Bairros

Morar em Botafogo RJ

outubro 21, 2019
Morar em Botafogo

Movimento, cultura, gastronomia e muitas opções de imóveis. Esse é um pequeno resumo do que o bairro Botafogo, RJ, reserva para os moradores e turistas que lá frequentam. Por isso, a região é bastante adorada pelos mais diferentes perfis, de jovens a idosos, para morar sozinhos ou com família.

Da Zona Sul do Rio de Janeiro, Botafogo chama atenção por ser diversificado e completo. Paisagens encantadoras, pontos turísticos famosos, como a Enseada de Botafogo, e ainda gastronomia e entretenimento são características do bairro que está sempre cheio de novidades! 

Além do alto padrão dos empreendimentos, o bairro oferece um ótimo custo benefício para famílias que podem morar, trabalhar, estudar e se divertir sem ir muito longe. Quer entender mais? Continue a leitura:  

O bairro de Botafogo no Rio de Janeiro

Parte da Zona Sul da cidade carioca, Botafogo apresenta uma localização estratégica tanto para quem deseja morar quanto para fazer negócios. As diversas oportunidades para moradia, comércio, trabalho, saúde e educação são os principais destaques que atraem o diversificado público.

Ao mesmo tempo que se destaca de outras regiões pela parte de entretenimento, com foco em cultura e diversidade, também possui imponentes prédios comerciais, hospitais e escolas de referência espalhadas pelo bairro. Isso faz com que seja visto como um local privilegiado, por ser tão completo e entregar muito aos seus moradores.

Também é um ponto de referência e localização reconhecido no Rio de Janeiro: Botafogo faz divisa com outros importantes bairros, como Flamengo e Copacabana, e tem um acesso muito facilitado até a Barra da Tijuca.

Acessibilidade Botafogo

A posição estratégica que o bairro possui não está ligada apenas à sua variedade cultural, mas também pela facilidade para chegar a outros locais da cidade. Além das ruas e estradas de acesso direto, os pontos de metrô são encontrados facilmente por toda extensão de Botafogo.

A estação de metrô leva o mesmo nome do bairro e possui 6 diferentes acessos. Tem elevador para PCD no Acesso A, mais uma série de comodidades e serviços:

  • Máquina de carga e recarga de cartão MetrôRio (cédulas, débito, crédito);
  • RioCard, venda de cartões-transporte;
  • Bob’s;
  • Empada Brasil;
  • Maria de Minas;
  • Cafeteria Cheirin Bão;
  • Patinetes Yellow;
     
  • Qiwi pagamento de contas;
  • Game House;
  • Mobi Box (acessórios para celular);
  • Caixa eletrônico 24 horas.

É possível realizar integração com metrô na superfície (Botafogo/Gávea) e com a linha de integração expressa 513 (Botafogo/Urca). O trajeto passa pelos bairros Jardim Botânico e Humaitá.

Enseada de Botafogo

Além de chamar a atenção pela variedade, o bairro também oferece uma das paisagens mais encantadoras do Rio de Janeiro. Cercados pela Baía de Guanabara, sempre cheia de barquinhos, estão os morros da Urca e o famoso Pão de Açúcar.

Os bondinhos, que são espelhados para turistas e moradores enxergarem as belezas à sua volta, saem da Praia Vermelha com primeira parada no morro da Urca, que está aproximadamente há 220 metros acima do nível do mar. Depois, a aventura encantadora continua até a última parada, mais alta, que é o Pão de Açúcar. O ponto reserva uma experiência realmente linda para observar muitos lugares da capital carioca, desde praias a monumentos.

A enseada de Botafogo também costuma ser um local de grandes eventos musicais e de outros segmentos, que atrai um numeroso público para a região. Além disso, é um ótimo local para caminhadas e passeios de bicicleta, pois a ciclovia está integrada com o Parque do Aterro do Flamengo e com a praia de Copacabana.

É um ótimo espaço para estar com a família durante todo o dia, para apreciar o nascer, pôr do sol e usufruir do comércio em torno da enseada. Um bom exemplo é a churrascaria Fogo de Chão, que fica de frente para praia e possui uma vista privilegiada para o Pão-de-açúcar. Certamente há opções para compor um itinerário de lazer completo.

Comércio em Botafogo

A grande diversidade do bairro também reflete nos variados comércios, tanto para compras de alimentação, itens de vestuário, lazer e bem-estar. Para quem gosta de locais mais refinados e diferenciados, os principais destaques são as padarias e cervejarias do bairro. Com certeza a programação, desde a manhã até após o trabalho, tem locais garantidos.

Além disso, as referências mais famosas de Botafogo são as lojas de rua, como as localizadas na Rua Voluntários da Pátria e São Clemente. Ou seja, existem opções muito variadas para os diferentes estilos.

Na Rua Voluntários da Pátria, há uma série de bares interessantes que tornam o local com caráter um pouco mais boêmio, conhecido como Baixo Botafogo (semelhante ao Baixo Leblon). Há diversas opções como por exemplo o Botequim Imperial e Café e Bar 31. Também há outros estabelecimentos ao redor como o Coordenadas Bar, com roupagem mais intimista, e cervejarias como a Cervejaria Quiosque São Bartolomeu e Birreria Escondido.

Já na Rua São Clemente estão localizados os outros tipos de comércios e possui como destaque o palácio São Clemente, atual residência do Cônsul de Portugal.

Compras e gastronomia em Botafogo

As lojas de rua e comércios diversificados são apenas uma parte do tamanho do mercado voltado à compras em Botafogo. Junto das mais renomadas lojas de roupas e acessórios, estão alguns dos restaurantes mais bem avaliados do Rio de Janeiro.

Dentre os lugares mais adorados do bairro com esses objetivos estão o Shopping Rio Sul, Botafogo Praia Shopping e Casa & Gourmet, com os principais estabelecimentos e ótimas experiências gastronômicas.

O Shopping Rio Sul possui seis salas de cinema, espaço gastronômico com mais de 70 estabelecimentos e mais de 250 opções em lojas, incluindo marcas consagradas como Track & Field, The Body Shop, Swarovski e Mont Blanc.
Já o Botafogo Praia Shopping  tem mais de 40 opções em gastronomia e mais de 100  lojas de diferentes marcas e segmentos.
O Casa & Gourmet possui um interessante mix de lojas e estabelecimentos gastronômicos em sua praça de alimentação. Seu foco é oferecer o melhor em artigos de design, decoração, mobiliário e tudo para o lar.

Para quem busca por supermercados e feiras, a região é farta em opções: redes como Pão de Açúcar, Hortifruti e Supermercado Zona Sul tem suas unidades no bairro. A feira livre da Rua Elvira Machado também é uma alternativa mais tradicional para quem procura por produtos frescos, tomar um caldo de cana e provar um pastelzinho feito na hora.

Entretenimento e cultura em Botafogo

Botafogo é um dos bairros cariocas mais focados em cultura para todas as idades e estilos, o que atrai jovens ou famílias inteiras que veem o bairro como um ótimo lugar para morar.

Os pontos mais atrativos da região, nesse quesito, são os cinemas de rua, Teatros Poeira e Poeirinha, a Casa Ruy Barbosa (focado em conservação e educação) e ainda os famosos museus como Museu do índio, Solar das Palmeiras e Villa-Lobos. Saiba mais:

  • A Casa Ruy Barbosa é um espaço de educação e cultura focado em atividades de preservação da memória, acervos e realização de eventos que estejam em sintonia com os propósitos da casa. O local (uma construção em estilo neoclássico) foi a última residência de Ruy Barbosa, que viveu nela entre 1895 e 1923, até sua morte. A casa é separada em várias alas como sala de música, sala de convidados, salão de festas e sala de jantar. No local há móveis originais, artigos de decoração e itens pessoais da família de Ruy Barbosa, todos em excelente conservação. O destaque fica para a imensa biblioteca e para a garagem com todos os veículos de Ruy Barbosa. Vale a pena conhecer a área externa, com um belo jardim de importância histórica e ecológica para a cidade. Esse jardim é dividido em 4 partes: social, lateral, jardim privado e pérgola. 
  • Reduto da aristocracia no começo de 1800, por conta da instalação da casa de verão imperial, Botafogo ainda preserva maravilhosos casarões e palacetes de época em suas ruas. Exemplos dessas grandes construções incluem a Casa Ruy Barbosa, as antigas embaixadas dos EUA e Reino Unido, Palácio de São Clemente e a Casa Firjan – antiga residência da família Guinle recentemente reformada, servindo atualmente como centro cultural.
  • Outro tipo de entretenimento bastante popular na região, justamente pela presença da Baía de Guanabara, é o Iate Clube do Rio de Janeiro e a Marina, que estão sempre movimentados, com os moradores passeando em seus barcos aos finais de semana.
  • O Parque do Morro do Pasmado também é uma das atrações do bairro do Botafogo. Possui um Mirante de onde se pode enxergar toda Enseada, o Pão de Açúcar e Corcovado. É possível chegar ao local de carro particular, Uber ou táxi, no entanto, o parque está fechado temporariamente devido a construção do Museu do Holocausto, de responsabilidade da Associação Cultural Memorial do Holocausto do Rio, com previsão para conclusão das obras ainda no ano de 2020.

Além de tudo isso, o bairro é rico em livrarias e sebos. Um dos pontos mais conhecidos é a Livraria Prefácio, local que reúne livros e café. Na Prefácio é possível adquirir sua edição favorita, dentre a enorme variedade do local, e em seguida tomar um café saboreando uma quiche ou croissant.

Botafogo: Escolas, Faculdades e Centros educacionais

Além de todas essas características, a região ainda conta com diversos prédios comerciais, que se configuram como oportunidades para trabalho, reuniões, além de possuir um grande número de instituições voltadas para o ensino, de abordagem mais tradicional ou moderna.

Como um bairro muito prestigiado, o Botafogo oferece o melhor em escolas, centros de educação e pesquisa, desde o nível fundamental até o superior. Com uma grande variedade no segmento, a região se consolida como uma das mais completas para se viver no Rio.

Uma das instituições de ensino mais antigas da cidade está no bairro, o Colégio Santo Inácio. Criado em 1903, o colégio de tradição jesuíta atende alunos desde o primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, contando também com ensino noturno e Educação para Jovens e Adultos. Tem ex-alunos famosos como Vinícius de Moraes, Armínio Fraga, Paulo Coelho e o chefe da Casa Imperial do Brasil, Luíz Gastão de Orléans e Bragança.

The British School também possui uma unidade no bairro do Botafogo, sendo uma escola de muita tradição, com mais de 90 anos de existência. Outra escola bilíngue na região é a Escola Alemã do Corcovado, situada na Rua São Clemente. Oferece educação para o ensino infantil até o ensino médio embasado em qualidade de ensino e intercâmbio entre culturas e línguas. Possui reconhecimento e filiação em 6 instituições alemãs de renome.

No ensino superior, podemos destacar algumas universidades de muita tradição e em diferentes áreas de ensino:

  • Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA): oferece bacharelado em Administração, Cinema, Jornalismo, Publicidade, Rádio, Relações Públicas e Direito. Também possui cursos tecnólogos em Marketing, Gestão Desportiva e Design Gráfico.
  • Fundação Getúlio Vargas: a fundação de renome oferece opções de cursos em vários níveis, como graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, cursos de extensão, cursos de alta gestão e capacitação online. A instituição é reconhecida por ter uma das mais notórias escolas de Direito do Rio.
  • Universidade Santa Úrsula: a tradicional universidade católica foi fundada em 1939 e oferece 14 cursos de graduação em diversas áreas, por exemplo, Direito, Administração, Engenharia elétrica, Psicologia e Medicina Veterinária.
  • CNEN: a Comissão Nacional de Energia Nuclear possui diversas unidades no Brasil e a unidade Botafogo está situada na Rua General Severiano. Oferece bolsas para pesquisa, pós-graduação e outras frentes referentes a energia nuclear e seus diversos usos.

Imóveis em Botafogo

Botafogo é um bairro muito indicado para famílias que desejam ter ótimas e exclusivas experiências próximas de casa. Para tanto, existem apartamentos disponíveis de diversos tamanhos, com estruturas mais modernas ou tradicionais, com cômodos amplos e que priorizam o conforto. Há plantas e projetos arquitetônicos diferenciados, em espaços que vão desde 3 quartos até triplex com direito de uso de laje.

A maioria dos imóveis oferece comodidades e serviços premium, com uma infraestrutura completa e segura. Podem contar com espaços recreativos como piscinas, quadras poliesportivas, sauna, spa, espaço gourmet e salão de festas. Obviamente que a segurança é uma prioridade em todos os casos, e grande parte dos empreendimentos conta inclusive com vigilância perimetral.

Se você está buscando por qualidade de vida, em um local com muita facilidade de acesso a outros pontos da cidade, está no caminho adequado. Agora, que tal conhecer algumas opções para se inspirar e marcar uma visita?

Confira aqui uma seleção de imóveis especiais no Botafogo. Fazemos um convite para conhecer também todos os outros imóveis disponíveis em nosso site, faça sua busca!

Perguntas Frequentes

Comércio no bairro de Botafogo

A grande diversidade do bairro também reflete nos comércios espalhados, tanto para compras de alimentação, itens de vestuário, lazer e bem estar.

Compras e gastronomia

As lojas de rua e comércios diversificados são apenas uma parte do tamanho do mercado voltado à compras em Botafogo.

Pontos atrativos do Bairro

Os pontos mais atrativos do bairro nesse quesito são os cinemas de rua, Teatros Poeira e Poeirinha, a Casa Rui Barbosa, focado em conservação e educação e ainda os famosos museus como Museu do índio, Solar das Palmeiras e Villa Lobos.

Imóveis no bairro de Botafogo

Se você está buscando por qualidade de vida, em um local com muita facilidade de acesso aos outros pontos da cidade, está no caminho adequado.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário