A cidade do Rio de Janeiro é repleta de atrativos turísticos, belezas naturais e lugares privilegiados. Entre tantos locais famosos, um que se destaca por ter sido um centro cultural jovem na década de 1970 é o Pier de Ipanema.
A surpreendente e inimaginável mistura de praia e tubulação de dejetos deu origem a um dos pontos mais movimentados da orla carioca do período.
Frequentado por grandes nomes da cultura brasileira e dando espaço a algumas das primeiras estrelas do surfe nacional, o Píer de Ipanema tem muitas histórias para contar.
Apesar de a estrutura ter sido desmontada, o local ainda traz ricas lembranças do passado da cidade do Rio, quando a repressão da ditadura militar e a liberdade da contracultura se chocavam.
Logo abaixo, você vai conhecer algumas curiosidades sobre o Pier de Ipanema e sobre as personalidades famosas que circulavam pela região. Confira!
Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.
São diversos os lançamentos residenciais e imóveis prontos em Ipanema, tais como o Helo Ipanema! Com acabamentos de alto padrão e infraestrutura completa, Ipanema é um dos bairros com os melhores imóveis de luxo do Rio de Janeiro. Conheça agora mesmo os melhores imóveis de luxo à venda em Ipanema!
O que era o Pier de Ipanema
O Pier de Ipanema, localizado na Praia de Ipanema, era uma estrutura metálica que tinha como objetivo fazer o despejo de esgoto nas águas cariocas. Construído em 1972, ele era uma espécie de ponte sobre o mar que levava um emissário submarino — um tipo de tubulação — até o ponto em que os materiais seriam descartados.
Neste cenário pouco convidativo, surgiria um dos locais mais cult da história do Rio de Janeiro durante a década de 1970. Com a intervenção humana, o lugar sofreu algumas alterações que culminariam em atrativos para novos visitantes. Uma delas foi a qualidade das ondas. Para a instalação da estrutura, o solo e a profundidade do mar foram alterados. Como resultado, as ondas ficaram maiores neste ponto da orla carioca.
Antes do Píer de Ipanema, os surfistas se dirigiam até à Praia do Arpoador em busca das melhores ondas do Rio. Mas, com as mudanças que ocorreram após a estrutura ser inaugurada, o melhor pico para o surfe migrou para a área do píer. Dessa forma, muitos surfistas que usavam a Praia do Arpoador para praticar suas manobras passaram a frequentar a região do Pier de Ipanema.
Entre eles, a história popular conta que os irmãos “Metralinhas” eram alguns dos famosos surfistas da época que saíram do Arpoador para as águas do novo píer. Petit, que ficou famoso como o surfista-galã, frequentava a região e tornou-se inspiração para a música “Menino do Rio”, de Caetano Veloso.
Píer de Ipanema e movimentos de contracultura
Segundo Olivio Petit, diretor da série “Dunas do Barato”, que retrata o período:
“O píer foi mais um dos grandes projetos do governo militar, que apostava em grandes obras para impressionar — como a Transamazônica, rodovia inaugurada em 1972, durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici”.
No entanto, na contramão do militarismo que deu origem ao píer, o novo espaço atraiu, além dos praticantes de surfe, diversos grupos de jovens.
Assim, no auge dos anos 1970 e da ditadura militar brasileira, artistas e várias outras personalidades se encontravam neste local para tomar banho de mar e de sol. Esse encontro era possibilitado graças a uma curiosa formação que se deu nas areias da Praia de Ipanema, logo após a colocação do píer.
Dunas do Píer de Ipanema
Para que a estrutura pudesse ser instalada, o solo da região teve que ser remexido. Com isso, formaram-se dunas de areias que cercavam a orla, separando a área da avenida. Dessa maneira, havia um “muro” dividindo os jovens grupos da repressão que ocorria na cidade.
Algumas dunas foram nomeadas e receberam, entre outros, o nome de Dunas do Barato e Dunas da Gal — como veremos em detalhes, mais à frente. Otávio Pacheco, em depoimento à revista InsideNow, afirma que:
“Foi um tempo difícil, em que o mundo e a sociedade em geral tiveram que se adaptar a muitas mudanças. O píer foi o lugar onde muitas dessas mudanças aconteceram porque havia uma grande efervescência cultural, que foi impulsionada pelo convívio quase que diário entre surfistas e artistas em geral: músicos, poetas, artistas, intelectuais etc”.
Do lado marítimo das “barreiras de areia”, ficavam algumas personalidades famosas; entre elas :
- Caetano Veloso;
- Giberto Gil;
- Cazuza;
- Baby do Brasil;
- Nelson Motta;
- Evandro Mesquita;
- José Wilker;
- Glauber Rocha;
- Jorge Mautner;
- Jards Macalé;
- Poeta Chacal;
- Surfista Rico de Souza;
- E muitos outras.
Onde eram as Dunas da Gal
Gal Costa era uma das personalidades mais marcantes do Píer de Ipanema — tanto é que a cantora “deu nome” a uma das dunas da região. De acordo com o se que conta sobre a história do Píer de Ipanema, Gal foi a primeira pessoa a estender a sua canga e a deitar pelos amontoados de areia que foram formados naquela orla.
Durante o período, a artista estrelava o show “Gal a Todo Vapor”, no teatro Teresa Raquel, em Copacabana. Ainda segundo o que se conta pelos bastidores, a cantora costumava ir até o Píer de Ipanema antes das suas apresentações musicais no RIo.
Onde ficava o Píer de Ipanema
O Píer de Ipanema, como o nome já sugere, ficava instalado nas areias e no mar da Praia de Ipanema. Perto do encontro da Avenida Vieira Souto com a Rua Farme de Amoedo, o local facilitava o acesso dos visitantes ao restante da Praia de Ipanema e, além disso, ao Arpoador.
Quando acabou o Píer de Ipanema
A estrutura para o despejo de esgoto que se transformou em polo cultural do Rio de Janeiro foi desmontada no ano de 1975. O píer perdurou durante o governo de Emílio Médici — que é considerado um dos momentos mais sangrentos e repressivos da Ditadura Militar.
Dessa forma, o espaço foi palco para movimentos da contracultura brasileira — e, em especial, da carioca — durante a primeira metade da década de 1970.
O que tem para fazer em Ipanema hoje em dia
O Pier de Ipanema, como vimos, não está mais de pé. Mas, nem por isso, você deixará de conhecer as belezas naturais e os demais atrativos que a região carioca possui.
Dessa forma, em todo o canto existem dezenas de atrações para quem quer curtir este ponto privilegiado da cidade. Com uma infraestrutura completa, tanto para moradores quanto para visitantes, Ipanema vai encantar você. Confira, então, o que fazer em Ipanema nos dias de hoje.
Atrativos naturais
- Praia de Ipanema — Postos 7, 8, 9 e 10;
- Praia do Arpoador;
- Pedra do Arpoador;
- Praia do Diabo;
- Lagoa Rodrigo de Freitas;
- E muito mais.
Espaços ao ar livre
- Estátua de Tom Jobim;
- Praça Nossa Senhora da Paz;
- Praça Getúlio Vargas;
- Ilha dos Caiçaras;
- Parcão da Lagoa;
- Quiosques em Ipanema;
- E outros.
Hotéis e Hostels
- Hotel Fasano Rio de Janeiro;
- Arena Ipanema Hotel;
- Sofitel Rio de Janeiro Ipanema;
- Ipanema Beach Hostel;
- Che Lagarto Hostel Ipanema;
- Beach House Ipanema;
- E muito mais.
Restaurantes
- Bahl Restaurante;
- Teva Retaurante Vegano;
- Margutta Ipanema;
- Delírio Tropical Ipanema;
- Empório Jardim na Praia;
- Churrasqueira RJ;
- Allma Restaurante;
- Yosuki Sushi House;
- E outros.
Bares e Bistrôs
- Manoel e Joaquim Bar e Botequim;
- Boteco Boa Praça;
- Boteco Belmonte;
- Cantinho de Ipanema;
- Bar do Maia;
- Zig Zag;
- Arp Bar de Praia;
- Bar do Adão;
- Osório Bar;
- E muito mais.
Padarias e Confeitarias
- Gringo Cafe;
- Slowzinha;
- Alessandro e Frederico Café;
- Nema;
- Confeitaria Colombo Ipanema;
- Boulangerie Carioca Ipanema;
- La Veronese;
- E outras.
Morar em Ipanema
Ipanema é um bairro localizado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. O local fica entre importantes nomes do município — como a Lagoa Rodrigo de Freitas, Praia de Ipanema, Praia do Arpoador e os bairros do Leblon e de Copacabana.
Além disso, Ipanema é um bairro cheio de serviços que promovem o bem-estar e a qualidade de vida de seus moradores e visitantes. Assim, o local tem instituições de ensino e de saúde que prestam serviços de excelência a quem vive na região e/ou utiliza a localidade.
Escolas, universidades, cursos, além de hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e uma série de profissionais de diferentes segmentos atendem ao bairro com qualidade. Quer conhecer mais sobre Ipanema e o que o local tem a oferecer? Então, continue com a sua leitura pelos conteúdos da INVEXO.
Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.
Ipanema, localizada na Zona Sul carioca, é um dos melhores e mais nobres bairros para se viver no Rio de Janeiro. Conheça hoje mesmo os imóveis residenciais de luxo em Ipanema com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.
Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?
Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.