Atualização em 20/07/2021: o Parque passou a se chamar Parque Natural Municipal Dois Irmãos — Dois Cariocas — Sérgio Bernardes e Alfredo Sirkis desde maio de 2021. Entenda no nosso post sobre o Parque Alfredo Sirkis.
O Parque Natural Penhasco Dois Irmãos fica no bairro do Leblon, Rio de Janeiro. Foi criado no ano de 1992, período da Conferência das Nações Unidas (a ECO 92), atendendo ao desejo da população de preservar a área e proteger a fauna e a flora da região.
Como é o parque Penhasco Dois Irmãos
Em Dezembro de 1992, o Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos foi criado por intermédio de um decreto que abrangia somente lotes municipais, sem necessidade de expropriações de terra.
O parque possui mais de 39 hectares com mirantes, jardins, fauna e flora diversa.
O parque oferece atividades de educação ambiental, turismo ecológico e uma programação recreativa em contato direto com a natureza. Durante o percurso é possível encontrar:
- Orquídeas, Ninfeias e Bromélias
- Plantas em ameaça de extinção
- Borboletas azuis do tipo Morpho Peleides
- Micos, esquilos e gambás
- Pássaros como Pica-pau, corujas e gaviões
Os Mirantes do Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
O Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos foi projetado pelo paisagista Fernando Chacel. Possui 4 mirantes com vista para as praias do Leblon, Ipanema, Arpoador, Lagoa Rodrigo de Freitas, Cristo Redentor e – dependendo do ângulo e de qual mirante – o Morro Dois Irmãos.
Em sua base já existe um mirante anterior ao projeto do parque, que se chama Mirante Sétimo Céu. Fica muito perto da entrada e dele é possível ver a orla do Leblon, Ipanema e Arpoador.
O primeiro mirante do parque possui um monumento em homenagem às vítimas do acidente do voo 447 da Air France, que faria o trecho Rio x Paris em junho de 2009. Daqui se vê toda a orla do Leblon, Ipanema e uma pequena parte da Praia do Vidigal.
O segundo mirante é um pouco mais encoberto, porém há uma espécie de anfiteatro onde acontecem apresentações de grupos de arte de rua, encontros de meditação e outras atividades.
No terceiro mirante estão os banheiros, a sede do parque, bebedouros, campo de futebol, playground e academia ao ar livre. É neste ponto onde se encontra também a escultura de aço criada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Aqui muitas famílias se reúnem para fazer piqueniques, pois tem uma maior área gramada e belos jardins.
Do quarto e último mirante é possível ver o Cristo Redentor, a Lagoa, o Jockey Club e diversos pontos da Zona Sul.
Para quem gosta de trilhas, é possível chegar até o sopé do Morro Irmão Menor – um dos morros que compõe o famoso Dois Irmãos – através de uma pequena caminhada de 1,5 km a partir deste último mirante.
Essa trilha é conhecida como Trilha da Janela do Céu.
Fique atento a essas dicas para tornar o seu passeio perfeito:
- Todos os mirantes podem ser acessados de carro ou moto
- O parque possui bicicletário e estacionamento para 40 carros
- Leve lanche, pois o parque não dispõe de lanchonete
- Fique atento aos horários de funcionamento
- Não retire frutos e plantas do parque, pois fazem parte da alimentação silvestre
- Não perturbe os animais ou entre no parque com animais domésticos
- Menores de idade devem estar acompanhados de responsáveis
- Não pratique esportes que possam agredir a vegetação ou a fauna
- Filmagens ou eventos precisam da autorização prévia da administração.
- Caso pretenda ir a pé, é bom lembrar que o percurso do parque é íngreme e exige um pouco de esforço físico.
Como chegar no Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos?
O parque fica no bairro do Leblon, na Rua Aperana. Para chegar, vá até a Rua Visconde de Albuquerque (sentido Niemeyer), depois entre na Rua Gabriel Mufarrej (última rua à direita). A Rua Aperana é a primeira à esquerda, basta seguir até o final.
Para quem utiliza transporte público, a estação mais próxima é a Antero de Quental. Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 8h às 17h. O parque tem entrada gratuita.
Parque Penhasco Dois Irmãos: Onde comer
Para quem deseja uma experiência gastronômica diferente, o Restaurante Flor do Céu tem entrada dentro do Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos e fica na Chácara do Céu. Trabalha com comida “italosulamericana”, oferecendo menu degustação e menu de 3 a 5 pratos.
No Baixo Leblon há várias opções de restaurantes e lanchonetes, por exemplo a Pizzaria Guanabara, BB Lanches e Jobi.
Onde ficar
O bairro do Leblon dispõe de uma ampla variedade de hospedagens e serviços. Existem excelentes opções de hotéis próximos ao Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos, com estrutura premium incluindo resorts e spas. Confira aqui uma lista das melhores alternativas:
- Sheraton Grand Rio Hotel (entre 5 a 10 minutos de distância)
- Promenade Palladium (10 minutos de distância)
- The Claridge Vip Leblon (10 minutos de distância)
- Janeiro Hotel (12 minutos de distância)
Oportunidades únicas de imóveis exclusivos no Leblon. Siga nosso canal no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região.
História do Parque Dois Irmãos
Toda a região do Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos era utilizada para o plantio de cana-de-açúcar até o final do século XIX. Seu desmatamento teve início entre os séculos XVI e XVII com o propósito de criar uma área para pastos e lavoura.
O loteamento da região, que atualmente é conhecida por Alto Leblon, ocorreu entre 1920 e 1930 com áreas de encostas pertencentes ao próprio município.
Estas áreas foram regenerando-se com o passar das décadas, até que em 1992, com a influência da ECO 92 e a profusão de novos movimentos ambientalistas e ecológicos, foi sugerida a criação do Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos.
Enfim, com o decreto municipal foi possível dar início ao projeto utilizando de áreas pertencentes ao município, sem que necessitasse recorrer à desapropriação de terras.
A criação do parque teve como propósito a recuperação e preservação ambiental do local, que por consequência também evitou o aumento de ocupações irregulares.
O Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos é considerado uma UCA, Unidade de Conservação ambiental, tendo como prioridades:
- Manutenção da biodiversidade
- Proteção das espécies em ameaça de extinção
- Sustentabilidade a respeito da utilização dos recursos naturais
- Proteção da paisagem e da morfologia natural
- Proteção dos recursos hídricos
- Servir como instrumento de educação e pesquisa
Os moradores tiveram participação de grande importância para a recuperação ambiental do parque.
Em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, realizaram o “Projeto Mutirão Reflorestamento”, que esteve em atividade entre 1994 a 1999.
Como resultado dessa iniciativa, uma área de 15 hectares foi reflorestada com mais de 50 mil mudas de árvores nativas. A manutenção do reflorestamento permanece até os dias atuais.
Conheça mais
O Leblon é um bairro cheio de encantos, que além do Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos também conta com uma praia maravilhosa, uma grande variedade de bares, restaurantes e pontos badalados. É um dos endereços mais cobiçados do Rio de Janeiro.
Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?
Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.