Blog

Os museus mais tradicionais do Rio de Janeiro

abril 29, 2020
Museu do Amanhã Rio de Janeiro

Opções para fugir dos tradicionais passeios turísticos e absorver o melhor da cultura na cidade

Além de belas praias e uma paisagem exuberante, o Rio de Janeiro também é conhecido por suas diversas atrações culturais, com uma imensa variedade de museus e centros de cultura para todos os gostos. 

Para quem deseja descobrir as belezas da cidade maravilhosa sob uma ótica diferente da tradicional visita aos pontos turísticos, é possível expandir o roteiro e separar um tempinho para conhecer os melhores museus do Rio de Janeiro.

E foi justamente pensando nisso, que resolvemos reunir os principais museus que você não pode deixar conhecer. Confira!

Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro

Localizado no Aterro do Flamengo, o Museu da Arte Moderna reúne o melhor da cultura artística contemporânea da cidade. 

Considerado uma das instituições culturais mais importantes do país, o MAM, como é popularmente conhecido, possui uma arquitetura diferenciada, que chama a atenção dos visitantes. 

Com exposições e amostras que ocupam seus espaços praticamente o ano inteiro, o museu costuma receber inclusive, exposições de renomados artistas internacionais. 

Além disso, o espaço possui uma cinemateca, onde mensalmente são selecionados e exibidos filmes consagrados ou produções alternativas. 

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 Aterro do Flamengo – RJ

CCBB Rio de Janeiro

Um dos museus mais queridos dos cariocas, o Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio abrange as mais diferentes formas de arte, desde as mais tradicionais, como exposições visuais até apresentações teatrais, oficinas e workshops ao longo do ano.

Situado na Zona Central da cidade, sua arquitetura é imponente e abriga um grande acervo histórico e a importante biblioteca do Rio de Janeiro.

Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro

Melhores museus no Rio

Museu Nacional do Rio de Janeiro

Considerado o maior museu de história natural da América Latina, o Museu Nacional do Rio de Janeiro é uma das atrações culturais mais procuradas e recebe um alto número de visitações durante todo o ano. 

Localizado em um dos bairros mais tradicionais da cidade, o museu é instalado no Palácio de São Cristóvão, dentro do Parque Quinta da Boa Vista, lugar que já serviu inclusive como residência oficial da família real no Brasil. 

Vinculado ao Ministério da Educação e ao Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o museu possui um perfil mais acadêmico e científico, com um acervo histórico riquíssimo, fruto de suas atividades de pesquisas.

Endereço: Parque Quinta da Boa Vista, São Cristóvão – Rio de Janeiro.

Veja também: Cidade das Artes: um pólo cultural na Barra

Museu do Amanhã

Inaugurado em 2015, o Museu do Amanhã têm ganhado grande destaque entre os museus mais queridinhos e visitados do Rio de Janeiro. 

Com uma arquitetura diferenciada, o espaço tem como proposta mostrar todas as mudanças pelas quais a cidade e o mundo vem passando ao longo dos anos através da ciência. 

Em sua principal narrativa, o espaço traz promove um debate orientado pelos valores éticos da sustentabilidade e da convivência, levantando questões relacionadas ao comportamento dos seres humanos para com a terra e quais são os impactos disso no amanhã. 

Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro

Aproveite as riquezas culturais da cidade

Cercado de museus e muita cultura, que opta por morar no Rio de Janeiro, certamente encontra opções para se divertir e conhecer mais sobre a cidade que vão muito além das praias. 

Se você também se encantou com a pluralidade que o Rio tem para oferecer, escolha viver todas as experiências que a cidade pode proporcionar. 

Dentre os bairros mais privilegiados e com diversas opções culturais, comprar um apartamento em São Conrado, Leblon ou Ipanema é certamente a melhor escolha.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário