks assinada pelo premiado mixologista Alex Mesquita. Menção especial para o Spritz do Veloso feito de Aperol, bitter de laranja e espumante Brut.

O destaque também vai para outras criações, a exemplo das gin tônicas refrescantes e aromatizadas à frio, como a de Bombay Sapphire com coentro, laranja bahia e água tônica.

Outro grande hit do bar é o Clericot em jarras de 1,5 litro que leva espumante, cointreau, lima da pérsia, maçã verde e pêssego.

Bares no Leblon

De fato, Leblon é um lugar que se destaca quando falamos sobre variedade e lazer. Mas se tem uma coisa que o bairro faz qualquer um ficar de queixo caído é a quantidade de excelentes bares e botequins. Fica até difícil escolher um só.

Enquanto alguns desses estabelecimentos apostam na informalidade e na gastronomia tradicional de botequim, outros têm como o seu ponto forte as belezas naturais desse charmoso bairro da Zona Sul.

E isso por si só vem de encontro à identidade do Leblon: uma região que abriga estabelecimentos sofisticados, mas que muitas vezes também carregam uma dose de despojamento na medida certa.

Seja mais tradicional e com características com Rio antigo (Veloso, Jobi, Belmonte e Bracarense), seja mais contemporâneo e sofisticado (Jeffrey e Yndú Lounge), no Leblon você com certeza encontrará o bar perfeito para seu dia ou sua noite.

Imóveis no Leblon

Tradicional e charmoso, o Leblon está repleto de atrações sociais e culturais. Trata-se de uma região repleta de sofisticação e belas paisagens naturais, ideal para quem quer viver com muito conforto e segurança.

Na verdade, não é nenhum exagero dizer que o bairro tem tudo que você precisa para viver bem e em grande estilo.

No Leblon você pode encontrar excelentes restaurantes, bares, lojas de roupa, supermercados, farmácias, cafés, teatros, livrarias e demais serviços.

Além disso, os imóveis disponíveis no bairro dão um show à parte. São apartamentos e coberturas de alto padrão, com metragens amplas, cômodos bem distribuídos e muito requinte nos acabamentos e ambientes.

Enfim, o Leblon conta com opções para quem busca comodidade e localização privilegiada e o que há de melhor.

Confira os apartamentos de luxo à venda no Leblon da INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

imoveis residenciais no Leblon

Perguntas Frequentes

Qual é o endereço do Veloso Leblon?

O Veloso Leblon fica na Rua Aristides Spínola, 44, esquina com a Avenida General San Martin.

Qual é o horário de atendimento do Veloso Leblon?

O Veloso Leblon abre todos os dias, das 11h30 às 02h.

Qual é o telefone do Veloso Leblon?

O telefone do Veloso Leblon é o (21) 2274-9966.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário