Bairros, Blog

Sinagoga Edmond Jacob Safra em Ipanema – Horários, eventos e mais

dezembro 16, 2021
sinagoga-ipanema

Antigamente, o bairro carioca possuía uma demanda que não era atendida. E, visando suprir a procura, a Sinagoga Edmond Jacob Safra em Ipanema abriu as suas portas para o público.

O judaísmo é uma das religiões monoteístas mais antigas da humanidade. Na tradição do povo judeu há a crença na existência de apenas um único Deus criador do Universo e de todas as leis divinas.

Em 2015, surgiu a Sinagoga de Ipanema, centro judaico que conta com a direção religiosa do Rabino Gabriel Aboutboul, palestrante, orador renomado e um profundo conhecedor dos ritos sefaradis, ashkenazim e chabad.

O Rabino Aboutboul tem sempre palavras e ensinamentos que encantam as pessoas. Dessa maneira, os cariocas podem contar com a Sinagoga Ipanema tanto nas festas judaicas ou em eventos.

A sinagoga tem suporte para receber até 440 pessoas no salão de festas, com espaço para crianças e centro de estudo. O centro possui uma linda fachada, perfeitamente planejada e construída com pedras trazidas de Jerusalém.

Desde sua inauguração, a Sinagoga Ipanema segue realizando eventos e recebendo o público praticante da fé judaica, executando seu papel importante na preservação da religião e da cultura do povo judeu.

Ambiente moderno, confortável e acolhedor

A Sinagoga Edmond Jacob Safra, localizada no bairro de Ipanema, Rio de Janeiro, foi inaugurada no dia 9 de agosto de 2015.  Desde sua fundação, a Sinagoga conta com a direção do Rabino Gabriel Aboutboul.

O local é considerado contemporâneo, confortável e acolhedor. A Sinagoga também possui uma excelente localização no coração do agradável bairro de Ipanema, próximo ao Pici Trattoria, Hospital Quali Ipanema e Praça Nossa Senhora da Paz.

Imóveis como o Condomínio Chateau du Baron em Ipanema contribuem para a ótima infraestrutura do bairro, garantindo facilidade e qualidade de vida para quem opta por viver em um imóvel residencial em Ipanema.

O centro judaico tem como objetivo servir a comunidade dos bairros de Ipanema, Lagoa e outros nos arredores. Além disso, o local é composto pela seguinte estrutura:

  • Sinagoga principal;
  • Sinagoga diária;
  • Salão para eventos;
  • Mikves feminina, masculina e de utensílios;
  • Salas de aula;
  • Espaço infantil;
  • Área para rezas diárias;
  • Espaço para festas Judaicas.

Assim, o papel da sinagoga de Ipanema vem sendo cumprindo majestosamente, respeitando os ensinamentos do Torá, acolhendo e instruindo quem desejar.

Horários das rezas na Sinagoga de Ipanema

As rezas devem acontecer três vezes ao dia: de manhã, à tarde e à noite. Essa atividade pode ser feita individualmente ou em grupo, em casa ou na Sinagoga.

A realização do rito de orações e de aprendizagem das escrituras sagradas ocorre com a presença do líder espiritual do local, o Rabino Gabriel Aboutboul.

Para os que desejam comparecer na Sinagoga de Ipanema, disponibiliza-se os seguintes horários para as orações:

  • Shacharit: de segunda a sexta às 07h e, aos domingos, às 08h.
  • Minchá: de domingo a sexta, às 17h45.
  • Shabat: na sexta-feira, o Kabalat Shabat ocorre às 18h30; já o Sacharit às 08h15 e o Minchá às 17h30, seguido de Arvit.

Desse modo, respeitando o senso de comunidade e de família, todas as pessoas podem participar dos mesmos rituais e costumes religiosos em conjunto na Sinagoga de Ipanema.

Festas judaicas comemoradas na Sinagoga de Ipanema

O conhecido ciclo do ano judaico é marcado por diversas festas e celebrações. Veja a seguir todas as festas judaicas que são comemoradas na Sinagoga de Ipanema:

Rosh hashaná e Yom kipur

Relacionada ao Ano Novo judaico, a celebração ocorre no sétimo mês hebraico, o Tishrei, com a duração de dois dias. Este é o dia do Julgamento, quando Deus determina o destino de cada pessoa para o ano que se inicia.

Por isso, parte importante dos dias de Rosh Hashaná é o toque do shofar, que busca despertar as pessoas para o arrependimento. Para que, desse modo, todos possam iniciar o ano com sabedoria e perfeito equilíbrio.

O Yom kipur, na verdade, trata-se de um dia marcado por jejum, preces e arrependimento, dia em que o destino de cada judeu é selado. Portanto, na tradição deve-se pedir perdão, tanto ao próximo quanto a Deus.

O Yom kipur envolve 5 proibições: comer, beber, lavar-se e aplicar óleos ou loções na pele. Além dessas proibições, também inclui-se relações maritais e sapatos de couro.

Sucot e Simchat torá

A Festa da Colheita ou Festa das Cabanas (Sucot) tem uma duração exata de 7 dias, sendo 8 dias fora de Israel, e celebra a proteção Divina ao povo judeu durante os 40 anos no deserto.

Dessa forma, o processo se inicia com uma bênção especial recitada em Sucot sobre as 4 espécies: o Lulav (feixe formado de uma palma de tamareira), Hadás (3 ramos de mirra), Arava (2 ramos de salgueiro) e um Etrog.

Já a Alegria com a Torá (Simchat torá) marca o ciclo anual da leitura da Torá, que é terminado e reiniciado neste dia. Para a celebração, é tradição que todos dancem e se alegrem com a Torá.

Chanukiá, Purim, Pessach e Lag Baômer

  • Chanukiá: Evento que comemora a reinauguração do Templo Sagrado de Jerusalém após a vitória dos macabeus. É celebrada durante oito dias através do acendimento progressivo das velas da Chanukiá.
  • Purim: Comemora a salvação do povo judeu da destruição planejada pelo perverso Haman, conforme contado na Meguilá de Ester. Este dia se inicia com a leitura da Meguilá, doa-se um valor aos necessitados, alimentos aos próximos e, depois, é feita uma refeição festiva.
sinagoga-ipanema-rj
  • Pêssach: Umas das festas mais marcantes para as famílias, em Pêssach comemorara-se a libertação do povo judeu da escravidão no Egito. Durante 8 dias é proibido consumir e possuir alimentos fermentados de trigo, cevada, espelta, aveia e centeio.
  • Lag Baômer: Por fim, o Lag Baômer, que é o 33º dia da contagem entre Pêssach e Shavuot, celebra a vida e os ensinamentos de dois dos mais notáveis sábios da história judaica: Rabi Akiva e Rabi Shimon bar Yochai.

Shabat e Shavout

O conhecido Shabat é um dia de descanso, renovação física e espiritual para cada indivíduo e para toda a comunidade. Por isso, todos devem procurar ter a melhor refeição e usar as melhores roupas para o Shabat.

O Shabat é mais do que um dia voltado para descanso: é uma comemoração semanal, um dia de santidade onde deixa-se de lado as preocupações e objetivos materiais da vida. É dia de voltar-se para a família, a espiritualidade e para a atividade religiosa.

O dia de santidade possui rezas específicas, refeições fartas com comidas saborosas, músicas alegres e a santificação do vinho e da Chalá, tradicionalmente conhecido como o pão trançado.

Já o Shavout é realizado nos dias 6 e 7 de Sivan. É um evento no qual celebra-se a entrega de Torá por Deus ao povo judeu, no Monte Sinai, há mais de três mil e trezentos anos. Desse modo, é uma data de agradecimento, principalmente.

Como chegar na Sinagoga de Ipanema

Dessa forma, tanto aqueles que moram em Ipanema como aqueles que estão a passeio pela região podem aproveitar a Sinagoga Edmond Jacob Safra.

Para conhecer o local, basta ir até o endereço no horário de atendimento estipulado pela Sinagoga. Assim:

Endereço: Rua Nascimento Silva, 115.
Horário de Atendimento: todos os dias, das 08h às 18h.

A Sinagoga também é cercada por atrativos naturais e lugares turísticos que embelezam a região e encantam turistas do mundo inteiro, como a Praça Nossa Senhora da Paz e a Praia de Ipanema.

Além disso, no bairro da Zona Sul carioca também é possível encontrar uma ampla gama de comércios e serviços de qualidade nos mais diversos ramos do mercado.

Alguns exemplos que se destacam, por exemplo, no ramo gastronômico são o Espaço 7zero6, Anna Ristorante, Manekineko, Emporio 37, Teva Ipanema, entre outros.

Já no ramo da educação, importante para a construção humanista de todos, são de fácil acesso os seguintes colégios em Ipanema: pH Ipanema, Colégio Notre Dame, Escola Montessoriana e Universidade Cândido Mendes.

Assim, podemos perceber que Ipanema é uma região do Rio de Janeiro privilegiada, repleta de recursos tradicionais e de centros que proporcionam proximidade com culturas religiosas.

Conheça os imóveis residenciais que contam com o lifestyle de Ipanema na INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

bloco ipanema

Compartilhe este artigo



Perguntas Frequentes

Onde fica a Sinagoga de Ipanema?

A Sinagoga de Ipanema fica na Rua Nascimento Silva, 115 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22421-020.

Quais os horários das rezas na Sinagoga de Ipanema?

Os horários das rezas na Sinagoga de Ipanema são:

SHACHARIT. Segunda a Sexta às 7h.

MINCHÁ Segunda a Sexta às 17h45.

SHABAT. Kabalat Shabat 18h30.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário