Tempo de leitura 9 min


Nosso post falará sobre 3 opções de destaque em restaurante japonês Leblon! Sushi, sashimi, oniguiri, temaki… São tantas delícias proporcionadas pela culinária japonesa que a sua ascensão no mundo ocidental aconteceu rapidamente.

É difícil encontrar quem não aprecie essas maravilhas. O Leblon tem uma rica diversidade gastronômica que integra cozinhas de diversos países e culturas. Acompanhe e descubra mais sobre essas joias da culinária presentes no bairro mais charmoso do Rio.

Restaurante japonês Leblon: qual o melhor? Pergunta difícil de ser respondida, visto que o bairro abriga somente as escolhas e marcas mais nobres. Nós preparamos uma seleção com três lugares que você precisa conhecer e que certamente conquistarão o seu paladar.

Inicialmente, a culinária japonesa no Brasil foi uma adaptação da culinária clássica do Japão para se adequar às necessidades dos imigrantes japoneses. Os tradicionais pratos da culinária japonesa — como sushi, temaki, sashimi, uramaki entre outros —, há até poucas décadas, soavam de forma estranha e eram pouco conhecidos do gosto do brasileiro.

Com o passar do tempo, os brasileiros aderiram a essa culinária. Para se adaptar ao paladar brasileiro, os restaurantes de comida japonesa criaram diversas receitas que se aproximam à culinária brasileira.

Melhor restaurante japonês Leblon

Antes de falarmos sobre os três tipos de restaurante japonês Leblon, é preciso lembrar sobre a história da culinária japonesa no Rio de Janeiro. A chegada dos japoneses ao Brasil, no ano de 1908, impactou o país de formas inéditas diretamente na economia, mercado e cultura.

Isso porque os novos habitantes traziam técnicas agrícolas diferenciadas, conhecimentos considerados avançados em alguns setores e novas formas de comércio. O primeiro restaurante japonês no Rio de Janeiro ficava no bairro de São Conrado e chamava-se Shujyu Na. Foi inaugurado em 1939 e teve uma duração curta por conta da baixa movimentação.

 restaurante japones lebon

Muitos anos se passaram até os restaurantes japoneses adquirirem o formato atual, atendendo em buffet ou rodízios. O primeiro no Rio de Janeiro que iniciou desse modo foi o Mariko, em Ipanema, no ano de 1990.

De lá para cá muita coisa mudou e hoje em dia a culinária japonesa tem milhares de apaixonados: se há mais de 30 anos o hábito de comer peixe cru era visto com estranhamento, hoje é um dos cardápios mais consumidos pelos brasileiros. Continue acompanhando nosso artigo e confira os cardápios e propostas do Sushi Leblon, Gurume Leblon e Togu, três dos melhores restaurantes japoneses da Zona Sul do Rio.

Oportunidades únicas de imóveis exclusivos no Leblon. Siga nosso canal no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região.

Rodeado por vários espaços de lazer e estabelecimentos comerciais, o Leblon tem os imóveis residenciais mais luxuosos do Rio. Conheça os imóveis de luxo no Leblon com acabamento de alto padrão, localização privilegiada e condomínios com área de lazer completa.


O que está achando do conteúdo?



Imóveis de luxo à venda no Leblon

Sushi Leblon

O primeiro restaurante japonês do bairro foi o Sushi Leblon, atualmente com mais de 30 anos de funcionamento. Criado pelo saudoso atleta Pedro Paulo Carneiro Lopes (o Pepê) após suas incursões pelo Japão, inicialmente o local se chamava Tatsumi Sushi Bar e, desde o início, permaneceu no mesmo endereço: Rua Dias Ferreira.

Ao contrário da movimentação intensa que essa via gastronômica possui hoje, no passado era bem mais vazia e com menos estabelecimentos comerciais. Pepê foi desencorajado várias vezes diante da ideia de instalar um restaurante no endereço — ainda mais com uma proposta culinária que na época era considerada totalmente estranha aos brasileiros.

Pepê não deu ouvidos às críticas e prosseguiu na sua ideia. No fim, deu muito certo: o Sushi Leblon está com 34 anos e é um dos nomes mais lembrados da categoria. Além do nome consolidado, o restaurante japonês no Leblon acompanhou o desenvolvimento da Rua Dias Ferreira e sua consagração como o polo boêmio e gastronômico do bairro.

sushi leblon restaurante japones lebon

O cardápio tem assinatura do chef Cássio Hara e o projeto arquitetônico é do escritório Bernardes Arquitetura (Thiago Bernardes), nome consagrado na arquitetura nacional. Misturando a culinária tradicional com aspectos contemporâneos, o menu do Sushi Leblon é famoso e oferece sabores e texturas únicas. Os pratos de destaque são:

  • Dupla de salmão com quinoa crocante/ agulhão-branco com ovo de codorna e azeite trufado;
  • Tartar de atum com gema de ovo caipira;
  • Mini taco (spicy tuna, spicy gengibre salmão, peixe branco com teriyaki);
  • Atum semi grelhado com Foie Gras;
  • Diversos tipos de pratos com peixes e frutos do mar;
  • Outros pratos quentes, acompanhamentos e molhos;
  • Várias opções de combinados.

O cardápio sortido também inclui sobremesas e bebidas, contando com vinhos e saquês. O Sushi Leblon tem opção de delivery pelo site. O Sushi Leblon tem esse ar sofisticado e também despojado, que é a cara do Leblon, bairro conhecido por ser um dos melhores do Rio de Janeiro.



Endereço: Rua Dias Ferreira, 256, Leblon, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 13h à 01h. Os horários variam. Confira antes de ir.

MiniMok Leblon

Para quem ama degustar uma comida japonesa especial e saborosa, acompanhada de deliciosos saquês, o MiniMok é a melhor escolha no Leblon. O restaurante conta com um cardápio especializado em gastronomia japonesa, com entradas, combos combinados de sushi, rolls, temakis e muito mais.

É impossível não se sentir acolhido e relaxado no Leblon, com seu clima acolhedor e tipicamente carioca, ao passear pelas ruas e pelo famoso calçadão da orla. Para tanto, em ambiente moderno, a culinária japonesa é a aposta do restaurante Minimok. As unidades do sushi bar estão na Barra da Tijuca, Ipanema e Leblon, bairros da cidade do Rio de Janeiro.

pratos origami restaurante japones leblon

O MiniMok apresenta um cardápio com releituras de clássicos da culinária nipônica. Começando pelos pratos de entrada, uma das opções são as deliciosas ostras crocantes. Já para os pratos principais, o clássico salmão grelhado com farofa de camarões secos e vinagrete Thai é uma excelente opção do cardápio. Destaca-se também o saboroso atum Ásia de Cuba com especiarias.

Uma especialidade do MiniMok que vale a pena ser destacada é o saboroso musseline de batata baroa e crispies de wasabi, muito pedido no bistrô. Dentre as deliciosas opções de duplas que o local oferece, estão:

  • Nigiri de lula;
  • Salmão curado com redução de Missô;
  • Nigiri de lula com Togarashi e raspas de limão Tahiti;
  • Atum com Foie Gras e Teriyaki de cupuaçu;
  • Entre outras diversas opções.

O MiniMok procura sempre aplicar técnicas arrojadas e sofisticadas na preparação do seu menu. A equipe especializada se dedica para fornecer a melhor experiência gastronômica japonesa do Leblon. Dessa forma, no MiniMok o público pode provar a culinária Japonesa no seu melhor estilo. O local é ideal para aproveitar o tempo com a família e amigos, desfrutando de saborosos pratos cuidadosamente elaborados.

Endereço: Rua Dias Ferreira, 116, Loja D, Leblon, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: De segunda-feira a quinta-feira, das 12h à 00h, sexta-feira e sábado, das 12h à 01h, e domingos, das 13h às 23h.

Togu Leblon

O Togu restaurante japonês Leblon é um ponto “mimoso” na Rua Dias Ferreira. O local até ganhou um apelido carinhoso dado pela imprensa gastronômica: japinha com jeito de bistrô. Criado em 2003 pela empresária Denise Preciado, o reconhecimento é fruto de muito cuidado e carinho pela proposta do lugar.

A decoração é aconchegante e confortável, com um salão de iluminação acolhedora e um espaço externo perfeito para o happy hour. O menu tem assinatura da chef Ana Zambelli (vencedora do primeiro Super Chef) e do mixologista Miguel Paes para a carta de drinks, com criações especiais e inéditas.

A consultoria dos pratos também tem contribuição do famoso chef boliviano Checho Gonzales, conferindo um toque latino nas criações de inspiração asiática. O Togu possui várias recomendações e críticas gastronômicas positivas que ressaltam a proposta de incorporar modernidade à cozinha asiática tradicional.

pratos togu

O cardápio vasto é dividido entre vários tipos de pratos:

  • Mais de 10 tipos de entradinhas por Ana Zambelli, com destaque para bao buns (pães no vapor com recheio de camarão ou pato);
  • Entradas clássicas, com a opção mix (guiozas, tartar de salmão, crepes de pato e harumakis de muqueca);
  • 10 opções de duplas exóticas;
  • Duplas e temakis clássicos;
  • Rolls, carpaccios, saladas e sopas;
  • Clássicos Togu, com destaque para os cubos de namorado com banana, pupunha, maracujá e calda de leite de coco;
  • Pokes, sashimis e combinados diversos;
  • 6 sabores de sobremesas;
  • Bebidas variadas, vinhos, espumantes, saquê e drinks especiais.

Além de toda essa gama de sabores, novidades são acrescentadas sazonalmente ao cardápio, especialmente no dia de aniversário do restaurante. O delivery está disponível no restaurante Togu Leblon, que agora atende todo o bairro e entorno (Ipanema, Gávea, São Conrado, Lagoa e Jardim Botânico).

Endereço: Rua Dias Ferreira, 90 B, Leblon, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 12h à 01h, sábado, das 13h à 01h, domingo, das 13h à 00h, e segunda-feira, das 17h à 00h.

Leblon: Sabores e encantos

O melhor bairro do Rio de Janeiro pode oferecer, em cada quadra, em cada canto, uma surpresa. Mesmo para quem reside na região há bastante tempo, o Leblon sempre reserva alguma novidade que pode ditar tendências nos mais diversos segmentos.

Hoje falamos sobre três tipos de restaurante japonês no Leblon, seus conceitos originais, propostas de cardápio fantásticas e pratos de sabor incomparável. Esses três estabelecimentos são apenas uma amostra da diversidade que o bairro apresenta, não somente na gastronomia como em outros tipos de comércios e serviços.

A qualidade de vida da região é resultado dessa ampla gama de facilidades e comodidades que atendem com perfeição os exigentes moradores. Além de toda essa praticidade, o Leblon é reconhecido por seus espaços residenciais de alto padrão, com projetos arquitetônicos sustentáveis e inteligentes.

Oportunidades únicas de imóveis exclusivos no Leblon. Siga nosso canal no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região.

O bairro da Zona Sul possui o m² mais valorizado da cidade, sendo considerado também o bairro mais nobre do Rio. Confira os imóveis de luxo à venda no Leblon com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

imoveis residenciais leblon rio de janeiro rj morro dois irmaos

O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.






    Perguntas Frequentes


    Como é o cardápio do Sushi Leblon?

    O Sushi Leblon tem um cardápio que mistura o contemporâneo com a culinária japonesa tradicional. Possui diversos tipos de combinados, duplas, pratos quentes e várias preparações com peixes e frutos do mar.

    Qual o telefone do Origami Leblon?

    Os telefones do Origami Leblon são (21) 2540-6211 ou (21) 2540-6212.

    Onde está localizado o Restaurante Togu Leblon?

    O Togu Leblon fica na Rua Dias Ferreira, 90-B, Leblon, RJ.

    Similar Posts