Blog, Decoração, Dicas

Veja como Decorar a sua casa com Feng Shui

abril 30, 2021
como decorar a casa com feng shui

Se você procura saber como decorar a casa com Feng Shui, precisa entender que não significa necessariamente decorar no estilo oriental. Longe disso — o Feng Shui não impõe estilos—, ele é uma ferramenta para a conquista de harmonia, saúde física, saúde mental, paz e prosperidade.

O próprio interesse em aplicar o Feng Shui em nosso lar é, em si, o primeiro passo em busca deste equilíbrio.

O segundo passo é simples, mas poderoso: abrir as janelas da sua casa, deixando a brisa e o sol entrar. Janelas fechadas e casas escuras estão mais sujeitas a problemas de umidade e mofo, acumulando Sha.

Se você ainda não sabe o que é Sha e quer entender como identificar esta energia densa, nosso artigo especial sobre Feng Shui explica tudo!

Como usar a bússola para decorar a casa com Feng Shui

O ato de abrir as janelas nos faz observar o entorno. Você já reparou onde o sol nasce? Que cômodo recebe o sol da manhã? Se as plantas e os animais buscam a luz solar para se energizarem, por que não fazer o mesmo conosco e com nossa casa?

Sorte grande de quem está em processo de aquisição de um novo imóvel, momento ideal para exercitar o olhar na busca da melhor energia possível. A luz solar potencializa o Chi de um ambiente.

Aproveite esse momento único e busque localizar a trajetória do sol em suas janelas, pelos ambientes de sua futura casa. Visualize em cada quarto onde colocar a cama, onde será a escrivaninha de seu home office etc.

usar bussola no feng shui

Se você não tem uma bússola, baixe um app para seu smartphone. Posicione-se no centro da casa e identifique o leste, que é onde o sol nasce. Se você está utilizando uma bússola física, é importante que ela esteja calibrada e totalmente na horizontal.

Visualize a trajetória do sol de leste a oeste. Perceba os cômodos banhados pelo sol da manhã e identifique também os cômodos que recebem a luz da tarde, assim como os que não recebem sol.

A localização e posição do imóvel também são pontos favoráveis para as boas vibrações do lar.

Os imóveis residenciais no Leblon são privilegiados nesse sentido: possuem face Norte, Leste e muitas outras características positivas do Feng Shui.

Agora, imagine como seria a sua vista morando num apartamento luxuoso em frente ao praia do Leblon, recebendo o sol mais energizante do dia. E, além disso, estar cercado por espaços de lazer, bares e delicatessens.

Saiba que o sol da manhã é o melhor sol do dia! Ele traz vitalidade e frescor. Já o sol da tarde é mais enérgico e intenso e, inclusive, pode atrapalhar o sono caso seu quarto esteja recebendo os raios desse horário.

Porém, pequenas curas indicadas pelo Feng Shui bastam para equilibrar toda essa energia. Nesses casos, a sugestão é fazer a cura através de um pendente com água para filtrar a energia. Basta colocá-lo na janela ou em um vaso de plantas com água, como o lucky bamboo.

Para os ambientes que não têm nenhuma incidência de sol, instale sinos de vento na janela. Apenas cuide para que o sino não seja de metal, daqueles que emitem som estridente, pois ele pode causar desarmonia e atrapalhar os vizinhos. Escolha os de bamboo, por exemplo.

História do Feng Shui

O Feng Shui, cuja pronúncia seria “fong suê”, data sua origem entre 3 a 4 mil anos atrás, na China Antiga.

A ocidentalização dos conhecimentos de Feng Shui é bastante recente: aconteceu somente na década de 1970, quando o Grão Mestre, Monge Thomas Lin Yun, mudou-se para a Califórnia, nos Estados Unidos, e fundou a Escola do Chapéu Preto do Budismo Tântrico com a finalidade de popularizar e difundir a prática.

Escola do Chapeu Preto do Budismo Tântrico

A diferença principal entre a Escola do Chapéu Preto e as demais escolas tradicionais de Feng Shui está na utilização da Bússola Tradicional Chinesa, chamada de Luo Pan.

Acredita-se que a primeira bússola chinesa foi criada no Período dos Estados Combatentes, entre 475 a.C e 221 a.C, época em que viveram strategistas como Sun Tsu, o filósofo Chinês que escreveu a Arte da Guerra.

Dentre as bússolas de Feng Shui, as Luo Pan mais conhecidas são a San He Pan, a San Yuan Pan ou a Zhong He Pan, cada qual com suas peculiaridades, tais como:

  • número de anéis;
  • raios;
  • elementos;
  • animais representados;
  • cálculos matemáticos que envolvem a data de nascimento do morador e da construção da casa;
  • os pontos cardeais;
  • pilares;
  • quinzenas solares e uma infinidade de conhecimentos complexos que eram transmitidos somente entre monges — que nos leva de novo para o Monge Thomas Lin Yun.

Como Decorar a Casa com Feng Shui

Não existe uma Escola de Feng Shui melhor que outra. Cada uma tem sua metodologia e todas abrem possibilidades para a conquista de harmonia, equilíbrio e abundância na vida de seus moradores.

Isso acontece através da canalização da energia numa determinada intenção, utilizando arquétipos do inconsciente, símbolos, sincronicidade, física quântica e astrologia.

Uma vez identificados os objetivos para a aplicação do Feng Shui e as áreas da casa que necessitam de ativações e curas, entram os objetos decorativos.

Dentro de cada guá existe uma lista que pode ser interpretada como um guia para as ativações dos guás: uma cor, um elemento, uma forma, uma planta e uma pedra.

bonsai feng shui

A inclusão de objetos com a representação do elemento que rege cada guá ativa a energia daquela intenção. Esses elementos são:

  • água;
  • fogo;
  • terra;
  • metal;
  • madeira;
  • utilização das cores;
  • formas;
  • inclusão de plantas ou pedras.

Essa ativação tem influência da psicologia Junguiana do inconsciente e dos arquétipos e produz efeitos perceptíveis. Faça um teste: aplique o guá em sua casa ou apartamento e faça a ativação de algumas áreas, não precisa ser todas.

Dedique-se ao escritório, por exemplo. Qual guá está nele? Retire o Sha e trabalhe as cores com objetos que você já tem, insira a planta daquele guá e observe.

Onde guardar documentos segundo o Feng Shui

Papelada cria energia tóxica e bloqueadora, junta aranhas, traças e pó. Ambiente ideal para reter Sha e, de quebra, dispensar uma grande energia para manter tudo isso organizado.

Analisando dessa forma, documentos também não possuem uma boa energia para serem deixados em qualquer lugar da casa.

A maioria de nós já não tem tanto interesse em pegar ou guardar a “via do cliente” de cada compra de pão. Seguindo o raciocínio de que o banco tem o registro de todas as transações no app, podemos criar o hábito de não levar papéis desnecessários para dentro de casa.

Esvazie a bolsa, jogando fora tudo o que não for útil. Crie o hábito de digitalizar ou fotografar o que for importante para guardar de forma remota; você pode criar uma conta no Google apenas para essa papelada digital.

Porém, existem documentos que não podemos simplesmente digitalizar. Passaportes, certidões, registros de imóveis, ações, enfim, estes precisam ser organizados e devidamente guardados. Mas onde? Bom, no quarto, nunca!

Principalmente debaixo da cama ou em armários em cima da cama. Também não guarde no guá dos relacionamentos, nem próximo ao fogão. Os guás mais indicados para estes documentos seriam o dos amigos, do trabalho ou da espiritualidade.

onde guardar documentos feng shui

Decidido o local da casa, encare a papelada. Quanto mais organizados forem seus documentos, melhor. Separe-os por pastas, por tipo e use as cores dos guás para energizar.

Lembre-se de como as cores são curativas. Veja o que diz a especialista em Feng Shui Lógico, Stela Vecchi:

  • Contas pagas: use pasta vermelha, cor do sucesso e da prosperidade;
  • Contas a pagar: pasta azul, cor da serenidade, para ter confiança no seu futuro financeiro.
  • Papelada de saúde, exames, certidões de vacinação: pasta amarela, a cor da saúde dentro do Baguá.
  • Documentos de família e escrituras: pasta verde, cor da família e da responsabilidade;
  • Certificados, diplomas, honras ao mérito, passaportes, certificados de reservista, holerites, carteiras de trabalho: use pasta preta, a cor do trabalho, cor da sua missão;
  • Certidão de casamento, nascimento, carteira de motorista: pastas brancas;
  • Ações e documentos jurídicos: pasta branca, a cor dos amigos, que abre portas para soluções;

Pronto! Com todas essas orientações você já sabe como decorar sua casa com Feng Shui. E ainda aprendeu muito sobre energias e demais elementos.

Revise e reorganize sua residência a cada três meses e não deixe o Sha acumular!

Agora que você conhece um pouco mais sobre Feng Shui, aproveite para conferir os imóveis residenciais no Leblon, com plantas e estruturas perfeitas para aplicar essa técnica milenar.

Conte com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro, e desfrute das boas energias que só o Leblon pode proporcionar!

imoveis residenciais no Leblon

Perguntas Frequentes

Como usar a bússola no Feng Shui?

Você pode usar a bússola normal ou digital, baixando um app para seu smartphone. Posicione-se no centro da casa e identifique o leste, que é onde o sol nasce. Se você está utilizando uma bússola física, é importante que ela esteja calibrada e totalmente na horizontal.

Qual a melhor posição para a casa de acordo com o Feng Shui?

As posições Leste e Norte são as mais favoráveis para o Feng Shui. Se sua casa ou se um cômodo específico não estejam nesses pontos, algumas estratégias podem ser adotadas para melhorar a energia.

O que fazer para curar ambientes de acordo com o Feng Shui?

Dentre várias sugestões, as principais para fazer a cura são através de um pendente com água para filtrar a energia, sinos dos vento e um vaso de plantas com água, como o lucky bamboo, por exemplo.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário