Blog, Tendencias

8 dicas de decoração de apartamentos de luxo para você se inspirar

outubro 23, 2018
decoração de apartamentos de luxo

Um apartamento de alto padrão deve proporcionar aos seus moradores sensação de aconchego, além da beleza e da elegância. Claro que a planta e o acabamento utilizado pela construtora já devem contemplar isso, mas a decoração de apartamentos de luxo é essencial para dar o toque que você deseja, trazendo bem-estar quando você estiver em casa e também ao receber convidados.

Algumas das palavras-chave são a sofisticação e a exclusividade. Por isso, é preciso que a personalidade dos moradores deve ser levada em conta, mas é fundamental a ajuda de um profissional que consiga traduzi-las para imprimir modernidade e classe aos seus cômodos.

Neste post, daremos 8 dicas sobre a decoração de apartamentos de luxo, que você pode usar como base na hora de elaborar o projeto junto a um profissional. Confira!

1. Pense na qualidade e na disposição do mobiliário

Para que decoração do seu apartamento de alto padrão seja realmente luxuosa, é fundamental investir na qualidade dos móveis que você escolhe para preencher os ambientes. É preciso também planejar e observar do tamanho das peças, para que não se crie um aspecto de entulhado.

Além disso, o design é muito importante para ajudar a traduzir o seu estilo. Você deve, com a ajuda de um profissional, buscar por móveis que tenham a ver com o seu gosto, que pode ser mais tradicional, moderno, despojado ou minimalista — ou tudo ao mesmo tempo, desde que a combinação seja feita com cuidado, especialmente com relação ao material usado, aos pontos que devem ser destacados e às cores escolhidas.

Não se esqueça, sobretudo, do conforto ao optar pelo seu mobiliário, além da sua funcionalidade, de acordo com cada cômodo a ser decorado.

2. Invista em um bom acabamento

Muitas vezes, os detalhes mais simples são aqueles que podem determinar se a sua decoração é luxuosa — ou ter o efeito contrário! Por isso, não economize nos acabamentos, escolhendo materiais com alto valor agregado. Entre eles estão as pedras, como mármore, o porcelanato, uso de madeiras nobres, entre outros.

A pintura também deve ser considerada, com a utilização de tintas de qualidade superior e mão de obra qualificada. Não se esqueça de ficar atento à escolha de maçanetas, torneiras, porcelanas e espelhos para os pontos de energia. No conjunto da decoração de apartamentos de luxo, eles podem fazer toda a diferença.

3. Utilize obras de arte

As paredes vazias criam uma sensação de que falta vida ao ambiente. A escolha de obras de arte ajuda a trazer elegância e cor aos cômodos. Mas ela também deve retratar a sua personalidade, então participe ativamente dessa decisão. Quadros e esculturas ajudam a criar pontos de atenção nos ambientes.

Para escolher esses objetos, é preciso levar em consideração seus hábitos, sua identidade e seus gostos pessoais. Além disso, um profissional vai ajudar você a decidir os locais para instalação desses objetos, que deve estar em harmonia com o mobiliário, as cores das paredes, entre outros pontos importantes.

Mais uma dica: se você viaja muito e gosta de trazer na bagagem peças exclusivas encontradas nos locais a que visitou, vale retratar isso na decoração do seu imóvel, que se tornará, assim, ainda mais exclusiva.

4. Defina as cores dos ambientes

As cores mais neutras certamente ajudarão a dar o ar de elegância e luxo pretendidos na sua decoração. Além disso, elas ajudam a criar sensações nas pessoas que convivem nesses ambientes.

O branco, por exemplo, remete à limpeza, paz e simplicidade. Também inspira a união e ajuda a clarear o ambiente. O preto, quando usado de forma moderada, em pontos estratégicos, causa sensações de solidez, modernidade e sofisticação. Já os tons de cinza têm sido usados frequentemente na decoração de apartamentos luxuosos, por remeter à elegância, à tecnologia e ao respeito.

5. Escolha uma iluminação de acordo com o ambiente

O aproveitamento da luz natural nos ambientes deve ser fundamentalmente considerado pelo profissional que vai assessorar você na decoração do seu imóvel. Ela traz aconchego aos cômodos, favorece ao uso de plantas e cria um ambiente mais saudável em seu lar.

Mas nem sempre conseguimos esse efeito em todos os cômodos. Nesses casos, é preciso que o projeto de iluminação artificial seja planejado de forma eficiente pelo profissional. Há spots que podem jogar luz aos seus objetos de arte, evidenciando a sua presença na decoração, por exemplo.

Os lustres, dos mais simples aos mais elaborados, devem ter um toque de sofisticação e estar em harmonia com o tipo de mobília escolhida, desde a mais moderna àquelas mais tradicionais.

Ambientes internos e externos podem ter diferentes tipos de luzes. Mais do que isso, você pode fazer jogos de iluminação diferenciados em um mesmo cômodo, que serão usados de acordo com o clima que quer proporcionar em cada momento, que pode ser mais intenso ou aconchegante.

6. Use tapeçaria fina

A decoração de apartamentos de luxo deve considerar, também, a escolha de tapetes, que têm o efeito de tornar um ambiente frio em algo mais acolhedor e aconchegante. A sala de estar costuma ser o cômodo onde esse item é mais valorizado. Ele deve ser escolhido de acordo com o formato da sala e a disposição da mobília.

A tapeçaria usada nas salas de jantar, por exemplo, deve ser escolhida de acordo com o formato da mesa: se ela for retangular, o tapete deve ter o formato ovalado e vice-versa.

Na sala de estar, ele deve estar à frente do sofá. Nos quartos, valem peças retangulares ou quadradas. As cores podem ser escolhidas tanto com base na mobília quanto na cor das paredes — vale a consulta ao profissional da decoração.

7. Traga mais verde à sua vida

As plantas são essenciais para dar vida à sua decoração de apartamentos de luxo e combinam perfeitamente com o clima de quem vive em bairros chiques do Rio de Janeiro, como a Barra, o Leblon, Botafogo ou Ipanema. O ideal é que sejam naturais, aproveitando os ambientes em que a luz solar é propícia a essa escolha.

Informe-se sobre quais são as que vivem melhor em ambientes fechados e sobre os cuidados de que elas necessitam. Há muitos decoradores que já estão desmitificando o uso de plantas artificiais, desde que elas tenham qualidade e que não deixem o ambiente muito carregado, sem transparecer naturalidade. Elas podem ser mescladas a elementos naturais, criando uma composição elegante.

8. Use tecnologia de ponta a seu favor

A tecnologia de ponta é aliada da decoração e do conforto nos apartamentos de alto padrão. Por isso, use esse artifício para a criação de ambientes em que o aconchego e a praticidade caminham lado a lado.

Há equipamentos e ferramentas que ajudam a controlar de forma remota desde a abertura de cortinas e persianas até o acionamento das luzes. A tecnologia e a inovação também estão presentes no controle de temperatura da água, nos sistemas de segurança, entre outros.

A decoração de apartamentos de luxo requer planejamento e deve contar com a ajuda de um profissional para que tudo saia de acordo com o seu desejo, sem deixar de lado a sua personalidade. As dicas que apontamos devem ajudar muito na hora de fazer o seu projeto. Aproveite!

Se quiser acompanhar assuntos interessantes como este, curta nossa página no Facebook!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário