As cortinas e persianas fazem toda diferença na decoração que você escolheu para o seu lar.
Decorar a casa é um sonho para quem conseguiu adquirir um imóvel novo. É a hora de dar a cara, imprimir um estilo e personalizar o ambiente de acordo com as características pessoais dos moradores. Não existe nada melhor que se sentir bem em um ambiente aconchegante e com bom acabamento. Pensando nisso, para deixar a sala de uma casa com 3 quartos, por exemplo, com o aspecto que você deseja, um dos acessórios que não podem faltar são as cortinas, ou se você preferir, as persianas. Via de regra elas tem a mesma essência, ambas são para manter a privacidade e conforto dos moradores e, ao mesmo tempo, para abrilhantar ainda mais a decoração.
Mas afinal, você sabe qual a melhor opção para o seu imóvel? Quais são os modelos e as diferenças que vão pesar para essa decisão? Para te ajudar nessa sua decoração, separamos dicas importantes para você escolher a melhor cortina ou persiana para sua casa. Vamos lá?
Cortina ou persiana, quais as diferenças?
Você é o feliz proprietário de um dos novos apartamentos e, agora que pegou as chaves de casa, vai começar a decoração. Essa é a parte mais importante até a sua mudança, não é mesmo? Então que tal começarmos pela diferença essencial desses dois tipos de acessório!
Cortina
Essa é uma peça fabricada em tecido, que pode seguir um estilo reto com algumas pregas para compor o seu comprimento. A cortina também pode ser colocada em um varão ou no estilo de trilhos. A função essencial desse acessório é decorar o ambiente, promover mais privacidade aos moradores ao cobrir as janelas e proteger os móveis e o piso da incidência de raios solares.
Persiana
Esse acessório também tem como essência dar mais privacidade aos moradores e proteger a casa dos raios solares, porém a sua confecção, via de regra, é a base de madeira, metal ou PVC, além de alguns modelos produzidos com fibras sintéticas. A diferença é que essa peça é fixa e movimenta-se apenas no sentido vertical ou horizontal, de acordo com a sua fabricação.
Mas afinal, qual é a melhor opção?
Tudo vai depender do gosto do cliente! No geral, para quem busca praticidade, as persianas são mais indicadas, já que necessitam de poucos cuidados para se manterem limpas e em perfeito estado.
Para aqueles que buscam mais aconchego, a indicação é a cortina, que traz uma atmosfera diferenciada e promove alterações da intensidade de luz de acordo com o desejo do morador. A cortina também permite trabalhar as texturas e as camadas, isso traz mais opções para quem está decorando.
Para quem precisa do controle total e eficiente de luminosidade, as persianas são mais eficientes, já que algumas delas tem o pape de blackout ou podem ser reguladas de acordo com o interesse do usuário. As persianas também ocupam menos espaço que as cortinas, já que ficam muito próximas da janela.
Qual o modelo de cortina ideal?
Enquanto você busca por imóveis para comprar, você sempre nota as diferentes formas de decoração dos ambientes, não é mesmo?
As cortinas podem ser mais discretas, lisas e retas, ou então, mais esvoaçantes e com várias camadas para criar uma atmosfera mais aconchegante e escura ao ambiente.
Escolher o modelo ideal vai depender do gosto pessoal de cada um. Via de regra, os moradores preferem cortinas mais retas, sem muitas pregas ou camadas, para diminuir o trabalho. As cores também tendem para tons mais neutros, para não ofuscar os acessórios, tapetes e as cores que serão utilizadas na parede.
Cortina de varão ou trilho, qual é a melhor?
Essa é outra grande dúvida que os clientes se deparam na hora de escolher uma cortina para casa. Mas algumas dicas básicas podem ajudar na hora da decisão. Se a janela for maior, que ocupe praticamente toda a parede, a melhor opção são os trilhos, para ocupar toda a largura da parede. Isso deixa a sensação de que o espaço é ainda maior, pois não promove quebras visuais na parede.
Mas a grande desvantagem é a quantidade de tecido utilizada e o tamanho que essa cortina terá. Existe a dificuldade de manusear o preço para a aquisição do produto. Por isso, para quem pensa em economizar é busca uma decoração mais prática, com certeza o varão é a melhor indicação. É mais barato e fácil de instalar, sem ocupar muitos espaços na sua casa.
Uma dica na instalação é que o varão deve ter cerca de 30 centímetros a mais que a janela e deve ser posicionado de forma centralizada. A instalação deve ser feita cerca de 20 centímetros a cima e, o tecido da cortina, deve sempre tocar o piso para ficar mais imponente e elegante.
Para quem escolhe a persiana, qual a melhor indicação?
Existem diferentes modelos disponíveis no mercado, como a Romana, horizontal, vertical, de rolo ou em forma de painel. Qual é a melhor? A resposta exata é “todas”! Se você quer mais praticidade e não busca funcionalidade, as verticais e horizontais atendem por completo a sua necessidade.
Se você quer mais movimento e de quebra deixar o ambiente mais aconchegante, busque as cortinas do tipo romana. Para decorações mais limpas e simples, as cortinas de rolo atendem as expectativas, principalmente se elas forem substituir os blackouts, que podem ser de outra cor, não só pretos.
É sempre importante pensar no estilo que você busca imprimir no ambiente antes de sair comprando. As cortinas e persianas dão o acabamento essencial para não deixar a sua casa com cara de escritório e trazem um aconchego importante para os moradores.
Que tal, gostou deste artigo com dicas para escolher cortinas e persianas? Então aproveite a visita e compartilhe este post! A decoração da casa é algo que seus amigos sempre querem saber mais.
Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?
Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.