Bairros

Cinemas no Leblon

junho 15, 2020
cinemas no Leblon

Os cinemas são locais de arte e entretenimento com caráter plural: além da apreciação cultural da sétima arte, são pontos de encontro de casais, amigos e famílias. Nosso artigo hoje falará sobre as opções de cinemas no Leblon e os detalhes de cada um desses espaços. Confira!

Cinemas no Leblon RJ

Impossível falar do Leblon e não atrelar a cultura como um de seus pilares principais.

Os cinemas no Leblon são um desses pontos fundamentais, ao lado de outros importantes elementos de arte como teatros, arenas, museus, exposições e centros culturais.

O Rio de Janeiro abriga em sua história os mais antigos cinemas do Brasil, dentre os quais:

  • Cine Pathé (inaugurado em 1907)
  • Cine Parisiense
  • Cineac Trianon
  • Cine Odeon
  • Império
  • Cine Vitória
  • Cine Palácio
  • Metro-Passeio
  • Plaza
  • Cinema Colonial.

História dos cinemas no Leblon

Os cinemas de rua são locais que passaram por diversas fases.

Inicialmente eram as únicas opções disponíveis para apreciação de filmes nacionais, internacionais, com uma movimentação bastante intensa, um visual repleto de luxo e glamour.

Na década de 70 começaram a declinar e posteriormente, com o advento dos grandes shoppings, os cinemas de rua entraram em uma espécie de decadência, com salas fechando e grupos empresariais do ramo decretando seus términos.

cinemas no leblon

Porém, uma nova fase começou a ser experimentada a partir de 2017, em um tipo de retorno à valorização dos ambientes retrô e com apelo mais exclusivo, intimista, separado da grande movimentação dos shoppings.

Essa nova fase tem possibilitado que os antigos cinemas de rua sejam reabertos através da iniciativa de grandes grupos e empresas, investindo em restauro e em equipamentos de alta tecnologia.

Atualmente há dois cinemas no Leblon: o Kinoplex e o Cine Leblon.

O Kinoplex é uma grande cadeia do segmento, com instalações em shoppings por todo o país.

O Shopping Leblon abriga o Kinoplex, com localização na Av. Afrânio de Melo Franco.

Já o Cine Leblon é um dos antigos cinemas de rua do Rio, que tem passado por um projeto de restauração proposto pela construtora Mozak em parceria com o grupo Severiano Ribeiro, que também é responsável pela cadeia Kinoplex.

A seguir, vamos falar desses dois estabelecimentos, tanto o Kinoplex do Shopping Leblon quanto o antigo Cine Leblon e seu processo de revitalização. Acompanhe.

Kinoplex Shopping Leblon

O Kinoplex está localizado no Shopping Leblon e é uma cadeia de cinemas do grupo Severiano Ribeiro, um dos mais antigos do país dentro do segmento.

É considerada a maior rede do Brasil, atendendo 19 cidades do território nacional, com mais de 260 salas.

É um dos cinemas do Leblon e do Rio de Janeiro que possui maior quantidade de espectadores, com salas de excelente estrutura, apresentando equipamentos de alta tecnologia.

O Grupo Severiano Ribeiro, seu detentor, é um dos mais antigos grupos de cinema do país.

Com uma história de mais de cem anos, seu início foi no Nordeste, posteriormente vindo para o Rio de Janeiro em 1925, com a criação dos cinemas Royal e Helvética, associados à empresa Metro Goldwyn Mayer.

Com o passar das décadas, o grupo firma parcerias com outras grandes empresas de cinema e produções cinematográficas até atingir o grau que possui hoje, sendo o maior destaque nacional dentro do segmento.

O Kinoplex Leblon possui quatro salas com opção em exibição 3D e também uma sala da marca Kinoplex Platinum, com guichês exclusivos, visual luxuoso, menor quantidade de lugares, bomboniere vip, cardápio diferenciado e poltronas reclináveis em tamanhos gigantes, com bandejas retráteis.

kinoplex leblon

O cardápio do Kinoplex Platinum é realmente um diferencial de alto padrão da marca, apresentando opções diversas em finger food, drinks, sanduíches, cafés, sobremesas e outros pratos. Essas são algumas escolhas presentes no menu:

  • Espumantes Freixenet e Vallontano;
  • Cervejas premium;
  • Whisky Johnny Walker (black e red);
  • Vinhos argentinos, italianos, portugueses e nacionais;
  • Pipocas gourmet doces e salgadas, com sabores que incluem azeite de limão siciliano, trufas negras, pesto, Funghi Porcini, entre outros;
  • Frutas secas, queijos, frios e patês;
  • Sanduíches, focaccias, bagels, croissants e outros;
  • Diversos tipos de cafés gourmand;
  • Brownie, Apfelstrudel, Afogatto e sorvetes Häagen-Dazs.

O Kinoplex se destaca por suas opções premium, como é o caso do Platinum, mas suas salas comerciais também são reconhecidas pela alta qualidade de equipamentos e excelência nos serviços.

