Blog

Porcelanato em grandes formatos: quando e como utilizar?

abril 22, 2019
porcelanato em grandes formatos

Escolher o revestimento certo para o seu imóvel é uma decisão fundamental, pois ela impacta diretamente a aparência do local. Para evitar decepções, muitas pessoas estão recorrendo ao porcelanato em grandes formatos.

Este produto tem características muito úteis, como a sua baixa absorção de água (menos de 0,5%) e fácil instalação. Além disso, ele contribui para dar ao imóvel uma aparência moderna e elegante.

Contudo, é necessário considerar alguns cuidados na hora da compra. O primeiro passo para evitar erros é conhecer um pouco mais do porcelanato em grandes formatos. A seguir, entenda melhor sobre o uso dessa peça.

Afinal, o que é porcelanato?

O que define algo como porcelanato é o seu processo de fabricação. O porcelanato é composto por um composto cerâmico e outros minerais, além de argilas. Tudo prensado e queimado a mais de 1200° Celsius. Isso faz com que esse revestimento tenha uma resistência muito superior a outros materiais, como a cerâmica.

O porcelanato surgiu na Europa, na década de 1980. O primeiro tipo desse material que chegou ao Brasil foi o porcelanato técnico, que nada mais é do que a peça polida, extremamente lisa e brilhante.

Além dele, existe o porcelanato esmaltado, que é um porcelanato estampado. Esse tipo de material é bastante interessante, pois a sua aparência pode imitar mármore, madeira, pedras etc.

O que é um porcelanato em grandes formatos?

Para ser considerado de grande formato, a peça deve ter, no mínimo, 30 cm por 180 cm de área. A principal vantagem da utilização de porcelanato em grandes formatos é o seu efeito estético. Esses revestimentos apresentam resultado bastante elegante, moderno e clean.

Quais as principais linhas do porcelanato?

O porcelanato esmaltado apresenta uma variedade de linhas. Entre as mais populares, destaca-se o mármore. Usar essa opção no revestimento da cozinha e do banheiro oferece ao cômodo um refinamento impressionante. Isso porque o porcelanato em grandes formatos consegue imitar com perfeição os detalhes do mármore.

Já as peças com estampa em madeira podem ser usadas em projetos que procuram ser mais aconchegantes, como na sala de jantar e nos quartos. O fato de o porcelanato não ser tão quente quanto a madeira pode ser contornado com uma decoração que saiba utilizar os tapetes.

Os pisos com temas de pedras são excelentes para os projetos externos. No entanto, o efeito bruto da pedra pode contribuir para um projeto de decoração mais rústico, como o projeto de uma sala de estar.

Já as peças metalizadas dão ao ambiente um ar contemporâneo. Elas podem ser usadas em todos os cômodos, desde que o mobiliário também tenha como objetivo a modernidade.

Lembre-se de que essas sugestões não são regras absolutas. A decoração de um imóvel deve ser criativa e respeitar a personalidade de seu morador. O importante é que o cliente entenda as diversas qualidades do porcelanato em grandes formatos.

Apresentando-se como um material altamente resistente e esteticamente versátil, o porcelanato em grandes formatos permite que qualquer projeto de design de interiores fique ainda mais bonito e funcional.

Gostou de aprender um pouco sobre porcelanato? Então, assine nossa newsletter para receber as melhores dicas sobre decoração!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário