O bairro Humaitá é menos famoso que outros bairros cariocas, como Botafogo e Ipanema. Mas isso não significa que ele seja desinteressante. Pelo contrário! Talvez o Humaitá seja um dos bairros mais agradáveis do Rio de Janeiro.
É fato de que, com o passar dos anos, as cidades vão perdendo um pouco da sua personalidade. São Paulo, por exemplo, é uma metrópole pulsante que pouco tem em comum com o local que inspirou os sambas mais famosos de Adoniran Barbosa.
De certa maneira, o mesmo aconteceu com o Rio. Muitos pontos do município não têm mais a essência inicial da cidade. Mas o bairro Humaitá é uma das exceções.
Ficou curioso para conhecer mais sobre esse bairro? Então não deixe a leitura deste artigo para depois!
Bairro Humaitá: um pouco de história
A história do bairro Humaitá é antiga. Os povos indígenas que viviam naquela região o chamavam de “Itaoca”, devido à existência de uma gruta no local.
Com a chegada dos primeiros colonos portugueses, a região foi chamada de “Botafogo”, pois ela fazia parte do que hoje é conhecido como bairro de Botafogo.
Por isso, por muitos anos, Humaitá era conhecido como “bairro irmão de Botafogo”.
Em 1809, a família real portuguesa chegou ao Rio, trazendo na bagagem o desenvolvimento daquela região. Depois, em 1826, foi criada a rua Nova de São Joaquim, hoje conhecida como Voluntários da Pátria. Já em 1870, essa rua foi estendida até o Humaitá.
O comércio marítimo ajudou a traçar as formas desse bairro por meio da arquitetura que ainda pode ser observada, já que, por incrível que pareça, o bairro Humaitá tem muitos moradores que ainda vivem em casas.
Isso ajuda o pedestre a ter uma bela vista de pontos turísticos incríveis, como o Corcovado. Quem passa pelo Humaitá pode ver o Cristo Redentor enquanto caminha pela rua.
Tranquilidade
As ruas do Humaitá são arborizadas. Isso ajuda a refrescar o calor carioca. A brisa que sopra da mata também contribui para que os moradores tenham acesso a um clima agradável.
Algumas ruas do bairro ainda preservam o pavimento de paralelepípedos, como é o caso da Rua Bogari. Essa característica é interessante, pois mostra como os moradores e o poder público se esforçam para preservar a identidade do bairro Humaitá.
O que está achando do conteúdo?
Você perceberá que nesse bairro os arranha-céus não têm vez. Os edifícios são menores, de modo a preservar a vista da cidade. Além disso, com menos apartamentos, a concentração de pessoas é menor.
Isso ajuda a tornar o bairro mais tranquilo. O trânsito é leve e as pessoas andam tranquilas pelas ruas. Visitando o local, será possível notar esse ar despreocupado. Os moradores se locomovem a pé para irem ao supermercado, academia etc.
Escolas e hospitais do bairro Humaitá
Por ser um bairro predominantemente residencial, muitos serviços necessários ao bem-estar podem ser encontrados no Humaitá. Com relação à saúde, existem muitas opções de clínicas e hospitais: a Casa de Saúde São José, a Clínica Santa Lúcia, entre outros.
O bairro ainda apresenta muitas opções de escolas, creches e colégios. Algumas dessas escolas são referências no ensino de qualidade, como é o caso do Colégio Pedro II, renomada instituição de educação pública fundada em 1837, que inaugurou o campus de Humaitá no ano de 1952.
Portanto, podemos afirmar que é possível que o aluno passe por todas as fases de sua vida escolar usufruindo dos colégios que estão no bairro Humaitá — se assim desejar, é claro.
Comércio desenvolvido
Agora, e se você precisar fazer compras? Será que o bairro Humaitá consegue atender às suas demandas? A resposta é: sim. Entre os supermercados, destaca-se a loja da rede Supermercado Zona Sul, famosa rede de supermercados carioca.
É importante frisar que o Humaitá é muito próximo ao Botafogo. Portanto, é possível ir até esse bairro para fazer suas compras sem nenhum problema.
Existem, ainda, muitas outras opções de estabelecimentos, como farmácias, academias, pet shops e, claro, restaurantes.
Polo gastronômico respeitado
O Humaitá é famoso pelos seus restaurantes. Há alguns anos, muitos empresários decidiram investir no local, transformando-o em um novo endereço da boêmia e alta gastronomia carioca.
O Cobal do Humaitá é o maior exemplo desses investimentos. Esse espaço ocupa quase um quarteirão e tem muitos bares e restaurantes para que os visitantes possam desfrutar de momentos agradáveis.
O bacana desse espaço é que durante o dia ele funciona como um mercado popular, sendo possível encontrar muitos produtos, como carnes, temperos, artigos de decoração etc.
Se você gosta de cozinhar, vai se encantar com os ingredientes que poderá comprar no Cobal de Humaitá.
Segurança no bairro Humaitá
Existem muitos fatores que contribuem para que um local seja mais seguro. Entre eles, podemos destacar: a boa iluminação de suas ruas, ocupação dos espaços públicos pelas pessoas, interação entre vizinhos e, claro, a presença de policiais.
Nesse sentido, o bairro Humaitá pode ser considerado um local bastante seguro, pois ele tem todas essas características e muitas outras, como o monitoramento particular e a presença de vigias privados.
Tudo isso contribui para que a sensação de segurança seja criada, fazendo com que moradores e turistas se sintam tranquilos para passear pelas ruas charmosas do bairro.
Boas opções culturais
Além da arquitetura local, o bairro Humaitá conta com boas opções de cultura, como o Espaço Municipal Sérgio Porto. Nesse estabelecimento, o visitante tem acesso a muitas peças de teatro, além de outras formas de entretenimento.
Ademais, é possível aproveitar as salas de cinema que ficam no bairro de Botafogo.
Como vimos, o bairro Humaitá é um espaço charmoso, calmo e bucólico. Provavelmente, um dos poucos bairros cariocas que ainda preserva esse modo de viver tranquilo, capaz de fazer que os moradores se esqueçam de que estão vivendo em uma metrópole com mais de sete milhões de habitantes.
Conheça os melhores apartamentos no Humaitá em nosso site. A INVEXO é especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro. Se você está pensando em investir no mercado imobiliário carioca, nós podemos ajudar você.
O que achou do conteúdo?
Aproveite e compartilhe com familiares, amigos
Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?
Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.