Bairros, Blog

Polo gastronômico na Rua Dias Ferreira Leblon

maio 20, 2021
rua dias ferreira

Está tramitando na Câmara Municipal do Rio de Janeiro um projeto de lei que reconhece a Rua Dias Ferreira do Leblon como um polo gastronômico da cidade.

O texto, de autoria dos vereadores Marcelo Queiroz, Carlo Caiado e Rafael Aloisio Freitas, foi aprovado em primeira discussão e voltará à pauta para segunda votação.

Rua Dias Ferreira pode virar polo gastronômico no Rio

Conforme a argumentação dos autores, o logradouro se tornou polo de atração para a população carioca e para turistas de outros estados e países.

De acordo com o texto, “É necessário reconhecer este recanto urbano de nossa cidade como Polo Gastronômico e, consequentemente, dotá-lo de infraestrutura adequada, o que só poderá aumentar e melhorar seu funcionamento, proporcionando maior afluxo de pessoas, aumento da atividade comercial e mais arrecadação para o Município”.

Caso o projeto de lei seja aprovado, algumas ações podem se realizar para apoiar o desenvolvimento do Polo.

O texto aponta os seguintes tópicos de melhoria:

  • adequação do trânsito para veículos e pedestres;
  • aumento das vagas para estacionamento de veículos, inclusive através de intervenções urbanas, se necessário;
  • implantação de sinalização vertical com indicação dos estabelecimentos integrantes do polo;
  • inclusão no roteiro turístico oficial do Rio de Janeiro e a repressão ao comércio ambulante irregular.

Como é a Rua Dias Ferreira Leblon

Principal ligação entre os bairros Gávea e Leblon, a Rua Dias Ferreira é um logradouro repleto de estabelecimentos comerciais. Apesar disso, também abriga muitos imóveis residenciais — alguns dos mais procurados do Rio para viver.

Aliás, o endereço conta com um dos metros quadrados mais valorizados da cidade.

rua dias ferreira leblon

A Rua Dias Ferreira é, de fato, um dos locais mais celebrados da Zona Sul. Ao longo dos anos, o endereço ficou conhecido por atrair muita gente que aprecia a boemia, sobretudo artistas, poetas e músicos.

O local é, acima de tudo, um dos maiores points gastronômicos do país. Assim, a Rua abriga vários bares exclusivos e restaurantes sofisticados, alguns comandados pelos melhores chefs do Brasil e da América Latina.

Rodeado por vários espaços de lazer e estabelecimentos comerciais, o Leblon tem os imóveis residenciais mais luxuosos do Rio. Apartamentos de Luxo no Leblon com acabamento de alto padrão, localização privilegiada e condomínios com lazer completo.

apartamentos de luxo no leblon

Restaurantes na Rua Dias Ferreira

De fato, a Rua Dias Ferreira reserva um leque bastante amplo de opções quando o assunto é gastronomia. Assim, é natural que alguns estabelecimentos se destaquem.

Um desses estabelecimentos é o Nola. Sob o comando do chef Thiago Sodré, o Nola foi inaugurado em 2017 no lugar do Brigite’s.

A aposta do Nola está no conceito de comfort food (comida caseira). Isso também é refletido no ambiente aconchegante, decorado com tijolos em sua cor original.

Nos destaques do cardápio estão os pratos de Arroz de Bacalhau Bom Porto, o Quadradinho de Parmegiana e o Trio de Rabanada com doce de leite e Nutella.

Para quem prefere carnes, o CT Boucherie é uma das sugestões. O bistrô é administrado pela família de Claude Troisgros, renomado chef francês radicado no Brasil, famoso também por apresentar os programas de TV Mestre do Sabor e The Taste Brasil.

Com a decoração semelhante às boucheries francesas, o visual do CT Boucherie Leblon é sofisticado e simpático. As carnes são o foco do cardápio e as receitas mesclam a tradicional cozinha francesa com sabores nacionais.

O CT serve entradas, petiscos, sobremesas e um menu executivo servido no almoço de segunda a sexta. Contudo, o grande destaque fica por conta das opções de carnes servidas com batata crisp, farofa especial, rodízio de acompanhamentos e molhos.

