Tempo de leitura 11 min


São diversas as alternativas de o que fazer no Jardim Botânico RJ para quem procura opções para curtir momentos de lazer em meio à natureza. Se você é morador do bairro ou está somente de passagem pela cidade, vai gostar de conhecer as belas atrações dessa região singular.

Com certeza, o parque Jardim Botânico é o primeiro que vem à mente quando o assunto é lazer no bairro. Porém, mais do que só um parque, o território do bairro Jardim Botânico engloba parte da área natural do Parque Nacional da Tijuca, com uma vasta área para ser visitada.

Assim, é possível explorar alternativas do que fazer na região, como trilhas, cachoeiras e parques. Além disso, no Jardim Botânico há opções culturais, como teatro, orquidário e sítio arqueológico. As atrações podem agregar diversão e conhecimento para todas as idades.

Garanta seu acesso a imóveis exclusivos no Rio de Janeiro, inscreva-se agora!

Receba as melhores ofertas de imóveis diretamente no seu email.

 

Se sua família curte a natureza e está em busca de opções de lazer para aproveitar o fim de semana, este artigo pode ser muito útil. Selecionamos sete atrações excelentes para conhecer mais sobre as nobres paisagens desse bairro nobre e cheio de histórias!

O Jardim Botânico, que dá nome ao bairro, é um dos mais importantes centros de preservação e de pesquisa na área da biodiversidade. Desse modo, os condomínios residenciais localizados no bairro são cercados de natureza e costumam ser tranquilos. Conheça os imóveis de luxo à venda no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Imóveis de luxo no Jardim Botânico

Jardim Botânico RJ Rio de Janeiro

O belo e histórico parque Jardim Botânico é a opção favorita dos cariocas que moram no bairro e nas demais regiões da cidade. O local também está incluído no roteiro turístico da Cidade Maravilhosa e recebe visitantes de várias partes do mundo.

A atração foi fundada em junho de 1808. A ideia de criar jardins botânicos, como forma de cultivo e estudo de espécies com potenciais terapêuticos, surgiu na Europa, no século 16. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro surgiu seguindo orientações elaboradas em Portugal.

A partir de 1980, as atividades desenvolvidas dentro do parque priorizaram ações de conservação ambiental, a fim de explorar o conhecimento da flora de áreas protegidas. Atualmente, na atração há mais de 22 mil plantas nas coleções vivas e outras 3.453 espécies cultivadas.

Além disso, os visitantes podem conhecer seus museus e institutos especializados em pesquisas científicas. O parque é aberto ao público e conta com um bosque encantador para passear com a família e conhecer mais sobre a natureza nacional. Para a prática esportiva, há horário específico. Assim, antes de ir ao local, confira o endereço e horários corretos:

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 08h às 17h.

Cachoeira dos Primatas

A Cachoeira dos Primatas é uma atração natural que integra o Parque Nacional da Tijuca e pode ser acessada por meio de uma trilha no bairro Jardim Botânico. O percurso de ida e volta é de aproximadamente 1,5 km.

A trilha que leva à cachoeira é totalmente sinalizada, mas o indicado é ir acompanhado de pessoas qualificadas e que conheçam a região. No local, há a Cachoeira dos Primatas e, próximo dali, a Gruta dos Primatas, um tipo de poço visitado para banho.

Cachoeira dos Primatas O que fazer no Jardim Botânico Rio de Janeiro

A atração, por conta de sua altitude, dispõe de vista para a famosa Lagoa Rodrigo de Freitas. Inclusive, um fato curioso é que o rio que forma a Cachoeira dos Primatas faz parte da bacia hidrográfica que leva a essa mesma lagoa.

Para conhecer a Cachoeira dos Primatas, o melhor e mais curto trajeto é pela Rua Sara Vilela. Nela, há um trecho que adentra na trilha que leva para a atração e seu percurso dura em torno de 25 minutos até a cachoeira.

Endereço: Rua Sara Vilela, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 08h às 17h.

Museu do Meio Ambiente

O incrível Museu do Meio Ambiente é uma excelente opção de lazer que pode ser aproveitada por quem está de passagem pelo parque Jardim Botânico. Além de belo, o local concede conhecimento histórico, científico e cultural aos seus visitantes.

Seu prédio exibe uma arquitetura construída no fim do século 19, exibindo um estilo clássico de chalé. O instituto é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e é uma referência internacional na produção científica sobre biodiversidade.



A infraestrutura do prédio abrange um grande fórum em que o público pode participar de debates e discussões ambientais, um setor com exposições e um museu interno com mais de doze mil fotos históricas de expedições científicas botânicas e registros que contam a história da instituição.

Assim, a atração pode ser um complemento interessante e de nível educativo. A entrada para conhecer o Museu do Meio Ambiente é gratuita.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 08h às 17h, e segunda-feira, das 12h às 17h.

Orquidário do Jardim Botânico

Dentro da área de visitação do parque Jardim Botânico há outra atração educativa encantadora: o seu Orquidário. O espaço é amplo, atrai olhares por conta de sua deslumbrante estufa de vidro e concentra belas coleções de orquídeas, todas catalogadas e acompanhadas de identificação.

O acervo atual tem cerca de 7.500 orquídeas nas mais variadas origens, tamanhos e aromas, sendo nativas, exóticas e híbridas. No local, é possível explorar e conhecer mais sobre a diversidade e a riqueza do universo das plantas, além de se poder encontrar cenários para fotografias incríveis.

A visita ao Orquidário é gratuita, uma vez que o visitante já esteja dentro do Jardim Botânico, sendo um dos locais mais visitados dentro do parque.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 08h às 17h.

Sítio arqueológico Casa dos pilões

O Sítio Arqueológico Casa dos Pilões é outra opção do que fazer no bairro localizada dentro dos limites do parque Jardim Botânico RJ. A atração ocupa o que antes era a antiga Real Fábrica de Pólvora, que funcionou até meados de 1831.

O local era responsável por suprir pólvora para a defesa de terras brasileiras. O acervo arqueológico do sítio é a casa que, mesmo com reformas, mantém os detalhes da arquitetura do período colonial, marcas das técnicas de sua construção e aspectos relacionados à atuação da fábrica.

É possível conhecer também algumas escavações deixadas propositalmente abertas, com o objetivo de mostrar o trabalho de pesquisa arqueológica realizada no sítio. Além disso, a casa se situa em meio às deslumbrantes paisagens naturais locais.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 08h às 17h.

Parque Lage

O Parque Lage é um dos mais conhecidos e distintos pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, incluído no roteiro de visitantes e viajantes que estão pela região. A atração contempla cerca de 50 hectares, que abrangem um jardim típico da época em que predominava o estilo romântico, e foi idealizado na década de 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale.

O casarão é uma réplica dos antigos palácios romanos, com mármores, azulejos e ladrilhos importados da Itália. No local, há uma infinidade de pinturas decorativas que marcam presença nos elegantes salões internos do casarão, todas assinadas por Salvador Paylos Sabaté.

Parque Lage O que fazer no Jardim Botânico Rio de Janeiro

Por lá, os visitantes também encontram ilhas artificiais, pontes, pequenas grutas e 12 aquários incrustados nas paredes, com inúmeras espécies de peixes que fazem parte do bioma brasileiro. O parque ainda abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, situada em uma bela mansão projetada em 1920.

Além disso, a atração se situa em meio aos encantos da área natural do Parque Nacional da Tijuca e próxima ao Cristo Redentor. Inclusive, no Parque Lage pode-se ter vistas privilegiadas e ângulos exclusivos do local.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 09h às 17h.

Espaço Tom Jobim

E, por fim, outra atração cultural bem localizada no bairro é o Espaço Tom Jobim. Trata-se de um conjunto de espaços que ocupa uma das delicadas construções antigas do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico.

A atração foi criada em 2008 em homenagem ao compositor e maestro Antônio Carlos Jobim. No local, integram-se três espaços: o Teatro Tom Jobim, o Galpão das Artes e a Casa do Acervo.

O teatro é amplo e exibe um estilo clássico, com capacidade para 378 pessoas. Eleito em 2013 pela Revista Época como o melhor teatro da capital carioca, o espaço recebe espetáculos teatrais, de dança e de música, para todas as idades.

Já o Galpão das Artes é direcionado para apresentações e exposições com menor público, visto que seu espaço conta com apenas 324 m². E a Casa do Acervo é um espaço totalmente dedicado para a memória de Tom Jobim, dispondo de fotos, partituras originais, objetos pessoais e vídeos de espetáculos realizados pelo brasileiro.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 08h às 17h, e segunda-feira, das 12h às 17h.

Imóveis com vista para a natureza no RJ

Assim, grande parte das atrações turísticas para o lazer no bairro Jardim Botânico são em meio às áreas naturais. Esse é um dos incríveis atributos dessa região nobre da Zona Sul: a possibilidade de morar em uma localidade cheia de histórias e com vista para a natureza.

A principal via do bairro, também chamada de Jardim Botânico, é uma rua agradável que concentra condomínios residenciais sofisticados. Na região, os imóveis podem exibir vistas para a Lagoa Rodrigo de Freitas, para o Cristo Redentor, para o Parque Lage e para o Parque Jardim Botânico.

Além disso, o bairro conta com um centro comercial distinto, repleto de estabelecimentos de todos os tipos, como supermercados, academias, farmácias e lojas. Uma infinidade de serviços, escolas e opções culturais se localizam no Jardim Botânico.

Dessa forma, há grandes vantagens em morar no bairro. Os moradores podem usufruir de mobilidade urbana e de fácil acesso a tudo o que há de melhor no bairro e essencial para o cotidiano. Além disso, o mercado imobiliário local exibe alta valorização e conta com unidades residenciais luxuosas.

Os imóveis de luxo à venda no Jardim Botânico possuem acabamentos de alto padrão, plantas otimizadas de forma a permitir o aproveitamento completo dos espaços internos dos imóveis, cômodos espaçosos e metragens que atendem a todas as configurações familiares.

Imóveis de luxo no Jardim Botânico

Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.




    Posts Similares