Tempo de leitura 8 min


O mundo inteiro está cada vez mais atento às mudanças climáticas. Para freá-las, combatê-las e reduzir os seus impactos, cresce a demanda por tecnologias sustentáveis.

Energia limpa, telhado verde e jardim vertical são apenas algumas das alternativas que estão se destacando entre as opções de menor impacto ambiental para as construções.

Ao contrário do que muitos podem pensar, elas têm ótimo custo-benefício e podem ser utilizadas, inclusive, em espaços pequenos e urbanos.

Garanta seu acesso a imóveis exclusivos no Rio de Janeiro, inscreva-se agora!

Receba as melhores ofertas de imóveis diretamente no seu email.

 

Quer conhecer mais sobre as modernas tecnologias sustentáveis usadas em casas e apartamentos? Então, acompanhe e confira!

O que são tecnologias sustentáveis

Tecnologias sustentáveis são técnicas, métodos, processos e outros meios que facilitam a vida humana ao mesmo tempo em que geram baixo impacto ou não causam prejuízo ao meio ambiente.

Quando falamos em recursos tecnológicos, logo lembramos de aparelhos modernos como smartphones, smartwatches e Inteligência Artificial, por exemplo.

No entanto, a tecnologia envolve muito mais do que apenas aparelhos de última geração.

As variadas técnicas que usamos para a produção de bens ou serviços, além do uso de ferramentas básicas, podem ser considerados processos tecnológicos.

Já a sustentabilidade relacionada ao planeta também vai além do discurso “ecofriendly“. Trata-se, na realidade, das condições que um sistema tem para manter a sua permanência por determinado período.

Ou seja, ações sustentáveis para a natureza são aquelas que têm como objetivo fazer com que a Terra, como a conhecemos, consiga durar por mais tempo.

Sustentabilidade se refere também à capacidade de fazer com que um organismo possa sustentar a si mesmo.

No caso do nosso planeta, isso significa que o ser humano deve evitar ações que diminuam a competência da Terra de seu autossustentar.


O que está achando do conteúdo?



Assim, tendo em vista que as sociedades já destruíram boa parte da natureza, é crucial frear este processo de exterminação do meio ambiente.

As tecnologias sustentáveis são extremamente relevantes porque têm como objetivo fornecer as condições para a sobrevivência humana e da Terra por um período maior.

Oportunidades únicas de imóveis em São Conrado. Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região.

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do mundo. Se você busca por viver com sofisticação na cidade maravilhosa, conte com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

Imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

Energia renovável, zero resíduos e o fim do uso de combustíveis fósseis

O aquecimento global e outras alterações da natureza estão ocorrendo, dentre outros motivos, pelo uso em larga escala dos combustíveis fósseis.



O petróleo, gás natural e carvão mineral são considerados os principais tipos destes combustíveis, sendo algumas das fontes enérgicas mais utilizadas nos últimos anos.

No entanto, o impacto ambiental destes recursos custa muito alto para a Terra e para seus habitantes.

A queima dos combustíveis fósseis libera uma gigantesca quantidade de dióxido de carbono (CO2). Em resumo, este gás é responsável pela poluição do meio ambiente e pelo aquecimento global.

Além disso, a combustão dos combustíveis fósseis libera, entre outros, o dióxido de enxofre. Ele é a principal causa da chuva ácida, que pode destruir plantações, alvenarias e até mesmo o mármore.

Assim, cientistas e pesquisadores ao redor de todo o mundo estão trabalhando, há anos, em pesquisa e desenvolvimento de energias limpas.

Energias renováveis, como a energia solar, eólica e hídrica, podem ser consideradas limpas porque são geradas sem a emissão de poluentes e produzem o mínimo de prejuízo à natureza.

Seja para o uso doméstico ou em grande volume como indústrias e agronegócio as energias renováveis estão crescendo em disponibilidade e qualidade.

Tecnologias sustentáveis na construção civil

Com o avanço das tecnologias sustentáveis, novas alternativas vêm chegando ao universo da construção civil.

tecnologia-sustentavel-em-construçoes

Em um mercado cada vez mais exigente, as construtoras e as imobiliárias vêm apostando em recursos, técnicas e processos que produzem menos impacto para a natureza com ideias de construção sustentável.

Conheça, então, algumas dicas para apartamento sustentável que estão tomando conta de prédios e condomínios ao redor do mundo.

Telhado verde

Muito mais do que apenas colocar plantas na parte superior das construções, o telhado verde é uma verdadeira revolução para as cidades.

Também conhecido como ecotelhado, ele é uma técnica antiga que vem se aprimorando ao longo dos anos.

Permitindo o melhor aproveitamento de elementos naturais como o sol e a chuva , o telhado verde possui diversas camadas diferentes em sua estrutura.

Elas são dispostas em:

  • Impermeabilização;
  • Água;
  • Módulos;
  • Substrato;
  • Plantio.

Cada uma delas tem a sua função de manter as plantas vivas e, como consequência, gerar as vantagens do ecotelhado.

O telhado verde é relativamente simples, mas exige que um profissional devidamente qualificado faça a sua construção e manutenção.

A manutenção consiste, basicamente, em verificar a estrutura do ecotelhado e da vegetação, retirando invasores e mantendo a sua saúde.

Em uma laje devidamente estruturada, o peso da cobertura verde é quase insignificante. No entanto, os seus benefícios são muito relevantes.

Entre eles, está a diminuição da poluição e geração de mais qualidade para o ar. Além disso, o ecotelhado melhora o isolamento térmico e acústico da edificação.

Captação da água da chuva

A água apesar de ser bastante abundante na natureza é um recurso finito. Por isso, todo o cuidado em seu uso é fundamental para garantir que este elemento necessário à vida não acabe.

Uma maneira de tornar o uso hídrico mais inteligente e com bom custo-benefício é armazenando a chuva. Para isso, será necessário instalar um sistema que leve a água até um filtro e, dele, para cisternas, caixas d’águas, encanamentos e torneiras.

Existem dezenas de compartimentos que são devidamente desenvolvidos para que a chuva possa ser aproveitada. Seja onde for, o armazenamento precisa ser feito em local limpo e seguro de impurezas e dejetos.

Muitos condomínios, por exemplo, fazem a captação da água da chuva para irrigar gramados, jardins e outras áreas do local. O resultado é o reaproveitamento de um recurso hídrico que pode trazer economias significativas no orçamento doméstico.

Energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica é um dos 3 tipos de energia solar. Ela é gerada pelo efeito fotovoltaico e tem sido bastante utilizada em residências, comércios, indústrias e áreas rurais.

Com o auxílio de placas solares, a luz solar colide com os átomos de silício presentes no painel. A colisão gera o deslocamento dos elétrons e isso cria uma corrente elétrica contínua chamada de energia solar fotovoltaica.

Podemos dizer, de maneira resumida, que o painel solar reage com a luz do sol e, então, produz energia elétrica. No geral, o custo de instalação da estrutura é recompensado, ao longo dos anos de utilização, pela economia na conta de luz.

Com a energia solar fotovoltaica, é possível produzir energia limpa com a luz do sol e, ainda, reduzir os seus custos com as contas do mês.

Jardim vertical

O jardim vertical é uma ótima maneira para ter plantas, flores e uma horta em espaços pequenos. A estrutura é composta por uma vegetação que forma uma camada densa e que poderá ser apoiada ou erguida em paredes e muros.

Usados tanto em espaços internos como em espaços externos, os jardins verticais se adaptam a diferentes ambientes. Para isso, é claro, é importante encontrar plantas que sejam adequadas ao local.

Em lugares com muita incidência solar direta, opções como jiboia, flor-canhota e liríope, por exemplo, são boas alternativas.

Mas, se a sua ideia é plantar o jardim vertical onde há luz solar indireta ou baixa incidência dos raios do sol, espécies como a samambaia, barba-de-serpente e flor-batom podem se adaptar bem.

É possível, ainda, plantar hortaliças, temperos e outras especiarias em uma horta vertical. Da mesma forma que acontece com outras plantas, é importante verificar as condições do ambiente em que ela vai ficar no imóvel.

Assim, este espaço permite que você e sua família tenham um contato mais próximo com a natureza, ainda que em espaços urbanos reduzidos.

Apartamentos com tecnologias sustentáveis na INVEXO

As tecnologias sustentáveis estão se aprimorando dia após dia e, assim, trazem novidades interessantes para os novos empreendimentos imobiliários.

Aqui, na INVEXO, você tem a oportunidade de encontrar apartamentos modernos, confortáveis, sofisticados e com toda a estrutura que gera menor impacto ambiental possível.

Então, conheça os melhores imóveis sustentáveis e de luxo do Rio de Janeiro com a INVEXO.

Oportunidades únicas de imóveis em São Conrado. Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região.

Confira incríveis apartamentos à venda no Rio de Janeiro com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

Imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.






    Perguntas Frequentes


    Similar Posts