Blog, Dicas

Como o seu lar influencia na qualidade de vida?

julho 10, 2019
Mulher com braços abertos
Tempo de leitura 4 min

Veja por que é importante viver com qualidade de vida e como a sua casa pode ajudar nisso

Qualidade de vida e bem-estar são assuntos que estão em alta há algum tempo. Afinal, a velocidade com que o mundo tem mudado tem feito as pessoas pararem e pensarem um pouco mais sobre o que é realmente importante e merece prioridade em sua vida.

No entanto, na maioria dos casos, ambos os termos são utilizados como conceitos abstratos, não muito bem definidos, o que é um erro.

Afinal, qualidade de vida é algo conceituado de forma clara pela Organização Mundial da Saúde como “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

A partir da definição de qualidade de vida, veja a seguir por que é importante viver melhor e mais feliz, e descubra como o ambiente em que vivemos pode influenciar nisso.

Por que viver com qualidade de vida é importante?

Ao serem questionados sobre a sua própria rotina, é comum que muitos façam queixas sobre a falta de tempo para fazer qualquer outra coisa além de trabalhar. Acordar cedo, ir e voltar do trabalho, comer e ficar em frente à televisão ou computador até a hora de dormir.

Isso acontece, pois há desequilíbrio no contexto em que o indivíduo está inserido, o que interfere em seus objetivos e expectativas. Nesse contexto é que surge o sedentarismo, mal que atinge cerca de 47% dos brasileiros segundo a OMS.

O principal problema disso tudo, é que com o sedentarismo, em boa parte dos casos, vem também a má alimentação e todas as consequências que essas coisas provocam — ansiedade, diabete, obesidade, pressão alta, depressão e doenças cardiovasculares.

Sendo assim, é possível dizer que qualidade de vida e bem-estar andam de mãos dadas com a saúde.

Nesse ponto é que está a importância de buscar viver com mais equilíbrio em todos os âmbitos e, consequentemente, maior qualidade de vida.

Como o lugar onde se vive pode influenciar na qualidade de vida?

Existem várias formas de viver uma vida mais saudável e feliz. No entanto, o foco será no papel que o seu próprio lar tem nisso tudo. Será que a sua casa ou apartamento está ajudando, ou atrapalhando na busca por mais qualidade de vida e bem-estar? Veja a seguir.

Localização

A localização perfeita é aquela que consegue diminuir o tempo de trajeto da sua casa até o trabalho, escola das crianças e outros pontos que fazem parte da sua rotina. Afinal, quanto menos tempo no trânsito, dentro do carro, mais tempo aproveitando o que a vida há de melhor.

Isso tudo deve ser considerado na hora de escolher a localização perfeita para se viver, pois, faz toda a diferença.

Lazer

Depois de um dia exaustivo, é normal — e compreensível — não sentir vontade de pegar o carro para ficar mais de 40 minutos dirigindo até a academia mais próxima. Afinal, isso normalmente significa menos horas de sono, mais desgaste no dia seguinte e por aí vai.

Viver em um condomínio equipado com piscina, quadra, academia e demais áreas destinadas ao lazer e a prática de atividades físicas é um excelente incentivo para manter uma vida mais ativa — e divertida!

Espaço

Quando se vive em uma casa ou apartamento amplo, há espaço suficiente para manter amigos e familiares sempre por perto. Seja para pedir uma pizza, fazer uma noite de “cinema em casa”… Não importa. 

Estar perto de pessoas queridas é diversão na certa e o cultivo de laços afetivos é fundamental quando se busca mais qualidade de vida. 

Além disso, o que nem todo mundo sabe é que amizades fazem bem à saúde. Quem disse isso foi uma pesquisa feita por especialistas e publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. Segundo a matéria “quem tem bons amigos tem uma saúde melhor”.

Contato com a natureza

Basta fazer uma rápida busca no Google para encontrar inúmeros benefícios que o contato com a natureza pode trazer. Melhora na saúde mental, redução do estresse, memória turbinada e mais concentração são alguns deles. 

Por isso, viver próximo à áreas verdes em uma região que permita o contato com a natureza e paisagens naturais, como praias, montanhas, parques e lagos, onde é possível respirar um pouco mais de ar puro, proporciona benefícios incalculáveis.

Gostou de saber como o seu lar pode influenciar na qualidade de vida? Lembre-se que é necessário desfrutar de tudo isso para que os efeitos sejam sentidos.

Afinal, não será muito eficaz viver em um lugar que oferece todo o suporte necessário para uma rotina ativa e saudável, mas deixar tudo isso de lado no dia a dia.
Alie tudo isso a uma alimentação saudável para obter resultados ainda mais satisfatórios. Basta conversar com um profissional especializado e dar o primeiro passo rumo à qualidade de vida e bem-estar em um apartamento no rio de janeiro.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário