Bairros, Blog

Parque Sustentável da Gávea

junho 29, 2021
Parque Sustentável da Gávea

Os vereadores da Câmara do Rio de Janeiro aprovaram, no dia 15 de junho de 2021, um novo projeto de lei que tem como mote a criação do Parque Sustentável da Gávea, na Zona Sul da cidade.

O texto do PLC 72/2018 foi aprovado por 43 votos a favor e nenhum contra. A proposta segue agora para sanção do prefeito Eduardo Paes.

O parque será construído em um terreno que permanecia desativado há quase 40 anos, localizado na Rua Marquês de São Vicente, no bairro da Gávea.

Novo Parque Sustentável da Gávea

O terreno do futuro parque sustentável tem 25 mil metros quadrados e fica próximo ao Shopping da Gávea.

A ideia é que o parque seja aberto ao público. Porém, a área superior do espaço será destinada somente à preservação, com acesso restrito.

De acordo com o projeto, o local deverá abrigar um prédio híbrido, com lojas, residências e uma alameda que leva ao parque.

A previsão é de que o Parque Sustentável da Gávea fique pronto em até dois anos.

Projeto de Lei Parque Sustentável da Gávea

Segundo a Câmara, a prefeitura quer autorizar construções no local sem precisar de desapropriação. Aliás, todos os custos serão arcados pelos donos do terreno, que décadas atrás chegou a abrigar uma fábrica.

O projeto conta com a simpatia da associação de moradores local e também da Secretaria de Urbanismo para ser viabilizado. Aliás, membros da casa legislativa da cidade afirmam que a união criada entre moradores, poder público e iniciativa privada foi crucial para que o projeto saísse do papel.

parque da gavea

Conforme consta no segundo artigo do texto do PLC, constituem diretrizes a serem adotadas no Parque Municipal Sustentável da Gávea:

  • fortalecimento do vínculo entre a natureza e a cidade, promovendo a criação de novos espaços com gestão sustentável na Cidade do Rio de Janeiro, considerados seus aspectos ecológicos e sociais;
  • criação de padrão de tratamento paisagístico do Parque, com valorização das áreas verdes e das espécies arbóreas;
  • utilização de espécies vegetais nativas;
  • gestão da absorção e escoamento das águas pluviais com aplicação de tecnologias que possibilitem o aproveitamento das águas;
  • integração entre o meio ambiente e as áreas construídas, através da definição de novos parâmetros condizentes com as características ambientais, paisagísticas e culturais do bairro, com ênfase na proteção da densa massa arbórea existente nos fundos do imóvel.

Lazer na Gávea

A Gávea, um dos bairros mais charmosos e tradicionais da Zona Sul do Rio de Janeiro, é repleto de atrações e opções para lazer.

De fato, a Gávea oferece uma das melhores oportunidades para encontrar qualidade de vida. Isso porque o bairro oferece uma estrutura excepcional para moradores e visitantes da região.

E quando o assunto é lazer, as alternativas incluem destinos para todos os gostos: restaurantes, bares, shopping, hipódromo, planetário, parques, entre outros locais. O que não falta é lugar para se divertir!

Aliás, já parou para admirar os imóveis à venda na região? São apartamentos com projetos arquitetônicos arrojados e sofisticados, todos com grandes metragens, muito conforto, segurança e acabamento de alto padrão.

Apartamento na Gávea é com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

Perguntas Frequentes

Onde será construído o Novo Parque Sustentável da Gávea?

O futuro parque será construído em um terreno localizado na Rua Marquês de São Vicente, no bairro da Gávea.

Quando serão concluídas as obras do Novo Parque Sustentável da Gávea?

A previsão é de que o Parque Sustentável da Gávea fique pronto em até dois anos.

Onde encontrar apartamentos à venda na região do Novo Parque Sustentável da Gávea?

Você pode encontrar apartamentos na INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário