Blog

Apartamento de alto padrão x padrão popular: saiba quais as diferenças!

abril 4, 2019
apartamento de alto padrão

Na hora de comprar um imóvel, o comprador pode ficar confuso com algumas definições usadas pelas imobiliárias. Uma delas é a expressão “apartamento de alto padrão”.

Algumas pessoas acreditam que esse termo não significa nada, tratando-se apenas de uma estratégia de marketing. Isso não é verdade, pois essa opção imobiliária é muito diferente dos apartamentos populares.

Quer entender que diferenças são essas? Então, não deixe de ler este artigo!

O apartamento de alto padrão é bem localizado

Encontrar imóveis nos melhores bairros das grandes cidades não é uma tarefa fácil. Contudo, uma das características dos imóveis de alto padrão é a localização privilegiada.

Isso ocorre porque as empresas que desenvolvem esse tipo de projeto sabem que o seu público-alvo deseja viver nos melhores bairros. Por isso, ainda que um imóvel seja bonito e tenha uma boa infraestrutura, não é correto chamá-lo de apartamento de alto padrão se ele estiver em uma localização não muito boa.

Por outro lado, os apartamentos populares não precisam atender a essa exigência, uma vez que essa característica não é algo que incomode as pessoas que costumam comprar esse tipo de imóvel.

A área de lazer vai além do salão de festa

Por serem criados para agradar consumidores de gosto refinado, esses imóveis oferecem opções diferenciadas de lazer. O Riserva Golf Vista Mare Residenziale, por exemplo, dá ao morador uma lista impressionante de alternativas para relaxar ou se exercitar.

Esse condomínio conta com uma quadra de tênis, quadra de squash, academia completa, além de uma piscina inserida entre lagos naturais. É como se o comprador vivesse dentro de um clube.

Já os apartamentos populares, por terem orçamentos menores, não podem contar com locais de lazer tão complexos. Isso faz com que os seus proprietários precisem ter que se deslocar sempre que querem frequentar a academia, por exemplo.

A arquitetura é diferenciada

Se eu pedisse para você imaginar um apartamento por dentro, isso não seria difícil, não é verdade? A maioria dos projetos seguem ideias muito parecidas. Isso também ocorre por causa da limitação financeira da construtora.

Afinal de contas, a maior preocupação de quem está procurando um apartamento comum é ter um lugar para morar. Esse consumidor não tem outras necessidades com relação à moradia, todas elas mais imediatistas.

Isso faz com que ele não se importe em morar em um apartamento menor, desde que esse espaço seja seu. O problema é que, com o passar do tempo, essa limitação prejudica a moradia.

Agora, um apartamento de alto padrão precisa ter um projeto arquitetônico diferenciado. Portanto, cada detalhe é pensado para surpreender o visitante e encantar as pessoas que passam na rua.

O Condomínio FontVieille, por exemplo, conta com quatro quartos e todos são suítes. Além disso, o morador poderá apreciar obras de arte de artistas renomados, como Cândido Portinari.

O curador Fernando Carlos de Andrade reuniu diversas obras de arte, como pinturas e esculturas, para a apreciação permanente das pessoas que desejarem morar nos apartamentos disponíveis no FontVieille.

O acabamento é de alta qualidade

Nos imóveis do projeto Riserva Golf, o proprietário terá vista para o campo de golfe, mar e lagoa. Além disso, os apartamentos têm o teto e o chão nivelados. Isso faz com que os ambientes ganhem integração, melhorando a experiência do usuário.

A sala pode ser ampliada, somando-se ao espaço da varanda. Isso porque o local conta com portas de vidro que podem ser completamente abertas. Os banheiros têm ventilação natural e o apartamento tem um sistema de ar-condicionado central.

Descrevendo apenas algumas características desse imóvel, fica evidente as diferenças com relação a um apartamento comum, não é mesmo?

Os condomínios têm profissionais bem treinados

Todos os colaboradores que atuam nesses condomínios passaram por um processo de seleção cuidadoso, além de receberem treinamento adequado. Isso faz com que desempenhem suas funções com mais qualidade, melhorando a experiência dos moradores e visitantes.

Esse cuidado também vale para a equipe de segurança. Treinados para agir corretamente quando há alguma situação atípica, esses profissionais garantem que os visitantes e moradores ficarão tranquilos dentro de suas casas.

Os projetos de alto padrão são sustentáveis

Os cuidados com o meio ambiente estão presentes em todas as fases de concepção dos apartamentos de luxo. Isso faz com que exista preocupação em aproveitar a iluminação natural e evitar o desperdício de recursos, como água e eletricidade.

Ademais, arquitetos e engenheiros trabalham juntos para que o impacto ambiental desses imóveis seja o menor possível.

O apartamento de alto padrão é um investimento imobiliário

Todos os diferenciais citados neste artigo não servem apenas para tornar a experiência do morador mais agradável. Essas características fazem com que esse imóvel ganhe valor de mercado, tornando-se um bom investimento.

Em 2018, um dado chamou a atenção das pessoas: mesmo em meio a lenta recuperação econômica, o mercado de imóveis de luxo não parava de crescer. Esse foi, inclusive, o tema de uma reportagem do site Terra.

Isso acontece porque o público percebeu que existe uma diferença entre apartamento caro e imóvel de alto padrão. Se você realizar uma pesquisa de mercado, perceberá que existem propriedades avaliadas em milhões de reais que não oferecem nenhuma vantagem ao comprador.

Em alguns casos, são até imóveis antigos, que precisarão de uma grande reforma para se adaptarem às necessidades exigidas pelas pessoas atualmente.

Ademais, nem sempre existem compradores ou inquilinos dispostos a viverem nesses apartamentos, fazendo com que eles gerem gastos ao proprietário.

Por outro lado, um apartamento de alto padrão vale cada centavo investido —além de trazer retorno por meio de aluguel ou venda.

Como vimos neste artigo, as diferenças entre um apartamento de alto padrão e um comum são muito grandes e isso tem feito com que cada vez mais pessoas escolham morar nesse tipo de imóvel. Afinal de contas, se ela pode morar em um imóvel moderno, por que optaria por outro?

Se você ficou curioso para conhecer algum dos apartamentos citados neste artigo, basta entrar em contato com a nossa equipe. Ficaremos felizes em poder ajudá-lo a fazer a melhor compra imobiliária no Rio de Janeiro.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário