Bairros, Blog, Decoração, Dicas

O que é Feng Shui? Conheça os Benefícios

dezembro 10, 2020
bagua de feng shui

Saiba o que é Feng Shui e aprenda como promover prosperidade e harmonia aplicando essa técnica em sua casa, apartamento ou escritório.

Inspirado na filosofia taoista, o Feng Shui une a intuição e o conhecimento empírico milenar a fim de conectar diversas áreas da nossa vida de forma harmônica e equilibrada.

O que é Feng Shui?

Feng Shui é uma técnica milenar chinesa. É uma fusão entre arte e ciência usada para guiar as energias positivas através do desenho arquitetônico.

Como resultado, ele também tem sido usado para ajustar o posicionamento dos móveis e objetos de decoração na busca por prosperidade e equilíbrio energético em um apartamento, casa ou escritório.

A base do Feng Shui não é religiosa ou mística, mas um conhecimento adquirido através da observação sensorial, do inconsciente e da intuição somadas às forças da natureza.

feng shui sala de estar

Existem diversas escolas de Feng Shui, cada uma com a sua tradição de leitura da energia vital. No Brasil, a técnica mais conhecida é a que utiliza como guia o Baguá, uma figura de oito lados.

Portanto, a técnica pode ser aplicada a todo tipo de imóvel, independente de sua planta. A aplicação indica quais partes da casa podem ser adaptadas ou modificadas para o bom fluxo de energias.

A localização e posição do imóvel também são pontos favoráveis para as boas vibrações do lar.

Os imóveis residenciais no Leblon são privilegiados nesse sentido: possuem face Norte, Leste e muitas outras características positivas do Feng Shui.

Seja Água e Seja Vento

Feng Shui pode ser traduzido literalmente como “vento-água” e traz em seu significado a observação da fluidez desses dois elementos. Esta fluidez, quando eficaz, é a sustentação para um ambiente positivo e sadio.

“Chi” é o nome dessa energia vital, também conhecida como essência da vida. Chi é o equilíbrio entre o Yin e o Yang, pois a energia que flui como água e sopra como vento não se aprisiona.

Assim, o Chi é conduzido através da casa pela energia da limpeza e da organização. Para tanto, usa-se velas e aromas, iluminação e ventilação.

A energia contrária ao Chi chama-se “Sha”. Sha é a energia da estagnação e da bagunça e está presente nos objetos descuidados, nas portas que rangem, nos eletrodomésticos em mau funcionamento, nas plantas que sofrem por falta de água e na sujeira acumulada.

O Feng Shui também significa carinho e cuidado pela casa. Por isso, o primeiro passo para melhorar o fluxo da energia vital é limpeza e organização.

Para que serve o Feng Shui?

A maior função do Feng Shui é equilibrar as energias da casa ou do trabalho através da harmonização de móveis e objetos, ativando setores para a melhora do fluxo energético deles.

Por isso, precisa-se de um guia. O Baguá é aquela figura octogonal que tem um círculo com o desenho do Ying e Yang em seu centro. É de lá que a energia vital deve simplesmente fluir do centro para fora.

A figura do Baguá possui oito divisões que irradiam a partir do centro, que são chamadas de Guás.

Cada Guá rege um setor de nossas vidas: carreira, amigos, criatividade, relacionamento, sucesso, prosperidade, família e sabedoria.

Desse modo, o Feng Shui serve para corrigir o fluxo de energia de cada Guá, retirando os obstáculos impregnados de Sha para o sucesso e a prosperidade fluírem.

Feng Shui em apartamento: 5 passos

  1. Desenhe a planta baixa do seu imóvel. Pode ser feita à mão desde que mantenha-se as proporções e os ângulos das paredes;
  2. Tenha um Baguá impresso;
  3. Em seguida, sobreponha-os de forma que o lado externo do Guá da carreira e do trabalho fiquem paralelos à parede da entrada principal da casa. O centro do Baguá deve coincidir com o centro da planta do imóvel. Se o Baguá for menor que a planta da casa, desenhe a continuidade das linhas divisórias de cada “ fatia”, projetando-as;
  4. É necessário um pouco de imaginação para identificar o Sha dentro de cada Guá, ou seja, os focos de energia estagnada em sua casa. Ao avaliar seu espaço e identificar a energia Sha, dê atenção especial para dispersar a estagnação e dar passagem para o Chi, a energia vital. Livre-se do excesso de entulhos, papeladas e objetos;
  5. Depois de eliminado o Sha, insira elementos ativadores daquele Guá. Por exemplo, no Guá do relacionamento inclua um item do elemento terra, que pode ser uma planta. No Guá da carreira, incluir um móvel ou uma parede na cor amarela e assim por diante.
iluminação feng shui

O Feng Shui é considerado por muitos a acupuntura da casa. Mas não é para menos! A ativação dos pontos energéticos muda a vibração, harmoniza e traz prosperidade.

Agora imagine poder aplicar a técnica do Feng Shui em seu novo lar, desfrutando também de uma região que permite um intenso contato com a natureza, com o Mar e com uma série de paisagens incríveis.

Assim é o Leblon, um bairro conhecido por sua energia elevada, por seus vários pontos de lazer, mirantes, parques e por sua praia belíssima.

Agora que você conhece um pouco mais sobre Feng Shui, aproveite para conferir os imóveis residenciais no Leblon, com plantas e estruturas perfeitas para aplicar essa técnica milenar.

Conte com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro, e desfrute das boas energias que só o Leblon pode proporcionar!

imoveis residenciais no Leblon

Compartilhe este artigo



Perguntas Frequentes

O que é Feng Shui?

Feng Shui é uma técnica milenar chinesa, fusão entre arte e ciência, usada para guiar as energias positivas através do desenho arquitetônico.

Qual o significado de Feng Shui?

Feng Shui pode ser traduzido literalmente como “vento-água” e traz em seu significado a observação da fluidez destes dois elementos. Esta fluidez eficaz é a sustentação para um ambiente positivo e sadio.

Para que serve o Feng Shui?

Feng Shui é usado para promover prosperidade e harmonia em casas, apartamentos ou escritórios.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário