Bairros, Dicas

Saiba Tudo Sobre o Cristo Redentor

junho 15, 2020

Um dos monumentos mais importantes do País e do mundo, o Cristo carrega uma história cheia de curiosidades. Confira!

Considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor é um dos cartões postais do Brasil e recebe milhares de visitantes ao longo do ano que desejam conhecer sua beleza imponente. 

Inaugurado em 1931 no alto do Corcovado no Rio de Janeiro, o monumento se tornou atração entre turistas e cariocas que desejavam conhecê-lo. 
Com quase 90 anos de história, há ainda quem não a conheça e tão pouco se rendeu aos encantos de visitá-lo. 

Quer saber mais sobre o monumento que marcou o país? Confira a seguir!

A história do Cristo Redentor

A ideia de criar um monumento surgiu a princípio apenas na cabeça de Padre Pedro Maria Boss, que em 1859 idealizou uma homenagem à figura de Cristo com uma escultura religiosa no alto do Corcovado, apresentando sua proposta à Princesa Isabel. 

Embora tenha sido de muito bom grado, o projeto só teve andamento anos mais tarde, em 1912. Somente em 1921 que ele realmente tomou forma, sendo escolhida a imagem de Jesus de braços abertos, com o objetivo de abençoar a população.

Esculpida em pedra-sabão, o monumento tem 28 metros de envergadura e pesa cerca de 1142 toneladas. Sua inauguração oficial foi em 1931, após 5 anos de obras e montagem. 

Desenhado pelo brasileiro Carlos Oswald, projetada pelo engenheiro Heitor da Silva Costa com a colaboração do escultor Paul Landowski, a escultura contou com moldes de mãos e cabeça trazidos da França, de navio.

Como surgiu o Cristo Redentor

Um lugar de ilustres visitas

Recebendo milhares de visitantes anualmente, o Cristo Redentor rapidamente se tornou um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, recebendo inclusive, personalidades do mundo inteiro que passaram por ali para apreciar sua beleza. 

Nomes como os de Princesa Diana, Papa João Paulo II e até o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama passaram por ali. 
Até mesmo celebridades não menos famosas como a cantora Rihanna, e a Kim Kardashian garantiram suas fotos no monumento.

Além disso, o Cristo foi palco de diversos casamentos, inclusive de um DJ famoso, conhecido como Alok, que trocou aliança com sua amada Romana Novais aos pés do monumento. 

Como visitar o Cristo Redentor

Ao contrário de outros pontos turísticos na cidade, a visita ao Cristo deve ser programada, pois o bilhete precisa ser comprado com antecedência. 
O acesso à estátua se dá por duas formas: 

  • Pelo Trem do Corcovado, que parte de Cosme Velho;
  • Pelas vans oficiais da empresa Paineiras Corcovado, que partem de Copacabana, Barra da Tijuca e Largo do Machado.

Para quem quer aproveitar a paisagem sem grandes tumultos, o ideal é visitá-lo fora de temporada, para evitar que as aglomerações atrapalhem o seu passeio. 
Mas, para quem se arrisca conhecê-lo em dias de grandes movimentações, a dica é ir com roupas confortáveis e uma dose extra de paciência. 

No mais, para quem deseja morar no Rio de Janeiro, saiba que muito além dos monumentos históricos, a cidade possui uma boa infraestrutura, que permite que você tenha tudo isso no quintal da sua casa. 

Seja em um apartamento na Barra da Tijuca ou em qualquer outro bairro do Rio, é possível apreciar a beleza exuberante da natureza, sem precisar abrir mão de viver em uma grande metrópole. 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário