Blog

Por que você deve considerar morar próximo a áreas verdes?

abril 18, 2019
áreas verdes

Qualidade de vida. Quem, hoje em dia, não pensa em ter mais bem-estar e aumentar o prazer de estar em lugares melhores, cercado de pessoas mais felizes e com hábitos mais saudáveis? Vamos combinar: se há um lugar perfeito para isso é o Rio de Janeiro, com suas paisagens exuberantes, praias lindas e áreas verdes que convidam a viver com mais saúde.

Se você busca todas essas vantagens, não pode deixar de ler este artigo! Nele, vamos mostrar os principais benefícios de viver próximo a áreas verdes — tanto para o seu lazer quanto para aumentar as possibilidades de ter uma vida mais saudável, com a prática de esportes junto à natureza e a redução dos níveis de estresse. Vamos lá?

Estímulo à prática de exercícios físicos

Sabemos que nem todo mundo gosta do ambiente de academias para praticar esportes, mas já está mais do que provado que eles são importantes para garantir saúde e qualidade de vida.

Como morar próximo a áreas verdes, como o Parque Penhasco Dois Irmãos, no Leblon, pode ajudar você com isso? Levando à prática de exercícios ao ar livre e proporcionando uma infinidade de possibilidades para que você não fique entediado ao realizar essa tarefa.

Caminhar, correr, andar de bicicleta, patinete ou skate, percorrer trilhas… Tudo isso pode ser feito de uma maneira muito mais agradável, especialmente se você estiver em lugares arborizados e com sombra à vontade.

No Rio, aproveitar tudo isso é melhor ainda, pois é possível curtir a paisagem e encontrar pessoas interessantes que buscam o mesmo que você.

Temperaturas mais amenas

Mesmo naqueles dias em que o sol está fervendo, você já deve ter percebido que nas áreas com mais árvores e vegetação de todos os tipos a temperatura é mais agradável. Isso favorece, inclusive, o clima dentro da sua casa.

As plantas não só deixam a região mais bonita, como atuam na filtragem do ar, transformando calor em mais frescor e poluição em oxigênio.

O asfalto contribui muito para reter o calor do sol. Mas, nos bairros mais arborizados e com parques e praças, como a Barra da Tijuca, a vegetação ajuda a manter a umidade mais alta, fazendo com que a temperatura diminua em relação àquelas ruas mais áridas. A ventilação também é beneficiada pela sombra das árvores.

Interferência direta na sua saúde

A combinação de ar menos poluído, temperaturas mais amenas e maior propensão à prática de atividades físicas tem relação direta com a melhoria da saúde e, até mesmo, prevenção a doenças. Veja as principais vantagens nesse quesito:

  • combate à ansiedade;
  • redução dos níveis de depressão;
  • diminuição das chances de sofrer com a obesidade;
  • prevenção dos problemas cardiovasculares;
  • queda na quantidade de crises de asma ou de bronquite;
  • menores índices de poluição sonora.

Você mora no Rio de Janeiro e deseja proporcionar todos esses benefícios para a sua vida e para a sua família? Então, na hora de escolher um imóvel para comprar, não deixe de procurar nas regiões mais próximas de áreas verdes, como o Jardim Botânico, o Leblon, a Barra, Ipanema ou Botafogo.

E você, já pratica exercícios ao ar livre? Como faz para melhorar a sua qualidade de vida na cidade maravilhosa aproveitando as riquezas da sua paisagem? Deixe um comentário e troque experiências com nossos outros leitores!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário