Bairros, Blog

Restaurante Japonês Leblon: 3 Lugares para Conhecer

junho 29, 2020
restaurante japones lebon

Nosso artigo falará sobre 3 opções de destaque em restaurante japonês Leblon!

Sushi, sashimi, oniguiri, temaki… São tantas delícias proporcionadas pela culinária japonesa que a sua ascensão no mundo ocidental aconteceu rapidamente.

É difícil encontrar quem não aprecie essas maravilhas.

O Leblon tem uma rica diversidade gastronômica que integra cozinhas de diversos países e culturas.

Acompanhe e descubra mais sobre essas joias da culinária presentes no bairro mais charmoso do Rio.

Melhor restaurante Japonês Leblon

Restaurante japonês Leblon: qual o melhor? Pergunta difícil de ser respondida, visto que o bairro abriga somente as escolhas e marcas mais nobres.

Nós preparamos uma seleção com três lugares que você precisa conhecer e que certamente conquistarão o seu paladar.

Antes de falarmos sobre os três tipos de restaurante japonês Leblon, é preciso lembrar sobre a história da culinária japonesa no Rio de Janeiro.

A chegada dos japoneses ao Brasil, no ano de 1908, impactou o país de formas inéditas diretamente na economia, mercado e cultura.

Isso porque os novos habitantes traziam técnicas agrícolas diferenciadas, conhecimentos considerados avançados em alguns setores e novas formas de comércio.

O primeiro restaurante japonês no Rio de Janeiro ficava no bairro de São Conrado e chamava-se Shujyu Na.

Foi inaugurado em 1939 e teve uma duração curta por conta da baixa movimentação.

 restaurante japones lebon

Muitos anos se passaram até os restaurantes japoneses adquirirem o formato atual, atendendo em buffet ou rodízios.

O primeiro no Rio de Janeiro que iniciou desse modo foi o Mariko, em Ipanema, no ano de 1990.

De lá para cá muita coisa mudou e hoje em dia a culinária japonesa tem milhares de apaixonados: se há mais de 30 anos o hábito de comer peixe cru era visto com estranhamento, hoje é um dos cardápios mais consumidos pelos brasileiros.

Continue acompanhando nosso artigo e confira os cardápios e propostas do Sushi Leblon, Origami Leblon e Togu, três dos melhores restaurantes japoneses da Zona Sul do Rio.

Sushi Leblon

O primeiro restaurante japonês do bairro foi o Sushi Leblon, atualmente com mais de 30 anos de funcionamento.

Criado pelo saudoso atleta Pedro Paulo Carneiro Lopes (o Pepê) após suas incursões pelo Japão, inicialmente o local se chamava Tatsumi Sushi Bar e, desde o início, permaneceu no mesmo endereço: Rua Dias Ferreira.

Ao contrário da movimentação intensa que essa via gastronômica possui hoje, no passado era bem mais vazia e com menos estabelecimentos comerciais.

Pepê foi desencorajado várias vezes diante da ideia de instalar um restaurante no endereço — ainda mais com uma proposta culinária que na época era considerada totalmente estranha aos brasileiros.

Pepê não deu ouvidos às críticas e prosseguiu na sua ideia. No dim, deu muito certo: o Sushi Leblon está com 34 anos e é um dos nomes mais lembrados da categoria.

Além do nome consolidado, o restaurante japonês no Leblon acompanhou o desenvolvimento da Rua Dias Ferreira e sua consagração como o polo boêmio e gastronômico do bairro.

O cardápio tem assinatura do chef Cássio Hara e o projeto arquitetônico é do escritório Bernardes Arquitetura (Thiago Bernardes), nome consagrado na arquitetura nacional.

Misturando a culinária tradicional com aspectos contemporâneos, o menu do Sushi Leblon é famoso e oferece sabores e texturas únicas. Os pratos de destaque são:

Dupla de salmão com quinoa crocante/ agulhão-branco com ovo de codorna e azeite trufado;
Tartar de atum com gema de ovo caipira;
Mini taco (spicy tuna, spicy gengibre salmão, peixe branco com teriyaki);
Atum semi grelhado com Foie Gras;
Diversos tipos de pratos com peixes e frutos do mar;
Outros pratos quentes, acompanhamentos e molhos;
Várias opções de combinados.

O cardápio sortido também inclui sobremesas e bebidas, contando com vinhos e saquês. O Sushi Leblon tem opção de delivery pelo site e também pelo telefone (21) 2512-7830.

sushi leblon restaurante japones lebon

O Sushi Leblon tem esse ar sofisticado e também despojado, que é a cara do Leblon, bairro conhecido por ser um dos melhores do Rio de Janeiro.

Rodeado por vários espaços de lazer e estabelecimentos comerciais, o Leblon tem os imóveis residenciais mais luxuosos do Rio. Apartamentos de Luxo no Leblon com acabamento de alto padrão, localização privilegiada e condomínios com lazer completo.

apartamentos de luxo no leblon

Origami Leblon

O Origami restaurante japonês Leblon tem mais de 20 anos de história, começando com sua unidade na Gávea, localizada no shopping que leva o mesmo nome do bairro.

O Origami Leblon está localizado na Rua Rita Ludolf, próximo da Estátua do Cazuza.

Com uma decoração em elementos de madeira e arte japonesa — incorporados em um visual de traços modernos —, o layout do restaurante corresponde ao cardápio, assinado pelo chef Noriaki Fujii.

Os pratos mesclam a cozinha japonesa tradicional com a gastronomia contemporânea, resultando em sabores inusitados e deliciosos.

Esse conceito é um dos pontos mais altos do restaurante japonês Origami, sempre presente nas principais listas e recomendações.

origami restaurante japones leblon

O cardápio é um dos mais variados do segmento no Rio de Janeiro, composto por:

  • Entradas (rolinho primavera, shitake, missoshiro, lula, shimeji, sashimi empanado, guioza, entre outros);
  • Saladas (tuna salad e salmon salad);
  • Sete sabores de Yakitoris (espetos);
  • Mais de 10 tipos de duplas;
  • Porções (gohan, arroz colorido, legumes na chapa, filé de peixe na chapa);
  • Sashimis, sushis, makimonos, tirashis (com opções de combinados);
  • Diversos tipos de temaki, teppan-yaki, tempuras e yakisoba;
  • Várias opções de especialidades da casa, com destaque para Black Ahi (atum empanado no gergelim, molho de gengibre e nirá com shitake);
  • Mais de 10 tipos de sobremesas e doces;
  • Bebidas para todos os gostos, de café a vodka e saquê.

Essa diversidade é um dos elementos que faz a boa fama do restaurante Origami Leblon. O ambiente é sempre lembrado (e bem recomendado) por diversos guias gastronômicos.

pratos origami restaurante japones leblon

Além do espaço intimista e aconchegante no Leblon, o restaurante também tem serviço de delivery pelos telefones (21) 2540-6211 e (21) 2540-6212 ou pelo aplicativo do iFood.

Para quem deseja realizar um evento com menu japonês, o Origami Leblon também pode disponibilizar o serviço completo no seu endereço.

Basta entrar em contato diretamente com o estabelecimento para saber mais detalhes em como ter todas as delícias do cardápio em sua festa.

Togu Leblon

O Togu restaurante japonês Leblon é um ponto “mimoso” na Rua Dias Ferreira. O local até ganhou um apelido carinhoso dado pela imprensa gastronômica: japinha com jeito de bistrô.

Criado em 2003 pela empresária Denise Preciado, o reconhecimento é fruto de muito cuidado e carinho pela proposta do lugar.

A decoração é aconchegante e confortável, com um salão de iluminação acolhedora e um espaço externo perfeito para o happy hour.

O menu tem assinatura da chef Ana Zambelli (vencedora do primeiro Super Chef) e do mixologista Miguel Paes para a carta de drinks, com criações especiais e inéditas.

A consultoria dos pratos também tem contribuição do famoso chef boliviano Checho Gonzales, conferindo um toque latino nas criações de inspiração asiática.

pratos togu

O Togu possui várias recomendações e críticas gastronômicas positivas que ressaltam a proposta de incorporar modernidade à cozinha asiática tradicional.

O cardápio vasto é dividido entre vários tipos de pratos:

  • Mais de 10 tipos de entradinhas por Ana Zambelli, com destaque para bao buns (pães no vapor com recheio de camarão ou pato);
  • Entradas clássicas, com a opção mix (guiozas, tartar de salmão, crepes de pato e harumakis de muqueca);
  • 10 opções de duplas exóticas;
  • Duplas e temakis clássicos;
  • Rolls, carpaccios, saladas e sopas;
  • Clássicos Togu, com destaque para os cubos de namorado com banana, pupunha, maracujá e calda de leite de coco;
  • Pokes, sashimis e combinados diversos;
  • 6 sabores de sobremesas;
  • Bebidas variadas, vinhos, espumantes, saquê e drinks especiais.

Além de toda essa gama de sabores, novidades são acrescentadas sazonalmente ao cardápio, especialmente no dia de aniversário do restaurante.

O delivery está disponível no restaurante Togu Leblon, que agora atende todo o bairro e entorno (Ipanema, Gávea, São Conrado, Lagoa e Jardim Botânico), de terça-feira a domingo a partir do 12h até 00h.

Leblon: Sabores e encantos

O melhor bairro do Rio de Janeiro pode oferecer, em cada quadra, em cada canto, uma surpresa.

Mesmo para quem reside na região há bastante tempo, o Leblon sempre reserva alguma novidade que pode ditar tendências nos mais diversos segmentos.

Hoje falamos sobre três tipos de restaurante japonês no Leblon, seus conceitos originais, propostas de cardápio fantásticas e pratos de sabor incomparável.

Esses três estabelecimentos são apenas uma amostra da diversidade que o bairro apresenta, não somente na gastronomia como em outros tipos de comércios e serviços.

vista leblon

A qualidade de vida da região é resultado dessa ampla gama de facilidades e comodidades que atendem com perfeição os exigentes moradores.

Além de toda essa praticidade, o Leblon é reconhecido por seus espaços residenciais de alto padrão, com projetos arquitetônicos sustentáveis e inteligentes.

Confira os apartamentos de luxo à venda no Leblon da INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

imoveis residenciais no Leblon

Perguntas Frequentes

Como é o cardápio do Sushi Leblon?

O Sushi Leblon tem um cardápio que mistura o contemporâneo com a culinária japonesa tradicional. Possui diversos tipos de combinados, duplas, pratos quentes e várias preparações com peixes e frutos do mar.

Qual o telefone do Origami Leblon?

Os telefones do Origami Leblon são (21) 2540-6211 ou (21) 2540-6212.

Onde está localizado o Restaurante Togu Leblon?

O Togu Leblon fica na Rua Dias Ferreira, 90-B, Leblon, RJ.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário