Tempo de leitura 7 min


A escola Letra Freudiana, localizada na zona sul do Rio de Janeiro, possui um excelente nível educacional e está aberta àqueles que estejam interessados pelas questões da psicanálise.

A Escola tem como foco um ensino a partir da leitura dos textos de Freud e de Lacan. Isso não é feito de uma forma linear, mas sim estabelecendo um eixo no qual se fizeram os cortes possíveis a partir dos conceitos fundamentais da psicanálise. Veja mais detalhes.

A produção de trabalhos sobre pontos cruciais das práticas analíticas conflui em jornadas e publicações. Por consequência, a escola Letra Freudiana dispõe de diversas publicações sobre o assunto.

Garanta seu acesso a imóveis exclusivos no Rio de Janeiro, inscreva-se agora!

Receba as melhores ofertas de imóveis diretamente no seu email.

 

Para um bom funcionamento, a Escola Letra Freudiana é dirigida por um Colegiado, composto por cinco membros. Cada um dos membros é responsável por uma função específica.

Dessa forma, no setor de funcionamento e articulação está Célia Nudelman, no ensino e transmissão, o Nestor Lima Vaz. Já para os dispositivos da Escola, a Lícia Magno Lopes Pereira.

No comando do campo da extensão, a Senhora María José Estevez Acuña está à frente. Já para a parte da escrita e publicação, o Senhor Sergio Becker é o responsável.

Desse modo, a Escola Letra Freudiana se destaca por oferecer ensino de qualidade, apresentando uma estrutura completa e organizada, com um ambiente tranquilo, moderno, confortável e seguro.

Escola Letra Freudiana em Ipanema

A Escola Letra Freudiana é essencial para quem quer se dedicar ao estudo da psicanálise freudiana e lacaniana. A instituição é focada em seu propósito, é organizada e é composta por psicanalistas muito eruditos e estudiosos.

A Letra Freudiana foi fundada em 20 de agosto de 1981, com a reunião de algumas pessoas que expressavam o desejo de ler a letra de Freud e de Lacan como um modo de articular a prática analítica a um saber textual.

Inicialmente, constituía-se um novo elo social no campo psicanalítico então já existente, lançando-se, assim, um projeto de transmissão que não se sustentava em nenhum saber acabado ou garantido.

Dessa forma, a Escola Letra Freudiana em Ipanema oferece a àqueles que dela se aproximam um ensino sustentado por seus membros. Este ensino é feito com um espaço de construção e de debates, onde cada analista se dispõe a interrogar o saber do inconsciente de cada um.

A entrada na Escola, por sua vez, é feita com o membro ou participante em particular, numa temporalidade lógica e precisa. Assim, a Escola Letra Freudiana de Ipanema está aberta para todos que estejam interessados pelas questões da psicanálise.


O que está achando do conteúdo?



A instituição fica localizada em uma região estratégica da Zona Sul, garantindo acesso a uma diversidade de comércios e serviços nos arredores. Desse modo, devido à infraestrutura do bairro, moradores da Zona Sul têm acesso privilegiado à renomada escola de psicanálise.

Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.

São diversos os lançamentos residenciais e imóveis prontos em Ipanema, tais como o Helo Ipanema! Com acabamentos de alto padrão e infraestrutura completa, Ipanema é um dos bairros com os melhores imóveis de luxo do Rio de Janeiro. Conheça agora mesmo os melhores imóveis de luxo à venda em Ipanema!

Imóveis de luxo à venda em Ipanema RJ

Psicanálise clínica e escola na Letra Freudiana

Para iniciar, é preciso saber que a psicanálise é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana. É o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade humana, auxiliando no tratamento de transtornos mentais.



Ela foi desenvolvida no final do século XIX por Sigmund Freud, este que destaca os processos mentais inconscientes. Dessa forma, a Psicanálise Clinica é uma área que investiga e se preocupa em compreender o inconsciente e as suas particularidades.

Assim, a Escola Letra Freudiana em Ipanema realiza: Passes, Cartéis e Reuniões de Trabalho Clínico, bem como Seminários sobre o assunto. Dentre outras atividades, a escola permite leituras nos espaços de trabalho e pequenos coletivos dos Núcleos de Investigação.

Dispositivos da escola

A Escola Letra Freudiana tem como base três dispositivos de transmissão em psicanálise: o cartel, a reunião de trabalho clínico e o passe.

escola-letra-freudiana-rj

Cada um destes dispositivos é constituído por um número preciso de integrantes selecionados e especialistas no assunto. Para tanto, são três lugares que promovem o trabalho no coletivo.

Neles são elaboradas questões cruciais da prática analítica, do saber da psicanálise e da função do analista. Dessa forma, veja a seguir como são organizados os dispositivos da Escola Letra Freudiana.

Cartel

A Escola Letra Freudiana, desde sua fundação, realiza a estrutura de cartel como um dispositivo fundamental na formação do analista. Tal como proposto por Lacan, em 1964, ao fundar a École Freudienne de Paris, o cartel deve ser composto de 3 a 5 pessoas, +1, sendo 4 a medida certa (4+1).

Desse modo, reunidos em torno de uma questão da psicanálise que os interpela, os integrantes do cartel estabelecem um laço com a Escola através da transferência de trabalho que se abre em uma permanente interrogação do saber e do limite da transmissão da psicanálise.

Esse dispositivo sozinho permite, com a lógica que lhe é própria, que o que se diz e se elabora nele, decanta-se como um produto de cada integrante. Isso, portanto, sempre mantém aberto o espaço para o questionamento.

Reunião de Trabalho Clínico

Esse dispositivo dá lugar a um dizer sobre a função do desejo do analista em cada análise. Constitui-se pela lógica do coletivo e se caracteriza por estabelecer de laços entre um número definido de membros que trabalham com certa frequência e tempo de duração.

Passe

O passe, por sua vez, é um dispositivo baseado na Proposição de 9 de outubro de 1967, de Jacques Lacan. Isso significa que a raiz da experiência do campo da psicanálise em extensão, que motiva a Escola, deve ser encontrada na própria experiência analítica, ou seja, na intenção.

Nesse sentido, o passe, como experiência coletiva da Escola Letra Freudiana de Ipanema, proporciona um caminho iluminado sobre a passagem de analisante a analista.

Assim, para que seja totalmente eficaz, é necessário que se diga algo do instante da emergência do desejo do analista, como efeito da análise.

O Lugar

Os membros da Escola Letra Freudiana realizam, nas noites de quarta-feira, uma vez por mês, leituras e debates. O último encontro realizado, por exemplo, no mês de agosto de 2021, trouxe o famoso escritor indígena Daniel Munduruku com o tema “O que nós perdemos? O que nos foi negado?”.

Desse modo, o Lugar, é um dos pontos de encontro entre Escola e cidade, sustentando pela política de manter as portas abertas. Dessa forma, diante de uma plateia de analistas e não analistas, um convidado fala de seu trabalho e de seu processo de criação.

Alguns textos dos convidados desses encontros estão publicados na Revista Lugar, coordenada pela Escola Letra Freudiana, que pode ser acessada no site da Escola.

Letra Freudiana membros

A Clínica da Letra está sustentada pelos membros da Escola que assumem um compromisso ético com aqueles que desejam ser escutados na particularidade do seu mal-estar.

Assim, a Escola Letra Freudiana de Ipanema oferece àqueles que dela se aproximam um ensino sustentado por seus membros como um espaço de construção e de debates. Dessa forma, o corpo de membros da Escola é composto por:

  • Alicia Liliana Sterlino;
  • Andrea Bastos Tigre;
  • Hélia Mascarenhas;
  • Iara Maria Machado Barros;
  • Julio Cesar Dourado Mafra;
  • Renata Salgado;
  • Sônia Haddad.

Vale ressaltar, ainda, que os membros da Escola Letra Freudiana formam mais de 100 (cem) nomes, estes que estão disponíveis na lista de membros da ‘Clínica da Letra’ e na secretaria da Escola.

Como chegar na Escola Freudiana em Ipanema

A unidade da Escola Freudiana em Ipanema fica em uma das vias mais conhecidas do bairro, garantindo o fácil acesso para seus alunos e visitantes.

A escola está localizada na Rua Barão de Jaguaripe, número 231, em Ipanema, Rio de Janeiro. Porém, antes de se dirigir até o local, verifique o horário de atendimento.

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 08 às 22 horas. Aos sábados e domingos a Escola permanece fechada.

A unidade está localizada a apenas uma quadra da Avenida Epitácio Pessoa, com acesso também pela Rua Garcia D’Avila.

Além de ótimas instituições de ensino, Ipanema dispõe ainda de tudo o que você precisa. Nas redondezas da Letra Freudiana é possível encontrar, por exemplo, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Crystal Hair e La Carioca Cevicheria de Ipanema.

Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.

Ipanema, localizada na Zona Sul carioca, é um dos melhores e mais nobres bairros para se viver no Rio de Janeiro. Conheça hoje mesmo os imóveis residenciais de luxo em Ipanema com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

Imóveis de luxo à venda em Ipanema RJ

O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.






    Perguntas Frequentes


    O que é a Escola Letra Freudiana?

    A Escola Letra Freudiana é para aqueles que estejam interessados pelas questões da psicanálise com base em Freud e em Lacan.

    Onde fica a Escola Letra Freudiana?

    A Escola Letra Freudiana fica na Rua Barão de Jaguaripe, 231, Ipanema, Rio de Janeiro.

    Similar Posts