Tempo de leitura 7 min

Se você procura por trilha São Conrado, acompanhe nosso artigo! São Conrado é um dos bairros mais desejados do Rio de Janeiro, repleto de natureza e atividades de lazer. Também é conhecido pela sofisticação, por suas fortes ondas e por trilhas, como a Trilha da Pedra Bonita.

Trilha São Conrado: Pedra Bonita

Está planejando um passeio em família, seguro e tranquilo? A Trilha da Pedra Bonita é o local ideal. Seu trajeto finaliza em uma laje de pedra com vista deslumbrante de toda a praia de São Conrado, Pedra da Gávea e Morro Dois Irmãos.

Por ser relativamente rápida (entre 30 a 40 minutos de caminhada), de baixa dificuldade e fácil acesso, a Trilha da Pedra Bonita é considerada uma das melhores Trilhas em São Conrado, que integra o Setor C do Parque Nacional da Tijuca. Ao chegar no local, é preciso preencher um formulário, por questões de segurança do parque e, sobretudo, do visitante.

É uma trilha muito agradável e que exige pouco esforço físico, com um percurso de 1257 metros, razoavelmente íngreme. Mesmo assim, é sempre bom verificar o clima e levar itens essenciais para tornar o passeio perfeito.
Na laje de pedra, além dos pontos já citados, também podem ser vistos a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Corcovado e as praias da Zona Sul.

As principais opções para chegar ao local são:

  • Ônibus: Linha 448 (Maracaí x São Conrado);
  • Metrô mais próximo: Estação São Conrado;
  • Uber/ Táxi/ Carro: Estrada das Canoas, com acesso à rampa;
  • Verifique os locais de desembarque e estacionamento.

Além do verdadeiro presente que é a vista no final de seu percurso, a Trilha da Pedra Bonita também possui uma rampa de voo livre, de parapente e asa-delta.

Trilha São Conrado: Rampa da Pedra Bonita

Rampa da Pedra Bonita

Destinada a profissionais e para qualquer pessoa interessada em experimentar essa prática fantástica, a Rampa da Pedra Bonita possui dois espaços para voo livre: uma estrutura de madeira utilizada para os voos de asa-delta e uma rampa natural para os voos de parapente.

Diversos instrutores estão presentes na Rampa, oferecendo treinamentos e voos mediante agendamento. Para agendar e consultar valores, entre em contato diretamente com os pilotos nos quiosques da Rampa. Procure antecipadamente na internet por instrutores particulares ou no site da CSCVL (Clube São Conrado de Voo Livre), onde você pode conferir a lista de pilotos certificados e obter maiores informações.

A Rampa da Pedra Bonita tem estacionamento, banheiros e uma pequena lanchonete. O ideal é chegar cedo para encontrar uma vaga de carro, pois o local serve tanto para os pilotos e funcionários quanto para os turistas que seguem para a Trilha da Pedra Bonita.

Vale a pena superar todo temor e nervosismo antes do voo, pois o passeio aéreo é realmente deslumbrante e permite visualizar os principais cartões-postais da cidade. O local de pouso é sempre na Praia do Pepino, em São Conrado, no final da Avenida Niemeyer.

Do começo ao fim, é um passeio imperdível: a Praia do Pepino fica aos pés da Pedra da Gávea, famosa montanha cercada de beleza, histórias e mistérios. Há diversas teorias a respeito da forma peculiar da rocha, incluindo uma suposta visita dos fenícios ao Rio de Janeiro.

Lendas à parte, a Pedra da Gávea pode ser acessada por duas trilhas: a Trilha Pedra da Gávea (trilha oficial que passa pela Garganta do Céu) ou a Trilha Pico dos Quatro.

Trilha Garganta do Céu

Mirante da Garganta do Céu.
Garganta do Céu

A Garganta do Céu é uma fenda que forma um mirante natural de onde se vê quase toda a Zona Sul do Rio. A trilha é reconhecida pela dificuldade em seus trechos, porém todo esforço é recompensado com vista surpreendente que ela pode oferecer.

A Praia de São Conrado, o Morro Dois Irmãos e o Gavea Golf and Country Club estão entre os pontos mais conhecidos que podem ser avistados. É uma experiência visual magnífica que garante fotos incríveis e memórias para se guardar para toda vida.

Por ser uma trilha difícil, exige preparo físico e a companhia de um guia capacitado para garantir a segurança do percurso e apresentar os melhores pontos e vistas.

O caminho para a Garganta do Céu inicia na Estrada do Sorimã, na Barrinha, um ponto bastante conhecido da Barra da Tijuca. Seu acesso pode ser feito através da trilha oficial da Pedra da Gávea ou pela Trilha Pico dos Quatro (Trilha P4).

A trilha oficial tem em um de seus trechos a famosa Carrasqueira, um paredão de 30 metros de altura e uma inclinação de 65º. A Carrasqueira assusta muitos visitantes, mas vale a pena pela beleza do visual proporcionado e por ser um trajeto mais rápido.

Para quem quer evitar a Carrasqueira, a opção é seguir pela Trilha P4, que também apresenta um alto grau de dificuldade, mas sem pontos de escaladas muito abertos como a trilha tradicional.

Trilha São Conrado: Pico dos Quatro

A Pedra da Gávea fica entre a Barra da Tijuca e São Conrado. O Pico dos Quatro é integrante desse fabuloso monólito de 842 m. A Trilha Pico dos Quatro, ou P4, é uma alternativa à trilha oficial, que oferece vistas de tirar o fôlego.

Para quem busca uma opção de trajeto diferenciado e prefere evitar a Carrasqueira, a Trilha Pico dos Quatro é a melhor escolha. Seu acesso principal é no mesmo ponto da trilha oficial, porém do lado direito da bifurcação, próximo à Cachoeirinha.

Apesar de não possuir um paredão semelhante a Carrasqueira da trilha oficial, a Trilha Pico dos Quatro possui um alto grau de dificuldade, com trajetos íngremes, passagens estreitas e mais pontos de escalada.

Embora seja uma trilha de percurso mais longo e com bastante dificuldade, a P4 apresenta atrações naturais diferentes. Pouco antes de chegar no mirante da Garganta do Céu, a vista do cume do Pico dos Quatro é uma dessas atrações naturais.

A presença de um guia qualificado é fundamental na Trilha Pico dos Quatro, pois além de preservar a segurança do grupo, é ele que apresenta esses cantos especiais que muitas vezes passam despercebidos. Seu trabalho é importante para alertar sobre falsas entradas no percurso, riscos com animais, pontos de escalada, dentre outros fatores fundamentais.

Dicas

  • Programe ida e volta do Parque, observe todas as opções;
  • Tenha atenção com os horários de funcionamento;
  • Conheça e respeite as normas das trilhas;
  • Leve água, lanche, repelente e use proteção solar;
  • Use roupas confortáveis e tênis apropriados;
  • Verifique o grau de dificuldade de cada trilha;
  • Alguns trechos exigem equipamentos para escaladas;
  • Sempre busque por guias e pilotos certificados;
  • Há uma taxa de limpeza para os banheiros, confira o valor;
  • Seja responsável pelo seu lixo.

Aproveite também para conhecer este exclusivo apartamento à venda na Praia de São Conrado

Conheça mais

O Parque Nacional da Tijuca abriga todas essas Trilhas em São Conrado. Além disso, protege a maior floresta urbana do mundo, com uma extensão de 3.953 hectares de mata atlântica. O contato íntimo com a natureza é justamente um dos pontos mais fortes do bairro.

O mar azul intenso como vista, a Pedra da Gávea, a Floresta da Tijuca e uma infraestrutura completa com localização nobre: todos esses itens resumem um pouco do que é morar em São Conrado.

Se você deseja morar em São Conrado, confira no nosso site os apartamentos disponíveis e se surpreenda com as fantásticas opções!

Oportunidades únicas de imóveis em São Conrado. Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região.

canal de imóveis sao conrado rj invexo

Com um dos m² mais valorizados do Rio de Janeiro, o bairro de São Conrado abriga os melhores imóveis da região, situados em condomínios que ficam próximos à praia e ao sossego de um bairro tipicamente residencial. Confira os imóveis em São Conrado com a INVEXO, imobiliária especializada no segmento de luxo no Rio de Janeiro.

Imóveis de luxo em São Conrado

Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.






    Perguntas Frequentes


    Qual o endereço da Trilha da Pedra Bonita?

    A Trilah da Pedra Bonita frica no Parque Nacional da Tijuca, Setor C, na Estrada das Canoas em São Conrado (há placas indicando o início da trilha).

    Como encontrar a Rampa da Pedra Bonita?

    A Rampa da Pedra Bonita está na mesma estrada que leva até a Trilha, conforme indicação das placas.

    Como chegar até a Trilha da Pedra Bonita?

    É possível chegar até a Trilha da Pedra Bonita através de ônibus, pela linha 448, de Uber, Táxi ou carro particular (o local possui estacionamento).

    Qual o horário de funcionamento do Parque?

    O Parque sempre fica aberto, mas o horário em que possui funcionários e guardas é das 08h às 17h. Não é permitido acampar no local.

    Como chegar até a Trilha Garganta do Céu?

    Tanto a Garganta do Céu (com nome oficial de Trilha da Gávea) quanto a Trilha Pico dos Quatro podem ser acessadas via Estrada do Sorimã, na Barra da Tijuca.

    Similar Posts