Com a tradição do grupo Severiano Ribeiro, seria impossível uma realidade diferente, levando em consideração que é o maior grupo de cinemas do país.

Esse novo conceito bem de encontro ao clima despojado e ao mesmo tempo elegante do Leblon, um dos bairros mais charmosos e bem valorizados do país.

Rodeado por vários espaços de lazer e estabelecimentos comerciais, o Leblon tem os imóveis residenciais mais luxuosos do Rio. Apartamentos de Luxo no Leblon com acabamento de alto padrão, localização privilegiada e condomínios com lazer completo.

apartamentos de luxo no leblon

Cine Leblon Mozak

O Cine Leblon Mozak é o atual nome do antigo Cine Leblon, localizado na Avenida Ataulfo de Paiva, esquina com a Rua Carlos Góis.

Com o projeto de revitalização do antigo cinema, o atual espaço continuará com o propósito antigo, mas em um formato inovador.

O prédio é um dos mais antigos cinemas do Leblon e do Rio, com data de criação na década de 50, apresentando uma inspiração visual na art decó.

O cinema foi fechado em 2014 e após várias conversas entre grupos de preservação patrimonial e o grupo Severiano Ribeiro, a Mozak iniciou um projeto de revitalização do local, junto com a implantação de um centro comercial inovador e que agrega muito valor ao bairro.

Esse valor agregado representa não somente um valor comercial, mas um apreço histórico por preservar a fachada e várias características essenciais do antigo Cine Leblon.

cine Leblon mozak

Rebatizado como Cine Leblon Mozak, o projeto respeita a memória afetiva dos seus antigos frequentadores e dos moradores da região, levando em consideração todos os atributos artísticos e arquitetônicos do prédio.

A autoria do projeto é por conta de Eduardo Mondolfo e equipe, com concepção artística de André Piva na fachada e interiores das áreas comuns do prédio.

O novo Centro Comercial Luiz Severiano Ribeiro será concebido acima do prédio do Cine Leblon Mozak, sem comprometer sua estrutura.

Pelo contrário, a proposta artística, com uma fachada dinâmica, estabelece um elemento de diálogo com muito equilíbrio entre passado e futuro, unindo beleza e harmonia em suas proporções.

Na parte estrutural, o empreendimento oferecerá 3 salas de cinema Kinoplex, 3 subsolos com mais de 100 vagas de garagem e 58 salas comerciais.

São 7 andares, com salas apresentando opções de terraço ou brises, além de 5 elevadores (3 até o sétimo andar, 2 até o oitavo e nono andar).

A reinauguração do prédio promete uma experiência incrível que introduz um imenso valor ao bairro e valoriza a memória de um dos mais antigos cinemas no Leblon.

O projeto da Mozak em parceria com o grupo Severiano Ribeiro é considerado um dos mais celebrados lançamentos comerciais no Rio de Janeiro, justamente por apresentar um conceito moderno, com a mais alta tecnologia, não deixando de lado a preservação do antigo, daquilo que toca o coração das pessoas, sobretudo por manter a função primordial do local.

O Cine Leblon Mozak e o Centro Comercial Luiz Severiano Ribeiro representam a maneira ideal de como passado, presente e futuro podem trilhar por um caminho harmonioso dentro do mercado imobiliário e da nova arquitetura brasileira.

Leblon: Cultura, História e Modernidade

Hoje falamos um pouco sobre os cinemas no Leblon, as opções apresentadas no bairro e quais são as novidades.

O Kineplex, um dos maiores grupos do segmento, tem sua sede no Shopping Leblon e é um dos responsáveis pela restauração do novo Cine Leblon.

Além dos cinemas, o Leblon possui uma rica variedade em teatros, livrarias, centros culturais, espaços de exposições e outros pontos de cultura.

Uma forte cadeia gastronômica também compõe o bairro, junto com ótimas opções em compras, entretenimento e lazer junto à natureza e ao mar.

Se você gostou desse artigo, continue acompanhando outros posts sobre o Leblon e a Zona Sul em nosso blog, com conteúdo atualizado sobre o que há de melhor em toda a região.

Fazemos um convite também para que veja nosso site e descubra maravilhosas opções em apartamentos no Leblon (garden, coberturas duplex, triplex e outras).

São imóveis com estrutura completa e projetos com grandes metragens, baseados na sustentabilidade e alta tecnologia.

Todos possuem localizações privilegiadas no bairro, com vistas esplêndidas para a orla ou para o Morro Dois Irmãos.

Confira os apartamentos de luxo à venda no Leblon da INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

imoveis residenciais no Leblon

Perguntas Frequentes

Quais são as opções em cinemas no Leblon?

Kinoplex do Shopping Leblon e Cine Leblon Mozak.

Onde está localizado o Kinoplex Shopping Leblon?

Na loja 401 do shopping, na Avenida Afrânio de Melo Franco, 290.

O Cine Leblon Mozak continuará atendendo com o cinema após a restauração?

A proposta da Mozak é manter o cinema, que terá 3 salas de exibição da marca Kinoplex.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário