Tempo de leitura 7 min


Para os amantes de um bom botequim, o Bracarense Leblon é um prato cheio. Chope perfeito, petiscos deliciosos, ótima localização e mais de seis décadas de tradição são alguns dos vários atributos desse pequeno estabelecimento, embora imponente em importância para a boemia da Zona Sul.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse simpático clássico que mora no coração dos cariocas? Não é surpresa para ninguém que o bairro do Leblon é um dos endereços mais efervescentes do Rio quando o assunto é botequim. São vários os estabelecimentos que guardam uma história de sucesso por anos a fio.

O Leblon é notoriamente um bairro da época de ouro da bossa nova, junto com Ipanema. Aliado a isso, os dois bairros da Zona Sul integram vários estabelecimentos tradicionais e boêmios, alguns com tradição longínqua de mais de 50 anos. No caso do Bracarense, a fidelidade dos consumidores está conectada com a qualidade do serviço que o local oferece e com a energia nostálgica desempenhada pelo bar dos anos 60.

Assim, a fidelidade local dos moradores também estimula esses botecos a manter vivo o espírito boêmio do Leblon, tão celebrado por quem visita ou mora nas redondezas. Em funcionamento no Leblon desde 1961, o bar Bracarense de inspiração portuguesa passa a integrar ao Circuito dos Botequins da cidade, tornando-se Patrimônio Cultural Carioca. Venha ver os motivos.

O bar teve inspiração portuguesa no nome da cidade de Braga, localizada ao norte de Portugal. Hoje, o Bracarense é dirigido pelos proprietários Dona Rosa e seu filho Kadu Tomé, neto do fundador. Para se ter uma noção, o bar é tão famoso que é visto como um dos locais tradicionais da cena boêmia. A coroação como patrimônio cultural vem para afirmar a importância desses espaços para a cultura carioca.

Bracarense: Patrimônio Cultural Carioca

Inaugurado pelo português Arnaldo Tomé em 1961, o Bracarense fica na Rua José Linhares, bem no encontro com a Avenida Ataulfo Paiva. Frequentado assiduamente por gente como o cartunista Jaguar, o escritor João Ubaldo Ribeiro e o músico Tom Jobim, o Bracarense é um dos estabelecimentos da Zona Sul que melhor conservam a definição de “botequim”.

A simplicidade, o carinho e a alegria em receber são as marcas do Bracarense, um local que é muito mais que um estabelecimento comercial e sim um ponto de encontro de antigos e novos amigos, que não dispensam um chope gelado e os petiscos deliciosos.

Em 2021, o Bracarense foi reconhecido como parte do Circuito dos Botequins da cidade pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), órgão ligado à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, em um evento aberto ao público. Isto dá ao bar o status de parte do Patrimônio Cultural Carioca. Um dos motivos da coroação do Bracarense é que seu prédio está localizado em uma área de preservação ao ambiente cultural, em uma região com arquitetura singular considerada patrimônio público da cidade.

Entrar no “Braca” – como é carinhosamente chamado pelos mais chegados – é como reviver os tempos do auge da bossa nova, da vida noturna local, ou seja, o melhor do espírito “carioca da gema”, aquele Rio de Janeiro que continua lindo. O ambiente do Braca é bem descontraído e aconchegante, razão pela qual é amplamente conhecido e frequentado.

E não é só na região que o Bracarense ganhou boa fama. Isso porque o estabelecimento já foi apontado duas vezes pelo jornal The New York Times como o melhor do Brasil e eleito, em votação popular pela Prefeitura do Rio, quatro vezes como o melhor da cidade.

No Bracarense não há firulas, e o ambiente é de fato acolhedor e descontraído. No salão do boteco, o balcão de vidro com jeito vintage exibe deliciosos quitutes de boteco, e você pode ver a clientela conversando com os funcionários de um jeito bem descontraído. Atualmente, quem administra o botequim são os netos de Arnaldo Tomé, Kadu e Carla Tomé, e procuram manter o DNA das origens do local e oferecer à fiel clientela as receitas mais aclamadas.

Oportunidades únicas de imóveis exclusivos no Leblon. Siga nosso canal no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região.

Cardápio Bracarense Leblon

E por falar em quitutes, uma ótima pedida é o bolinho de aipim com camarão e requeijão que faz o maior sucesso. O salgado é criação de Alaíde Carneiro, talento revelado no próprio Bracarense, hoje sócia do Chico & Alaíde. Também é muito bem avaliada a saborosa empada aberta de carne seca com catupiry, além do clássico sanduíche de pernil com queijo e abacaxi e do cremoso caldinho de feijão.

Além disso, o Bracarense oferece opções para o almoço. No cardápio, diversas saladas e carnes como filé mignon, contrafilé, filé de frango, linguiça e carne assada. Um dos grandes destaques vai para o bolinho de polenta com porco e a porção de peito de boi desfiado e acebolado. Além disso, o Bracarense também tem uma seção de pratos executivos para serem servidos no almoço:

  • Picadinho de carne;
  • Filé de Frango Grelhado;
  • Peito de Boi Desfiado;
  • Escalope de Alcatra;
  • Peixe Empanado com Molho Camarão.

O menu também oferece opções de bolinhos, porções, sanduíches e sobremesas. Selecionamos os mais queridinhos:

  • Bolinhos: de jiló, de feijoada, de polenta com porco e aipim com camarão;
  • Porções: dadinho de tapioca, carne assada, pernil, isca de peixe, carne seca com aipim e costelinha de porco;
  • Sanduíches: carne assada, completo, filé com queijo, pernil e linguiça;
  • Sobremesas: quindim, pudim de leite condensado e pastel de nata.

Além disso, é possível pedir também porção avulsa de arroz, farofa, molho a campanha, salada, feijão ou batata frita. Para acompanhar, o Braca oferece bebidas com e sem álcool, como água, refrigerantes, vinho e cerveja. O chope Brahma é tradicionalmente servido no copo longo de suco, e há quem diga que seja o mais bem tirado da cidade.

Entre drinques e comidas de boteco, o Bracarense faz parte do legado do Leblon, um bairro que transpira história e sofisticação. Já entre os drinques, o destaque vai para a caipivodca de maracujá com lima, que atende pelo apelido de “cremosa”.

Como chegar no Bracarense Leblon

Sem dúvida o Leblon pode oferecer a todos uma ótima experiência gastronômica em todos os níveis. Um simples giro pelo bairro e você poderá conhecer os sabores de vários cantos do mundo com os melhores restaurantes do Leblon. Existem alternativas adequadas para todos os bolsos e gostos. Desde a clássica culinária italiana até os mais tradicionais botequins, você irá se surpreender com as variedades encontradas no bairro carioca. Aqui estão o endereço e horário de funcionamento do Bracarense Leblon:

Endereço: Rua José Linhares, 85, Leblon, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: Todos os dias abre às 11h. De quinta a sábado, fecha às 23h55; aos domingos, às 21h; segunda-feira, às 22h; e terça e quarta-feira, às 22h.

Já pensou em viver num dos locais mais belos da Cidade Maravilhosa e ter por perto o melhor da gastronomia carioca? Seja mais tradicional e rústico (Jobi, Belmonte, Da Roberta), seja mais contemporâneo e sofisticado (Jeffrey Cervejaria, Bar do Lado), no Leblon você com certeza encontrará o bar perfeito para o seu gosto.

O bairro do Leblon é o mais nobre da cidade do Rio de Janeiro. Alguns fatores contribuem para isso: atrações naturais bem cuidadas, eventos culturais, vasto catálogo gastronômico e de happy-hour. Desse modo, há inúmeras opções de lazer e de o que fazer no Leblon, este bairro tão rico e notório do Rio. Aproveite para conhecer alguns dos melhores restaurantes do Leblon, bem como as atividades ao ar livre que são feitas diariamente na Praia do Leblon, como o treino funcional e escola de surf.

Por ser um bairro nobre, o Leblon tem uma boa variedade de empresas que oferecem serviços básicos, como academia, supermercados, farmácias, escolas, padarias, entre outros. Além disso, o Alto Leblon, como é conhecida a parte ainda mais nobre desta região, é particularmente residencial e tem a mansão mais cara do Rio de Janeiro, que fica no complexo condominial Jardim Pernambuco Leblon.

Aliás, os apartamentos no Leblon são reconhecidamente como alguns dos mais luxuosos do mercado imobiliário do Rio de Janeiro. Por estar localizado na Zona Sul, que é uma região tipicamente nobre da cidade, o Leblon faz integração com os demais bairros da orla carioca, como Ipanema, Gávea e Jardim Botânico nas proximidades.

Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.






    Perguntas Frequentes


    Posts Similares