Tempo de leitura 18 min


Morar na Urca, no Rio de Janeiro RJ, é a melhor escolha para encontrar o melhor da zona sul carioca! O bairro da Urca tem proximidade a vários pontos turísticos importantes, uma rotina tranquila e uma rede educacional de alto nível de qualidade. Além disso, a Urca é um bairro tradicional do Rio de Janeiro, com paisagens naturais encantadoras e muita qualidade de vida.

Se você deseja morar na Urca, um dos bairros nobres e de alto padrão da zona sul do Rio de Janeiro RJ, é possível encontrar uma seleção exclusiva de imóveis residenciais à venda. Alguns lançamentos imobiliários estão disponíveis nesta área privilegiada do Rio de Janeiro.

Mas é importante ressaltar que essas oportunidades são raras, já que a Urca ficou algumas décadas sem novas construções e empreendimentos. O bairro é pequeno, tranquilo e confortável, com um clima mais intimista quando comparado aos outros bairros da zona sul carioca.

Garanta seu acesso a imóveis exclusivos no Rio de Janeiro, inscreva-se agora!

Receba as melhores ofertas de imóveis diretamente no seu email.

 

Desse modo, é uma região ideal para quem busca privacidade, segurança e conforto. Tudo isso em meio à natureza deslumbrante e preservada que forma um verdadeiro oásis no meio da metrópole.

Morar na Urca RJ

A história da Urca RJ remete ao início do povoamento da região da Baía de Guanabara pelos portugueses. Ou seja, mistura-se com a própria história de construção e fundação da cidade do Rio de Janeiro.

Mas o bairro circundado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar só começou a se formar de maneira oficial a partir de 1922, quando foi aprovado o plano de loteamento da região.

vista bondinho pao de acucar morro da urca praia de copacabana bairro de botafogo e urca rio de janeiro rj
Praia de Copacabana e Leme à esquerda, Praia da Urca e Praia de Botafogo à direita

Atualmente, o bairro da Urca tem um perfil residencial e faz limite com Botafogo e Leme. É uma região cercada pelo mar e pelas águas da Baía de Guanabara, repleta de natureza e com vista para o Pão de Açúcar e o Morro da Urca, cenários deslumbrantes.

Assim, a Praia da Urca é um dos locais frequentados pelos moradores do bairro. Pequena e estreita, a praia tem águas calmas e areias finas. Mas a região também conta com outros deslumbres, como é o caso da Praia Vermelha e a Praia de Fora.

O bairro é nobre e constituído por residências de famílias de classe alta. O motivo disso é porque, historicamente, a região abrigou a aristocracia e grandes estrelas da música brasileira, como Carmen Miranda e Dalva de Oliveira.

Além disso, Roberto Marinho, fundador da Rede Globo, e o cantor Roberto Carlos também estão entre os nomes ilustres que escolheram morar na Urca.  

praia da urca

A arquitetura do bairro é formada por edifícios baixos e charmosos. Muitos militares vivem na região, por causa da proximidade do bairro com o Círculo Militar e a Fortaleza de São João. Alguns casarões históricos ainda são encontrados no bairro, agregando um toque ainda mais especial à arquitetura do local.

A Urca é um dos bairros mais tranquilos do Rio de Janeiro, com elevado nível de segurança para os moradores e excelente índice de desenvolvimento humano. A região é privilegiada no quesito educação, pois conta com:


O que está achando do conteúdo?



Praia da Urca Rio de Janeiro
Vista para a Praia da Urca

No entanto, o transporte público no bairro da Urca conta com poucas linhas de ônibus. As linhas que estão disponíveis levam à região central do Rio de Janeiro e ao metrô de Botafogo. É possível, assim, chegar ao bairro pelas linhas 107, 581, 582 e 513.

A Urca não possui metrô, mas os moradores podem usar a Estação Botafogo para fazer a integração com os ônibus que servem a região, especialmente com a linha 513, com destino à Urca.

Alguns destinos importantes de interesse na Urca são, por exemplo: o Instituto Benjamin Constant, o Forte São João, o antigo Cassino da Urca (que foi sede da TV Tupi e hoje abriga o conceituado Istituto Europeo di Design), o Museu de Ciências da Terra e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais.

