Tempo de leitura 13 min


No universo da música brasileira, é raro conhecer alguém que não conheça a melodia “Garota de Ipanema”. Essa belíssima canção é um retrato do estilo e da alma carioca, repleto de cultura, beleza e dos encantos dessa cidade. Mas e você? Conhece a história da música “Garota de Ipanema”?

A história de uma das músicas mais famosas da era de ouro da Música Popular Brasileira é um grande marco do gênero bossa nova.

A Bossa Nova é uma herança musical nascida em solo carioca, derivada do samba e com mistura de influências estrangeiras: uma nobre e orgulhosa progenitora da Música Popular Brasileira (MPB). Essa corrente musical se destacou em meados de 1950, época próxima do lançamento de “Garota de Ipanema”. Suas melodias suaves são acompanhadas de letras poéticas, que combinam com a alma artística carioca. Não é à toa que as músicas mais conhecidas desse gênero são marcadas por letras delicadas que transparecem sentimentos sinceros.

“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ela, menina, que vem e que passa, num doce balanço a caminho do mar”. Quem já ouviu essa famosa música sabe que sua inspiração veio da belíssima Praia de Ipanema. Mas, na verdade, a carioca Helô Pinheiro, que caminhava ao encontro das águas litorâneas, foi a verdadeira musa inspiradora da composição e que rendeu o nome “Garota de Ipanema”.

Ipanema Bossa Nova Rio de Janeiro
Ipanema Bossa Nova

Encantados com a beleza dessa musa e da deslumbrante Praia de Ipanema, os compositores e amigos Tom Jobim e Vinícius de Moraes resolveram eternizá-las nessa delicada melodia, ainda na década de 1960. Essa música é apreciada até hoje e é um marco que retrata um saudoso período passado da graciosa Zona Sul carioca, em que a vida se desenrolava de uma forma mais tranquila e as pessoas contemplavam as pequenas belezas da vida.

Mas agora, conheça a história completa de seus compositores, de sua musa e da própria música ‘Garota de Ipanema’, que se tornou reverenciada mundialmente como a segunda canção mais executada da história da música mundial, ficando atrás somente de ‘Yesterday’, dos Beatles. 

Garota de Ipanema: A breve história da música

Assim, uma das melodias mais marcantes, que ecoa nos melhores anos do Rio de Janeiro e que se tornou um hino em Ipanema, apresenta uma história singular. Embarcaremos numa viagem no tempo até 1962, ano em que os músicos Tom Jobim e Vinícius de Moraes se deparavam com uma cena aparentemente comum.

Conta-se que, enquanto curtiam um dia de sol e apreciavam bom uísque em um bar à beira da praia, ambos os maestros foram cativados pela beleza natural de uma bela moça que trilhava seu caminho até o mar.

Apesar de ser uma coisa normal, já que outras pessoas compartilhavam o local, a beleza estonteante da jovem chamou a atenção dos compositores. Mais tarde conhecida como Helô Pinheiro, a jovem Heloisa Eneida Menezes Paes Pinto Pinheiro encantava com seus delicados olhos verdes e um cabelo luminoso, nos seus 17 anos.

helo pinheiro garota de ipanema
Helô Pinheiro

Tom e Vinícius, inspirados pelo clima e pelo belíssimo retrato da graciosa jovem em direção ao mar de Ipanema, prontamente decidiram compor uma canção para registrar o momento. Espalhou-se a lenda de que a letra foi criada enquanto ambos ainda estavam no bar e apreciavam a musa. Outros apontam para o fato de que, embora Vinícius de Moraes e Tom Jobim gostassem muito de passar algumas horas do dia naquele bar tomando uísque, não era do estilo dos amigos compor músicas no local.

Provavelmente, Vinícius compôs a bela letra de ‘Garota de Ipanema’ em sua passagem por Petrópolis e Tom criou a singular melodia ao piano em sua casa também situada em Ipanema. Porém, a lenda da canção escrita no Bar Veloso, atualmente conhecido por Restaurante e Bar Garota de Ipanema, é a mais aceita entre os cariocas e não há como negar que é um charme extra à possibilidade de “Garota de Ipanema” ter nascido nas mesas de um agradável bar em Ipanema.

Sem dúvida, nesse icônico momento nascia ali uma das maiores músicas brasileiras, uma das melodias da bossa nova de maior destaque, tanto nacional como internacionalmente. Traz certa magia pensar que tal melodia poética foi concebida pelo simples andar de uma bela jovem no bairro de Ipanema, um dos melhores cenários do litoral carioca!


O que está achando do conteúdo?



Famosa por sua beleza, Ipanema carrega, ainda nos dias atuais, a fama e a reputação de ser um dos bairros mais nobres e mais deslumbrantes da capital carioca.

Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.

São diversos os lançamentos residenciais e imóveis prontos em Ipanema, tais como o Helo Ipanema! Com acabamentos de alto padrão e infraestrutura completa, Ipanema é um dos bairros com os melhores imóveis de luxo do Rio de Janeiro. Conheça agora mesmo os melhores imóveis de luxo à venda em Ipanema!

Imóveis de luxo à venda em Ipanema RJ

Primeira versão de Garota de Ipanema

Além de exibir uma história autêntica em torno da composição da melodia, há detalhes genuínos no percurso para apresentar a primeira versão da que hoje é conhecida como “Garota de Ipanema”.



A pedido do empresário Oscar Ornstein, Vinícius e Tom Jobim se juntaram para criar a canção que iria integrar a peça musical “Dirigível”, um trabalho que estava em andamento. Assim, de forma surpreendente, a música foi primeiramente concebida como parte de uma peça de teatro, mas que infelizmente nunca fez sua estreia.

Outro detalhe interessante está na mudança no nome da música. O título original era “Menina que Passa”, mas quando foi realmente apresentada pela primeira vez, já constava com seu título atual. Há relatos de que a melodia foi rejeitada por enfatizar demais o aspecto melancólico da cena. Inclusive, essas características melancólicas já eram comuns em melodias MPB e deixaram marcas na letra criada por Vinícius, em especial no trecho “Ah, por que estou tão sozinho? Ah, por que tudo é tão triste?”.

Apesar disso, a música teve sua primeira exibição ao público. Isso ocorreu em 2 de agosto de 1962, em um show chamado “Encontro” que reuniu Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto e Os Cariocas, realizado no restaurante Au Bon Gourmet, antigo estabelecimento localizado em Copacabana.

Calçadão de Ipanema Morro Dois Irmãos praia de Ipanema Posto 9 Rio de Janeiro RJ

Há também um fato interessante sobre isso. Em entrevistas posteriores, o dono do restaurante, o empresário Flávio Ramos, comentou a grande alegria que a estreia de “Garota de Ipanema” e demais canções proporcionaram para ele e seu estabelecimento, em entrevista para a Folha de S. Paulo. Durante muitos anos, e até os dias de hoje, o antigo Au Bon Gourmet se solidificou na história como o palco em que foi executada pela primeira vez ‘Garota de Ipanema’.

E dessa forma, naquele ano, surgiu a melodia que continuou por décadas como um sucesso esplêndido! Mas, apesar de sua primeira exibição alcançar grande êxito na Cidade Maravilhosa, Tom realizou ainda em 1962 a primeira gravação oficial nos Estados Unidos.

O sucesso internacional apareceu 2 anos depois, quando a música foi incluída no álbum Getz/Gilberto, da gravadora de jazz Verve. Ali, três talentos brasileiros se entrelaçaram: João Gilberto, como cantor e violinista, sua esposa Astrud Gilberto, como vocalista, e Tom Jobim, com seu talento no piano.

A partir disso, a música com o título “The girl from Ipanema” alcançou 5º lugar dos sucessos musicais nos Estados Unidos e 29º na Inglaterra, além de outros pontos altos em diferentes países.

O resultado de tamanho sucesso veio com premiações ilustres no Grammy de 1965, em que os três brasileiros venceram nas categorias “Melhor Performance de Jazz Instrumental – Grupo pequeno ou solista com grupo pequeno”, “Gravação do Ano” e “Álbum do Ano”. Inclusive, para alcançar os dois últimos prêmios, o grupo responsável por ‘Garota de Ipanema’ venceu a famosa banda Beatles.

Até então, a academia nunca havia premiado uma mulher na categoria de “Gravação do Ano”, mas a bela voz de Astrud Gilberto em trechos de “The girl from Ipanema” a levaram a fazer história ao ser a primeira mulher agraciada com o prêmio.

Desde então, a melodia tornou-se a segunda mais executada de todos os tempos, ficando atrás somente de “Yesterday”, de Lennon e McCartney. O sucesso de Garota de Ipanema foi um marco para o Bossa Nova, somando mais de 442 versões, incluído intérpretes consagrados como João Gilberto, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Nat King Cole, Stan Getz e Oscar Peterson.

Atualmente, a versão em inglês de “Garota de Ipanema” faz parte do arquivo histórico da Biblioteca do Congresso americano, junto com outras 50 músicas, visto que são “consideradas culturalmente, historicamente e esteticamente significativas”, segundo o chefe da biblioteca, James H. Billington.

Mais de 1 milhão de compactos da versão em inglês de ‘Garota de Ipanema’ foram vendidos nos Estados Unidos e, ainda segundo Billington, “a performance instanteamente reconhecível popularizou a melodia, baseada no samba, da bossa nova brasileira nos Estados Unidos”.

Quem escreveu a música Garota de Ipanema?

Antônio Carlos Jobim foi um compositor, cantor, pianista, violinista, arranjador e até maestro. Conhecido como somente Tom Jobim, nasceu no Rio de Janeiro e, até hoje, é reverenciado como um dos pilares da MPB, bem como uma das grandes forças incontestáveis por trás da Bossa Nova, estilo bastante apreciado no Brasil e cujo encanto ultrapassa fronteiras.

O carioca é originário de uma família de artistas e boêmios. No auge de seus 20 e poucos anos, o artista já tocava em casas noturnas no bairro Copacabana, local em que anos depois foi descoberto pela gravadora Continental, posto que assegurou a Tom a gravação de suas músicas.

O artista teve uma carreira bastante sólida na época, com sucesso alcançado no exterior. Em 1962, ele se apresentou no Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Além disso, gravou um disco com o saxofonista Stan Getz em 1963 e, em 1967, colaborou com Frank Sinatra, um dos maiores artistas do planeta.

estatua-tom-jobim-ipanema-rio-de-janeiro

Seu legado é marcado por ser um dos criadores do Bossa Nova e há unanimidade entre os críticos quanto a sua grande qualidade e sofisticação musical. Suas composições e melodias também dão destaque para as belezas do Rio de Janeiro, sua querida cidade natal.

Marcus Vinicius Melo Morais, por outro lado, teve uma carreira dedicada à escrita de canções brasileiras. Nascido também no Rio de Janeiro e conhecido como Vinicius de Moraes, o jovem foi poeta, compositor, dramaturgo e diplomata.

Como compositor, emplacou vários sucessos com seus parceiros Tom Jobim, Toquinho, Pixinguinha, Ângela Maria, entre outros famosos. A poesia, outro talento seu, permitia que enxergasse o mundo de um modo mais delicado. Isso colaborou muito para a grandiosa parceria que teria com seu querido amigo Tom Jobim.

Seu ponto de partida para a Bossa Nova coincidiu com seu encontro com Tom Jobim. Em 1956, Vinicius estava em busca de um músico para trabalhar em sua peça musical “Orfeu da Conceição”, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com cenário de Oscar Niemeyer. E foi assim que encontrou um músico para sua peça e um amigo que o acompanharia nas horas vagas sentado em um charmoso bar em Ipanema e na melodia que se tornou sucesso instantâneo, marcando para sempre a carreira de ambos.

Helô Pinheiro: Quem era a Garota de Ipanema?

Aquela bela jovem vista por Tom Jobim e Vinicius de Moraes e que serviu de inspiração para Garota de Ipanema foi encontrada: Heloísa Eneida Paes Pinto Mendes Pinheiro. Na época, tinha apenas 17 anos quando foi eternizada na delicada letra e no suave tom da melodia que se tornou sucesso nacional e internacional.

Nascida no Rio de Janeiro, a eterna Garota de Ipanema alcançou a fama dois anos após a composição da canção. Depois da explosão musical, sua carreira nacional e internacional de modelo foi garantida. Aderindo ao nome artístico ‘Helô Pinheiro’, atuou como modelo para comerciais e revistas, chegou a participar de novelas como ‘Cara a Cara’ e apresentou programas de TV, como “Ela”, já em 1984, bem como ‘Show da Tarde’ e ‘Ser Mulher’.

Fora sua carreira na televisão, a artista também atuou como escritora de sua autobiografia intitulada “A Eterna Garota de Ipanema”, publicada em 2012. Na obra, Heloísa relembra sua juventude, como o sucesso da melodia mudou sua vida e a ajudou a alcançar o estrelato. Além de modelo, atriz, apresentadora de TV e musa inspiradora, Helô também se formou em Jornalismo e é bacharel em Direito.

Como empresária, é fundadora de uma marca de grife também chamada “Garota de Ipanema”, comercializada no Rio de Janeiro e que exibe produtos variados, como bijuterias e biquínis. Além disso, também é detentora da marca “Helô Pinheiro By Amarras”, com lojas em São Paulo, responsável por vender roupas por atacado para outros estados.

Além disso, Heloísa teve quatro filhos com o engenheiro Fernando Pinheiro, com quem é casada desde os 21 anos, sendo Kiki Pinheiro, Fernando Pinheiro Junior, Jô Pinheiro e Ticiane Pinheiro — também ex-atriz e apresentadora. Atualmente, a eterna Garota de Ipanema mora na cidade de São Paulo, focada em sua família e em seus negócios bem-sucedidos.

A praia de Ipanema eternizada

Com pessoas tão geniais envolvidas nessa canção tão conhecida, é claro que a Praia de Ipanema foi eternizada na história do país. Até hoje, a praia atrai visitantes curiosos em saber mais sobre a música e tentar reviver um pouco da época em que foi escrita ‘Garota de Ipanema’.

Certamente, a região jamais deixará de encantar os turistas ou residentes locais. Com sua areia fofa, mar de água cristalina e um calçadão artístico irreverente, a Praia de Ipanema é parada obrigatória no Rio de Janeiro.

Além disso, há outras opções de lazer em Ipanema, sendo praticamente impossível não se apaixonar pelo lugar que nos presenteou com a canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. O bairro concentra outros bares aconchegantes, restaurantes, galerias de arte, lojas de grife, entre outros.

Não é à toa que muitas famílias têm como sonho viver na tradicional e bela Ipanema. A região é marcada por um clima de nobreza e sofisticação, com condomínios residenciais luxuosos que concentram imóveis amplos e modernos.

Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.

Ipanema, localizada na Zona Sul carioca, é um dos melhores e mais nobres bairros para se viver no Rio de Janeiro. Conheça hoje mesmo os imóveis residenciais de luxo em Ipanema com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

Imóveis de luxo à venda em Ipanema RJ

O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.






    Perguntas Frequentes


    Posts Similares