O Parque Alfredo Sirkis Leblon — Penhasco Dois Irmãos — é um dos locais mais aclamados do querido bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Com mais de 39 hectares repleto de belos mirantes, jardins, fauna e flora diversa, o local é uma verdadeira atração para públicos de todas as idades.
Novo nome do Parque Natural Penhasco Dois Irmãos
Na verdade, o logradouro ganhou recentemente um novo e inusitado nome: Parque Natural Municipal Dois Irmãos — Dois Cariocas — Sérgio Bernardes e Alfredo Sirkis.
O endereço, que sempre foi chamado por todos de Parque Municipal Dois Irmãos, oficialmente não tem esse nome desde 2002, sendo chamado de Parque Sérgio Bernardes.
Naquela época, em 2002, a mudança ocorreu após o falecimento de Bernardes, um dos principais nomes da arquitetura modernista do país.
Na ocasião, por influência do próprio Alfredo Sirkis (o então secretário municipal de Urbanismo do Rio), o ex-prefeito Cesar Maia decidiu renomear o parque em homenagem ao arquiteto.
Porém, em julho do ano passado Sirkis veio a falecer. Em memória dele, o prefeito Eduardo Paes decretou uma nova troca de nomes, retirando a menção ao arquiteto.
Várias entidades de arquitetura e urbanismo se opuseram prontamente à decisão. Por conta do mal-estar gerado, Paes reavaliou trocar de nome. E, por fim, promoveu a dupla homenagem por decreto.
Parque Penhasco Dois Irmãos
Considerado uma Unidade de Conservação ambiental, o Parque Penhasco Dois Irmãos é proveniente de um antigo desejo da população de preservar a área e proteger a fauna e a flora da região.
Projetado pelo paisagista Fernando Chacel, foi inaugurado em dezembro de 1992 na mesma época em que o Brasil foi sede da Conferência das Nações Unidas, a Eco-92.
O parque foi criado por intermédio de um decreto que abrangia somente lotes municipais, sem necessidade de expropriações de terra.
O local conta com uma grande variedade de plantas ameaçadas de extinção, além de orquídeas, bromélias, ninfeias e uma rica fauna.
História do Parque Dois Irmãos
Até o final do século XIX, toda a região do parque era utilizada para o plantio de cana-de-açúcar. Mas muito antes disso o local passava por um processo de desmatamento a fim de promover áreas para pastos e lavouras. Sabe-se que essas atividades foram iniciadas entre os séculos XVI e XVII.
Já o loteamento do Alto Leblon, como é conhecido o local, ocorreu entre 1920 e 1930 com áreas de encostas pertencentes à própria cidade.
Enfim, com o decreto municipal publicado em 1992 foi possível dar início ao projeto, utilizando áreas pertencentes ao município sem que precisasse recorrer à desapropriação de terras.
A criação do parque teve como intenção a recuperação e preservação ambiental do local.
Entre 1994 e 1999, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, os moradores da região realizaram o “Projeto Mutirão Reflorestamento”.
Essa iniciativa rendeu bons resultados. Ao todo, foi reflorestada com mais de 50 mil mudas de árvores nativas uma área de 15 hectares.
Localização Parque Alfredo Sirkis Leblon
Além disso, vale ressaltar a qualidade de vida daqueles que vivem nos entornos do Parque Alfredo Sirkis Leblon.
Afinal, estamos falando do Alto Leblon, um dos bairros com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de todo o Brasil.
O fato de ser um pouco mais reservado em relação ao restante da região faz desse local um excelente endereço para morar.
Apesar de não abarcar uma concentração comercial muito grande, ainda assim não é isolado dos principais pontos de conveniência e serviços.
Há uma série de atrações de lazer surpreendentes, além de vários estabelecimentos de diferentes segmentos para quem quer aproveitar ainda mais o Alto Leblon, tais como:
- Mirante do Leblon;
- diversas opções em restaurantes (Zuka, Sushi Leblon, Venga etc.);
- uma série de alternativas em bares e botecos (Boa Praça, Bar Leblon, Jobi etc.).
Os imóveis residenciais no Leblon são surpreendentes, cada um com seu estilo e charme específicos.
Oportunidades únicas de imóveis exclusivos no Leblon. Siga nosso canal no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região.
Mirantes do Parque Penhasco Dois Irmãos/ Parque Alfredo Sirkis
Ao todo, o parque conta com quatro mirantes com vista para as praias do Leblon, Ipanema, Arpoador, Lagoa Rodrigo de Freitas, Cristo Redentor e o próprio Morro Dois Irmãos.
Em sua base fica o Mirante Sétimo Céu, que já existia antes do parque existir. Fica perto da entrada e de lá dá para apreciar toda a orla do Leblon, Ipanema e uma pequena parte da Praia do Vidigal.
Esse mirante possui um monumento em homenagem às vítimas do acidente do voo 447 da Air France, que faria o trecho Rio–Paris em 2009.
O segundo mirante conta com uma espécie de anfiteatro e é muito procurado por grupos de arte de rua para apresentação, encontros de meditação e outras atividades.
No terceiro mirante estão os banheiros, a sede do parque, bebedouros, campo de futebol, playground e academia ao ar livre. Lá também está a escultura de aço criada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Do quarto e último mirante é possível ver o Cristo Redentor, a Lagoa, o Jockey Club e diversos pontos da Zona Sul.
Para aqueles que gostam de fazer trilhas, é possível chegar por meio de uma pequena caminhada de 1,5 km a partir deste último mirante. A trilha é chamada de “Trilha da Janela do Céu”.
Inaugurações no Parque Alfredo Sirkis
Em dezembro de 2020 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente inaugurou, no parque, o Bosque da Amizade e o Mirante Ana e Alfredo — também em homenagem ao escritor, ambientalista, político e jornalista Alfredo Sirkis.
As cinzas de Sirkis foram depositadas pelos seus familiares no berço onde foi plantada uma muda de jequitibá rosa.
No local foi fixada uma placa com os dizeres: “Neste local estão depositadas as cinzas do ambientalista Alfredo Sirkis (1950–2020). Sirkis foi responsável pelo reflorestamento da encosta do morro Dois Irmãos e pela idealização e realização do Parque”.
Natureza no Leblon
Além de ser uma região com uma vida boêmia riquíssima, o Leblon também dispõe de ótimos locais para descansar, relaxar e contemplar a natureza.
Além do Parque Alfredo Sirkis, o bairro conta com locais de destaque, tais como o Mirante do Leblon e a belíssima Praia do Leblon.
Imagine viver em um lugar seguro, bonito, luxuoso, repleto de ótimos estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e botequins premiados, e ainda assim permeado de paisagens naturais arrebatadoras.
Por fim, é por isso e muito mais que o Leblon é, de fato, um bairro tão querido!
Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?
Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.