O bairro de classe média e alta tem um charme único e, por isso, vale a pena conhecê-lo se você estiver de passagem pelo Rio de Janeiro.

Para as pessoas que estão em busca de um novo endereço na Cidade Maravilhosa, a Urca é o lugar certo, principalmente para as famílias que precisam de um ambiente acolhedor, com muita natureza, silêncio e áreas verdes. Conheça agora nosso catálogo com os melhores imóveis de luxo à venda na Urca, bairro da Zona Sul carioca.



Imóveis de luxo na Urca RJ

Motivos para morar na Urca: Mureta da Urca

A Mureta da Urca é um dos pontos de encontro mais emblemáticos do bairro, pois o local oferece um pôr do sol espetacular e tem uma vista privilegiada do Pão de Açúcar. Por isso, é uma área que recebe muitos turistas. É um ponto de parada obrigatório para quem visita o Rio de Janeiro.

A mureta está localizada ao lado da Baía de Guanabara e garante uma visão única do cume do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor, um dos cartões-postais mais famosos do mundo.

Mureta da Urca Praia da Urca Rio de Janeiro

Morar na Urca é a certeza de aproveitar uma região muito charmosa, ideal para encontrar amigos e passar bons momentos contemplando a beleza do Rio de Janeiro RJ.

Para quem vem de outros bairros, a melhor maneira de chegar até a Mureta da Urca é pela estação do metrô Botafogo, na qual é possível pegar um ônibus com destino à Urca. Entretanto, pedir um táxi ou Uber também é uma boa opção para se deslocar até o bairro.

A energia dessa região compensa muito a visita. A Mureta da Urca está sempre cheia de gente bonita em busca de diversão, descanso e relaxamento. Sendo assim, é um ambiente descontraído que recebe muitos jovens, casais e turistas.  

Nessa área do bairro também é possível encontrar diversas opções qualificadas de bares, restaurantes e cafés.

É importante destacar que, na Urca, os visitantes e moradores estão em um bairro muito conservado e preservado do Rio de Janeiro. Por isso, há muita coisa legal para visitar e conhecer na região.

Morro da Urca

O Morro da Urca faz parte do conjunto de morros do bairro. Ele é menor do que o Pão de Açúcar, mas igualmente bonito e fascinante. É possível chegar ao Morro da Urca pelo bondinho em um passeio inesquecível.

Há, ainda, a possibilidade de acessar o Morro por meio de uma trilha famosa chamada Trilha da Urca. A caminhada é de nível fácil, sem dificuldades e leva de 40 minutos a uma hora para ser percorrida, dependendo do ritmo de caminhada. O visual certamente compensa o esforço da trilha, com a vantagem de que o acesso à área é gratuito.

Para subir ao Morro da Urca pela trilha, o ponto de partida é a Praia Vermelha, que também é o local onde as pessoas encontram a estação do bondinho que faz a subida até o morro. Sendo assim, é possível escolher entre a caminhada ou o conforto e a comodidade do bonde.

No trajeto até o Morro da Urca, os visitantes também conhecem a Pista Claudio Coutinho, um caminho lindo e super agradável.

Essa caminhada é feita em meio à natureza exuberante do Rio de Janeiro e é possível avistar pássaros e muitas espécies da flora nativa. Ou seja, morar na Urca é uma experiência única no Rio de Janeiro RJ.

Durante o caminho, os visitantes encontram placas e sinalização com informações geológicas sobre a formação dos maciços rochosos da região. Para aproveitar, basta ir à Pista Claudio Coutinho em qualquer dia entre 6h e 18h.

morro e iate clube

A trilha para o Morro da Urca tem 900 metros e as regras para o bom uso da trilha estão logo no começo da subida. Portanto, é importante que as pessoas sigam as orientações para evitarem acidentes e contratempos.  

Motivos para morar na Urca: Praia da Urca

A Praia da Urca tem uma localização fantástica aos pés do Morro da Urca, mas ela não é recomendada para banho de mar.

São 200 metros de extensão de areias finas e águas tranquilas. Certamente é um bom lugar para relaxar e descansar enquanto admira a imponente Fortaleza de São João e a bela vista.

Visitar e frequentar a Praia da Urca vale a pena por conta do agradável calçadão e dos quiosques que ficam na região.

Outro ponto de interesse na área é a Praça General Tibúrcio, um marco histórico e arquitetônico.

A Praia da Urca também é indicada para caminhadas e para esportes na areia. Por isso, é ótima para manter a qualidade de vida dos moradores da região. O local é belíssimo e possui uma das vistas mais especiais do bairro. 

Trilha da Urca

Com relação à Trilha da Urca, é importante dizer que a área é demarcada e sinalizada e que muitas pessoas passam diariamente pela região. Como resultado, é considerada uma trilha muito segura.

Sem dúvida a trilha é a melhor opção para quem deseja fazer uma caminhada pela natureza carioca e ainda economizar o dinheiro que seria gasto no bondinho. A trilha do Morro da Urca é muito rápida e pode ser feita sem a presença de um guia.

Esteja preparado para subir alguns bons degraus, mas saiba que o ritmo da trilha é bastante leve. Ao final da subida, é possível encontrar banheiro e um bebedouro.

A fim de ter uma experiência incrível, é recomendado vestir roupas confortáveis e um bom tênis. E não esqueça do protetor solar e do repelente!

Mas ao contrário da Trilha do Morro da Urca, a trilha para o Pão de Açúcar tem um nível de dificuldade ainda maior e, por isso, deve ser feita com o suporte de um guia especializado. Não tente fazer essa trilha sozinho, pois ela possui algumas áreas de escaladas.

Para quem gosta de esportes, morar na Urca é uma ótima opção no Rio de Janeiro RJ. Depois de fazer a caminhada pela natureza até o Morro da Urca, você ainda pode aproveitar para explorar mais o bairro.

Uma boa dica é visitar o belo Mural Grafite da Ciência, que fica na Rua Lauro Muller, 455, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. A obra foi produzida pela artista plástica Gabriela L. Tores.

Motivos para morar na Urca: Bares da Urca

Os bares na Urca são tradicionais e muito disputados por moradores e visitantes do Rio de Janeiro. Por isso, a região está sempre cheia de pessoas no happy-hour. Existem várias opções interessantes de bares na região, com cardápios variados e ótimos preços. Por exemplo, o Bar da Urca.

O estabelecimento é o bar mais famoso e popular no bairro e está em operação desde 1939. Com um visual simples e tradicional, o bar é um Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro e atrai muitos turistas.

Assim, o ambiente é casual e descontraído, ideal para quem busca por boas cervejas e petiscos rápidos. Além disso, o Bar da Urca também serve pratos à la carte no piso superior e oferta opções tradicionais da culinária brasileira. Dentre as opções estão a famosa feijoada, os pescados, o camarão à milanesa, o picadinho de filé mignon, o filé Oswaldo Aranha e o risoto de camarão.

É o bar mais próximo à Mureta da Urca e, por isso, faz muito sucesso. É comum que as pessoas comprem suas bebidas no bar e se sentem na mureta para contemplar a paisagem e conversar. Mas isso só é possível porque o visual da Baía de Guanabara é privilegiado nessa região, com um cenário de tirar o fôlego.  

O cardápio do Bar da Urca é bem variado e conta com muitos petiscos deliciosos. A sugestão é pedir a empada de siri, o bolinho de bacalhau, o pastel de camarão, o tradicional caldinho de feijão e o camarão à milanesa. O Bar da Urca fica na Rua Cândido Gaffrée, 205.

Outro bar bastante frequentado na Urca é o Urca Grill, fundado em 2004. O local é bem descontraído e tem preços acessíveis. O cardápio tem pratos prontos, petiscos e várias opções de bebidas e drinks. Os pastéis são as grandes estrelas desse bar. O Urca Grill fica na Rua Marechal Cantuária, 10.

Outro bar que também vale a pena conhecer na região é o Abençoado – Bar & Restaurante, que fica no Morro da Urca.

Além de ter uma vista fantástica da Baía de Guanabara, o bar oferece um vasto cardápio de petiscos, comida brasileira e bebidas, como água de coco e caipifrutas. O estabelecimento está localizado no Morro da Urca, na Av. Pasteur, 520.

bar da urca

Além desses, o Boteco Belmonte também é uma opção tradicional na Urca e fica na Av. Portugal, 986. O local está próximo à praia, tem um ambiente casual e descontraído e um cardápio super saboroso, com diversas opções de bebidas, chopp, caipivodkas e comidas de boteco. Por exemplo:

  • empadas;
  • bolinhos de bacalhau;
  • porções de bolinho de feijoada;
  • bolinho de aipim com camarão e catupiry;
  • bolinho de aipim com carne seca e catupiry;
  • sanduíches de pernil fatiado, entre outras delícias;
  • o famoso pastel de picanha.

Mas existem outros bares tradicionais na Urca. Algumas opções, portanto, são: o Flor da Urca, o Restaurante e Bar Garota da Urca e o Bar e Restaurante Canal 6. Todos são estabelecimentos casuais e com uma decoração simples.

A região também possui restaurantes de alta qualidade, que servem desde a clássica culinária brasileira até os pratos da gastronomia internacional. Excelentes opções deesses restaurantes na Urca são: o Clássico Beach Club Urca, o Árabe Urca, o Julíus Brasseríe e o Terra Brasilis.

Turismo na Urca RJ

A Urca é um dos bairros com história fortemente preservada e atrações turísticas no Rio de Janeiro. Apesar de ser uma região pequena, ela abriga muitos tesouros e belezas exuberantes.

Há muito que fazer na Urca. O bairro tem ciclovias para passeios de bicicleta e áreas abertas para a prática de atividades físicas. Como se não bastasse, o bairro também abriga os marcos históricos da fundação da cidade do Rio de Janeiro e tem as melhores praias da zona sul.

Entre os passeios obrigatórios nessa região, é possível destacar a Praia Vermelha, ideal para banhos de mar, tomar sol ou praticar esportes náuticos. Também vale a pena conhecer a Praça General Tibúrcio, que é cercada por prédios históricos e abriga o monumento com um lindo jardim e um chafariz em homenagem aos mortos da Intentona Comunista.

Outro passeio histórico interessante e educativo é o Círculo Militar da Praia Vermelha, no qual é possível ver uma réplica do canhão que era utilizado para proteger a entrada da Baía de Guanabara. Há ainda um lindo relógio de sol e o brasileiríssimo restaurante Terra Brasilis.

Para além disso, nas proximidades do Iate Clube fica outra atração famosa da Urca. O Quadrado da Urca, marina que abriga vários barcos, é muito procurado por turistas para fotos. A vista nesse local é incrível. Com barcos e montanhas ao fundo, o Quadrado da Urca é um patrimônio tombado pela cidade.

iate clube rio

Uma atração imperdível na região é, sem dúvida, o bondinho que leva ao Pão de Açúcar, com entrada pela Av. Pasteur, 520. O local está sempre cheio de turistas e, por isso, o ideal é comprar os tickets para o passeio com antecedência e com desconto pelo site.

O comércio na Urca também oferece algumas opções qualificadas. Os moradores e turistas encontram farmácias, academias, padarias, lojas e prestadores de serviços na região, tais como:

  • Panificação Urca;
  • Petshop Patas e Penas;
  • Salão Artlus;
  • Empório Urca;
  • Studio de Pilates Teresa Camarão;
  • Drogaria Cristal;
  • Supermercado Zona Sul.

Para compras maiores, principalmente de roupas, calçados e outros itens de valor, o ideal é buscar os shoppings e centros comerciais dos bairros próximos, como o Botafogo Praia Shopping e o Shopping Rio Sul.

Morar na Urca Rio de Janeiro RJ

Localizado entre praias, montanhas e a Baía de Guanabara, o bairro da Urca é um endereço estratégico e privilegiado no Rio de Janeiro.

Os imóveis residenciais dessa região têm excelente custo-benefício e estão próximos a vários locais interessantes, como o Iate Clube do Rio de Janeiro, a Casa & Shopping Gourmet, o Rio Sul, a British School, o Parque do Morro do Pasmado e a Escola Eleva.

Por fim, existem dois projetos em especial que merecem destaque nesse bairro. São eles: o Rocca Urca Inti e o Urbano Urca Inti, lançamentos da Construtora INTI que estão encantando os moradores da zona sul.

O Rocca Urca Inti é um lançamento imobiliário na Avenida São Sebastião, 46. Os imóveis possuem de duas a três suítes e metragens que variam de 97 m² a 339 m² na cobertura. Mas são apenas quatro unidades, sendo um apartamento por andar.

Com uma arquitetura leve e elegante, o Rocca Urca Inti é perfeito para quem busca um apartamento moderno e uma rotina tranquila com localização às margens da Baía de Guanabara. A região do empreendimento é estratégica, pois está perto de vários comércios e pontos de interesse, como o Supermercado Zona Sul, os bancos Santander e Itaú e o Iate Clube.

O projeto tem uma arquitetura sofisticada e uma fachada minimalista. Além disso, no Rocca Urca Inti, todas as unidades têm vista para a Baía de Guanabara. Já o Urbano Urca Inti, por outro lado, é um empreendimento que será construído na Rua Urbano Santos, 71. O projeto é muito moderno e sofisticado, com arquitetura diferenciada, apartamentos com três suítes e metragens que vão de 163,92 m² a 165,26 m².

morar na urca

O empreendimento também terá uma única cobertura linear com quatro suítes, três vagas de garagem e metragem de 329,19 m². Ao todo, o Urbano Urca Inti possuirá nove unidades. Todas com distribuição inteligente dos cômodos e muita sofisticação.

Certamente, o edifício terá uma localização privilegiada, combinando o perfeito equilíbrio entre a natureza e as comodidades da vida urbana. Os apartamentos serão sustentáveis e com design inovador. O empreendimento ficará próximo à Mureta da Urca, à UniRio, ao Iate Clube, ao Bondinho do Pão de Açúcar e ao Shopping Rio Sul.

Além disso, a fachada do Urbano terá arquitetura contemporânea e os espaços internos e apartamentos serão funcionais e elegantes. Com isso, o edifício terá dois apartamentos por andar, todos com varanda gourmet.

Morar na Urca imóveis de luxo

A Urca é uma região do Rio de Janeiro com poucos lançamentos imobiliários. Por isso, os empreendimentos em fase de lançamento são muito exclusivos e bastante disputados pelas pessoas que desejam viver nessa área nobre da Cidade Maravilhosa.

Ambos os empreendimentos têm previsão de entrega para 2022. São duas excelentes oportunidades de investimentos, pois oferecem apartamentos e coberturas em um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro. A localização garante uma paisagem tomada pela natureza e pela beleza das montanhas e do mar. Em resumo, é uma perfeita síntese do que é o Rio de Janeiro.

Morar na Urca é uma excelente escolha para quem está em busca de equilíbrio e de uma rotina mais tranquila, longe do agito dos demais bairros da zona sul.

A região é um recanto de calmaria no Rio de Janeiro, perfeita para uma vida saudável, com atividades ao ar livre e muita segurança para toda a família. Acesse nosso site e conheça o melhor dos imóveis residenciais de luxo na Urca, bairro da Zona Sul da Cidade Maravilhosa.

Imóveis de luxo na Urca RJ


O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.






    Perguntas Frequentes


    Como chegar na Urca?

    A melhor maneira de chegar na Urca é por meio da integração das linhas de ônibus do bairro com o metrô Botafogo. O ônibus 513 leva até a Av. Pasteur.

    O que fazer na Urca?

    Há muito o que fazer na Urca. Algumas opções são ver o pôr do sol na Mureta da Urca, visitar o Pão de Açúcar, fazer a Trilha para o Morro da Urca pela Pista Claudio Coutinho e passar o dia na Praia Vermelha ou na Praia da Urca.

    Como chegar na Praia da Urca?

    Para chegar à Praia da Urca, use o metrô do Rio pelas linhas 1 ou 2 e desça na Estação Botafogo. Lá, faça a integração com o ônibus 513 – Botafogo Urca.

    Similar Posts