Outro restaurante que se destaca é o Sushi Leblon. Em atividade desde 1986, o Sushi Leblon é o primeiro restaurante japonês do bairro e também um dos mais celebrados.

sushi leblon restaurante japones lebon

Desde sua inauguração, o restaurante conta com um público assíduo e ostenta uma lista de clientes superestrelas, pois até Madonna e Tom Cruise passaram pelo local.

O cardápio, assinado pelo chef Cássio Hara, é diversificado e tem opções para todos os gostos. O destaque vai para os camarões baby com yakimeshi, sushi de enguia, sushi de salmão com quinoa crocante ao missô e o mix de sashimi.

Na mesma vibe da comida japonesa há também o Togu, um restaurante japonês com jeito de bistrô. O cardápio é composto por temakis, sashimis e pokes elaborados com ingredientes especiais, além de uma grande variedade de rolls, salmão e tempurá.

A decoração do Togu é aconchegante e confortável, com um salão de iluminação acolhedora e um espaço externo perfeito para o happy hour.

O menu leva o nome da chef Ana Zambelli (vencedora do primeiro Super Chef), e a carta de drinks fica por conta do mixologista Miguel Paes.

Bares na Rua Dias Ferreira Leblon

Outra especialidade da rua — aliás, de todo o bairro do Leblon — é a variedade de bares e botequins.

Na ativa desde 1994, o Esch trabalha com a combinação de café, bar, restaurante e charutaria. O local tem um ar de exclusividade e atrai sobretudo aqueles que apreciam charutos cubanos.

No Esch é possível apreciar um charuto que leva o selo La Casa del Habano — emitido pelo próprio governo de Cuba — acompanhado de alguma bebida premiada, seja vinho, cerveja ou whisky.

cafe esch leblon
Esch Café Leblon no Rio de Janeiro.

O cardápio também é bastante elogiado. Os destaques são o harumaki de camarão com molho oriental, o sanduíche cubano e o polvo à provençal.

Já o Boteco Boa Praça é um estabelecimento com jeito de boemia, que oferece música ao vivo, muito agito e excelentes comidas de botequim.

Point das diversas tribos da cidade, o tradicional bar de São Paulo ganhou, em 2019, uma filial no coração da Zona Sul carioca. O projeto busca incorporar referências do universo boêmio, com lustres feitos com garrafas de cerveja e elementos bem cariocas.

O menu do Boteco Boa Praça reserva alguns destaques. Por exemplo, a porção de dadinho de tapioca ou bolinho de feijão e as coxinhas de batata-baroa recheadas de frango cremoso. Outra aposta da casa são as parrillas, que têm cortes servidos como petisco ou no prato.

O Boteco Rainha é mais um destaque da Rua Dias Ferreira. O estabelecimento foi idealizado pelo renomado chef Pedro Artagão, que buscou inspiração nos botequins tradicionais e na simplicidade dos botecos portugueses e espanhóis.

O menu do Boteco Rainha enfatiza os aperitivos, mas também oferece pratos fartos para dividir. Croquetes de lagosta e de bacalhau são os destaques da cozinha, além do arroz de polvo.

A Rua Dias Ferreira é apenas um dos points do Leblon, um dos bairros mais antigos e nobres do Rio. Viver no Leblon é a certeza de morar cercado de luxo em um dos melhores bairros do Brasil.

Confira os apartamentos de luxo à venda no Leblon da INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

imoveis residenciais no Leblon

Perguntas Frequentes

Onde fica o novo polo gastronômico no Leblon?

O novo polo gastronômico fica na Rua Dias Ferreira, localizado no bairro do Leblon, Rio de Janeiro — RJ.

Quais são os tipos de restaurantes localizados na Rua Dias Ferreira?

A Rua Dias Ferreira conta com um leque bastante variado de opções de restaurantes. Além da cozinha brasileira, a rua abriga estabelecimentos que oferecem o melhor da gastronomia oriental (Sushi Leblon), italiana (Gusto), francesa (CT Boucherie) entre outras.

Onde está localizada a Rua Dias Ferreira?

A Rua Dias Ferreira está localizada no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, próxima à Avenida Visconde de Albuquerque, à Praça Professor Azevedo Sodré, à Avenida General San Martin, à Avenida Ataulfo de Paiva e à Avenida Delfim Moreira.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário