Tempo de leitura 8 min


Um centro cultural completo à beira-mar, em Ipanema, que respira arte é a definição mais nobre para a Casa de Cultura Laura Alvim. Fundada por Laura Alvim, a Casa de Cultura se propõe a oferecer os melhores programas culturais da cidade.

Não é de se esperar menos de um centro cultural localizado em um dos bairros mais artísticos da cidade do Rio de Janeiro. Sua infraestrutura ampla e moderna integra diversas salas que proporcionam uma gama de atividades artísticas.

Salas de cinemas, teatros, galerias de arte e museus são somente alguns dos espaços mais queridos pelos seus frequentadores. Além de toda essa programação, o centro cultural disponibiliza atividades que oferecem aulas voltadas para diversos tipos de arte, como teatro, cinema e pintura.

Garanta seu acesso a imóveis exclusivos no Rio de Janeiro, inscreva-se agora!

Receba as melhores ofertas de imóveis diretamente no seu email.

 

Sua representação é histórica e homenageia belamente sua fundadora, mantendo-se fiel à sua idealização inicial: uma casa de cultura que serve de palco para todos os amantes da arte.

Assim, a visita à Casa de Cultura Laura Alvim se torna indispensável na agenda de qualquer carioca que esteja em busca de uma experiência artística autêntica e apaixonante.

História da Casa de Cultura Laura Alvim

A Casa de Laura Alvim foi doada ao Governo do Estado em 1983, seis meses antes da morte da proprietária. Assim, a casa foi transformada em um Centro Cultura e inaugurada em 12 de maio de 1986, dois anos após a morte de Laura.

Atualmente, a Casa pertence à FUNARJ, vinculada à Secretaria do Estado de Cultura. O espaço segue à risca a proposta inicial de sua idealizadora, servindo de palco para diferentes expressões artísticas.

Dessa forma, a Casa de Cultura se tornou uma grande referência no meio artístico, reunindo os amantes da cultura frequentemente em seu amplo espaço. O espaço conta com salas de cinema, teatros, galerias de exposições e muitos outros programas voltados para a agenda cultural.

A Casa ainda oferece aulas de teatro, artes visuais, workshops e outras turmas voltadas para a formação de jovens artistas. Assim, aqueles que têm o mesmo sonho que a Laura almejava, encontram em sua casa o apoio essencial para desenvolverem sua arte.

Com diversos eventos por semana, o centro cultural segue atraindo constantemente novos frequentadores que ajudam a manter a arte brasileira viva.

Quem foi Laura Alvim

Laura Alvim foi uma benemérita que lutou pelo seu sonho de transformar a sua casa, localizada em Ipanema, em um centro cultural. Nascida em novembro de 1902, Laura cresceu em um ambiente repleto de referências culturais, o que a impulsionou a desenhar a primeira charge infantil do Rio de Janeiro para a revista Tico-Tico.

Após a morte de seu pai, Laura dedicou-se a transformar a sua casa em uma casa de cultura para homenageá-lo. Porém, a transformação também ajudou Laura a conquistar sua própria realização, já que ela sempre foi apaixonada por teatro, mesmo nunca tendo tido coragem de seguir o seu grande sonho de ser atriz.


O que está achando do conteúdo?



Com a morte dos pais, Laura acabou passando por momentos financeiros difíceis, mas, mesmo assim, não desistiu de seu sonho, mesmo após receber propostas milionárias pela casa.

Em 1983, Laura doou a casa ao Estado para que ela pudesse servir ao propósito de que sempre sonhou. Porém, a inauguração teve lugar somente dois anos após sua morte. Laura nunca se casou ou teve filhos, mas seu trabalho inspirador e sua bondade abriram portas para muitas pessoas necessitadas.

A história que Laura construiu ficará eternizada nas paredes da Casa de Cultura e servirá de inspiração para todos os jovens que desejam alcançar patamares incríveis, mas que não têm condições financeiras para sustentar seus sonhos.

A Casa de Cultura se tornou um local indispensável para os frequentadores de Ipanema que respiram a arte. Além da Casa de Cultura Laura Alvim, o bairro de Ipanema conta com outros diversos pontos culturais, que podem ser visitados frequentemente por seus moradores e visitantes.



Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.

São diversos os lançamentos residenciais e imóveis prontos em Ipanema, tais como o Helo Ipanema! Com acabamentos de alto padrão e infraestrutura completa, Ipanema é um dos bairros com os melhores imóveis de luxo do Rio de Janeiro. Conheça agora mesmo os melhores imóveis de luxo à venda em Ipanema!

Imóveis de luxo à venda em Ipanema RJ

Espaços da Casa de Cultura Laura Alvim

O Centro de Cultura Laura Alvim conta com diversos espaços voltados para a apreciação das mais variadas artes. São diversos espaços elaborados de uma forma excepcional, que seguiram a proposta inicial da Laura de integrar todo o tipo de arte.

Assim, na Casa de Cultura Laura Alvim, encontram-se as seguintes atividades:

  • Teatro;
  • Cinema;
  • Salão para eventos;
  • Galerias de arte;
  • Espaço para gastronomia;
  • E muito mais.

O espaço ainda conta com uma galeria de exposições que mesclam inovação com excentricidade. Através de aulas de teatro, cinema e artes em geral, a Casa contribui para a formação acadêmica de jovens artistas.

Todas as salas são voltadas para proporcionar o melhor da cultura para seus visitantes, com o intuito de sempre variar em suas produções. E, para manter a memória de sua fundadora viva, foi construída uma sala de exposições que contará a história de Laura através de seus pertences pessoais.

Os espaços disponibilizados pela Casa de Cultura Laura Alvim incentivam constantemente os artistas brasileiros, fazendo jus à proposta inicial de sua fundadora.

CineStar: Estação Laura Alvim

Localizado na Casa de Cultura, o CineStar é um cinema de arte especializado em filmes cult e grandes clássicos. Sendo assim, sua programação é um pouco diferente da apresentada pelos cinemas convencionais.

Em 2013, o Grupo Star começou a fazer a administração de três salas de cinema no local, com tamanhos um pouco menores do que as convencionais. Dessa forma, o cinema conquista o público que gosta de um lugar mais reservado, que mantém uma simplicidade e elegância. 

Com uma infraestrutura sofisticada e aconchegante, o CineStar faz com que seus frequentadores se sintam extremamente confortáveis enquanto aguardam pelo início da sessão. O lugar é ótimo para aproveitar o dia com a família ou amigos. Afinal, quem não gosta de um bom filme clássico?

Suas salas são amplas e cumprem a proposta de “cinema de bairro”, atendendo perfeitamente a demanda de seus frequentadores. As especificações das salas de cinema do CineStar Ipanema são:

  • Sala 1: há um espaço muito bem distribuído com 53 lugares, mais 1 espaço para PNE;
  • Sala 2: conta com 29 lugares, mais 1 espaço para PNE;
  • Sala 3: bem distribuída com 41 lugares e 1 espaço para PNE.

As salas são espaços ideais para um passeio em família, casais ou a sós, sem muita agitação. E, como muitos de seus filmes estão fora do currículo convencional, o público fiel é aquele que busca por uma experiência cinematográfica diferente.

Ambiente Casa de Cultura Laura Alvim Rio de Janeiro

Os ingressos podem ser comprados na bilheteria e as salas abrem com trinta minutos de antecedência.

Teatro Laura Alvim

O Teatro Laura Alvim é uma casa de referência, que apresenta espetáculos teatrais clássicos. As peças podem se estender por diversas temporadas, de acordo com o planejamento da produção teatral.

O ambiente do teatro é aconchegante e acolhedor, o que faz com que qualquer pessoa se sinta em casa ao adentrar o espaço. Algumas das peças teatrais apresentadas no Teatro Laura Alvim foram:

  • Grande Sertão;
  • Agito no Egito;
  • Perdoa-me por Me Traíres;
  • Falando Frangramente;
  • E muito mais.

As apresentações são responsáveis por atrair um público extenso, que busca por espetáculos voltados para o segmento cult. Porém, o teatro da Casa também conta com produções maiores, voltadas para o grande público, que se estendem por longas temporadas.

No total, a Casa de Cultura conta com duas salas de teatro, que apresentam programações com horários variados, de acordo com o espetáculo exibido. Sua sala principal tem uma área de 225 m², com assentos sofisticados, revestidos em couro preto.

A capacidade é de 190 pessoas, com 186 poltronas e 4 espaços destinados para atender pessoas que utilizam cadeiras de rodas. E, para maior conforto e praticidade dos atores, o espaço ainda conta com um camarim largo e organizado, que permite a fácil entrada e saída dos atores durante o momento do espetáculo.

Cultura e apartamentos de luxo em Ipanema

O bairro de Ipanema é conhecido por ser um centro cultural diversificado, dando espaço para uma gama de manifestações artísticas. Um de seus maiores destaques é a Casa de Cultura Laura Alvim, que já reuniu artistas de vários lugares no decorrer de sua existência.

Endereço: Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro.
Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 13h às 22h.

Além da Casa de Cultura Laura Alvim, o bairro de Ipanema conta com outros espaços famosos que propagam arte, como o Teatro Ipanema, o Teatro Candido Mendes, a Casa da Comédia Carioca e muitos outros. Sua infraestrutura é ampla e moderna, e conta com uma arquitetura fantástica, que integra ruas de tirar o fôlego, sempre envoltas de natureza.

Para acompanhar toda a beleza do bairro, Ipanema oferece uma grande variedade de imóveis residenciais de luxo, muitos com vista para a maravilhosa Praia de Ipanema. São diversas opções de residenciais sofisticadas e elegantes, com estilos diferentes que agradam aos mais diversos gostos. Por ser um lugar extremamente luxuoso e envolto de cultura, o bairro de Ipanema segue atraindo constantemente novos moradores para sua região.

Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.

Ipanema, localizada na Zona Sul carioca, é um dos melhores e mais nobres bairros para se viver no Rio de Janeiro. Conheça hoje mesmo os imóveis residenciais de luxo em Ipanema com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

Imóveis de luxo à venda em Ipanema RJ

O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.






    Perguntas Frequentes


    Onde fica a Casa de Cultura Laura Alvim?

    A Casa de Cultura Laura Alvim fica situada na Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro.

     

    O que fazer na Casa de Cultura Laura Alvim?

    Na Casa de Cultura Laura Alvim é possível aproveitar o cinema, o teatro e a galeria de arte do museu.

    Similar Posts