Tempo de leitura 11 min


Como fazer Feng Shui no Apartamento? Muitas pessoas se perguntam sobre isso quando pretendem melhorar a saúde energética de seu lar de suas vidas.

Quando observamos nossa casa com atenção, é possível enxergar um organismo em funcionamento. A observação cuidadosa e atenta amplia a percepção de que nossa casa é a extensão do nosso corpo.

Desta forma, o Feng Shui nos ensina a cuidar da saúde desse organismo através da intuição, do estudo e da observação.

Garanta seu acesso a imóveis exclusivos no Rio de Janeiro, inscreva-se agora!

Receba as melhores ofertas de imóveis diretamente no seu email.

 

É através dessa observação que intuímos a leitura do fluxo de energia e que aplicamos as ativações e curas necessárias para um lar saudável e energizado.

A escola do Chapéu Negro utiliza a aplicação do Baguá, uma figura de gráfica de oito lados, para a leitura dessa energia. Saiba como aplicar o Baguá e como fazer o Feng Shui em seu apartamento ou casa térrea!

Como aplicar o Baguá em seu apartamento

A aplicação do Baguá deve ser feita literalmente em cima da planta baixa de seu apartamento ou casa. Siga no passo a passo como fazer.

Tenha em mãos a planta baixa do seu apartamento impressa. Caso você não tenha, é possível fazer uma planta baixa através de aplicativos mobile gratuitos para algumas aplicações.

Uma dúvida que surge é se devemos aplicar o Baguá no apartamento todo ou se esta aplicação deve ser feita cômodo a cômodo. A realidade é que depende do seu momento de vida e do espaço que você ocupa nesta residência.

Nossa sugestão para você iniciar a desenvolver a sua intuição e entender o fluxo de Energia Vital e rapidamente já perceber os efeitos do Feng Shui, é: aplicar no apartamento todo e somente depois avaliar minuciosamente cômodo a cômodo:

  • O passo mais importante para a correta aplicação do Baguá é identificar a porta de entrada de sua residência e, dessa forma, definir o posicionamento do gráfico na leitura da planta baixa da casa;
  • Caso haja porta de serviço, crie e respeite o hábito de entrar pela porta social e não pela porta de serviço. Ao levar o lixo para fora, daí sim, use a porta de serviço;
  • Com a planta baixa de seu apartamento em mãos, divida-a em 9 quadrados iguais, dispostos de 3 em 3, como no jogo da velha;
  • Para isso, feche o retângulo em volta de sua planta baixa caso ela não seja uma figura regular, mesmo que existam áreas que sobrem ou faltem na planta;
  • A decisão de passar uma linha fechando o retângulo (ou quadrado) de forma a incluir ou excluir do Baguá alguma parte da planta deve ser feita considerando a proporção que este excesso ou falta representam;
  • Una as diagonais dos 4 cantos deste polígono de 4 lados, formando assim um octógono;
  • Com o Baguá impresso, identifique ao centro do octógono a área da Saúde;
  • Posicione o meio da figura impressa, onde há o símbolo de Yin e Yang, no quadrado (ou retângulo) central de sua planta baixa. As linhas do quadrado central indicarão o espaço que abrange o Guá da saúde;
  • Localize o Guá do trabalho no Baguá impresso;
  • Em seguida, localize a parede da porta de entrada na planta baixa.

Alinhe as duas figuras de forma que a parede em que se encontra a porta de entrada na planta baixa de seu apartamento e a base do Guá do trabalho fiquem paralelas.

Uma vez localizado cada Guá, agora você efetivamente sabe como fazer o Feng Shui no apartamento. No Guá do trabalho existe alguma porta rangendo, eletrodoméstico sem uso, objeto quebrado, acúmulo de papelada, lixeira sempre cheia? É bom verificar.

Desta forma, observe cada Guá. Faça o exercício de imaginar o Chi, a Energia Vital, fluindo. Identifique locais em que acontece o acúmulo de objetos, como os “quartinhos da bagunça”. Avalie o setor de sua vida relacionado a este Guá. Identifique e parta para a ação: limpeza e descarte!


O que está achando do conteúdo?



A localização e posição do imóvel também são pontos favoráveis para as boas vibrações do lar. Os imóveis residenciais de luxo no Leblon são privilegiados nesse sentido: possuem face Norte, Leste e muitas outras características positivas do Feng Shui.

Imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

Como arrumar a casa com feng Shui

O Feng Shui trabalha através do equilíbrio das energias Chi e Sha. O Chi — pronuncia-se qui — é a Energia Vital, o equilíbrio entre Yin e Yang que deve circular livremente através da casa.

E Sha — pronuncia-se tchá — é a energia estagnada na desordem, na bagunça, nas plantas que sofrem, na sujeira, nos objetos quebrados e sem uso, no mofo, nos vazamentos, nos fios desencapados, nos pratos lascados. Eles carregam energia parada e podem prejudicar áreas importantes da sua vida.

como fazer feng shui no apartamento feng shui sala de estar

Nosso conselho é: dê a devida atenção aos pequenos reparos e não guarde objetos desnecessários para sua vida: limpe e descarte! O primeiro passo é ter consciência da necessidade de se livrar do Sha, da energia da estagnação e colocar a mão na massa.

Trend topics em 2018 e 2019, a japonesa Marie Kondo, escritora do Best Seller “A Mágica da Arrumação”, vendeu mais de sete milhões de cópias de seus livros. Neles, ela ensina a técnica de arrumação baseada no Taoísmo, que entende que os objetos cumprem sua missão em nossas vidas.



Segundo sua metodologia, precisamos sentir quando essa missão foi cumprida e devemos deixar tais objetos seguirem em frente, sendo úteis para outras pessoas. Roupas que não usamos mais — sejam quais forem os motivos —, objetos que deixamos de nos conectar e de admirar, livros que já lemos: a todos devemos ser gratos e simplesmente deixá-los ir.

Em tempo: descarte é destinar corretamente cada item, seja vendendo, fazendo doações ou, eventualmente, jogando no lixo aquilo que realmente não possa mais ter serventia. O método sugere iniciar o descarte pelas roupas, para acostumarmos nosso cérebro ao desapego por motivos óbvios e racionais: a roupa está com algum dano, sem botões ou com zíper estragado, já não serve, saiu da moda ou, ainda, não é usada há mais de um ano.

como fazer feng shui no apartamento feng shui closet

Desta forma, manteremos conosco apenas as roupas e sapatos que nos servem, estão perfeitos, sem manchas e que usamos nos últimos 12 meses. Depois, vá para os livros e avalie os que têm informações de consulta, ou seja, ainda são úteis para você.

Identifique os que já foram lidos e provavelmente não serão relidos e abra espaço para os livros novos que você ainda irá comprar. Depois, avalie seus documentos, os comprovantes de contas pagas, os boletos, os manuais de eletrodomésticos e suas garantias e mantenha somente o que for necessário.

Em quarto lugar, avalie e descarte o que Marie Kondo chama de Komono. Komono são equipamentos, maquiagem, utilidades em geral, itens que não se enquadram em outros grupos, basicamente. Por último, itens muito importantes e de valor sentimental como fotografias, presentes e cartas.

A importância de separar itens de valor sentimental por último é a para você não se perder em suas lembranças e acabar deixando de lado o objetivo de eliminar o grande montante de Sha de sua residência.

Eliminar o Sha é um passo muito importante para manter o fluxo de Chi. O hábito de ter a casa sempre limpa é muito importante nesse processo. Tenha sua pia sem louças sujas, limpe regularmente os vidros das janelas, que são os olhos da casa, assim como os banheiros.

como fazer feng shui no apartamento cozinha feng shui

Não deixe de atentar para a energia estagnada presente nos reparos necessários no imóvel, também chamadas de patologias, tais como vazamentos, azulejos trincados, rachaduras, portas rangendo, janelas emperradas, mofo.

Não menospreze pequenos maus funcionamentos. A harmonia é feita de detalhes. Crie o ritual e deixe a brisa entrar! A primeira coisa a ser feita, ao acordar, é deixar o sol e o ar da manhã fluírem através das janelas. O sol da manhã traz uma energia poderosa e a ventilação leva o Sha embora.

Por isso, procure apartamentos com face leste ou face norte para potencializar a circulação de Energia Vital, levado diretamente pela brisa que flui do mar distribuindo o Chi, privilégio dos moradores dos imóveis no Bairro Leblon do Rio de Janeiro. Cada um dos oito Guás cobrem áreas específicas de nossas vidas:

  • Trabalho;
  • Sabedoria;
  • Família;
  • Prosperidade;
  • Sucesso;
  • Relacionamento;
  • Criatividade;
  • Amigos.

Cada Guá pode ser ativado através da relação energética com uma cor, uma forma e um elemento.

Como ativar a área da Saúde no Feng Shui

Perceba como a saúde é importante, ela está no centro da sua casa. A saúde física, mental e espiritual é regida pelo elemento terra, pela cor amarela e pelo formato triangular. Ative esta área incluindo itens que tenham ligação com o elemento terra. Vasos e plantas, por exemplo. Inclua objetos de decoração nas cores entre o amarelo e o marrom, as cores da terra.

Objetos em cerâmica, peças em formato quadrado, imagens que remetem a saúde como frutas, grãos ou paisagem de natureza viva e saudável. Você também pode energizar esse espaço com plantas em tons amarelos. Que tal ativar esse Guá com um belo vaso de cerâmica, terra e lírios amarelos?

Como atrair Amor com Feng Shui

Como fazer o Feng Shui no apartamento para atrair amor? O Guá do relacionamento também é regido pelo elemento terra. Então, podemos sugerir nessa área a inclusão de dois vasos de cerâmica com flores cor de rosa. Objetos aos pares, como velas, por exemplo, também ativam a área de relacionamentos. Caso esteja em um relacionamento, coloque fotos felizes do casal.

como fazer feng shui no apartamento velas e flores para atrair o amor

Inclua tons rosados e decore com frases e palavras que tenham intenção de valorizar o amor. Colocar quartzo rosa também ajuda muito, assim como livrar-se de fotos, roupas e presentes de amores passados. Objetos quadrados também ativam este Guá.

Como ativar a área do sucesso no Feng Shui

O sucesso está ligado ao elemento fogo, presente na luz solar. Imóveis com face leste e norte são privilegiados por receber naturalmente esta energia. Ela também pode ser ativada incluindo luminárias, a fim de intensificar a luz deste Guá, que fica no extremo oposto da porta de entrada, em frente ao Guá do trabalho.

As cores de sua ativação são o vermelho e o dourado, cores da garra e da coragem. Plantas com folhas triangulares e pontudas são bem-vindas, pois tem relação com o formato triangular que ativa esse Guá. Não se esqueça de expor seus troféus, suas medalhas, diplomas e conquistas!

Como atrair Prosperidade em seu Apartamento

Como fazer o Feng Shui no apartamento para atrair prosperidade? Depois de se certificar que eliminou todo o Sha de sua casa, dê uma segunda olhada bem mais atenta aos detalhes. Certifique-se de que não existam vazamentos em sua casa. Vazamentos significam fuga de dinheiro e devem ser contidos.

como fazer feng shui no apartamento flores amarelas para atrair prosperidade

A prosperidade se relaciona diretamente com a ordem e conservação da casa. Para ativar esse Guá, localizado ao lado do Guá do sucesso, inclua itens em tons de púrpura (cuidado para não confundir com roxo ou lilás).

Objetos cilíndricos também ativam este Guá. Aqui também cabem medalhas, troféus e diplomas para ativação. Dinheiro-em-penca e girassol são plantas indicadas para esta área. Para a ativação, inclua objetos de decoração com o elemento madeira e dê preferência para objetos em formato oval.

Agora que você conhece um pouco mais sobre Feng Shui, aproveite para conferir os imóveis residenciais no Leblon, com plantas e estruturas perfeitas para aplicar essa técnica milenar. Conte com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro, e desfrute das boas energias que só o Leblon pode proporcionar!

Apartamento vista-mar e imóveis de luxo no Rio de Janeiro

O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.






    Perguntas Frequentes


    Como aplicar o baguá no meu apartamento?

    A aplicação do Baguá deve ser feita literalmente em cima da planta baixa de seu apartamento ou casa, identificando a porta de entrada para definir o posicionamento de cada área na planta baixa da casa.

    Como atrair amor com feng shui?

    O Guá do relacionamento é regido pelo elemento terra. Então, podemos sugerir nesta área a inclusão de dois vasos de cerâmica com flores cor de rosa. Prefira objetos aos pares e itens rosados. Quartzo rosa e fotos do casal ajudam na ativação desta área também.

    Como atrair saúde com Feng Shui?

    A área da saúde também é regida pelo elemento da terra, fica no centro do baguá e é uma das mais importantes no Feng Shui. Para ativá-la busque utilizar flores ou objetos de cor amarela ou marrom, as cores da terra.

    Similar Posts