Tempo de leitura 12 min


As expectativas para o mercado imobiliário em 2024 giram em torno de seu desempenho no ano anterior, especialmente quando avaliamos as circunstâncias a que ele foi submetido. Assim, é preciso observar a alta da Selic e a concessão de créditos de financiamento de 2023.

Para além disso, deve-se avaliar o estilo dos imóveis que mais venderam e, quando são imóveis de luxo, avaliar onde estão localizados e o que oferecem de diferencial. Observar o que tem funcionado é um grande indicativo do que nos espera para os anos seguintes.

No Brasil, as negociações imobiliárias seguem aquecidas. A cidade do Rio de Janeiro tem o valor por metro quadrado mais caro do país, e o Leblon continua com um dos preços mais altos da América Latina. O preço médio do metro quadrado no Leblon alcançou, em agosto de 2023, a marca de R$ 22.445,00, liderando a lista dos bairros mais caros do Brasil.

Garanta seu acesso a imóveis exclusivos no Rio de Janeiro, inscreva-se agora!

Receba as melhores ofertas de imóveis diretamente no seu email.

 

Consultamos José Neto, sócio-diretor da INVEXO, para falar sobre o desempenho do mercado imobiliário deste ano e as tendências para 2024. Além de ser o sócio-diretor da empresa, José Neto é formado em Gestão de Negócios Imobiliários e atua na intermediação de imóveis na Zona Sul Carioca. Segundo o especialista, “espera-se um mercado imobiliário com tendência de alta em 2024”.

A INVEXO é uma imobiliária de luxo no Rio de Janeiro, com um time de corretores composta por profissionais especializados no mercado de luxo. Cada imóvel é responsabilidade de um corretor diferente, que estuda as particularidades dos condomínios e da região.

Para o sócio-diretor, “um dos diferenciais do mercado do Rio é o próprio Rio de Janeiro”, pois “é a cidade onde todo mundo quer morar, é a capital mais conhecida do Brasil, a mais turística”. A Cidade Maravilhosa possui um mercado imobiliário bastante movimentado, com vários lançamentos e negociações sendo realizadas. Conheça nosso amplo catálogo de imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

Como está o mercado imobiliário agora?

Alguns fatores preocuparam os investidores do mercado imobiliário em 2023, como o aumento da Selic, a crise do pós-pandemia e as incertezas sobre os resultados das eleições. Porém, o setor trouxe ótimos resultados e superou as dificuldades.

O otimismo em relação ao sucesso do real estate no Brasil veio antes mesmo da queda da Selic em agosto. Nesta ocasião, a Selic tinha caído em 0,50% ao ano. Mesmo com a Selic alta (atualmente está em 11,75%), as transações tendem a continuar em aumentando. A estimativa é que a taxa da Selic se mantenha abaixo de 12%, impulsionando ainda mais os negócios.

Em 2023, é possível destacar o mercado de São Paulo, que está sempre agitado, o de Vitória e o de Balneário Camboriú, que presenciaram um miniboom, e o do Rio de Janeiro, que é sempre um mercado visado.

José Neto, sócio-diretor da imobiliária de luxo INVEXO.

Em outras palavras, o setor imobiliário superou as expectativas e teve um desempenho ascendente na bolsa de valores brasileira, de modo que essa aceleração tende a continuar em 2024. A Abrainc-Fipe, por exemplo, indica que houve um aumento de 9,8% de novos imóveis comercializados no país em 2023, se compararmos com o ano anterior.

Crescimento Tendências para o mercado imobiliário em 2024 Rio de Janeiro

De modo geral, a economia favoreceu tanto o nicho de imóveis populares quanto de imóveis de médio padrão e de luxo em 2023. Cada vez mais aumenta-se o número de pessoas que busca comprar seu primeiro imóvel no Brasil, especialmente com os créditos de financiamento imobiliário do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.

O sócio-diretor da INVEXO, José Neto, diz que o que chamou sua atenção no setor imobiliário em 2023 foi a correção do valor dos imóveis em relação à inflação:


O que está achando do conteúdo?



Entre as muitas coisas que podem ser elencadas sobre este ano, posso destacar os valores dos imóveis. Eles estão sendo corrigidos para o bem do mercado. Assim, os imóveis que estavam inflacionados estão com valores mais condizentes com a realidade e os imóveis que possuíam possibilidade de valorização estão recebendo suas devidas valorizações.

José Neto, sócio-diretor da imobiliária de luxo INVEXO.

O que esperar do mercado imobiliário em 2024?

A tendência é que o setor imobiliário seja ainda mais sucedido em 2024. Para entender as projeções do ano seguinte, deve-se focar nos elementos que têm mais impacto para as construtoras tanto de imóveis na planta quanto de imóveis já entregues. O primeiro elemento é a Selic, que é a taxa básica de juros da economia. A Selic tem influência sobre outras taxas de juros do Brasil, impactando os empréstimos, financiamentos e o retorno de aplicações financeiras.

O segundo elemento é o crédito imobiliário, que consiste em um empréstimo oferecido por bancos e agências financeiras com o objetivo de comprar ou construir unidades residenciais. Atualmente, o volume de concessões de financiamento imobiliário está em um patamar positivo, e a previsão é de que ele se mantenha assim. Aliás, a expectativa é tão otimista que prevê os financiamentos alcançando números surpreendentes em comparação aos últimos anos.

Em relação ao crédito, destaca-se que o orçamento de 2024 elevou em 13 vezes a verba para moradia. A informação foi divulgada pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Geraldo Alckmin, em um fórum organizado pela associação. Desse modo, o volume de concessão de financiamento de imóveis populares deve aumentar exponencialmente em 2024.

Espera-se um mercado imobiliário com tendência de alta em 2024, por conta dos cortes consecutivos na Selic.



José Neto, sócio-diretor da Invexo.

Já para o mercado “de alto padrão”, quando acompanhamos o índice de imóveis totais comercializados neste ano, espera-se que seu catálogo cresça ainda mais para o ano que vem.

Embora não pareça de grande importância para os grandes investidores do mercado imobiliário de luxo, a movimentação econômica gerada pelos imóveis mais baratos e populares aquece o setor como um todo, impactando positivamente as condições de venda do nicho de alto padrão.

Aliás, o Valor Econômico trouxe uma matéria em que o vice-presidente de negócios da renomada construtora Gafisa, Luis Fernando Ortiz, afirma que o real estate de luxo já tem suas tendências bem definidas para o ano que vem. A construtora tem presença marcante no mercado imobiliário do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de ditar a tendência dos empreendimentos para 2024.

Qual é a tendência do mercado imobiliário 2024?

Vamos resumir? A tendência do mercado imobiliário em 2024 será de crescimento, com base na queda da taxa de juros (Selic) e no Programa “Minha Casa, Minha Vida”:

  • Selic: O setor imobiliário tem uma relação inversa com a taxa de juros. Ou seja, quanto mais baixa é a Selic, maiores são as vendas de imóveis por meio de financiamentos. Como a projeção é de baixa na taxa de juros, o setor imobiliário deve melhorar suas condições de venda para o ano que vem.
  • ‘Minha Casa, Minha Vida’: O programa impulsiona o mercado imobiliário como um todo, angariando novos potenciais consumidores e aquecendo o setor inteiro (incluindo o nicho de luxo). O limite de renda mensal e dos valores máximos dos imóveis elegíveis expandiram a base dos compradores.

Segundo o especialista José Neto, sócio-diretor da INVEXO, “À medida que a Selic continuar sendo reduzida e os juros estiverem mais baixos, com uma oferta de crédito maior, a tendência é que o número de negociações imobiliárias aumente”. Para ele, quanto mais resoluções de home equity forem implementadas, mais o mercado fica aquecido, com um número maior de compras e vendas.

Real estate de luxo

O mercado imobiliário de luxo, como um nicho do real estate, tem suas peculiaridades. Em relação a 2024, ele será impactado pelas expectativas positivas do mercado imobiliário de modo geral. Segundo o vice-presidente da construtora Gafisa, as tendências dos empreendimentos residenciais para 2024 devem continuar seguindo o foco em exclusividade, mas trazendo também elementos de amistosidade com o ambiente externo.

Assim, espera-se dos novos prédios mais conexão com a cidade, ou seja, menos muros e grades em prédios de luxo. Além disso, o mercado está mais adaptado aos proprietários que desejam investir em imóveis para renda.

Dinheiro Tendências para o mercado imobiliário em 2024 Rio de Janeiro

O mercado imobiliário de luxo, sobretudo no Rio de Janeiro, está sempre aquecido, devido às peculiaridades desse campo que está em constante movimentação

José Neto, sócio-diretor da Invexo.

Alguns exemplos de bens imobiliários rentáveis são apartamentos e casas elegíveis para Airbnb ou para serem compartilhados por temporada de férias, seguindo o ritmo de São Paulo.

Outra tendência é de que os novos condomínios sejam compostos por prédios cada vez mais altos, a exemplo do Mandarim The Legend, com 38 andares e 120 metros de altura, e o On the Sky, com 42 andares e 150 metros, ambos em São Paulo — o segundo é o prédio mais alto da Cyrela na capital.

A localização dos imóveis de luxo é um requisito básico. Antes, falava-se muito em regiões nobres, com alto IDH e infraestrutura urbana de excelência. Agora, mais do que o bairro, a rua é importante. Os novos empreendimentos estão focando em logradouros com vista para atrações naturais e para o mar, de preferência em imóveis de esquina, pois facilita o acesso de veículos.

Onde investir no Rio de Janeiro?

Para o sócio-diretor da INVEXO, “um dos diferenciais do mercado do Rio é o próprio Rio de Janeiro”, pois “é a cidade onde todo mundo quer morar, é a capital mais conhecida do Brasil, a mais turística”. Segundo levantamento da FipeZAP+, Leblon e Ipanema estão no topo dos bairros com metro quadrado mais caro do Brasil. Assim, o mercado imobiliário de luxo no Rio de Janeiro está sempre aquecido.

As praias de Ipanema, Copacabana e Leblon são as mais conhecidas do país, são lugares que todos querem conhecer e morar.

José Neto, sócio-diretor da Invexo.

O preço médio do metro quadrado no Leblon alcançou, em agosto de 2023, a marca de R$ 22.445,00, liderando a lista dos bairros mais caros do país.

Em segundo lugar veio Ipanema, com o valor médio por metro quadrado de R$ 20.818,00. Depois, já em quarto lugar, com o m² custando R$ 16.394,00, está a Lagoa. Os três são bairros nobres do Rio de Janeiro e estão na Zona Sul da cidade.

Imobiliária no Rio de Janeiro

A INVEXO é a imobiliária ideal para você anunciar seu imóvel de luxo ou comprar um imóvel no Rio de Janeiro. Basta entrar em contato através de uma das nossas redes sociais. O sócio-diretor da INVEXO, que também é corretor especialista em imóveis de luxo do Rio de Janeiro, diz que um bom corretor de imóveis deve se dedicar aos seguintes tópicos:

  • Adaptação: Estudar e se preparar para se adequar ao mercado imobiliário;
  • Imobiliária: Estar com as pessoas certas, porque o ambiente faz toda a diferença para o crescimento profissional;
  • Nicho: Escolher um nicho de atuação com o qual o corretor se identifique, para poder se aprofundar nessa área, bairro ou região e, a partir disso, encontrar o sucesso esperado.

Desse modo, o time de corretores da INVEXO é composta por profissionais especializados no mercado de luxo do Rio de Janeiro, especialmente nos imóveis da Zona Sul carioca. Cada imóvel é responsabilidade de um corretor diferente, que estuda as particularidades dos condomínios e da região.

Além disso, a INVEXO está sempre se adequando às demandas do mercado imobiliário, com uma equipe de marketing focada em encontrar o público ideal para os imóveis ideais. Caso você seja um corretor em busca de uma imobiliária alinhada com seus valores, entre em contato conosco através do Formulário de Corretores de Imóveis da INVEXO.


O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Deseja mais informações?

Preencha o formulário de contato.




    Posts Similares