Tempo de leitura 9 min


O Forte de Copacabana é um dos pontos mais visitados por moradores e turistas desse incrível bairro carioca.

Situado no canto esquerdo da Praia de Copacabana, ele foi construído no início do século XX para proteger a cidade, quando o Rio era capital do Brasil, e foi palco de importantes acontecimentos históricos.

Hoje como espaço cultural, ele é conhecido como Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana e já chegou a receber cerca de trinta e cinco mil pessoas ao mês.

Garanta seu acesso a imóveis exclusivos no Rio de Janeiro, inscreva-se agora!

Receba as melhores ofertas de imóveis diretamente no seu email.

 

O local é famoso por sua bela infraestrutura e por oferecer atividades de lazer e entretenimento. Por lá, os moradores e turistas conferem exposições, atividades culturais e a famosa fortificação.

Em suas dependências, também é possível encontrar estabelecimentos que oferecem um belo café da manhã ou um excelente e saboroso almoço.

Além dos comes e bebes, o local contempla uma vista privilegiada para algumas das principais paisagens do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar, a Praia de Copacabana e a Praia do Diabo.

Atualmente, o Forte de Copacabana é conhecido por ser um dos principais pontos turísticos da Zona Sul carioca. Assim, o local atrai constantemente novos visitantes para a área.

Conheça a atração histórica do Rio de Janeiro

Localizado em um dos extremos da Praia de Copacabana, o Forte de Copacabana foi construído com a intenção de proteger a Baía de Guanabara. Sua construção ocorreu entre 1908 e 1914 e suas paredes externas chegam a ter 12 metros de espessura.

Calçada Forte de Copacabana Rio de Janeiro

Uma curiosidade que muitos visitantes do local deixam de saber é que o Forte possui canhões capazes de atingir um alvo de 23 km de distância. Além disso, ele também possuía uma usina a diesel que fornecia energia ao bairro de Copacabana.

Atualmente, o Forte de Copacabana abriga o Museu do Exército e suas exposições, voltadas especialmente para a preservação da história e tradições do Exército Brasileiro, com um acervo que possui mais de 15 mil peças.

O local também contempla ótimos estabelecimentos para aqueles que desejam fazer uma refeição, como a Confeitaria Colombo e o Café 18 do Forte.

Dessa forma, o Forte de Copacabana garante que os frequentadores desse incrível bairro possam aproveitar um programa saudável e repleto de atividades culturais a qualquer momento do dia.


O que está achando do conteúdo?



Além de contar com diversos pontos turísticos como o Forte de Copacabana, o bairro ainda integra uma gama de imóveis residenciais de luxo que proporcionam aos seus moradores uma excelente qualidade de vida.

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do mundo, e o bairro de Copacabana não poderia ficar de fora. Se você busca viver com sofisticação na Cidade Maravilhosa, conte com a INVEXO, a imobiliária especializada em imóveis de luxo em Copacabana no Rio de Janeiro.

Museu histórico do exército e Forte de Copacabana

O Museu Histórico do Exército é um dos principais museus militares do país. Sua origem remonta ao século XIX.

Desde então, o museu passou por alguns endereços da cidade, sendo extinto e recriado até 1987, ano em que fixou residência em um sítio famoso e histórico, o Forte de Copacabana.

Seu ambiente é extremamente aconchegante, agradável, tranquilo e seguro, visando tornar a experiência de seus visitantes ainda melhor.



A missão do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana é preservar, salvaguardar e disseminar os valores, as tradições e a memória histórica do Exército Brasileiro e atuar como um Espaço Cultural, que proporciona cultura, entretenimento e conhecimento aos visitantes.

Assim, importantes fatos da história militar brasileira são encontrados em diversos salões permanentes, como os seguintes:

  • Colônia-Império;
  • República;
  • Presidentes Militares;
  • Gabinetes de Curiosidades;
  • Fortificação.

Contando com um acervo variado de quinze mil peças em sua Reserva Técnica, o Museu possui indumentárias, armamentos e objetos de uso pessoal raros de vultos históricos militares.

Dentre eles, é possível encontrar uma mecha do cabelo de Napoleão Bonaparte, além de outros itens que são expostos esporadicamente nas exposições temporárias.

Sua equipe técnica trabalhou incessantemente por quase uma década para reunir, catalogar e restaurar os acervos existentes.

E, por dispor desse valioso acervo, situar-se dentro de um sítio histórico e fazer parte do cenário de Copacabana, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana pode hoje ser considerado inigualável no mundo.

Além disso, o museu constituiu-se como um dos principais pontos turísticos da cidade, recebendo cerca de trinta e cinco mil pessoas ao mês.

Almoço no Forte de Copacabana

O Café 18 do Forte é o local ideal para aqueles que estão à procura de um excelente almoço servido de frente para uma das vistas mais belas do Rio.

Sua infraestrutura combina proporciona aos clientes uma experiência ainda mais extravagante, através de mesinhas dispostas em uma área externa bem arejada e refrescante.

