Blog, Decoração, Dicas

Feng Shui no jardim: técnicas imperdíveis

maio 18, 2021
Como aplicar feng shui no jardim

Procurando saber como aplicar Feng Shui no jardim da sua casa? Nossas dicas vão te ajudar! Adotar esta técnica milenar pode ser uma ótima opção para restaurar as energias e prezar pela harmonia dos ambientes.

De fato, mudanças simples podem transformar o equilíbrio do seu jardim e, consequentemente, de todo seu cotidiano.

Feng Shui: breve resumo

O Feng Shui é de origem chinesa e consiste em um conjunto de técnicas que ajudam a melhorar a energia dos ambientes, quando aplicada de modo correto.

Feng Shui significa “vento e água”, elementos que são manifestações da natureza essenciais para os seres vivos. Os antigos chineses acreditavam que se você escolhesse o local certo para morar, teria uma vida próspera e equilibrada.

A técnica é considerada por muitos a “acupuntura da casa”, pois ela é capaz de ativar pontos energéticos, transmutando a vibração e harmonizando aspectos do ambiente.

O método pode ser aproveitado não só dentro de casa, mas também no jardim, proporcionando maior equilíbrio energético em todos os espaços.

A base da técnica é a energia vital, o “chi”. Segundo o Feng Shui, esta força circula por todo o universo e está nos espaços e em todos os seres vivos.

Feng Shui no jardim

O jardim, por natureza, já é um local do lar em que as energias são mais leves e tranquilas.

A aplicação do Feng Shui no seu jardim pode aprimorar essa energia a ponto de ser explorado positivamente todo o potencial que o local tem a oferecer.

O primeiro passo para começar a aplicar a técnica é dividir o jardim em 8 regiões com auxílio de uma rosa dos ventos: norte, sul, leste, oeste, nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste.

Cada uma dessas regiões representa um ponto de energia: carreira, sucesso, saúde, bem-estar, vida social, sorte, espiritualidade e amor.

Após o reconhecimento de cada região, podemos selecionar plantas e alguns objetos de decoração que podem aperfeiçoar a energia que flui no jardim.

A localização e posição do imóvel também são pontos favoráveis para as boas vibrações do lar.

Os imóveis residenciais no Leblon são privilegiados nesse sentido: possuem face Norte, Leste e muitas outras características positivas do Feng Shui.

Os 8 cantos do jardim

O norte é a área da carreira. Combinar pedras e água nesse pedaço é recomendável. Cores escuras como azul e preto são importantes para favorecer o foco.

Recomenda-se plantas como alfazema, que é energizante e ajuda a dar conta de muitas tarefas ao mesmo tempo. Funcho, poejo e erva doce também são uma boa pedida.

feng shui no jardim

O sul do jardim denota sucesso e traz boas vibrações para quem busca o reconhecimento. Por ser estimulante, é um espaço bastante propício para adicionar o elemento fogo. A churrasqueira pode ser instalada nessa região.

Plantas amarelas, vermelhas e laranjas favorecem a sensação de aconchego e são bem vindas no sul.

O leste é responsável pelas energias da saúde e da longevidade. É o local ideal para plantar uma árvore. Vale a pena investir em erva doce, capim-cidreira, laranjeira, cavalinha e dente-de-leão.

O lado oeste oferece bem-estar e lazer. Por isso, é um ótimo espaço para abrigar o playground das crianças ou até mesmo um cantinho de yoga e meditação. Alecrim, camomila, hortelã, espinheira-santa, jasmim e ipê-roxo são favoráveis.

A vida social recebe energias diretamente do nordeste. Ou seja, é favorável para quem está buscando conhecer novas pessoas e melhorar a rede de relacionamentos. Aqui a dica é colocar uma mesa pequena em cores metálicas.

A planta mais recomendada é o alecrim, que estimula a vontade de mudança e de conhecer o novo.

Madeira e água são os elementos que devem ser o foco do sudeste do jardim. Trata-se do cantinho da sorte. Por isso, instalar uma fonte é ótimo para o local.

Espalhe plantas pequenas de lento crescimento e algumas ervas aromáticas. Invista em objetos dourados para atrair dinheiro e abundância.

O noroeste simboliza a espiritualidade. Portanto, um espaço ornamental com pedras e objetos esotéricos é uma excelente opção para essa região do jardim. Invista em funcho, dente-de-leão, coentro e poejo.

O foco do sudoeste é o amor, relacionamentos e paz. Um deque simples e elegante para promover almoços e entreter é uma ótima pedida. Invista em peônias coloridas que combinam com o clima do ambiente, hortelã e gengibre.

Dicas de Feng Shui no jardim

O Feng Shui prevê que excesso de objetos, bagunça e sujeira são responsáveis por estagnar a energia. Dessa forma, é importante manter o foco principal da técnica, que é a harmonia.

Para aplicar o Feng Shui no jardim é importante mantê-lo organizado e limpo, estabelecendo um lugar específico para cada objeto.

Sempre evite excessos e mantenha no ambiente apenas o que tem uso.

Livre-se de peças quebradas, além daqueles objetos que já perderam a sua funcionalidade com o tempo.

agua no feng shui do jardim

Além disso, lembre-se de investir em pontos de água, pois para o Feng Shui esse elemento é símbolo de abundância, capaz de trazer renovação energética.

As propriedades deste elemento podem purificar e limpar. Para que isso aconteça, a água deve estar fluindo constantemente. Água parada ou suja desequilibra a harmonia e contamina energias.

Invista em um chafariz ou fonte, garantindo para o seu jardim um ponto de água que esteja em constante movimento.

Para o Feng Shui, ao planejar o seu jardim, você deve investir tanto em plantas verdes como em flores.

A cor das plantas tem interferência na energia. Elas devem ser escolhidas de acordo com o que você deseja atrair para o seu espaço.

Além disso, muitas plantas têm propriedades específicas que podem auxiliar num foco específico de energia. Trabalhe a versatilidade das espécies e garanta um jardim bonito em todas as estações do ano.

Aproveite também as propriedades dos materiais. No caso do jardim, pedras são positivas devido à sua baixa energia, que permite maior conexão com os demais elementos do ambiente, tais como a terra e as plantas.

Invista em caminhos pavimentados por rochas, ou rodear os seus canteiros com pedregulhos.

Por fim, o Feng Shui recomenda que os móveis utilizados no espaço externo sejam de madeira, para manter o equilíbrio do ambiente e estimular o convívio social propício para receber convidados.

Agora que você conhece um pouco mais sobre Feng Shui, aproveite para conferir os imóveis residenciais no Leblon, com plantas e estruturas perfeitas para aplicar essa técnica milenar.

Conte com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro, e desfrute das boas energias que só o Leblon pode proporcionar!

imoveis residenciais no Leblon

Perguntas Frequentes

O que é Feng Shui?

O Feng Shui é uma das Cinco Artes da Metafísica Chinesa, classificada como fisiognomia. A técnica é baseada na forma como moldamos a energia que se move por nossas casas. Essa energia é chamada de Chi e é influenciada pelos objetos colocados em cada área do nosso lar.

Quais são os benefícios do Feng Shui?

O redirecionamento de energias negativas e influências nocivas é um dos benefícios mais conhecidos do Feng Shui. Dentre outras vantagens, promove a atração de bons relacionamentos, produtividade no trabalho e sono tranquilo.

Por que aplicar Feng Shui no jardim?

Com o auxílio do Feng Shui, o jardim pode ser aprimorado a ponto de ser explorado positivamente todo o potencial tranquilizante e renovador desta parte da casa.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário