Descubra quem foi Rodrigo de Freitas e veja por que seu nome está em uma das lagoas mais famosas do Rio de Janeiro. Sendo uma das paisagens mais icônicas da cidade, a Lagoa é bastante visitada e foi nomeada em homenage a uma pessoa importante para a história carioca.
Grande parte dos brasileiros certamente já ouviu falar da Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões-postais da Zona Sul do Rio de Janeiro, não é? No entanto, poucas pessoas conhecem o responsável pelo nome do local, já que sua história tem centenas de anos e nunca recebeu grande foco.
Apesar de não ser tão conhecido, o capitão Rodrigo de Freitas ajudou diretamente no desenvolvimento do RJ e permitiu que o local crescesse por meio de engenhos e outras fábricas. Por conta disso, a região atraiu novos moradores e muitos visitantes para onde atualmente é a Zona Sul carioca.
O bairro tem diversos parques e áreas verdes, além de ciclovias, pistas de corrida e um excelente complexo comercial composto por restaurantes, lojas e várias opções de entretenimento. Estas e outras características fazem com o que os imóveis de luxo na Lagoa sejam alguns dos mais requisitados da Zona Sul e do Rio de Janeiro inteiro. Conheça agora os imóveis disponíveis neste bairro!

Os primeiros registros da Lagoa Rodrigo de Freitas
Inicialmente, a Lagoa foi uma propriedade da Coroa Portuguesa, que começou a movimentar o local com a construção de engenhos. Piraguá ou Sacopenapã – os primeiros nomes conhecidos da Lagoa – começou a atrair moradores e visitantes encantados com a região, que também buscavam trabalho, em 1575.
Anos depois, já em 1598, a área foi vendida para Diogo Amorim Soares, que a rebatizou como Lagoa do Amorim.

Essa prática de colocar o sobrenome em propriedades, principalmente aquelas com alinhamento turístico, era bastante comum à época.
Onze anos depois, Diogo Amorim vendeu suas posses para o genro Sebastião Fagundes Vilella, já em 1609. Como consequência, a lagoa foi rebatizada para Lagoa do Fagundes – nome que perdurou por quase um século. Nesse tempo, a região se desenvolveu rapidamente e atraiu muito interesse de terceiros.
Nasce a Lagoa Rodrigo de Freitas
Após quase um século ter se passado desde que Sebastião Fagundes adquiriu as terras da lagoa, a propriedade foi passada novamente para um novo dono. Dessa vez, o genro e capitão do exército, Rodrigo de Freitas, assumiu o local e, pela última vez, rebatizou a então Lagoa do Fagundes para Lagoa Rodrigo de Freitas, como é chamada até os dias atuais.
Desde essa data, Rodrigo de Freitas começa a passar por uma grande “maré de azar”, onde pôde ver suas finanças comprometidas por uma série de situações ruins. Na primeira delas, o capitão precisou pagar uma quantia considerável para franceses que tentavam invadir aquela região do Rio de Janeiro. Isto lhe causou um grande revés financeiro.

Pouco tempo depois, Rodrigo de Freitas perdeu sua esposa, Petronilha Fagundes, em uma morte inesperada e precoce. A partir disso, a única saída foi retornar à Portugal, seu país de origem, deixando para trás a Lagoa Rodrigo de Freitas e parte das terras onde hoje é o bairro de Copacabana.
Leia também: Confira 4 Motivos Para Morar No Bairro Lagoa, Do Rio De Janeiro!
Retorno, morte em Portugal e legado
A mudança repentina permitiu que a Zona Sul da cidade se consolidasse e desse vida para os requintados bairros do Rio de Janeiro atuais. Enquanto isso, já em sua terra natal, Rodrigo de Freitas viveu até 1748 com o único filho, João, com as finanças da família recuperadas.
Assim, mesmo com sua morte, o militar conseguiu deixar um legado para o povo carioca, que viu a Zona Sul crescer e se consolidar como a área mais nobre do Rio de Janeiro. Hoje ela é uma das regiões mais importantes e com os melhores imóveis residenciais do país.
Viver na Lagoa é estar em contato com as principais belezas naturais do Rio de Janeiro. Este é um bairro nobre da capital fluminense, com muita história e tradição. Na Invexo, você pode conhecer os melhores imóveis residenciais de luxo na Lagoa, tais como apartamentos e coberturas próximos às mais belas paisagens do Rio de Janeiro.

Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?
Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.