Blog

Ipanema: um passeio pela Bossa Nova

dezembro 2, 2019
Garota de Ipanema bar
Tempo de leitura 3 min

Descubra a importância da Bossa Nova para o bairro de Ipanema e conheça os principais pontos que homenageiam o sexagenário gênero musical

A bossa nova é o grande presente do Rio para todos brasileiros. O gênero musical, criado há mais de 60 anos, faz parte da história do nosso país e, principalmente, de Ipanema RJ.

João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros expoentes da música gravaram seu nome na história ao criar, em 1958, o que seria a febre dos anos 60.

“Chega de Saudade”, o primeiro registro da bossa nova, de João e Tom, foi o pontapé das canções que ganharam o mundo nos anos seguintes.

E se você tem interesse em conhecer um pouco mais da Bossa Nova, precisa visitar os principais lugares para relembrar esse patrimônio do Brasil. Confira o conteúdo que preparamos e encante-se com a descoberta do passado.

A casa de música Vinícius Bar

Inaugurado em 7 de junho de 1989, o bar foi criado como uma singela homenagem à Bossa Nova e contou, naquele dia, com uma apresentação inesquecível de Carlos Lyra – um dos grandes nomes do gênero musical.

Desde então, a agenda do lugar inclui shows diários, com desempenhos emocionantes dos artistas convidados.

Desse modo, o Vinícius Bar passou a ser conhecido como o Templo da Bossa Nova, se tornando visita obrigatória para quem deseja reviver os tempos dourados da música brasileira.

O bar e restaurante Garota de Ipanema

Próximo ao Vinícius Bar se encontra o também famoso bar e restaurante Garota de Ipanema, um estabelecimento fundado em 1949 e que foi o exato local onde Tom e Vinícius tiveram a visão da musa, Helô Pinheiro, que caminhava pela praia de Ipanema.

Inicialmente conhecido por bar Montenegro, o local resistiu ao tempo para se firmar com um dos bastiões da Bossa Nova em Ipanema RJ.

Atualmente, serve de ponto de encontro para pessoas de várias faixas etárias, além de ponto histórico do Rio de Janeiro.

Ipanema RJ

Leia mais: Os melhores restaurantes de Ipanema.

A Livraria Toca do Vinícius

Estabelecimento especializado em livros e música, a Toca do Vinícius é um local para os apreciadores de arte, que podem encontrar verdadeiras relíquias artísticas no bairro de Ipanema.

Fundada em 1993, a livraria promove alguns encontros musicais, que buscam encantar os visitantes e sensibilizar os clientes do local, tudo através da Bossa Nova.

Também é uma oportunidade para os mais novos se apaixonarem pelas músicas e melodias virtuosas do gênero.

Conheça mais da Bossa Nova em Ipanema RJ

O bairro de Ipanema RJ respira a bossa nova. Além dos pontos que mencionamos, obrigatórios em qualquer visita na região, é possível conhecer outros lugares igualmente históricos e importantes para a história.

A Rua Vinicius de Moraes, o edifício Garota de Ipanema, a Avenida Vieira Souto, o Monumento em homenagem a Tom Jobim, o Parque Garota de Ipanema e a Pedra do Arpoador, entre outros, são alguns dos locais que você pode visitar e que, diretamente, fizeram parte do período de ouro da Bossa Nova.

Se você gosta de relembrar o passado e conhecer um pouco mais das bases musicais do Brasil, não deixe de fazer esse empolgante tour que mencionamos aqui. Aproveite!

Você também pode gostar

0 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 5 (0 avaliações, média: 0,00 de 5)
Você precisa ser registrado para avaliar.
Loading...

Sem comentários

Deixe um comentário