Blog, Decoração

Saiba como aplicar o Feng Shui na cozinha

maio 10, 2021
como aplicar feng shui na cozinha

Como aplicar o Feng Shui na cozinha? Essa técnica milenar pode fazer toda diferença na harmonia e bem-estar da sua casa ou apartamento.

Por meio do melhor aproveitamento dos espaços, disposição de móveis, uso de cores e outros métodos, a técnica surgida na China ajuda a mudar nossos pensamentos e comportamentos de maneira positiva, transformando a energia do nosso lar.

Vale a pena usar o Feng Shui em casa

O Feng Shui é eficaz para pessoas de todas as culturas e nacionalidades.

A técnica pode trazer benefícios na esfera profissional, familiar, financeira, espiritual, bem como nas relações interpessoais e na saúde física, emocional e mental.

O Feng Shui é baseado na forma como moldamos a energia que se move por nossas casas. Essa energia se chama “Chi” e é influenciada pelos objetos colocados em cada área do lar.

Desta forma, algumas peças impedirão que o chi circule livremente e beneficie determinado ponto de sua vida, enquanto outros favorecerão o movimento.

Em primeiro lugar, para incorporar o Feng Shui em qualquer casa, é preciso conhecer o baguá, que é um mapa dos centros de energia da residência e dos cômodos.

O baguá é um octógono dividido em nove segmentos que influenciam sua vida, conforme o esquema abaixo:

Na prática, os efeitos do Feng Shui são:

  • energias negativas e nocivas são purificadas e transformadas em positivas, eliminando sensações de mal-estar, fadiga e pessimismo;
  • relações afetivas mais saudáveis, duradouras e equilibradas;
  • os objetivos profissionais, os sonhos pessoais e os projetos na vida entram no fluxo de energia positiva, aprimorando a produtividade e possibilitando mais conquistas e realizações;
  • impacto positivo na saúde. O ambiente harmônico auxilia na melhora do sono, afasta hábitos nocivos e ajuda a combater problemas como depressão e ansiedade.

Feng Shui na cozinha: prosperidade

Pode-se dizer que a cozinha é um símbolo de como cuidamos de nós mesmos e da maneira como tratamos nossos recursos. Ou seja, estamos falando de comida e de dinheiro.

De acordo com o Feng Shui, a cozinha é um ambiente sagrado. Pois é nesse local que guardamos e preparamos alimentos que serão responsáveis por nos nutrir e proporcionar saúde, disposição, bem-estar e, portanto, prosperidade.

cozinha no feng shui

Dentro desse contexto, ter uma cozinha com decoração em harmonia, itens certeiros e nos lugares adequados é fundamental para que as energias fluam com perfeição.

Veja a seguir o que pode favorecer a prosperidade:

  • local limpo e bem higienizado;
  • exposição de utensílios ou panelas e potes;
  • decoração com plantas e flores;
  • fruteira com frutas frescas;
  • lixeira fechada.

O que pode atrapalhar a prosperidade:

  • toalhas ou esponjas com sujeira;
  • geladeira vazia;
  • torneiras vazando;
  • armários com poucos produtos ou variedades;
  • fogão sujo;
  • pia cheia de louça;
  • lixeira aberta.

A localização e posição do imóvel também são pontos favoráveis para as boas vibrações do lar.

Os imóveis residenciais no Leblon são privilegiados nesse sentido: possuem face Norte, Leste e muitas outras características positivas do Feng Shui.

Dicas de Feng Shui na cozinha

Ao aplicar o Feng Shui na cozinha, devemos nos atentar aos armários que armazenam alimentos, bem como às panelas e utensílios domésticos. Tudo isso deve estar bem organizado, limpo e em locais de fácil acesso.

Segundo a técnica, ao fazendo isso, mantém-se os orçamentos e controles financeiros em ordem.

Outro aspecto importante é manter a cozinha bem ventilada e iluminada. Se possível, que ela seja o cômodo mais exposto à luz natural.

A energia do sol ativa o fluxo e melhora a distribuição do Chi. Caso a ventilação não seja abundante em sua cozinha, vale a pena providenciar bons exaustores e circuladores de ar.

De preferência, a cozinha não deve ser pequena demais ou terá a sensação de dinheiro restrito e limitado.

Se a cozinha for de fato apertada, o Feng Shui recomenda investir em espelhos, pois poderão ajudar a abrir e expandir esses espaços mais confinados, trazendo assim boa energia.

Ao colocar um espelho em qualquer ambiente deve-se tomar cuidado para manter o espaço sempre organizado, pois o espelho amplia tudo que ele reflete.

O fogão é a principal fonte do fogo da casa. Já na pia é o elemento água que está em abundância. Portanto, segundo a técnica milenar, ter o fogão ao lado da pia não é muito aconselhável.

Porém, caso seja essa a configuração em sua casa, é recomendado ter sempre entre a pia e o fogão um cristal multifacetado ou um objeto de madeira, como uma colher de pau, por exemplo.

madeira no feng shui

Os objetos de madeira vão equilibrar os dois elementos, pois a madeira alimenta o fogo e se nutre com a água.

Aliás, segundo o Feng Shui, colocar um grande espelho atrás do fogão para refletir os queimadores pode duplicar a prosperidade da casa, na crença de que isso dobra a comida e a riqueza.

Cores e Feng Shui na cozinha

O Feng Shui costuma valorizar bastante as cores e seus vários significados. Para quem quer saber como aplicar Feng Shui na cozinha, precisa se atentar para as cores que podem ser muito mais positivas que outras e que são tradicionalmente bem aceitas.

Um desses exemplos é a cor branca. Trata-se de uma boa cor para uma cozinha, mas há ressalvas. Apesar de evocar uma sensação de limpeza e pureza, ao mesmo tempo ela pode ser fria e austera.

Com isso, prefira usar branco com parcimônia em paredes e armários e adicione tons mais quentes no piso e demais detalhes.

Apesar de bastante sofisticado, o preto, para o Feng Shui, é uma cor que só deve ser usada nos detalhes, como piso e bancadas.

Por outro lado, tons neutros, como bege, areia e caqui, trazem estabilidade e harmonia para a família e podem ser uma boa pedida.

Para quem tem problemas de estômago ou refluxo, o verde é ideal. A cor promove boa digestão e tranquilidade.

O azul é uma boa ideia para quem vive de dieta, pois ajuda a reduzir a fome. Para a técnica oriental, essa cor “tira a beleza” da comida e traz uma sensação etérea e acalma instantaneamente a compulsão.

Já as cores vermelho e laranja são mais indicadas para investir apenas nos detalhes da cozinha, pois estão associadas ao fogo e aguçam a fome.

Por fim, o amarelo promove a socialização e estimula a criar um espaço inspirador e alegre para os moradores e visitas.

Agora que você conhece um pouco mais sobre Feng Shui, aproveite para conferir os imóveis residenciais no Leblon, com plantas e estruturas perfeitas para aplicar essa técnica milenar.

Conte com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro, e desfrute das boas energias que só o Leblon pode proporcionar!

imoveis residenciais no Leblon

Perguntas Frequentes

Qual é a importância do Feng Shui para o lar?

O Feng Shui é uma disciplina milenar originária da China. Seu objetivo é favorecer a energia positiva de nossos ambientes, aplicando técnicas adequadas para a harmonização de cada ambiente do lar conforme as condições disponíveis.

Como atrair prosperidade por meio do Feng Shui?

Segundo o Feng Shui, para atrair prosperidade, deve-se focar na cozinha. Para favorecer o fluxo dessa energia, deve-se manter o local limpo e bem higienizado, valorizar a exposição de utensílios ou panelas e potes, investir em decoração com plantas e flores, entre outros aspectos.

Quais cores são adequadas para a cozinha, segundo o Feng Shui?

Vale a pena usar branco com parcimônia em paredes e armários e adicionar tons mais quentes no piso e demais detalhes. O verde também é favorável, pois promove boa digestão e tranquilidade. O amarelo promove socialização e felicidade.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário