Comunicado importante: Por questões de higiene e protocolos contra a Covid-19, as atividades da sinagoga de Ipanema têm sido restritas a um público reduzido, com entrada permitida somente aos associados e membros da comunidade.
Antigamente, o bairro carioca possuía uma demanda que não era atendida. E, visando suprir a procura, a Sinagoga Edmond J. Safra em Ipanema abriu as suas portas para o público.
O judaísmo é uma das religiões monoteístas mais antigas da humanidade. Na tradição do povo judeu há a crença na existência de apenas um único Deus criador do Universo e de todas as leis divinas.
Em 2015, surgiu a Sinagoga de Ipanema, centro judaico que conta com a direção religiosa do Rabino Gabriel Aboutboul, palestrante, orador renomado e um profundo conhecedor dos ritos sefaradis, ashkenazim e chabad.
O Rabino Aboutboul tem sempre palavras e ensinamentos que encantam as pessoas. Dessa maneira, os cariocas podem contar com a Sinagoga de Ipanema tanto nas festas judaicas ou em eventos.
A sinagoga tem suporte para receber até 440 pessoas no salão de festas, com espaço para crianças e centro de estudo. O centro possui uma linda fachada, perfeitamente planejada e construída com pedras trazidas de Jerusalém.
Desde sua inauguração, a Sinagoga Ipanema segue realizando eventos e recebendo o público praticante da fé judaica, executando seu papel importante na preservação da religião e da cultura do povo judeu.
Ambiente moderno, confortável e acolhedor
A Sinagoga Edmond J. Safra, localizada no bairro de Ipanema, Rio de Janeiro, foi inaugurada no dia 9 de agosto de 2015. Desde sua fundação, a Sinagoga conta com a direção do Rabino Gabriel Aboutboul.
O centro judaico tem como objetivo servir a comunidade dos bairros de Ipanema, Lagoa e outros nos arredores. Além disso, o local é composto pela seguinte estrutura:
- Sinagoga principal;
- Sinagoga diária;
- Salão para eventos;
- Mikves feminina, masculina e de utensílios;
- Salas de aula;
- Espaço infantil;
- Área para rezas diárias;
- Espaço para festas Judaicas.
Assim, o papel da sinagoga de Ipanema vem sendo cumprindo majestosamente, respeitando os ensinamentos do Torá, acolhendo e instruindo quem desejar.
O local é considerado contemporâneo, confortável e acolhedor. A Sinagoga também possui uma excelente localização no coração do agradável bairro de Ipanema, próximo ao Pici Trattoria, Hospital Quali Ipanema e Praça Nossa Senhora da Paz.
Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.
São diversos os lançamentos residenciais e imóveis prontos em Ipanema, tais como o Helo Ipanema! Com acabamentos de alto padrão e infraestrutura completa, Ipanema é um dos bairros com os melhores imóveis de luxo do Rio de Janeiro. Conheça agora mesmo os melhores imóveis de luxo à venda em Ipanema!
Festas judaicas comemoradas na Sinagoga de Ipanema
O conhecido ciclo do ano judaico é marcado por diversas festas e celebrações. Veja a seguir todas as festas judaicas que são comemoradas na Sinagoga de Ipanema.
Rosh hashaná e Yom kipur
Relacionada ao Ano Novo judaico, a celebração ocorre no sétimo mês hebraico, o Tishrei, com a duração de dois dias. Este é o dia do Julgamento, quando Deus determina o destino de cada pessoa para o ano que se inicia.
Por isso, parte importante dos dias de Rosh Hashaná é o toque do shofar, que busca despertar as pessoas para o arrependimento. Para que, desse modo, todos possam iniciar o ano com sabedoria e perfeito equilíbrio.
O Yom kipur, na verdade, trata-se de um dia marcado por jejum, preces e arrependimento, dia em que o destino de cada judeu é selado. Portanto, na tradição deve-se pedir perdão, tanto ao próximo quanto a Deus.
O Yom kipur envolve 5 proibições: comer, beber, lavar-se e aplicar óleos ou loções na pele. Além dessas proibições, também inclui-se relações maritais e sapatos de couro.
Sucot e Simchat torá
A Festa da Colheita ou Festa das Cabanas (Sucot) tem uma duração exata de 7 dias, sendo 8 dias fora de Israel, e celebra a proteção Divina ao povo judeu durante os 40 anos no deserto.
Dessa forma, o processo se inicia com uma bênção especial recitada em Sucot sobre as 4 espécies: o Lulav (feixe formado de uma palma de tamareira), Hadás (3 ramos de mirra), Arava (2 ramos de salgueiro) e um Etrog.
Já a Alegria com a Torá (Simchat torá) marca o ciclo anual da leitura da Torá, que é terminado e reiniciado neste dia. Para a celebração, é tradição que todos dancem e se alegrem com a Torá.
Chanukiá, Purim, Pessach e Lag Baômer
- Chanukiá: Evento que comemora a reinauguração do Templo Sagrado de Jerusalém após a vitória dos macabeus. É celebrada durante oito dias através do acendimento progressivo das velas da Chanukiá.
- Purim: Comemora a salvação do povo judeu da destruição planejada pelo perverso Haman, conforme contado na Meguilá de Ester. Este dia se inicia com a leitura da Meguilá, doa-se um valor aos necessitados, alimentos aos próximos e, depois, é feita uma refeição festiva.
- Pêssach: Umas das festas mais marcantes para as famílias, em Pêssach comemorara-se a libertação do povo judeu da escravidão no Egito. Durante 8 dias é proibido consumir e possuir alimentos fermentados de trigo, cevada, espelta, aveia e centeio.
- Lag Baômer: Por fim, o Lag Baômer, que é o 33º dia da contagem entre Pêssach e Shavuot, celebra a vida e os ensinamentos de dois dos mais notáveis sábios da história judaica: Rabi Akiva e Rabi Shimon bar Yochai.
Shabat e Shavout
O conhecido Shabat é um dia de descanso, renovação física e espiritual para cada indivíduo e para toda a comunidade. Por isso, todos devem procurar ter a melhor refeição e usar as melhores roupas para o Shabat.
O Shabat é mais do que um dia voltado para descanso: é uma comemoração semanal, um dia de santidade onde deixa-se de lado as preocupações e objetivos materiais da vida. É dia de voltar-se para a família, a espiritualidade e para a atividade religiosa.
O dia de santidade possui rezas específicas, refeições fartas com comidas saborosas, músicas alegres e a santificação do vinho e da Chalá, tradicionalmente conhecido como o pão trançado.
Já o Shavout é realizado nos dias 6 e 7 de Sivan. É um evento no qual celebra-se a entrega de Torá por Deus ao povo judeu, no Monte Sinai, há mais de três mil e trezentos anos. Desse modo, é uma data de agradecimento, principalmente.
Onde fica a Sinagoga de Ipanema
Vale lembrar que a Sinagoga Edmond J. Safra fica em Ipanema, e preza pela privacidade e segurança tanto do patrimônio quanto de seus frequentadores.
Horário de Atendimento: Devido aos protocolos de segurança contra a Covid-19, a sinagoga não está fazendo atendimento presencial.
A Sinagoga é cercada por atrativos naturais e lugares turísticos que embelezam a região e encantam turistas do mundo inteiro, como a Praça Nossa Senhora da Paz e a Praia de Ipanema.
Além disso, no bairro da Zona Sul carioca também é possível encontrar uma ampla gama de comércios e serviços de qualidade nos mais diversos ramos do mercado.
Alguns exemplos que se destacam, por exemplo, no ramo gastronômico são o Espaço 7zero6, Anna Ristorante, Manekineko, Emporio 37, Teva Ipanema, entre outros.
Já no ramo da educação, importante para a construção humanista de todos, são de fácil acesso os seguintes colégios em Ipanema: pH Ipanema, Colégio Notre Dame, Escola Montessoriana e Universidade Cândido Mendes.
Assim, podemos perceber que Ipanema é uma região do Rio de Janeiro privilegiada, repleta de recursos tradicionais e de centros que proporcionam proximidade com culturas religiosas.
Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.
Ipanema, localizada na Zona Sul carioca, é um dos melhores e mais nobres bairros para se viver no Rio de Janeiro. Conheça hoje mesmo os imóveis residenciais de luxo em Ipanema com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.
Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?
Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.