Tempo de leitura 6 min


Queridinho da Zona Sul do Rio de Janeiro, o Alvaros Leblon é um restaurante que une a culinária brasileira com sabores da região do Mar Mediterrâneo, sobretudo as cozinhas da Espanha, Portugal e Itália.

Não seria nenhum exagero afirmar que a casa é um capítulo fundamental da história gastronômica da Cidade Maravilhosa. Afinal, já são quase 60 anos de sucesso.

E muito dessa reputação se deve à fidelidade dos clientes assíduos, que sempre exaltam as deliciosas opções do menu, a simpatia dos garçons e a excelência do atendimento, uma das marcas registradas do restaurante.

Quer saber mais sobre o Restaurante Alvaros Leblon? Acompanhe este artigo!

Trajetória do Alvaros Leblon

Localizado no coração do Leblon, na esquina da Ataulfo de Paiva com Cupertino Durão, o restaurante abriu as portas em 1963, sob o comando do pernambucano Sr. Alvaro.

Para os fregueses daquela época, o bar e restaurante era o local ideal para cafés, petiscos e aperitivos e um bom bate papo, além de oferecer deliciosas opções de comida caseira que ficaram famosas rapidamente na cidade e até hoje figuram o menu.

Segunda-feira é dia de feijão tropeiro, quarta tem carne assada, sexta é dia de rabada, sábado é a vez da feijoada e, por fim, no domingo serve-se o “melhor cozido do Leblon”, como costumam se referir ao prato.

“Nunca fizemos mudanças nestes pratos do dia, assim como mantemos a canja de galinha e os pastéis”, comenta Manolo Casal, o simpático espanhol que em 1967 comprou a casa do Sr. Alvaro, em sociedade com o irmão Antônio.

A clientela foi aumentando pouco a pouco, a ponto de atrair um público além da “Turma do Leblon”. Por lá é muito comum encontrar gente famosa como políticos, empresários e artistas em geral.

“Somos um restaurante que reúne gerações de famílias. O avô trazia o pai, que trouxe o filho que hoje vem com os netos” ressalta Manolo Casal.

Oportunidades únicas de imóveis exclusivos no Leblon. Siga nosso canal no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região.


O que está achando do conteúdo?



Rodeado por vários espaços de lazer e estabelecimentos comerciais, o Leblon tem os imóveis residenciais mais luxuosos do Rio. Conheça os imóveis de luxo no Leblon com acabamento de alto padrão, localização privilegiada e condomínios com área de lazer completa.

Imóveis de luxo à venda no Leblon

Ambiente do Alvaros Leblon

Pouca coisa mudou no Alvaros com o passar dos anos. O ambiente continua evocando um ar rústico, embora bastante acolhedor e convidativo.

Por fora, janelas barradas por grades decoram a fachada e discretas letras douradas sobre porta de madeira envernizada anunciam o restaurante.

pratos Alvaros Leblon

No interior, há um grande balcão ao longo da sala e as mesas ficam dispostas bem próximas umas das outras, para que se possa receber o grande número de frequentadores que nunca deixaram de encher a casa.

No Alvaros permeia um clima de amizade, e a equipe transmite essa afeição no atendimento. De fato, os garçons prestam um serviço bastante atencioso e esmerado, sempre com simpatia, e muitas vezes ajudam os clientes a escolherem as melhores opções do vasto cardápio da casa.



Aliás, é comum ver alguém da equipe do salão indo até uma mesa onde se encontra algum frequentador assíduo apenas para dizer um alô.

Cardápio Alvaros Leblon

O menu do Alvaros é repleto de opções com excelente custo-benefício. As porções são generosas, o chope é geladíssimo e os deliciosos pratos, sempre bem servidos, atendem tranquilamente duas pessoas.

O cardápio é bem grande e segue a linha dessa combinação entre a cozinha brasileira e o que há de mais tradicional na região ibérica.

Apesar dessa característica de versatilidade, todo restaurante tem seus carros chefes, e no Alvaros isso não é diferente. Além dos já citados pratos do dia, podemos destacar algumas delícias, tais como:

  • Medalhão à piemontese (filé mignon com bacon e arroz com champignon, queijo e creme de leite);
  • Bacalhau à moda do Porto (grelhado, batatas coradas, cebola, pimentão, azeitonas e ovo);
  • Polvo à provençal (frito com champignon, alho e salsa) e servido com arroz de brócolis;
  • Camarão ao Bonino (empanado com catupiry e arroz de passas);
  • Tornedor ao Café de Paris (com molho de finas ervas e geleia de jabuticaba);
  • Língua à Marsala (ao molho madeira com maçã e arroz piamontese);
  • Roastbeef com Salada de Batata Paillard com Fetuccine (filé platy ao molho de manteiga com fetuccine);
  • Filé de Haddock Bernoise (cozido no leite com batatas, cebola e manteiga queimada);
  • Supremo de Frango à Maruland (à milanesa, batata palha, bacon, pimentão, banana frita e panqueca de milho).

Por fim, também são um grande destaque os pastéis de cerveja, uma receita exclusiva vinda de Santiago de Compostela com seus proprietários espanhóis na década de 1960.

Graças a ela, os pastéis do restaurante são considerados os melhores da cidade. Os sabores são carne, catupiry, queijo, camarão, entre outros.

Segundo Manolo Casal, a fórmula do sucesso está na mistura de chope e aguardente: “são eles que dão uma fermentação peculiar à massa, deixando-a crocante e com uma textura diferente”.

Restaurantes no Leblon

O bairro do Leblon é um ícone quando o assunto é a combinação de qualidade de vida com sofisticação e beleza.

Além de ser um local nobre e requisitado, a gastronomia é um dos pontos fortes desse bairro tão tão querido pelos cariocas e por quem o conhece de perto.

restaurantes no leblon

A região apresenta diversos estabelecimentos que oferecem o que há de melhor em vários segmentos, tais como as cozinhas italiana, espanhola, portuguesa, francesa, japonesa, africana, dentre outras nacionalidades.

Aliás, é muito comum ver as casas de gastronomia da região encabeçando listas de nível estadual e nacional do tipo “top 5” ou “melhores do ano”. Diante de tantas opções, fica até difícil escolher quais são os melhores restaurantes no Leblon.

Charme e sofisticação na Zona Sul

Restaurantes, cafeterias, bares, lojas renomadas, paisagens naturais, ruas arborizadas, segurança e infraestrutura de ponta. De fato, estar no Leblon é uma experiência e tanto.

Não à toa, o queridinho da Zona Sul é um dos bairros mais cobiçados pelos cariocas e é constantemente retratado em novelas, filmes, livros e canções. Imagina morar em lugar como esse com sua família?

Há uma série de imóveis à venda e empreendimentos em lançamento no Leblon. De fato, são imóveis projetados para todos os gostos, com visuais contemporâneos e sofisticados, condomínios com lazer completo, excelente infraestrutura e muita sustentabilidade.

Oportunidades únicas de imóveis exclusivos no Leblon. Siga nosso canal no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região.

O bairro da Zona Sul possui o m² mais valorizado da cidade, sendo considerado também o bairro mais nobre do Rio. Confira os imóveis de luxo à venda no Leblon com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

imoveis residenciais leblon rio de janeiro rj morro dois irmaos

O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.






    Perguntas Frequentes


    Qual é o endereço do Alvaros Leblon?

    O Alvaros Leblon fica na Av. Ataulfo de Paiva, 500.

    Qual é o horário de atendimento do Alvaros Leblon?

    O restaurante fica aberto todos os dias das 12h à 00h.

    Quais são os destaques do cardápio do Alvaros Leblon?

    Além dos tradicionais pratos do dia (feijão tropeiro, carne assada, rabada, feijoada, cozido etc.), vale a pena conferir as opções de bacalhau e os pastéis de cerveja, um verdadeiro clássico da casa.

    Similar Posts