O cardápio conta com diversos pratos saborosos e bem temperados, ideais para quem busca um almoço de qualidade em meio à visita ao Forte. Dentre as principais opções disponibilizadas no cardápio do Café 18 do Forte, destacam-se as seguintes:

  • Pesca do Dia: peixe do dia com risoto de alho poró grelhado, pangrattato de pistache finalizado com molho de ostra;
  • Picadinho Tapajós: filé mignon angus na ponta da faca, salada de feijão, manteiguinha de Santarém, farofa de palmito fresco com alho e banana grelhada;
  • Vinagrete ao Mar: composto de polvo, lula, camarões e mexilhões frescos em conserva de azeite especial e limão siciliano, acompanhado de torradas sourdough na manteiga.

O restaurante ainda serve uma gama de drinks, perfeitos para o final da tarde, e vinhos de altíssima qualidade.

Café da manhã Forte de Copacabana

O café da manhã é uma refeição essencial para aqueles que pretendem passar o dia aproveitando a visita ao Forte de Copacabana.

Dessa forma, não poderia haver nada melhor do que estabelecimentos de primeira linha que pudessem proporcionar aos seus clientes pratos saborosos e bem elaborados.

Um dos locais mais visitados por quem deseja fazer a primeira refeição do dia com estilo é a Confeitaria Colombo, situada dentro do Forte. O local disponibiliza diversos pratos apetitosos, como waffles, omeletes, pães, cafés, sanduíches, e muito mais.

Definitivamente, um dos pratos mais solicitados para o café da manhã é o Waffle, que na Confeitaria Colombo fica disponibilizado nas seguintes opções:

  • Simples: acompanha mel, geleia e manteiga;
  • Especial: servido com geleia de amora ou morango e uma bola de sorvete de creme;
  • Misto: servido com presunto e queijo prato;
  • Sensação: coberto por Nutella e acompanhado de uma bola de sorvete de creme;
  • Mineiro: servido com goiabada gelada e sorvete de tapioca;
  • Dulce de Leche: coberto com doce de leite Argentino, acompanhado de uma bola de sorvete de paçoquita e crocante farofa de biscoito.

Além da Cafeteria Colombo, também é possível encontrar opções excelentes de café da manhã no Café 18 do Forte.

Confeitaria Colombo Forte de Copacabana

A Confeitaria Colombo é um dos locais mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro. Fundada em 1894, ela faz parte da história da cidade carioca.

Vista para o mar Forte de Copacabana Rio de Janeiro

Dessa forma, por mais de um século, a Confeitaria Colombo é uma das mais respeitadas casas comerciais do país. Atualmente, o estabelecimento é considerado um patrimônio artístico e cultural da cidade maravilhosa.

As mesas ao ar livre são umas das mais requisitadas pelos clientes. Afinal, elas possibilitam que você aproveite todas as gostosuras de frente para uma das vistas mais belas da cidade.

Seu ambiente sofisticado mantém diversos aspectos da arquitetura de primeira linha que é exibida em todas as unidades da Colombo. O seu cardápio dispõe de opções extremamente saborosas que combinam perfeitamente com a proposta de confeitaria.

O local é perfeito para aqueles que desejam desfrutar um café da manhã fresquinho enquanto aproveitam o dia de passeio pelo Forte de Copacabana.

Dentre as principais categorias disponibilizadas no cardápio da Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana, destacam-se as seguintes:

  • Especialidades Colombo;
  • Entradas;
  • Sugestão do Chef;
  • Massas e Omeletes;
  • Saladas;
  • Sanduíches;
  • Waffles;
  • Sobremesas;
  • Dentre outras.

As entradas são opções ideais para aqueles que querem experimentar um pouquinho de cada delícia apresentada no cardápio. Assim, na Confeitaria Colombo você encontra excelentes opções de entradas, como:

  • Croquete de Mandioca com Carne Curada;
  • Camarão Marini;
  • Steak Tartare;
  • Dadinho de Tapioca;
  • Carpaccio do Forte;
  • Duo de Patês;
  • E muito mais.

Lazer e entretenimento em Copacabana

O Forte de Copacabana fica localizado na ponta do bairro de Copacabana, ao final da renomada praia. Seu local possui fácil acesso tanto por transporte público, como ônibus e metrô, quanto por transporte particular.

Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco, 1, Posto 6, Copacabana, Rio de Janeiro.
Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 19h.

Entretanto, aqueles que utilizam transporte particular conseguem chegar mais próximo ao local. Já aqueles que utilizam transporte público devem fazer um longo caminho a pé até chegar no portão de entrada.

Ao redor do Forte de Copacabana, é possível encontrar diversos restaurantes, como o Marinho Atlântico, o Pizza Hut, o Porto das Carnes, dentre outros.

O local também fica próximo à Praia de Copacabana. Dessa forma, você pode se programar para fazer mais de um programa no mesmo dia nesse belo bairro carioca.

Afinal, Copacabana é conhecida por dispor de uma excelente infraestrutura, repleta de estabelecimentos renomados, pontos turísticos, áreas de lazer e serviços essenciais para o dia a dia de seus frequentadores.

Além disso, o bairro é conhecido por oferecer aos seus moradores uma alta qualidade de vida. Assim, suas ruas integram uma gama de imóveis residenciais de luxo que atraem constantemente novos moradores para sua região.

Copacabana, localizada na Zona Sul carioca, é um dos melhores e mais nobres bairros para se viver no Rio de Janeiro. Conheça hoje mesmo os imóveis de luxo em Copacabana com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

imoveis residenciais copacabana rio de janeiro rj praia de copa

O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.




    Posts Similares