Blog

Decoração intimista: como deixar seu apartamento com a sua cara

setembro 4, 2019
Decoração de sala com cactos

Dicas para transformar o seu lar em um verdadeiro ninho de conforto e aconchego

Depois de adquirir o apartamento dos sonhos, é hora de decorá-lo. E se você não sabe por onde começar, que tal apostar em algo mais intimista, com um visual repleto de elementos que se conectam com a sua personalidade?

Afinal, nada é tão aconchegante como uma decoração para apartamento que conta um pouco mais sobre os moradores que nele habitam.

Veja a seguir algumas dicas rápidas, práticas e inteligentes de como trazer um pouco mais sobre seus gostos, preferências, estilo de vida e personalidade para cada cantinho do seu apê. 

Visualize a sua vida no apartamento novo

Deitar no sofá para ver um bom filme ou se acomodar em uma poltrona confortável e passar horas na companhia dos seus livros favoritos? Antes de começar a decorar o seu novo lar, pense sobre tudo aquilo que lhe faz bem, pois isso exerce total influência na decoração.

Imagine, por exemplo, que você é uma pessoa muito sociável e que por isso costuma receber muitos amigos em casa. Para que o seu apartamento tenha a sua cara, é preciso apostar em uma mesa de jantar espaçosa, um sofá de vários lugares e ter até cadeiras extras para acomodar todo mundo.

Por outro lado, uma pessoa que adora cozinhar precisa de uma cozinha ampla, com móveis planejados para melhor aproveitamento de espaço. Conseguiu entender como funciona? 

Faça do seu apartamento um aliado

Depois de se imaginar vivendo no apartamento, é hora de anotar num papel como fazer do seu novo lar um aliado, incluindo espaços que precisam fazer parte dele por serem também parte essencial da sua rotina. 

Se você tem animais de estimação, é necessário que a nova decoração inclua uma área destinada para os pets dormirem e fazerem as suas necessidades.

Tem filhos? É preciso ter quartinho de bebê e também móveis para guardar brinquedos. Por outro lado, pessoas que trabalham em casa precisam de um home office confortável e produtivo.

Transforme o seu hall de entrada em uma experiência

Depois de um dia de trabalho exaustivo, nada como chegar em casa e se sentir acolhido e relaxado.

Para isso, comece a decoração para apartamento pelo hall de entrada, adicionando a esse espaço itens que lhe proporcionem bem-estar: velas aromáticas, plantas, um tapete confortável, cerâmicas e o que mais lhe agradar.

A única regra é não poluir a entrada com muitos móveis, pois, além de receber quem entra no apartamento, o hall de entrada cumpre papel de espaço feito para circulação de pessoas, e deve estar o mais clean possível. 

Decoração com estante de livros

Deixe os seus bons momentos em um lugar visível

Imagine se toda vez que você entrasse em sua casa pudesse reviver os melhores momentos da sua vida? Isso é possível. Basta espalhar boas lembranças pelos cômodos do seu apartamento. 

Além de expor fotos no clássico porta-retrato, é possível criar imãs de geladeira com suas fotos, painéis em madeira com fotos tiradas em ensaios profissionais e, ainda, transformar objetos especiais como medalhas, troféus e diplomas em uma decoração moderna.

Escolha uma parede para transformar em galeria de arte

A próxima sugestão para deixar o seu apartamento em São Conrado ou em qualquer outro bairro mais estiloso e cheio de personalidade é ter a sua própria galeria de arte.

Escolha uma parede de destaque para fazer isso, pode ser um corredor ou uma das paredes da sala de estar, você é quem decide. Em seguida, escolha o estilo de arte que será colocada nela, de acordo com o seu estilo.

Prefere artes mais abstratas, figuras coloridas, cartazes de filme, paisagens famosas, retratos realistas, frases inspiradoras ou telas com uma pegada geométrica? Seja qual for o estilo que lhe representa, aproveite esse espaço para ousar e abusar na composição. 

Brinque com a mobília na decoração para apartamento

Por último, mas não menos importante, é hora de escolher a mobília, uma tarefa de muita importância no momento de decorar o apartamento.

A mobília não só acomoda e dá conforto, ela também tem papel crucial no estilo que os ambientes vão ganhar. Por esse motivo, na hora de escolher os móveis é preciso se atentar a alguns pontos:

  • Harmonia do espaço: a mobília deve se encaixar sem que o cômodo fique “poluído”;
  • Conforto: os móveis devem ser confortáveis para que todos se sintam bem recebidos em seu apartamento – incluindo você;
  • Personalidade: na hora de escolher os modelos de mobília, leve em consideração todo o restante da decoração e opte por peças de personalidade.

Cores vibrantes, texturas variadas e estampas divertidas, na hora de escolher a aparência dos sofás, poltronas e tapetes, faça combinações despojadas entre eles. É possível ousar na cor do móvel ou nos acessórios que os acompanham, como as almofadas e mantas. 

Especificamente sobre as almofadas, vale lembrar que elas conferem ao espaço, seja ele qual for, inúmeras possibilidades de mudança sem que exijam muito tempo para isso.

No calor, por exemplo, é possível trazer a sensação de frescor apenas adicionando almofadas de cores frias no ambiente. O contrário também funciona. Em dias frios, a substituição das cores frias por cores quentes, tem o poder de deixar o ambiente mais aconchegante. Faça o teste!

Gostou das dicas de decoração para apartamento intimista e cheio de personalidade? Lembre-se: é sempre bom consultar um profissional de decoração de interiores para auxiliar em todo o processo.

Afinal, depois de adquirir o apartamento dos seus sonhos, você não vai querer que a decoração dos sonhos seja deixada de lado.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário